Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

30/05/2009

A FÍSICA POR TRÁS DOS DIFUSORES DOS CARROS DE F1

Entenda o que são difusores e para que serve este dispositivos nos carros de fórmula 1 que causou tanta polémica no inicio da tempora de de 2009.
O difusor é um artifício aerodinâmico para "grudar" o carro na pista e compensar a perda de pressão aerodinâmica causada pelas recentes mudanças nas asas traseiras e dianteiras.
A fisica Explica: Imagine um fluxo contínuo de um líquido (ou um gás, se preferir) através de uma tubulação. O volume de fluido (líquido ou gás) que atravessa uma secção transversal qualquer da tubulação em qualquer ponto da mesma e em qualquer instante deve ser sempre constante. Isso se deve a uma idéia ainda mais básica: a conservação da massa. A massa que escoa pelo fluxo contínuo do fluido deve ser sempre a mesma pois se conserva, ou seja, não é criada nem destruída ao longo de todo o deslocamento. Assim, em partes mais estreitas da tubulação o fluido deve escoar mais rápido, da mesma forma que em partes mais largas o fluido deve escoar com velocidade menor.
Esta ideia é conhecida como Princípio de Bernoulli e explica o "truque aerodinâmico" em que numa asa de avião surge uma força extra para cima que "compete" com o peso da aeronave, propiciando o vôo. Esta força é justamente a que chamamos de força de sustentação FS.
Nos carros de F1 as "asas", chamadas de aerofólios, são como asas de avião, só que invertidas. Em outras palavras, há menor velocidade do ar sobre a asa em relação à parte de baixo o que provoca mais pressão em cima do que em baixo dela. Consequentemente, uma força extra de cima para baixo empurra o aerofólio contra o chão. Afinal, ninguém quer que um carro de F1 decole no sentido exato da palavra. O carro, como se costuma dizer, deve "voar baixo", ou seja, correr o máximo possível, mas sem "desgrudar" do solo para garantir da dirigibilidade do piloto sobre a máquina. Ao contrário do que acontece no avião, a força aerodinâmica no carro de corrida "ajuda" o peso do carro a mantê-lo em contato com a pista. Para quem não entendia nada sobre esses dispositivos, ficou entendendo um pouco mais.
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.