Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

03/02/2011

RECEITA DA DONA CACILDA

"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana." (Louis Pasteur) 

Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos,  miúda,e tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está toda  vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.
E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido,  com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra  solução.
Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala  de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio  dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em  direção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho,  inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.
Ela me  interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um  filhote de cachorrinho.
- Ah, eu adoro essas cortinas...
-  Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu seu quarto... Espera um  pouco... 
- Isto não tem nada a ver, ela respondeu, felicidade é algo que você decide por  princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não  depende de  como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo  minha expectativa.
E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão  que tomo todo dia quando acordo.
Sabe, eu  posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho  em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...
Ou posso  levantar da cama agradecendo a Deus pelas outras partes que ainda me obedecem. 
- Simples assim?
- Nem tanto, isto é para quem tem  autocontrole e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos a fora, mas é  bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em  conseqüência, os sentimentos.
Calmamente ela continuou:
-  Cada dia é um presente de Deus, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar  o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta  época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira  aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte  de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada  por este seu depósito no meu Banco de lembranças. Como você vê, eu ainda  continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida,  sábio é quem a simplifica.
Depois me pediu para  anotar: COMO MANTER-SE JOVEM
1. Deixe fora os números  que não são essenciais. Isto inclui a idade,o peso e a altura.
Deixe  que os médicos se preocupem com isso.
2. Mantenha só os amigos  divertidos. Os depressivos puxam para baixo.  
3. Aprenda  sempre: Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que  quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
'Uma  mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é  Alzheimer! 
4. Aprecie mais as  pequenas coisas
5.  Ria muitas vezes, durante muito tempo e  alto. Ria até lhe faltar o ar.

E se tiver um amigo que o faça rir,  passe muito e muito tempo com ele /ela!

6.  Quando as lágrimas aparecerem Aguente, sofra e ultrapasse. A  única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo.
7. Rodeie-se das coisas que  ama: Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que  quer que seja. O seu lar é o seu refugio..
8. Tome cuidado  com a sua saúde: Se é boa, mantenha-a. Se é instável, melhore-a. Se não consegue melhora-la , procure ajuda.
9. Não faça  viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país  diferente, mas NÃO para onde  haja culpa 
10. Diga às pessoas que ama que as ama a cada  oportunidade.

E, se não mandar isto a pelo  menos quatro pessoas - quem é que se importa? Serão apenas menos  quatro pessoas que deixarão de sorrir ao ver uma mensagem sua.  

Mas se puder pelo menos partilhe com alguém! 

"De  nada vale a pena se não tocarmos o coração das pessoas."

e-mail de Rogério Cristino

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.