Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

21/05/2011

SUGESTÃO DE LEITURA

Beato João Paulo II
Foi beatificado dia primeiro de maio o Papa João Paulo II pelo seu sucessor, Bento XVI, passo largo para sua santificação. Coincidiu com o Dia da Divina Misericórdia, instituído pelo Beato João Paulo II, que foi um líder religioso de grande profundidade histórico-teológica, respeitado em todo o mundo e tido como um dos principais responsáveis pela ruína do comunismo no Leste Europeu e pela queda do muro de Berlim. Primeiro Papa não italiano nos últimos quatro séculos, o polonês Karol Wojtyla era muito popular, evitava pompas e buscava contato com pessoas comuns.

Por suas qualidades, sua memória permanece no coração da Igreja e de toda a humanidade. Viajou por 129 países, onde defendia a paz, lamentava a decadência do mundo moderno e difundia o amor e a esperança. A rapidez de sua beatificação foi justa, estabelecendo um recorde, já que este homem de Deus viveu para a Ig reja, para e com Deus. Quando João Paulo assumiu a cátedra de São Pedro, na Igreja havia um confrontamento entre o marxismo e o cristianismo, centrado no homem. João Paulo contornou a situação com esta mensagem: "o homem é o caminho da Igreja, e Cristo é o caminho do homem". Solicitou à Congregação para a doutrina da fé estudos sobre a Teologia da Libertação de cunho duvidoso e extremamente controverso.

A Congregação concluiu, em resumo, que apesar da importância do compromisso radical que a Igreja Católica assume com os pobres, a disposição da Teologia da Libertação em aceitar postulados de origem marxista ou de outras ideologias totalitárias não era compatível com a doutrina Cristã. João Paulo fez as correções dos abusos que representantes da teologia queriam incutir na Igreja, dando a opção aos não satisfeitos para se retirarem. Seja como for, a Teologia da Libertação já não é a mesma de antes de João Paulo II. O Pontífi ce Bento XVI, a respeito do maior missionário dos últimos tempos, acrescentou que: "aquela carga de esperança que fora cedida ao marxismo e à ideologia do progresso, João Paulo II legitimamente reivindicou-a para o cristianismo".

Francisco Braga Andrade 
Professor Universitário
Fonte: Diário do Nordeste, Publicado em 21 de maio de 2011
Pauta de Davi
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.