Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

18/05/2011

SOLUÇÕES CASEIRAS

Mãos inchadas pela artrite
Dormir de luvas
O aquecimento promovido pela luva pode atenuar sintomas vasculares, como mãos pálidas, roxas e frias, característicos do fenômeno de Raynaud (síndrome que acompanha muitos quadros reumáticos). Mas, contra o inchaço e a inflamação, especificamente, não é um método eficiente. Por ser uma doença inflamatória, a artrite não é desencadeada de fora para dentro.

Ansiedade
Respirar fundo
Só respirar fundo não adianta. Quando a pessoa está muito ansiosa, tende a encher o peito apenas, o que não promove uma oxigenação adequada --para uma boa oxigenação, o segredo é estufar o diafragma e esvaziar o pulmão. Então a dica deveria ser "respire naturalmente". E, quando a respiração estiver sob controle, tentar fazer expirações um pouco mais longas que as inspirações.
 
Pele seca
Banho de leite
O leite puro não tem contra-indicação nenhuma, porém sua formulação não é adequada para a hidratação corporal. Uma opção é utilizar leite mais óleo de semente de uva, pois a proteína e a gordura do leite associadas à ação emoliente do óleo de semente de uva deixam a pele mais macia. Para ser aplicado puro, o mel é mais eficiente como hidratante.
 
Mau cheiro no pés
Aplicar o mesmo desodorante das axilas
Não existe nenhum problema em aplicar um desodorante spray nos pés. Porém, antes de aplicar, é preciso investigar se o mau cheiro não está sendo causado por uma infecção por fungo (micose). Nesse caso, a micose pode demandar tratamento específico antifúngico. Não sendo um caso de micose, o desodorante pode ser útil para prevenir odores indesejáveis.
 
Dor de Ouvido
Pingar álcool
O álcool não trata problemas de ouvido, mas pode atuar como um preventivo contra otites externas, causadas pela entrada de água. Quem vai a uma piscina, por exemplo, pode pingar quatro ou cinco gotas de álcool acima de 80% (encontrado em farmácias) --não pode ser o mesmo álcool usado na limpeza. Ele ajudará a evitar que a água entre no ouvido. O produto não tem nenhuma ação, porém, contra um outro tipo de otite, que ocorre na ouvido médio.
 
Febre
Tomar banho morno
Para que a medida surta efeito, a água tem de estar numa temperatura inferior à do corpo e o banho não pode ser muito rápido. Nessas condições, a febre diminui devido a trocas físicas de calor: com o tempo, o calor do corpo passa para a água e, com isso, a temperatura da pessoa diminui.

Para evitar quedas bruscas de temperatura, que fazem o doente se sentir mal, a água não pode estar muito fria. Pelo mesmo motivo, também não se deve usar álcool. Como a febre é uma manifestação de que algo está errado no organismo, é fundamental ir ao médico para descobrir e tratar o que está causando o problema.


Expelir cálculos renais
Chá de quebra-pedra
As propriedades da planta Phyllantus niruri, conhecida como quebra-pedra, ainda estão em estudo. Pesquisas com ratos comprovam que o chá relaxa a musculatura do sistema urinário e faz com que o cálculo diminua de tamanho e seja eliminado do corpo com mais facilidade.

No entanto, não se sabe se esses benefícios se estendem aos seres humanos. De qualquer forma, como já é comprovado que a bebida não é tóxica nem tem contra-indicações, é possível aliá-la ao tratamento médico --além do mais, beber líquidos é importante para dissolver os elementos que se depositam nos cálculos renais, formando-os ou fazendo-os crescer.

Brotoejas
Cobrir a pele com amido de milho
As brotoejas são uma reação do organismo à retenção do suor sob a pele. Por ser um veículo pastoso e frio, o amido de milho ajuda a absorver o suor retido embaixo da pele, que é o causador das brotoejas. O efeito só é atingido, porém, quando o amido está diluído em água. Aplicado puro sobre a pele, o amido forma uma placa, não circula com a mesma facilidade e não resolve o problema. Outras recomendações são aumentar a freqüência de banhos, usar roupas leves e deixar o ambiente ventilado, para que a pessoa sue menos.
 
Mau hálito
Mascar cravos
O cravo pode até mascarar o hálito ruim, mas só se o problema não for muito intenso. De qualquer forma, ele não trata o mau hálito persistente. Algumas orientações básicas para evitar o incômodo são evitar jejum acima de quatro horas, beber muito líquido, escovar bem os dentes e a língua e usar fio dental. Se mesmo assim o problema continuar, deve-se consultar um especialista.

Dor de garganta
Fazer gargarejo com água e sal
A solução ajuda a remover secreções e a limpar o local e dá um certo conforto, mas não resolve sozinha o problema. Se a água for quente, o efeito é melhor, pois o calor atua como antiinflamatório. O sal ajuda a manter o equilíbrio osmótico, deixando a solução parecida com o soro do nosso corpo, mas não tem ação bactericida. É preciso ir ao médico para investigar a causa da dor, que pode ser até um câncer.
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.