Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

30/05/2009

A FÍSICA POR TRÁS DOS DIFUSORES DOS CARROS DE F1

Entenda o que são difusores e para que serve este dispositivos nos carros de fórmula 1 que causou tanta polémica no inicio da tempora de de 2009.
O difusor é um artifício aerodinâmico para "grudar" o carro na pista e compensar a perda de pressão aerodinâmica causada pelas recentes mudanças nas asas traseiras e dianteiras.
A fisica Explica: Imagine um fluxo contínuo de um líquido (ou um gás, se preferir) através de uma tubulação. O volume de fluido (líquido ou gás) que atravessa uma secção transversal qualquer da tubulação em qualquer ponto da mesma e em qualquer instante deve ser sempre constante. Isso se deve a uma idéia ainda mais básica: a conservação da massa. A massa que escoa pelo fluxo contínuo do fluido deve ser sempre a mesma pois se conserva, ou seja, não é criada nem destruída ao longo de todo o deslocamento. Assim, em partes mais estreitas da tubulação o fluido deve escoar mais rápido, da mesma forma que em partes mais largas o fluido deve escoar com velocidade menor.
Esta ideia é conhecida como Princípio de Bernoulli e explica o "truque aerodinâmico" em que numa asa de avião surge uma força extra para cima que "compete" com o peso da aeronave, propiciando o vôo. Esta força é justamente a que chamamos de força de sustentação FS.
Nos carros de F1 as "asas", chamadas de aerofólios, são como asas de avião, só que invertidas. Em outras palavras, há menor velocidade do ar sobre a asa em relação à parte de baixo o que provoca mais pressão em cima do que em baixo dela. Consequentemente, uma força extra de cima para baixo empurra o aerofólio contra o chão. Afinal, ninguém quer que um carro de F1 decole no sentido exato da palavra. O carro, como se costuma dizer, deve "voar baixo", ou seja, correr o máximo possível, mas sem "desgrudar" do solo para garantir da dirigibilidade do piloto sobre a máquina. Ao contrário do que acontece no avião, a força aerodinâmica no carro de corrida "ajuda" o peso do carro a mantê-lo em contato com a pista. Para quem não entendia nada sobre esses dispositivos, ficou entendendo um pouco mais.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Começa nesta segunda-feira dia 01 de Maio de 2009, na Escola Flora Teles, uma mobilização com todos os alunos e professores, para a prática de preservação ambiental em nossa cidade de Coreaú, estaremos expondo a partir de segunda dia 01/06 o calendário com as atividades que os alunos deverão apresentar em sobre o meio ambiente, e como vocês já sabem, o que for realizado em favor do meio ambiente em nossa cidade estaremos divulgado aqui em nossa pagina.

29/05/2009

E A GREVE CONTINUA

Os professores da rede estadual de ensino do Estado aprovaram a continuidade da greve gera. A decisão foi tomada nesta manhã de sexta-feifra, durante assembleia geral no ginásio Aecio de Borba. A paralisação completa 23 dias.
A categoria reivindica melhores condições salariais e o pagamento da progressão horizontal. A presidente do Sindicato Apeoc, Maria da Penha, garante que a adesão vem crescendo nos últimos dias em todo o Estado. Não precisou percentual. Que vergonha esse nosso Governador está fazendo diante da Educação, como todos sabemos, qualquer esfera que se preze, seja Municipal, Estadual ou Federal sabe que o caminho mais curto para o desenvolvimento e investir pesado na educação, como os nossos govenantes estão pouco ligando para a assistência educacional, o que vemos são escolas mau estruturadas, com alunos medíocres sem a capacidade de pensar e raciocinar, o que estamos percebendo é o desrespeito com a classe mais sofrida, massacrada e por isso estamos procurando nossos direitos, sem desrespeitar os deveres que é de tal importancia para chegar a um "acordo", somos conhecedores que Japão, Alemanha, países que sofreram muito com o fim da 2° guerra mundial, ficaram destroçados, humilhados, e sem chances de ver um futuro prospero para a nação, mas a decisão foi feita, investir em educação é o caminho, e o que vemos hoje, uma Alemanha país de primeiro mundo com alto poder intelectual, Japão o maior pais em termos de tecnologia, enquanto por aqui iremos ficar na frase de LULA, "desde Cabral a educação foi programada para não haver. Portugal e a burguesia secular jamais quiseram que o povo aprendesse", procurem ler a matéria de nosso blog "Investir em educação não traz votos" do dia 15/03 a 22/03.
Trechos do blog Coreausiara
Comentários, do Blog Plugadosnafisica

Aula Espetacular

As Aulas desta semana ganhou um abordagem muito especial, para a Escola Flora Teles. Preocupados com a saúde dos alunos Eu, Prof. Romildo Moura e Prof. Aguiar, fizemos uma abordagem com uma apresentação de slides fantásticas sobre as DST's, nossos alunos ficaram abismados com as imagens apresentadas, e se mostraram preocupados com as doenças, uma aula diferente com a participação efetiva dos alunos.
Doenças sexualmente transmitidas ou DSTs, são doenças infecciosas que podem ser disseminadas através do contato sexual. Algumas podem também ser transmitidas por vias não sexuais, porém formas não-sexuais de transmissão são menos frequentes. Estima-se que de 10 a 15 milhões de americanos tenham doenças sexualmente transmitidas, muitos dos casos são epidêmicos, incluindo gonorréia, inflexão da uretra não causada pela gonorréia, herpes genital, candiloma, scabics (mites) e infecções na uretra e na vagina causadas pela bactéria Chlamydia trachomatis, pelo protozoário Trichomas e pelo fungo monilia. Vários estudos mostram que as doenças sexualmente transmitidas afetam pessoas de ambos os sexos, de todas as raças e de todos os níveis sociais nos Estados Unidos.
Um grande número de infecções são transmitidas predominantemente ou exclusivamente por contato sexual. Além das doenças epidêmicas que foram citadas acima, podemos incluir a sífilis, o chato (pediculosis pubis), infecção vaginal causada pela bactéria Hemophilus e muitas outras. DSTs podem ser causadas por uma grande variedade de organismos, tais como o protozoário Trichomonas, a levedura causadora de moniliasis, bactérias causadoras da gonorréia e da sífilis e o vírus que causa a herpes genital.

pico do ciclo solar em 2013

Todos que acompanham as notícias sobre as tempestades solares sabem que o nível atual de atividade do Sol está bem baixo, o que significa poucas tempestades geomagnéticas aqui na Terra. Agora, uma comissão internacional de pesquisadores lançou uma nova previsão de atividade, prevendo um número de manchas solares abaixo da média.
O estudo, elaborado por dezenas de cientistas de nove instituições diferentes prevê que o atual ciclo solar 24 deverá atingir seu pico em maio de 2013, com aproximadamente 90 manchas solares, o menor valor desde 1928 durante o ciclo solar 16, quando o número de manchas solares atingiu o máximo de 78
"Apesar dos modelos indicarem ser este um ciclo solar fraco ou abaixo da média, não significa que a atividade solar seja fraca", disse Doug Biesecker, diretor da comissão e cientista chefe do Centro de Previsão de Tempo Espacial, da Universidade de Boulder. "Mesmo os ciclos abaixo da média são capazes de produzir severas tempestades solares. A grande tempestade geomagnética de1859, por exemplo, ocorreu em um ciclo da mesma magnitude do que estamos prevendo para 2013", disse o pesquisador.
Fonte: Apolo 11

A IMAGEM ENGRAÇADA DA SEMANA

Em meio a grve o Governador Cid Gomes em erro de cálculo na sua chegada ao seu gabinete acabou se deparando com os manifestantes, no trajeto, vaias, apitos, bandeiradas e gritos de guerra foram lançados contra Cid Gomes. Em silêncio enquanto andava, o governador se limitou a responder “que sempre recebe os professores” para ouvir suas reivindicações. Tanto que, diante do ato grevista, no fim da manhã, uma comissão de 25 representantes dos sindicatos dos professores e da “base” governista entraram no gabinete do governador, permanecendo por cerca de três horas. O que será que o senhor Governador estaria pensando nesta hora?
A foto Diario do Nordeste

25/05/2009

Uma festa de físicos famosos

Um dia, todos os físicos famosos do mundo decidiram se juntar para uma festinha. Felizmente, Teobaldo, que estava na porta, era um estudante de graduação, e pode observar algumas coisas:
Todos gravitaram ao redor de Newton, mas ele só ficou se movimentando por ali a uma velocidade constante e não mostrou reação.
Einstein achou que aquele era um momento relativamente bom.
Coulomb ficou com uma grande carga da coisa toda.
Cauchy, sendo o único matemático ali, ainda tentava se integrar bem com todo mundo.
Pascal estava sob muita pressão para se divertir.
Ohm passou a maior parte do tempo resistindo às opiniões de
Ampère sobre os eventos correntes.
Volt pensou que a vida social tinha muito potencial.
Heisenberg podia estar ali ou não.
Todo mundo ficou atraído pela personalidade magnética de Tesla.
Bohr comeu demais e ficou com uma dor atômica.
Watt se tornou um potente orador.
Hertz voltou à mesa de buffet várias vezes por minuto.
Faraday tinha uma bela capacidade para comida.
Oppenheimer tomou bomba.
(Fonte: newsgroup uol.carreiras.fisica )
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.