Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

01/06/2010

PROJETO ELEITOR DO FUTURO


O ano de 2010 é muito importante para todos nós brasileiros. E aproveitando este momento de vivência da democracia, de discussões, de campanhas, faz-se necessário, nós educadores colocarmos dentro da nossa proposta pedagógica um trabalho educativo para nossos adolescentes. E como sugestão temos o Projeto Eleitor do Futuro que subsidia as escolas no que se refere a construção de novas competências e habilidades dentro da temática Eleições e importancia da escolha dos nossos representantes para os diversos cargos políticos. Vejamos abaixo o que é este projeto e como funciona:

Apresentação do Projeto

O projeto Eleitor do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral e implementado por alguns estados da federação. Aqui no Ceará, em 2003, a Justiça Eleitoral, representada pela Escola Judiciária Eleitoral – EJE, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF implantaram o projeto Eleitor do Futuro com a missão de ampliar, informar e mobilizar o contingente de jovens eleitores do estado ao exercício livre e consciente do direito de votar, com o grande desafio de contribuir na preparação desses jovens, que num futuro próximo, assumirão e decidirão os rumos dos municípios, estados e nação.
A cidadania, elencada pela Constituição Federal como princípio fundamental da República Federativa do Brasil, constitui direito de todos os brasileiros e se impõe como dever do Estado. Mas para o seu exercício faz-se necessário que a sociedade, através de suas instituições, promova processos educativos destinados à formação de cidadãos críticos e responsáveis pela construção de sua história. A Legislação vigente dispõe que tanto a criança como o adolescente devem ter acesso à educação, na qual haja condições para o seu desenvolvimento como pessoa e preparação ao exercício da cidadania. Inobstante tal determinação, constata-se que, nos cursos de ensino fundamental e médio, assim como nos de nível superior, não existem disciplinas que tratem diretamente dos direitos políticos, ou ainda do exercício do voto e de suas conseqüências. Neste contexto, um projeto como este, Eleitor do Futuro, assume especial relevância, visto que, o voto - expressão legítima da vontade do eleitorado e forma de aperfeiçoar o regime democrático – representa o momento único para eleger idéias, programas, propostas e trabalho e não, promessas e pessoas.
E, assim, difundindo, entre os jovens de 12 a 17 anos de idade, a importância da cidadania e, sobretudo, ressaltando exercício do direito de votar e sua imprescindibilidade como manifestação da democracia, a Justiça Eleitora participa da continua construção de uma sociedade democrática contribuindo na qualificação do eleitor do amanhã –Eleitor do Futuro.
Neste contexto, este projeto tem como objetivo geral:
• Promover a educação política, estimulando os adolescentes ao exercício da cidadania e do voto consciente;
E, objetivos específicos:
• Incentivar o alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos no estado do Ceará;
• Informar acerca da importância, finalidade e conseqüências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão;
• Estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.
A fim de obter êxito neste propósito de influir na formação daqueles que irão contribuir para alcançar a legitimidade de uma democracia real e verdadeira, a Justiça Eleitoral do Ceará e o UNICEF estão cientes de que necessitam fazê-la de forma compartilhada, com os diversos segmentos da sociedade. Desta forma, esperamos a participação de todos os que desejem ajudar neste intento grandioso de melhorar o nosso país.

Texto extraído do site do TRE-Projeto Eleitor do Futuro

Sugerido pelo Professor Davi Portela

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.