Começou na manhã nesta sexta-feira (10) o II Fórum de Governadores do Nordeste. Os nove chefes do Executivo dos estado nordestinos estão reundos na sala de reunião do Palácio Abolição, sede do Governo do Ceará. Na pauta da discussão está a definição da proposta da Agenda Tributária para o Nordeste que será apresentada ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Segundo Cid Gomes, a reunião foi antecedida de uma encontro dos secretários da Fazenda do Nordeste, que a pedido dos governadores estudaram a proposta inicial do Ministério da Fazenda de tentar unificar a legislação do ICMS. Cid se mostrou favorável a unificação da legislação, assim como acha importante que o destino onde é consumido produto fique com a maior parte do tributo.
“De acordo com essas orientações, os secretários apresentaram uma nota com um conjunto de propostas, ainda princípios, que serão discutidas aqui no Fórum. Nessa nota eles falam em 100% do destino. Se os cearenses compram uma mercadoria do Sul do País, a orientação dos secretários é que 100%d o imposto fique aqui. Hoje vamos discutir aqui qual o caminho que vamos tomar”, explicou Cid. “O importante é que a gente tenha uma posição conjunta do Nordeste e do Norte do Brasil, que são as regiões menos desenvolvidas do País”, completou o Governador. LEIA MAIS...