Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

03/06/2011

ETERNA REZADEIRA

   *Geraldo Duarte

Dona Maria Rezadeira. Assim conhecida no bairro, praticava o bem exclusivamente por amor a Deus. Recebera da mãe, como destino, o misticismo advindo da avó. Setuagenária, franzina, morena, voz branda e um sorriso confortante aliavam-se a um semblante tranquilizador. Soubesse de pessoa enferma, aquele Anjo a visitava, indaga da aceitação de benzedura e, se recepcionada, principiava seu santo ofício. “Foi ao médico? Está tomando algum medicamento?” Depois das respostas, informava que as rezas e as benzedelas tinham o poder divino para fortalecer os remédios humanos. E, somente em alguns casos, dispensavam a ciência. Com um pequeno ramo de vassourinha ou de pinhão roxo, durante as orações do Pai Nosso, do Credo e da Salve Rainha, traçava no ar e sobre o corpo do doente, por várias vezes, o Sinal-da-cruz. Espécies de mantras, louvores e palavras lendárias quase inaudíveis, secretamente retransmitidas por gerações, completavam a ritualística. Mau-olhado, olho grande, quebranto, vermelhão, cobreiro, espinhela caída, peito aberto, rendidura, quebradura, erisipela, nervoso e outros males e dores recebiam rezarias e benzimentos. Afirmava que as rezas e benzidos eram mais solicitadas para crianças e idosos. Aquelas, pelas preocupações paternais e, os últimos, devido aos costumes, crenças e tradições seculares. Mas, não somente os humanos mereciam a assistência daquela Maria. Animais também recebiam bênçãos, com rituais apropriados. A abençoadeira, além dessas sacrossantas missões, emanadas honrosamente da fé no Senhor, praticava também o Responso a Santo Antônio, com preces especiais destinadas ao Doutor da Igreja, com a finalidade de encontrar coisas perdidas. Benzedores e rezadores são conhecidos, historicamente, desde o século XVI e são encontrados, ainda na atualidade, até nas grandes capitais. Durante a Inquisição chegaram a receber pena de morte, com execução em fogueiras, acusados de bruxaria ou de atos contrários ao Santo Ofício. Hoje moradora do Oriente Eterno, a saudosa e humanitária Maria continua a nos benzer com sua grandeza e luminosidade espiritual.
                                                                                                                                  *Geraldo Duarte é advogado, administrador e dicionarista.

e-mail de Rogério Cristino
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.