Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

04/07/2010

4 DE JULHO - A INDEPENDÊNCIA AMERICANA


A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA · A Guerra dos Sete Anos resultou muitos gastos para a Inglaterra, assim, os ingleses foram obrigados a cobrar alguns impostos, as chamadas Leis Intoleráveis: 1. Lei do Açúcar (1764): era arrecadado a partir de taxas do comércio do açúcar antilhano. 2. Lei do Selo (1766): jornais, documentos e baralhos passaram a ser selado com a marca da metrópole – a lei foi revogada no mesmo ano q foi promulgada. 3. Imposto sobre o chá (1773): era a taxa cobrada sobre o chá originário da Índia e era muito consumido pelos colonos. · Os colonos se uniram aos inimigos da Inglaterra, Espanha e França, e partiram em busca da independência. · 04 de julho de 1776: o grupo de George Washington, após muita luta, declarou a independência da das 13 Colônias da América do Norte – os Estados Unidos da América. · A Inglaterra não queria admitir a independência, mas em 1783, depois de pressão da França, foi assinado o Tratado de Versalhes, que garantiu o reconhecimento da Inglaterra à independência dos EUA, que lançou sua primeira Constituição em 1787.


Em Resumo:

-13 colônias da Inglaterra

- Pacto Colonial: colônias norte-americanas eram obrigadas a fazer comércio somente com a Inglaterra
- Norte (colônias de povoamento) : produção para o consumo interno, pequena propriedade, trabalho livre
- Sul (colônias de exploração)- escravista, monocultura, voltadas para exportação (algodão)

- Influência do liberalismo e iluminismo

- Revoltas dos colonos (ex: The Boston tea party) contra os impostos e falta de liberdade
- Guerra de Independência
- Vitória dos EUA: 4/7/1776
- Declaração da Independência dos EUA: Thomas Jefferson
- Conquista da liberdade, igualdade e democracia.

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.