Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

08/08/2010

UMA VISITA E UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DE COREAÚ

No último dia 02 de agosto, estivemos Davi e eu numa visita muito agradável na casa do historiador e escritor coreauense Leonardo Pildas, que é também um amigo a quem prezamos muito. Fomos recebidos em sua casa com uma hospitalidade e um carinho imenso. Na oportunidade da visita tivemos o prazer de, entre uma conversa e outra, conhecer o riquíssimo acervo sobre a história de Coreaú do qual Pildas cuida prestimosamente como a um filho. Tivemos a exata noção da grandiosa riqueza que habita a casa do escritor, pois o homem que conhece e preserva a história de sua gente é deveras um homem rico.

O visitante, natural da terra, ao ter contato com fotos e fatos narrados pelo incansável pesquisador e estudioso que é Pildas sente-se maravilhado. É como se recebêssemos o fogo que Prometeu roubou dos deuses e o deu aos homens ou que nem o mito da caverna, pois o historiador desvenda-nos os fatos passados em Coreaú, e na antiga Palma, com uma singeleza impressionante, dando ao interlocutor uma visão mais fundamentada das coisas que outrora acontecera por aqui.

O tempo passou rápido e foi pouco para tanta prosa e tanto para se apreciar. Lamentável que não exista uma política cultural local para valorizar um acervo de valor incalculável. Concordo com o professor Fernando Deda e tanto quanto ele fico indignada com o descaso das autoridades políticas de Coreaú frente à necessidade de se criar aqui um espaço destinado à memória coreauense. Por outro lado, sinto-me feliz ao ter comprovado que Leonardo Pildas faz disso o seu ideário de vida. È magnífico o seu trabalho, Pildas! Que o amor que você tem por Coreaú e a fé na Virgem da Piedade continuem sendo o afã que o move no desejo de fazer do Centro da Memória Coreauense (CEMECO) uma realidade visível a toda a sociedade de Coreaú! Que isso aconteça em breve!

Anatália Carvalho A. Portela

Coreaú, 08 de Agosto de 2010.

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.