Olha só o oceano de sabedoria do grande senador e filósofo Cícero (106-43 a.C) sobre a politica e a "caça" ao voto na Roma antiga:
"Para ganhar o favor popular, o candidato deve conhecer os eleitores pelo nome, elogiá-los e bajulá-los, ser generoso, fazer propaganda e levantar-lhes a esperança de um emprego no governo. [...] Talvez sua renda privada não possa atender todo o eleitorado, mas seus amigos podem ajudá-lo a agradar a plebe.[...]
Quanto à sua imagem, espalhe que você fala bem, que os coletores de impostos e a classe média gostam de você, que os nobres o estimam, que os jovens se amontoam à sua volta, assim como os clientes que você já defendeu, e que veio gente do campo e de cidades do interior até Roma explicitamente para apoiar sua campanha.[...]
Sua campanha, na medida do possível, deve levantar, contra seus adversários, suspeitas negativas, apropriadas às suas personalidades. envolvendo crimes. vícios e corrupção."
Texto extraído do Livro Toda a História - História Geral e História do Brasil - José Jobson de a. Arruda e Nelson Piletti.
Cícero. Notas sobre as eleições. In: Funari, Pedro Paulo Abreu. Roma: vida pública e vida privada.
Ao amigo leitor desta demosucupirana tribuna não será preciso um olhar mais aguçado para notar que esse texto escrito há mais de dois mil anos é bem atual e que se encaixa tão bem nos nossos dias. Tenho dito... E sempre!!!
Manoel de Jesus