Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

22/07/2010

DOIS MOMENTOS, DUAS EXPRESSIVAS ALEGRIAS...

No último final de semana, estive na aristocrática cidade de Sobral. Lá, conheci duas novas obras: um livro de crônicas e uma praça. Vibrei de contentamento, pois, nas mencionadas obras, encontrei referências a Coreaú. Assim, vivenciei dois agradáveis momentos, duas expressivas alegrias e uma confortante certeza, a fidelidade coreauense, que não esquece o torrão natal.

O livro “Era uma vez em Sobral”, recentemente publicado, escrito por um grupo de senhoras, nascidas ou não na Princesa do Norte, que ama o solo sobralense, fala de reminiscências de um augusto tempo no qual o fulgor da juventude, mesclado de romantismo, executava o concerto da jovial felicidade.

Nesse livro, encontrei letras coreauenses, páginas 59-61, lavradas pela senhora Iduína Maria Albuquerque Mont’Alverne, na crônica “Sentimento de Sobralidade”, que homenageiam Sobral sem esquecer Coreaú. Com satisfação, querendo ressaltar o espírito de coreauensidade demonstrado pela autora, transcrevo, in verbis, o primeiro parágrafo deste magnífico texto:

“Nasci em Coreaú. Amo minha terra. Aos onze anos de idade, vim fazer o exame de admissão do Ginásio Sant’Ana, onde estudei até concluir o curso Normal. Portanto, passei minha adolescência em Sobral, onde vivi os momentos mais felizes de minha vida, como o nascimento de todos os meus filhos.”

A Praça Quirino Rodrigues, construída e inaugurada pelo prefeito de Sobral, o coreauense Leônidas Cristino, destaca-se por sua arrojada arquitetura. Um belo logradouro que proporciona lazer e bem-estar à família sobralense e, em particular, à garotada que se diverte e faz brilhar aquele espaço público, fazendo os maduros e os provectos relembrarem os tempos idos.

Nessa praça, nas suas extremidades (‘cantos’), são visíveis quatro colunas, nas quais se encontram cinco setas indicando a localização das vinte cidades nacionais e internacionais, cujos nomes estão grafados nelas.

Quanta surpresa, Coreaú figura nesse importante rol! Na coluna, situada na extremidade entre as ruas ‘do Abrigo’ e ‘do Colégio Sobralense (Farias Brito)’, encontra-se o nome de Coreaú, dividindo o espaço com as seguintes cidades: Brasília, Manaus, Buenos Aires e Nova York.
A velha Palma, envaidecida, agradece ao filho prefeito da metrópole sobralense a honrosa distinção. Para deleite dos leitores coreauenses, segue o registro fotográfico desse fidelíssimo gesto:

Sobral - Praça Quirino Rodrigues - 19.7.2010


Sobral - Praça Quirino Rodrigues - 19.7.2010

Fortaleza, 19 de julho de 2010
Leonardo Pildas

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.