Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

21/05/2009

Conjunção celeste é show nas madrugadas

Nem é preciso dizer que as conjunções planetárias são os espetáculos mais belos do firmamento. E se a Lua estiver presente o show ganha mais beleza ainda. E é isso que vai acontecer nos próximos dias, tornando as frias madrugadas muito mais interessantes e charmosas.
Nas próximas duas madrugadas (quinta-feira e sexta-feira) uma espetacular tripla conjunção celeste vai dominar o céu noturno do quadrante leste. Ali, juntos pela segunda vez no ano, estarão presentes a Lua, Vênus e Marte, formando uma composição natural de encher os olhos de qualquer amante do céu. Se você é do tipo que gosta de acordar cedo (ou prefere dormir mais tarde), esse espetáculo foi feito pra você!
Na próxima madrugada o trio de astros estará aparentemente colado. Naturalmente, a aparente aproximação não significa que eles estejam de fato juntos. Muito pelo contrário. A Lua, agora em sua fase minguante, estará a 374 mil km de distância enquanto Vênus está a 86 milhões de quilômetros e Marte a 303 milhões de quilômetros. A figura abaixo ajuda a compreender melhor.
Apesar de bem longe, Marte brilha bem forte e reluz como uma estrela de 1.35 magnitudes. Apesar de bem visível, Marte é quase uma "estrelinha" quando comparado à Vênus, que brilha tanto quanto um farol de magnitude -4.32, cerca de 100 vezes mais forte que o planeta vermelho.
Na sexta-feira a conjunção continua, mas com a Lua bem mais abaixo e praticamente invisível, já que a fase nova está quase chegando.
Vendo o Espetáculo
Para ver a conjunção não será preciso nenhum equipamento especial. É só olhar no quadrante leste, aquele em que o Sol nasce, a partir das 04h00. O show celeste poderá ser apreciado até que os primeiros raios de Sol ofusquem o brilho dos planetas, mas Vênus e Lua ainda poderão ser vistos mesmo após o dia clarear.
Como as noites e início da manhã têm sido bastante frios, não se esqueça de sair agasalhado. De resto é só curtir o que a natureza nos deu. Bons céus!
FONTE: iG Educação

20/05/2009

COREAUENSE DE CORAÇÃO

Acabo de receber um telefonema de nosso conterrâneo Leonardo Cavalcante de meneses (Leonardo Pildas) que, elogiou o blog sobre as informações contidas da nossa cidade de Coreaú. Então Pildas aquele abraço de um admirador sincero seu, um abraço e fique a vontade para postar comentários. Obrigado - Professor Romildo Moura. A foto ao lado é do lançamento do livro História de Coreaú na casa grande dos Cristinos em 2002. Para quem não Conhece Leonardo pildas é o maior escritor de Coreaú, autor de vários livros sobre nossa Cidade.

19/05/2009

Coragem chega a Coreaú

Hoje as escolas Estaduais de Coreaú estão em greve, acompanhando os irmãos de outras cidades que também aderiram a greve, pelo que se sabe só as cidades do interior na zona norte do Estado do Ceará somava-se 25 com Coreaú aos que aderiram a paralisação. Em reunião ontem 18 de maio de 2009 os professores da Escola Flora Teles, resolveram por unanimidade que vão acompanha o movimento de paralisação das aulas pelos seguintes motivos:
1. Não implantação da progressão horizontal devida desde Setembro de 2008;2. Não implantação do piso nacional de salário do Magistério, conforme Lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República;3. Decisão do governador Cid Gomes de ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a ampliação da carga horária extra-classe e exclusão da gratificação do piso nacional;4. Falta de decisão política do governo para adequar o atual Plano de Carreira do Magistério à Lei do Piso Nacional, com participação da categoria;5. Falta de reajustamento do piso nacional, em razão do valor aluno matriculado previsto pelo FUNDEB: 19,2%;6. Ausência de regularidade no pagamento dos professores com contratos temporários;7. Falta de concurso público para provimento de milhares de vagas efetivas no Magistério de Educação Básica;8. Ausência de gestão escolar democrática;9.falta de merenda escolar no Ensino Médio;10. Avaliação de professor com punição.
Por estas e por outras razões, o Governo do Estado não condicionou aos professores segunda opção. A greve ou nada! A paralisação desestimula a luta por uma educação com qualidade que atenda às necessidades educacionais, com formação e capacitação, dos filhos dos trabalhadores.
Fica então o que já foi escrito aqui no blog, os governante não estão nem aí para educação, se quisessem uma educação de qualidade trabalhariam em prol da classe mais sofrida os Professores(Sofressores), e como já dizia Lula "...desde Cabral o sistema foi montado para não haver educação...", ou seja é melhor alienar do que formar.
Fonte Blog: plugadosnafisica.blogspot.com

18/05/2009

Volta as Aulas

Escolas de Coreaú se preparam para volta as aulas. Depois de 15 passados das férias antecipadas das aulas por motivo das cheias dos rios com as fortes chuvas dos dias atrás e também por ter familias abrigadas nos colegios de nossa cidade de Coreaú, as Escolas das Redes Estadual e Municipal se preparam para a volta as aulas no próximo dia 19/05/2009. Contamos a presença de todos.
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.