Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

18/06/2011

NOSSA HOMENAGEM À MARIA BERNADETE SILVA



Aos 29 dias do mês de março do ano de 1959, na cidade de Massapê, nascia Maria Bernadete Silva. Filha de Raimundo Martins da Silva e Maria de Lourdes Gomes Silva. É a 6ª filha de doze irmãos. Coincidentemente, sua avó materna, Bernardina Sousa Aguiar, é natural da cidade de Coreaú. Filha de pessoas simples, humildes e trabalhadoras. Bernadete teve uma infância normal como qualquer criança, porém, destacava-se na família pela grande determinação em seus objetivos e sua personalidade forte, mesmo sendo apenas uma criança.
Em sua jornada estudantil, iniciou seu aprendizado na escola pública Wilebaldo Aguiar, na cidade de Massapé, onde cursou até o 4º ano primário, hoje conhecido como Ensino Fundamental I. Em seguida, cursou o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, ou seja, do antigo 5º ano primário até o 3º científico, no Centro Educacional Massapêense-CNEC, colégio particular de grande respaldo na cidade. Lá, destacou-se como uma boa aluna por ostentar notas muito satisfatórias, além de apresentar um bom comportamento e mostrar-se sempre presente e engajada em movimento e atividades promovidas.Sempre teve grande representatividade em seu ambiente estudantil, participou de Grêmios Estudantis, entre outros.
No campo católico, participava de praticamente todos os movimentos da Igreja. Fez parte do Grupo de Liturgia, da Pastoral da Criança, foi Catequista e atuava no Grupo de Jovens.
No ano de 1981, após concluir o Ensino Médio, prestou vestibular para Enfermagem, na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, onde foi aprovada logo na primeira vez. Destaca-se que bem antes dessas primeiras conquistas, o trabalho na vida de Bernadete iniciou bastante cedo. Aos 13 anos de idade, começou a trabalhar no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Massapé, como estagiária bolsista, em seguida fez um Curso de Secretária Executiva, o que possibilitou ampliar o seu tempo de trabalho na referida instituição até que conseguisse concluir o Curso de Enfermagem.
Aos 16 anos. ficou órfã de mãe e teve que cuidar de seus irmãos menores. Trabalhava muito, pois precisava pagar os estudos e ajudar na renda familiar. Porém, a dor da perda e as dificuldades do dia-a-dia não barraram os caminhos que haviam de ser trilhados por ela.
Ao concluir a Universidade, Bernadete ganhou, segundo ela própria, o melhor presente que uma mulher pode receber na vida: a dádiva de ser mãe. Criou seu filho Uriel com dificuldades, porém nunca deixou que nada faltasse a ele e sempre lhe disponibilizou o que uma mãe pode dar de melhor a um filho: carinho e educação a fim de torná-lo um homem de bem.
Retornando à vida profissional, a carreira de Bernadete como enfermeira, teve início em Massapé, no Hospital Ana Paulino de Aguiar, onde trabalhou durante 03 anos, como enfermeira e, posteriormente, como Diretora. Depois atuou como Secretária de Saúde e também passou pelo Centro de Saúde de Massapê.
No dia 20 de Janeiro de 1990, veio para Coreaú, após solicitar demissão do emprego em Massapê, em busca de ascensão profissional e melhores expectativas financeiras. Aqui, Bernadete iniciou uma nova jornada de trabalho, anseios, lutas e vitórias. Começou a trabalhar no município como enfermeira no Hospital Municipal Dr. Fernando Teles Camilo. Em seguida, foi nomeada Secretária de Saúde por 03 gestões consecutivas. Foi Diretora do Centro de Saúde por 04 anos e, recentemente, atuou como Diretora Administrativa do Hospital Dr. Fernando Teles Camilo.
Durante todo esse período, realizou esforços imensuráveis para trazer benefícios para a área da saúde em Coreaú. O primeiro desses embates foi uma batalha travada na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, a fim de trazer para o município uma Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde. Nisso, conseguiu 52 vagas, sendo 35, na 1ª etapa, e 17 em outro momento. A finalidade da capacitação era combater a alta taxa de mortalidade infantil que o município apresentava naquela época.
Em seguida, Bernadete buscou recursos para o hospital, pois o mesmo não possuía renda própria e era mantido apenas com recursos da Prefeitura. Para tanto, conseguiu através da Secretaria de Saúde do Estado a implantação dos programas de A.I.H. (Autorização Para Internação Hospitalar), o S.I.A. (Sistema de Informação Ambulatorial) e o P.A.B. (Plano de Assistência Básica). Desde então, os referidos Programas ajudam a subsidiar as despesas do Hospital, melhorando a qualidade de vida do mesmo e amenizando os custos municipais.
Dando prosseguimento a sua jornada, Bernadete atuou como Conselheira Municipal de Saúde e posteriormente como Presidente do Conselho de Saúde durante dois períodos. Fez também capacitação para Conselheiros de Saúde.
Suas conquistas ainda não pararam por aí. Através de reuniões na Diretoria Regional de Sobral, hoje 11ª CRES, tomou conhecimento da disponibilidade de recursos financeiros estaduais oriundos do KFW (Banco Alemão) para a construção, reforma e ampliação de Unidades de Saúde Pública. Após muitos esforços, diversas viagens à Fortaleza de ônibus durante a madrugada e principalmente com muita perseverança, Bernadete conseguiu trazer uma equipe do KFW à Coreaú para que pudesse conhecer a realidade do município. E dessa forma, o recurso nos foi concedido e Coreaú ganhou a reforma e a ampliação do Centro de Saúde Dr. Manoel Carneiro de França e das Unidades Básicas de Saúde de Aroeiras, Araquém e Ubaúna, além de todo o equipamento e treinamento para a melhoria da qualidade dos serviços de Saúde.
Essas atitudes foram os pontapés iniciais dados em busca de uma melhor qualidade de vida para a população coreauense. Bernadete sempre foi motivada pelo desejo de ver Coreaú crescer no atendimento na área da saúde. Suas incessantes buscas e conquistas por melhoria continuaram com muita luta e insistência. Realizou treinamentos em Fortaleza, conseguiu três cursos de Auxiliar de Enfermagem e um Curso de Técnico de Enfermagem para Coreaú, nos quais foi instrutora através da Escola de Saúde Publica do Estado do Ceará, promovido pelo PROFAE/CE. Trouxe também um Curso de Auxiliar de Enfermagem para Moraújo. Tais atitudes vieram melhorar o mercado de trabalho na área de saúde em nossa região, pois nos mesmos foram formados 132 profissionais entre sede e distritos de Coreaú e no Município de Moraújo.
Enquanto trabalhava, também se dedicava aos estudos para o aperfeiçoamento de suas funções na área da Saúde. Após sua formatura, fez três especializações, ou seja, pós-graduações, especificamente em Obstetrícia, Educação na Área de Saúde e Enfermagem (o que lhe concede o direito de lecionar no curso de enfermagem) e Especialização na Área de Gestão Hospitalar (o que lhe capacitou prontamente a dirigir uma Unidade Hospitalar) conforme a lei.
Passou por vários mandatos de diferentes gestores, entre eles o saudoso Sr. Francisco Cristino Moreira, o Sr. Francisco Antonio Cristino Meneses, o saudoso Sr. Luiz Carneiro de Albuquerque, o saudoso Sr. Bernardone Teles Pinto, Sr. Adison Albuquerque (popular Dr. Dílson) e atualmente o nosso EXMO.SR. Prefeito Carlos Roner Félix de Albuquerque, aos quais a mesma só tem a agradecer.Em oração pelos que faleceram, e aos que aqui se encontram nosso reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados à população coreauense.
Ao todo, somam-se 23 anos de dedicação e carinho pelo povo de Coreaú. E sem sombra de dúvida o amor à profissão lhe permitiria fazer tudo novamente, conforme Deus venha a permitir. Por tudo isso é que, merecida mente, Bernadete fez jus para receber o título de CIDADÃ COREAUENSE.
Vieram ao mundo pelo poder de Deus e com o auxílio das mãos de Bernadete, cerca de 1050 crianças no decorrer desses anos tão maravilhosos, agraciados e bem vividos de muito amor à profissão, carinho pelo próximo e paixão pela saúde.


Uriel Backson Silva Ferreira
Coreaú, 16 de Junho de 2011.
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.