Aposentados e pensionistas do INSS comemoraram ontem a aprovação de emenda ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que reserva dinheiro para pagar aumento real a quem ganha acima do salário mínimo, em janeiro de 2012. A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) defende que o próximo passo seja a definição de percentual sobre o Produto Interno Bruto (PIB), a exemplo da correção do salário mínimo. “Para nós, o mínimo fixado para o aumento real deve ser 80% do PIB”, diz Warley Martins Gonçalles.
O texto aprovado pelo Congresso Nacional ontem prevê que o índice será decidido por negociação entre governo e representantes da categoria, enquanto o do salário mínimo continuará sendo de 100% do PIB. “A proposta e a lei orçamentária incluirão recursos para o aumento real do salário mínimo e das aposentadorias do INSS em 2012. O mínimo será reajustado com base na Lei 12.382/11. No caso das aposentadorias e pensões, o reajuste será definido pelo governo, em negociação com as centrais sindicais e representantes das organizações de aposentados”, diz o texto.
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012 manteve em R$ 616,34 o valor do salário mínimo previsto para o ano que vem, a partir de janeiro.
Informações O DIA ONLINE