Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

06/11/2010

POLÊMICA PÓS-ELEIÇÃO


Artista apoiando candidato e movimento virtual pró alguma candidatura, isso teve aos montes na última corrida presidencial . Mas um grupo de garotas publicando suas fotos em poses sensuais com o nome e o número de um político em seus corpos, isso foi inaugurado pelo movimento “Gostosas para Dilma”.

 As imagens digitais das beldades, a página no Facebook e os posteriores tuítes e retuítes geraram atenção da mídia e polêmica por parte de feministas e de militantes tucanos.

A criadora da comunidade foi a jornalista Érica Gonsales. Ela conta como surgiu a ideia. “Estava com um grupo de amigos saindo de um bar na Vila Madalena e uma garota gritou quando viu que a gente estava com adesivos da Dilma: `Nossa, um bando de petistas. Estou com medo.´ Depois de algum bate-boca, a gente pensou: `essa mina é feia, a gente é gostosa e vota na Dilma´. Daí partiu a página com nossas fotos.”

Logo vieram as contribuições da amiga e fotógrafa Autumn Sonnichsen, uma norte-americana radicada em São Paulo que se especializou em fotos artísticas de mulheres nuas, com vários ensaios publicados em revistas como Playboy e Trip.

“Eu adorei o movimento. É importante ter algo um pouco mais bem-humorado na política, e a gente fez a campanha de amor.  A gente ama as gostosas e o que elas representam, de comemoração e orgulho de si mesmo”, disse Autumn à reportagem do UOL Notícias.

O QUE ESTÁ ROLANDO NA INTERNET

Isso deve ter sido escrito por um nordestino... bumerangue com o preconceito... nordestinos, calem a boca!

Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…
Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? do genial Raul Seixas, Caetano Veloso, Gil, do Djavan, da Gal Costa, do Marcelo Nova Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner… não podemos esqueçer do Eucimar Ccoitinho.. burro esse cientita! rs
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê! rs

texto que circula na internet...

Manoel de Jesus

AGUNS DADOS DO CENSO 2010

Alcântaras - 10.753;
Cariré - 18.255;
Coreaú 21.773;
Forquilha - 21.328;
Frecheirinha - 12. 991;
Massapê - 34.310;
Meruoca - 13. 165;

A REFLEXÃO DO DIA

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos, a pinta do indígena ou do negro...!

Gilberto Freire
e-mail de Davi

A BALA DE OURO

Paulo Costa Lima, De Salvador (BA)

1. Não se faz um País sem Povo. Mas, ora, o Brasil foi durante séculos, justamente algo nessa direção. Tudo começou de forma oficial na Praça Thomé de Souza - Salvador, em 1549, com um Regimento Geral aprovado em Lisboa e funcionários portugueses envolvidos na aventura da implementação. Os indígenas lá longe.

2. Por aqui o país oficial sempre foi um, e o povo sempre precisou inventar o seu próprio. Fez isso de forma genial, reinventando formas de vida - e essa é talvez nossa melhor marca distintiva, da música à culinária. Mas, quanto ao problema da dissociação entre vida e participação política ainda estamos longe de uma transformação estável.

3. A manutenção de milhões de pessoas em estado de miserabilidade, a desigualdade regional, o desincentivo à produção significam justamente que não há um país para todos. E incide diretamente sobre o desafio de inclusão econômica e política dessa impressionante camada. Com o atraso secular produzido pela ditadura militar de 64, tivemos todas as iniciativas nessa direção adiadas até praticamente o início dos 90.

4. Não resta dúvida alguma que a era Lula teve um efeito bastante positivo sobre esse processo, relativizando a força secular das soluções e valores adotados pela elite. A sociedade precisará dizer se considera 'virtuoso' ou 'vicioso' o processo de articulação popular desenvolvido pelo período Lula, no bojo mais amplo de sua perspectiva de gestão.

5. Falo em articulação popular como processo amplo e não como prestígio de um personagem solo. O conjunto de todos os vetores sociais na direção de uma nação com menos desigualdade e maior autonomia - econômica, política, de conhecimento...

6. Também como dimensão civilizatória de participação mais eqüitativa, coisa que nunca alcançamos, sempre meio que hipnotizados pela tal agenda "dos de cima", pelos seus juízos técnicos e valorativos, muitas vezes absolutamente parciais, porém tornados em unanimidade forçada, sua visão de mundo distribuída pelos Sistemas de comunicação hegemônicos.

7. Não que haja uma perspectiva popular pronta, aguardando ser projetada por algum governo. Trata-se justamente do desafio de fazer aflorar a possibilidade de construí-la. De abrir espaço para um laboratório de novos circuitos sociais, com todos os riscos (e benefícios) inerentes ao desafio. Seguir o bom senso "dos de cima", nossa tradicional solução, mobiliza adeptos históricos, sempre prontos a desacreditar processos de transformação do poder - de inclusão de novos personagens políticos;

8. No final das contas é isso que estaremos decidindo. Se as marcas do governo Lula nessa direção são autênticas e merecem continuidade ou não. Leio agora na internet o significativo apoio de Chico Buarque e diversos outros artistas e intelectuais.

9. A rigor, a ex-candidata Marina Silva nada precisaria dizer. Toda sua vida pública - desde a tênue possibilidade de sua existência até a pujante presença como senadora e ministra - falam da virtuosidade do processo de mobilização de lideranças populares desencadeado pela era Lula.

10. Do ponto de vista dos movimentos sociais, da cultura como direito de cidadania, do ponto de vista de uma política de conhecimento para o Brasil, do ponto de vista do desenvolvimento com inclusão, e de vários outros ângulos, a virtuosidade do ciclo Lula é bastante clara. Dialoga claramente com a aprovação de 80% do seu governo. Com a transformação cultural de perceber que um "de baixo" (e, portanto, mil "de baixo") podem assumir liderança de forma inovadora. Podem dialogar com o bom senso das elites de forma construtiva.

11. Ora, a delicadeza da montagem desse laboratório de reconfiguração política do país, que também toca nas questões de peso regional - e o papel de Dilma nesse processo - não pode ser atropelado por um estilo de campanha construído em cima de factóides malévolos, distorções, temas-tabu e retóricas que celebram um vandalismo desastroso (inclusive para os próprios autores).

12. Devemos lutar contra esse ambiente anti-democrático que se auto proclama como defesa da democracia, e exigir tranqüilidade e honestidade na discussão dos temas que realmente importam.

13. A bala de ouro, longe da associação vampirista da tal 'bala de prata' tão comentada durante a campanha - será a oportunidade de mobilização popular em defesa do espaço duramente conquistado. E atingirá apenas o modelo secular de um país sem povo.
(manifesto minha posição com a traquilidade de quem já foi eleitor de vários outros partidos, desde o tempo de Covas; de quem não depende de nenhuma benesse governamental e que escreve apenas como ato de consciência).

Paulo Costa Lima é compositor. Pesquisador pelo CNPq. Professor de composição da Universidade Federal da Bahia.

e-mail de Manoel de Jesus

JOVEM LAMENTA ERRO DE IMPRESSÃO NO CARTÃO RESPOSTAS DO ENEM

O estudante Luan Estrela Pietro, 18 anos, levou um susto ao saber do erro na impressão na folha de respostas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Eu não sabia de nada. Estou surpreso. Na minha sala, os fiscais não informaram nada, tanto é que respondi o gabarito pela ordem do caderno. A questão número 1, por exemplo, de ciências humanas, estava na folha de resposta na posição número 46”, relatou. Ele fez a prova na Estácio Uniradial, na Zona Sul de São Paulo. Presidente do Inep Joaquim José Soares Neto diz que ninguém será prejudicado.

Fonte: G1

ERROS DOS CARTÕES RESPOSTAS DO ENEM

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que o cabeçalho do cartão de resposta da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem erro de impressão. Mais de 4,6 milhões de estudantes se inscreveram para realizar o Enem 2010, que iniciou neste sábado (6) e tem continuidade nesse domingo (7).
Segundo o Inep, a prova que foi aplicada neste sábado tem 90 questões, sendo: 45 de ciências humanas (1 a 45) e mais 45 de ciências da natureza (46 a 90). Mas no cartão de resposta afirmava que as questões de 1 a 45 eram da ciências da natureza e as de 46 a 90 seriam de ciências humanas.
O Instituto Nacional disse que o gabarito segue a mesma ordem numérica das questões. De acordo com o órgão, os fiscais orientaram os estudantes a preencher a folha de resposta seguindo a ordem numérica das questões.
 
FONTE: Blog da Janga, com informações da Agência Brasil

A FLORA E O VILEBALDO NO ENEM 2010

Arte do Professor Davi

'POR QUE NÃO TE CALAS?', PERGUNTA MEXICANO A JOSÉ SERRA

Rio - O candidato derrotado à presidência da República José Serra acusou o presidente Lula de populismo e de desindustrializar o país. Como resposta, ouviu da plateia a frase "Por que não te calas?" em analogia à expressão pela qual o rei da Espanha se dirigiu ao presidente venezuelano Hugo Chávez em 2007.

Serra participou nesta sexta-feira de um fórum na França, cujo objetivo era discutir as relações entre a União Europeia e a América Latina. Em sua fala, o tucano disse que o Brasil é uma nação fechada ao exterior e que a elevada carga tributária atrapalha o processo de industrialização no país. Para ele, a campanha eleitoral foi fraca e não permitiu amplos debates. (...) *NOTA PESSOAL: "Mas quem reduziu, ou seja tirou a amplitude do debate não foram justamento os demotucanos? - Ao invés de debater e propor soluções para os grandes problemas brasileiros, rebaixaram o teor da campanha para baixarias e fundamentalismo religioso. Achavam ainda que o país em encontravam com sua gente vivendo nos moldes do Brasil colonial, onde as massas iriram na conversa mole e nos dogmas religiosos que não mais se sustentam diante dos avanços cultural e científico das pessoas. Tenho dito... E sempre!!!(...)

Em meio ao seu discurso, o ex-candidato acusou o governo brasileiro de se aliar a ditaduras, como a do Irã. Neste momento, um mexicano que estava na plateia deixou Serra desconcertado ao gritar: "Por que não te calas?".

Serra comenta palestra no Twitter
Pelo Twitter, o tucano comentou sua participação na Conferência. Ele afirmou que an palestra tratou de tmas como integração econômica dos pa~ises da América Latina, consolidação da democracia e que o suposto processo de desindustrialização impedirá a criação de 50 mil novas vagas de emprego até 2020 na região.

Fonte: o dia.terra

E-mail de Manoel de Jesus

CALMA NO CORAÇÃO

Sugestão de imagen do Professor Fernando Machado

DE ONDE VEM ESSA MULHER?

500 anos esta noite

Pedro Tierra

De onde vem essa mulher
que bate à nossa porta 500 anos depois?
Reconheço esse rosto estampado
em pano e bandeiras e lhes digo:
vem da madrugada que acendemos
no coração da noite.

De onde vem essa mulher
que bate às portas do país dos patriarcas
em nome dos que estavam famintos
e agora têm pão e trabalho?
Reconheço esse rosto e lhes digo:
vem dos rios subterrâneos da esperança,
que fecundaram o trigo e fermentaram o pão.

De onde vem essa mulher
que apedrejam, mas não se detém,
protegida pelas mãos aflitas dos pobres
que invadiram os espaços de mando?
Reconheço esse rosto e lhes digo:
vem do lado esquerdo do peito.

Por minha boca de clamores e silêncios
ecoe a voz da geração insubmissa
para contar sob sol da praça
aos que nasceram e aos que nascerão
de onde vem essa mulher.
Que rosto tem, que sonhos traz?

Não me falte agora a palavra que retive
ou que iludiu a fúria dos carrascos
durante o tempo sombrio
que nos coube combater.
Filha do espanto e da indignação,
filha da liberdade e da coragem,
recortado o rosto e o riso como centelha:
metal e flor, madeira e memória.

No continente de esporas de prata
e rebenque,
o sonho dissolve a treva espessa,
recolhe os cambaus, a brutalidade, o pelourinho,
afasta a força que sufoca e silencia
séculos de alcova, estupro e tirania
e lança luz sobre o rosto dessa mulher
que bate às portas do nosso coração.

As mãos do metalúrgico,
as mãos da multidão inumerável
moldaram na doçura do barro
e no metal oculto dos sonhos
a vontade e a têmpera
para disputar o país.

Dilma se aparta da luz
que esculpiu seu rosto
ante os olhos da multidão
para disputar o país,
para governar o país.



Brasília, 31 de outubro de 2010
Pauta de Elton Meneses

NORDESTINO SIM, NORDESTINADO NÃO – PATATIVA DO ASSARÉ

Nunca diga nordestino
Que Deus lhe deu um destino
Causador do padecer
Nunca diga que é o pecado
Que lhe deixa fracassado
Sem condições de viver

Não guarde no pensamento
Que estamos no sofrimento
É pagando o que devemos
A Providência Divina
Não nos deu a triste sina
De sofrer o que sofremos

Deus o autor da criação
Nos dotou com a razão
Bem livres de preconceitos
Mas os ingratos da terra
Com opressão e com guerra
Negam os nossos direitos

Não é Deus quem nos castiga
Nem é a seca que obriga
Sofrermos dura sentença
Não somos nordestinados
Nós somos injustiçados
Tratados com indiferença

Sofremos em nossa vida
Uma batalha renhida
Do irmão contra o irmão
Nós somos injustiçados
Nordestinos explorados
Mas nordestinados não

Há muita gente que chora
Vagando de estrada afora
Sem terra, sem lar, sem pão
Crianças esfarrapadas
Famintas, escaveiradas
Morrendo de inanição

Sofre o neto, o filho e o pai
Para onde o pobre vai
Sempre encontra o mesmo mal
Esta miséria campeia
Desde a cidade à aldeia
Do Sertão à capital

Aqueles pobres mendigos
Vão à procura de abrigos
Cheios de necessidade
Nesta miséria tamanha
Se acabam na terra estranha
Sofrendo fome e saudade

Mas não é o Pai Celeste
Que faz sair do Nordeste
Legiões de retirantes
Os grandes martírios seus
Não é permissão de Deus
É culpa dos governantes

Já sabemos muito bem
De onde nasce e de onde vem
A raiz do grande mal
Vem da situação crítica
Desigualdade política
Econômica e social

Somente a fraternidade
Nos traz a felicidade
Precisamos dar as mãos
Para que vaidade e orgulho
Guerra, questão e barulho
Dos irmãos contra os irmãos

Jesus Cristo, o Salvador
Pregou a paz e o amor
Na santa doutrina sua
O direito do bangueiro
É o direito do trapeiro
Que apanha os trapos na rua

Uma vez que o conformismo
Faz crescer o egoísmo
E a injustiça aumentar
Em favor do bem comum
É dever de cada um
Pelos direitos lutar

Por isso vamos lutar
Nós vamos reivindicar
O direito e a liberdade
Procurando em cada irmão
Justiça, paz e união
Amor e fraternidade

Somente o amor é capaz
E dentro de um país faz
Um só povo bem unido
Um povo que gozará
Porque assim já não há
Opressor nem oprimido

e-mail de Davi Portela

VOLTAMOS

O BLOG RM NO FOCO, PEDE DESCULPAS AOS LEITORES E SEGUIDORES QUE, POR MOTIVOS TÉCNICOS O NÃO PODEMOS FAZER AS ATUALIZAÇÕES NECESSÁRIAS, AINDA ESTAMOS COM PROBLEMAS NA REDE E FAREMOS O POSSÍVEL PARA NÃO FALTAR ATUALIZAÇÕES.

04/11/2010

A FRASE DO DIA

"prefiro o barulho da imprensa livre ao silencio das ditaduras"
Dilma Rousseff - presidente da republica

AO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Canto das Três Raças
(Clara Nunes)
Ninguém ouviu
Um soluçar de dor
No canto do Brasil
Um lamento triste
Sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro
E de lá cantou
Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou
Fora a luta dos Inconfidentes
Pela quebra das correntes
Nada adiantou
E de guerra em paz
De paz em guerra
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar
Canta de dor
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
E ecoa noite e dia
É ensurdecedor
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador
Esse canto que devia
Ser um canto de alegria
Soa apenas
Como um soluçar de dor

Indicação: Davi Portela

OAB-PE ENTRA COM AÇÃO CONTRA JOVEM QUE INCITOU VIOLÊNCIA CONTRA NORDESTINOS

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco entrará amanhã com representação criminal contra a estudante de direito Mayara Petruso, autora de incitação à violência contra nordestinos no microblog Twitter. A estudante atribuía aos nordestinos a vitória da presidenta eleita Dilma Rousseff.

A frase que iniciou a polêmica no microblog era: "Nordestisto não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. A frase, escrita de forma incorreta (nordestisto), fez com que a tashag #nordestisto figurasse durante todo o dia entre os Trending Topics do Twitter.

A estudante Mayara Petruso, que teria iniciado a polêmica, apagou seu perfil no Twitter, mas a entidade pernambucana já teria conseguido seus dados. “Já temos nome e foto desta estudante, de forma que já teremos como incriminá-la”, confirma o presidente da OAB-PE.

A polêmica ganhou força porque atribuiu-se a vitória de Dilma Rousseff à larga vantagem que a presidente eleita conseguiu no Nordeste. Esta vantagem, apesar de expressiva, não foi decisiva para que José Serra perdesse a eleição. A vitória de Dilma em Minas Gerais e no Rio de Janeiro também contribuíram para a diferença de 12%.Nenhuma destas regiões isoladamente contribuiu para a vitória de Dilma.

FONTE: iG

GUIA DE PREPARAÇÃO PARA O ENEM

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.