De acordo com o ranking da revista Forbes divulgado nesta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, lidera a lista, que tem em segundo lugar a secretária de Estado americano, Hillary Clinton.
A presidente e editora da publicação, Moira Forbes, destaca que a lista "reflete os caminhos diversos e dinâmicos em direção ao poder para as mulheres hoje, seja liderando uma nação ou definindo a pauta de questões críticas da nossa época".
Na relação das 100 mulheres mais poderosas do mundo estão oito chefes de Estado e 29 presidentes-executivas, com média 54 anos e que, juntas, controlam US$ 30 trilhões. Vinte e duas delas são solteiras.
A presidente Dilma foi citada na publicação como a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina. Por sua vez, Merkel foi classificada como a única mulher chefe de uma economia global real da Europa. Já a americana Hillary foi destacada por ter lidado com as revoluções no Oriente Médio e revelações do WikiLeaks em seu segundo ano no cargo.
Fonte: Jornal do Brasil