Pioneiro no Brasil, o estudo deve ser implantado no final deste semestre e vai contar com a parceria das empresas Vivo e Samsung. O objetivo da pesquisa é analisar o comportamento do consumidor nessa plataforma. Até 2014, a expectativa é de que cerca de 50 milhões de celulares no país tenham acesso à TV Digital.
A medição não será feita por meio de uma amostragem com base em dados do censo demográfico do Brasil, como acontece na análise de audiência realizada em televisores convencionais.
Dois mil participantes, maiores de 15 anos, na Grande São Paulo devem contribuir inicialmente com o painel de estudo, que deve trazer, entre outras informações, dados dos programas mais vistos, os horários de maior acesso e o percentual de usuários da TV via celular.
Em 2012, serão divulgados para o mercado os resultados da pesquisa, que vai contar com um medidor presente em novos aparelhos de celular, disponibilizados para a venda. Os compradores destes celulares, integrantes da amostragem, terão que autorizar sua participação no estudo.