Sou professor de física na rede pública estadual do Ceará. Sempre prezo abordagens que envolvem várias disciplinas em um mesmo tema, pois acredito realmente no poder transformador das ciências. E achei material excelente para abordar todas as áreas do conhecimento ao ler SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL de fevereiro, edição 93. O artigo “Guerra nuclear local, catástrofe global”, de Alan Robock e Owen Brian Toon, pode servir de subsídio para qualquer disciplina em sala de aula; ou até mesmo para todas simultaneamente. Com certeza, proporcionará amplo debate sobre os armamentos nucleares e seus riscos ao planeta. Gostaria também de ressaltar o fato de que polêmicas sobre supostas previsões como, por exemplo, crenças em profecias sobre o fim do mundo em 2012, são totalmente sem cabimento. Ao mesmo tempo, negligenciam-se fatos bem mais previsíveis e com fundamentos, como a questão de um “inverno nuclear” citado e muito bem discutido no artigo. Fico até questionando quando o mundo vai deixar de esperar que as profecias se “realizem” e passar a discutir os problemas reais e que de fato poderão ocorrer. Parabéns à edição brasileira pelo artigo e por toda a gama de reportagens fascinantes que vocês nos proporcionam.
Paulo Souza, professor de física da Escola Flora Teles Araquém (extensão) – por e-mail