Ocorre a 2ª etapa do Minicurso Movimentos Sociais e Juventude em Araquém
Com um número reduzido de participantes, ocorreu na sede da AEDI (Associação para Educação e o Desenvolvimento Integrado) em Araquém, neste domingo (03/07), a segunda etapa do Minicurso Movimentos Sociais e Juventude, promovido pela Rede de Juventude para Cidadania.
O encontro contou com uma análise da participação dos jovens nos movimentos sociais ao longo da História do Brasil, traçando uma comparação entre os movimentos [caracteristicamente] juvenis até a contemporaneidade: suas intervenções na sociedade, seus autores e protagonistas históricos, suas contradições, conflitos, vitórias e derrotas; com a intenção de nos orientar: como chegamos ao contexto organizacional atual? e que contexto é esse?
Em seguida, foram apresentados vídeos da série “Diz Aí: Juventude”, do Canal Futura, que mostra experiências organizativas de jovens de diferentes realidades no Brasil.
Com o debate, tratou-se da realidade do município e região no que diz respeito às Políticas Públicas para Juventude, frisando-se a ausência de ações específicas e espaços de proposição igualmente específicos, como Secretaria de Juventude e Conselho de Juventude.
Os temas abordados se explicam em sua relação com a proposta de articulação de jovens em nível regional, ou seja, a proposta da RJC. Sendo que o objetivo principal do Minicurso é oportunizar maior estruturação do núcleo da Rede na referida comunidade.
Dentre os encaminhamentos, o principal foi a organização do III Encontro de Políticas para Juventude, onde deve se definir a pauta das juventudes da região.