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16/05/2009

REFORMA NO ENSINO MÉDIO

Em meio às recentes discussões para substituir os vestibulares das universidades federais por um modelo unificado, o Ministério da Educação (MEC) apresentou o projeto "Ensino Médio Inovador" - propondo uma reforma no ensino médio público do País. O programa que foi entregue no dia 4 de maio ao Conselho Nacional de Educação (CNE) tem aprovação prevista para o início de junho. Em entrevista, especialistas avaliam a maneira como esse projeto será concretizado e sua eficácia para transformar o ensino público. O relator do processo no conselho, Francisco Aparecido Cordão, afirma que dará parecer favorável para o projeto com algumas sugestões de reajustes. Para ele, a proposta do MEC de reestruturar primeiramente as escolas que tiveram o pior índice no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 precisa ser revista.
"As piores escolas precisam de ajuda. Mas, para executar um papel de estímulo, também investiria nas que obtiveram os melhores resultados", explica Cordão, dizendo que a grande meta do MEC é equiparar o Brasil aos países desenvolvidos. "Precisamos chegar ao nível da Finlândia. As nossas melhores escolas ainda estão longe do nível mundial", afirma.
Uma das principais propostas do projeto é reestruturar o currículo do ensino médio. Para isso, o MEC propõe distribuir o conteúdo das 12 matérias (presentes no currículo atual) em quatro grupos de conhecimento: "línguas", "matemática", "humanas" e "exatas e biológicas" - aproximando o aluno do novo molde do Enem, com conteúdos que priorizam a intertextualidade.
O relator do CNE acredita que, com essa mudança, o ministério aponta para a direção certa. Segundo Cordão, as escolas precisam trabalhar a maneira como o conteúdo é transmitido para o aluno. "A escola é vista pelo estudante como chata e desinteressante. Um dos objetivos centrais do ensino médio é criar condições para que os indivíduos continuem os estudos nos ensinos superiores".
Partindo desse conceito, Cordão acredita que o ensino médio poderá deixar a condição escola-auditório e se transformar em uma escola-laboratório. "Precisamos de um ensino que desafie o aluno a aprender. Nesses moldes, a escola está no século passado. Precisamos trazê-la para o século 21, para acompanhar os jovens de hoje".
Já para o professor Machado, a ideia de "acabar com as disciplinas que já conhecemos" é uma visão interessante, com mais conteúdo. Porém, ele diz que nada mudará se o MEC tiver apenas o novo Enem como base e não melhorar as condições de trabalho do professor. "Se nada for feito para mudar a realidade docente, o professor continuará ensinando do mesmo jeito. Não se pode esperar que, de um dia para o outro, os professores mudem magicamente a sua prática na sala de aula".
FONTE: Último Segundo

14/05/2009

E DEPOIS DAS CHUVAS.......

A situação da estrada que liga Coreaú ao distrito de Araquém e bastante caótica, acompanhe as fotos do que restou da estrada depois das fortes chuvas. Também fotos da rua Joaquim Machado depois da enchente.

12/05/2009

13 de maio: uma data injustiçada

O dia 13 de maio de 1888 marcou oficialmente o fim da escravidão no Brasil através de uma lei assinada pela Princesa Isabel, durante uma viagem de Dom Pedro II ao exterior. Naquela oportunidade houve uma série de comemorações, principalmente no Rio de Janeiro, capital do Império. Vários ex-escravos saíram às ruas comemorando o feito. É verdade que em várias regiões do país o trabalho escravo persistiu e só foi abolido no início do século XX. Volta e meia a imprensa nos dá informações sobre a existência do trabalho escravo em várias regiões do país ainda nos dias de hoje.
O movimento negro, então, resolveu abolir essa data e comemorar a negritude no dia 20 de novembro, denominado Dia da Consciência Negra. Razão mais que justa, pois, de fato, o 13 de maio foi uma data que ocorreu de “cima para baixo”, sem a participação dos principais interessados no tema, apesar de haver no Brasil um movimento abolicionista bem forte naquele período, principalmente nas cidades importantes do sudeste do país.
O Dia da Consciência Negra não existe por acaso. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi, principal liderança do Quilombo dos Palmares – a maior comunidade formada por escravos fugitivos das fazendas no interior de Alagoas – foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que resultou no início da destruição daquela comunidade. Portanto, comemorar o Dia da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva na memória coletiva essa figura tão importante para a história do Brasil e para o povo negro em especial. Não somente a imagem do líder, mas também a sua importância na luta pela libertação da escravidão e na melhoria das condições de vida para esse povo.
Entretanto, o 13 de maio de 1888 também tem seu significado. Liberal, a Princesa Isabel apoiava abertamente o movimento abolicionista. Ela chegou a amparar artistas e intelectuais que atuavam em favor do movimento da abolição da escravidão no Brasil. Muitos desses artistas e intelectuais apoiavam também a criação do sistema republicano no Brasil. Ela chegou a financiar a alforria de alguns escravos e dava guarida a muitos deles na sua casa em Petrópolis.
No dia 13 de maio de 1888 aconteceram as últimas votações de um projeto de abolição da escravidão no Brasil. A regente então, desceu de Petrópolis, cidade serrana, para aguardar no Paço Imperial o momento de assinar a Lei Áurea. Usou uma pena de ouro especialmente confeccionada para a ocasião, recebendo a aclamação do povo do Rio de Janeiro. O Jornal da Tarde, do dia 15 de maio de 1888, noticiou que "o povo que se aglomerava em frente do Paço, ao saber que já estava sancionada a grande Lei, chamou Sua Alteza, que aparecendo à janela, foi saudada por estrepitosos vivas".
É bem verdade que a Abolição da escravidão representou também a queda do Império no Brasil. Em 15 de novembro de 1889, o Império sucumbia, principalmente pela falta de apoio político daqueles que até então eram os únicos a sustentarem politicamente o Império: os grandes produtores rurais donos de escravos.
O 13 de maio, entretanto, não deve ser esquecido. Ele tem um lugar de enorme importância na história desse país e do povo brasileiro.
*Ricardo Barros é Mestre em Educação, Bacharel em História e Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Professor de História do Colégio Paulista.
Fonte: Jornal de Vinhedo

Ovnis em Meruoca?

Sim é isso mesmo, no mês de março objetos voadores não identificados (OVNIS) foram vistos no céu de Meruoca, Cidade próxima a Sobral, segundo o populares o Ovnis foram flagrados em Meruoca no final da tarde do dia 5 de março de 2009 na Praça Caetano Marques, mais precisamente às 17:30 horas. Acompanhe as fotos tiradas por um amador. Asfotos serão levadas para análise.

Professores da rede pública do Ceará estão em Greve

Após várias tentativas de acordo, audiência pública, reuniões, protestos, os professores da rede estadual, já em estado de greve, mobilizados pelo sindicato APEOC, realizarão assembléia geral no dia 07 de maio ( quinta-feira ), às 09:00 horas no ginásio Aécio de Borba.
Conheça as reivindicações dos mestres:
- Reajuste salarial de 19,2 %;
- Implantação da progressão horizontal;
- Gestão democrática;
- Novas eleições nas escolas que não alcançaram o quorum previsto pela Secretaria da Educação Básica - SEDUC;
- Reformulação do plano de cargos e carreiras para professores e funcionários;
- Concurso já!;
Fonte: Sobralidade Total

Os Anéis de Saturno estão desaparecendo?

De todos os planetas do Sistema Solar, Saturno é o que mais impressiona pela beleza de seus anéis. No entanto, alguma coisa muito estranha está acontecendo no espaço e os magníficos anéis parecem estar desaparecendo. Se você nunca viu Saturno e seu esplendoroso sistema de anéis a hora é agora, porque em setembro eles simplesmente desaparecerão completamente. O que está acontecendo? Para falar a verdade, não está acontecendo nada. Antes que os mais afoitos pensem que um choque cósmico está pulverizando o gigante gasoso e destruindo seus anéis, é importante dizer que esse "sumiço" não passa de uma ilusão de ótica causada pela inclinação do planeta em relação à Terra.
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