O mestre Aurélio Buarque de Holanda no seu célebre Dicionário Aurélio – Século XXI registra: "Troféu - Taça ou qualquer objeto comemorativo de uma vitória.” Machado de Assis, in Crítica Literária, anuncia que “estudo, talento e trabalho são a tríplice arma com que se conquista o triunfo”. Todos aqueles que concorreram para o desenvolvimento de Coreaú tiveram como instrumento de luta, isoladamente ou em conjunto, o estudo, o talento e o trabalho. Esta premissa vale, também, para os que continuam lutando em prol do progresso da boa terra.
Na data de 21 de maio de 2011, o blog do professor Romildo Moura, num gesto altivo e estimulante, fez o seguinte registro:
“Vem aí o Troféu Blog RM no Foco, concedido às pessoas que mais contribuíram para o engrandecimento da nossa querida Palma. Serão homenageados os grandes vultos do passado, mas também pessoas da atualidade, como homens públicos, educadores, artistas e intelectuais, além de instituições que vêm se destacando no cenário coreauense.”
Então o “TROFÉU BLOG RM NO FOCO” deve ser concedido a pessoas que contribuíram, efetivamente, para o engrandecimento de Coreaú, paraíso dos curiás.
Por esse prisma, antes do Pildas, uma robusta fileira de coreauenses deveria ser homenageada. Muitos são os que, com tal requisito, enobreceram e outros tantos que continuam enobrecendo o território palmense. Dessa forma, embora grato, não me acho digno desse galardão. Entretanto, por entender que a escolha do premiado pela nobre equipe do valoroso “Blog RM no Foco” fundamenta-se em critérios lógicos e imparciais, sinto-me honrado com esse nobilíssimo troféu.
A minha inclusão nessa seleta galeria teve como arrimo o modesto trabalho que tenho empreendido para resgatar a memória e a história da velha Palma. Por isso é lícito dividir essa “Láurea Coreauense” com todos aqueles que, ao longo desses 39 anos de pesquisas sobre as coisas de nosso querido torrão, me ajudaram a constituir um considerável acervo.
Na oportunidade, congratulo-me com os demais agraciados: Dom Benedito Francisco de Albuquerque, ícone da educação coreauense; Professor Raimundo Parente de Albuquerque, emérito mestre; Tabelião Raimundo Ubirajara Angelim (in memoriam), notário de mesurada correção; e a Dra. Maria Bernadete Silva, fiel seguidora de Ana Nery, primeira enfermeira do Brasil.
À Equipe do Blog RM no Foco, na pessoa do seu moderador Professor Romildo Moura, o meu reconhecido agradecimento. Igualmente, dirijo o meu obrigado aos Professores Davi Machado Portela, idealizador e artífice desse troféu, e Fernando Machado Albuquerque pelo artigo que fundamentou a concessão dessa distinção a este ínfimo pesquisador, publicado na edição de 25 de junho de 2011 do citado Blog.
Por último, cumprimento todos os conterrâneos, em especial, os colaboradores e leitores dessa briosa tribuna on line. Que Deus seja louvado!
Fortaleza, 27 de junho de 2011
Leonardo Pildas