Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

06/10/2010

EU LI NO BLOG COREAUSIARA:

(...) A ESCOLA ASSOMBRADA! - O que mais se discute nas escolas por aqui é a violência, que invade o espaço de estudos e reflexão. E não se vê uma medida para a solução do dramático problema, que agudiza-se!(...)

Pois bem:  Já adulto mesmo sendo uma criança de dez anos sem nunca ter visto um filme de cowboy meu passatempo predileto no pé da Serra Penaduba era montar a cavalo. E como montava. Arreava um cavalo manso de meu avô e saía a galopar caatinga a dentro. Sol a pino ia eu diariamente levar a pequena boiada de oito cabeça de gado a beber água no açude da Beleza. E que beleza de açude! Era final da década de setenta. Galopava de um lado para outro, aboiava e me sentia um verdadeiro vaqueiro bravo do sertão. Às vezes devaneava sobre o cangaço me via com uma cartucheira nas costa à moda de lampião. Tudo era muito prazeiroso. A mansidão do cavalo era minha fortaleza.
"-Ora! ora!" Dirá o mais apressado leitor destas mal traçadas linhas. "-O quê qui tem a ver escola assombrada com o falto de tu montar num cavalo manso e se sentir um John Wayne tupiniquin
, seu jegue portador de diproma de datilografia?

-Dê me tempo amado, estimado, idolatrado e tantos outros ....ados leitor destas mal traçadas linhas.
Pois bem novamente: Um dia, na impossibilidade de montar o cavalo manso para cumprir a prazeirosa rotina resolvi montar num jegue que ainda não tinha sido adestrado. Foi tombo na certa. Uma queda daquelas... Diante da inusitada situação meu avó sentenciou: "-Nunca mais faça isso. É um animal "brabo", só servirá de montaria depois de manso. E contratou um adestrador para num prazo de seis meses amansar o bichinho. O o mestre de jumento começou sua exitosa tarefa:  Na primeira semana cabresto bem curto, carga bastante pesada e muita peia. Eu disse Peia... Chicote... Rei... O animal se contorcia um pouco mas foi cedendo aos poucos. Na segunda semana, cabresto curto e cargar pesada. Já não era necessário repetidas doses de
Peia... Chicote... Rei... O processo se repetiu durante semanas e não foi necessário seis meses o animal estava dócil  como um cordeiro. Por questão de segurança só fui autorizado a montar o danado após meio ano de provas e testes.

Pois bem, pela terceira vez: -A escola de agora não mais educa nem disciplina como a escola de outrora. Perdeu a autoridade e passou a ser um centro de tolerancia. Aí não pode dar em outra coisa. O professor só leva tombo. Para este ignorante aspirante a escriba mor desta demosucupirana tribuna, o adestrador de gente que militava na escola de outrora, munido de palmatória foi substituído pelo pe(dema)dagogo da atualidade que só alisa e passa a mão. Em troca de todo esse carinho desnecessário leva coice. Bem feito... Tenho dito... E sempre!!!
(Manuel de Jesus)
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.