Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

23/04/2009

A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE 2009 - A CIÊNCIA NO BRASIL

Anúncio do Ministério da Ciência e Tecnologia no DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA O Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após consultas a muitas das instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2009.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2009 ocorrerá entre 19 e 25 de outubro de 2009. O tema principal será: “Ciência no Brasil”. Além de promover muitas atividades de divulgação científica, divulgaremos e debateremos em todo o país questões relativas à ciência e tecnologia no Brasil: vamos refletir sobre o passado da nossa ciência e tecnologia, conhecer e analisar a sua situação presente e discutir e planejar o seu futuro.
Uma pesquisa nacional, realizada pelo MCT em 2006/2007, mostrou que 85% dos brasileiros desconhecem cientistas e instituições de pesquisa importantes no Brasil. Precisamos alterar este quadro. A SNCT 2009 buscará fazer com que a população brasileira conheça, discuta e valorize a nossa C&T. Vamos criar um movimento, em cada cidade brasileira, para se debater nas escolas, nas universidades, nas instituições e entidades, nos espaços públicos e com a população em geral, a situação da C&T em cada região e no país: sua história passada, seu contexto atual e seus desafios futuros. Buscaremos também resgatar, em cada canto do país, as contribuições das pessoas dolugar para a C&T e para o conhecimento em geral.
Em 2009, estaremos comemorando também dois importantes acontecimentos da C&T realizados por brasileiros: a construção do primeiro balão de ar quente por Bartolomeu de Gusmão (300 anos atrás) e o centenário de uma das pesquisas científicas mais importantes feitas no Brasil: a descoberta da doença de Chagas, por Carlos Chagas, um feito importante e simbólico por aliar ciência básica, sua aplicação e sua ligação com o desenvolvimento social.
É importante registrar que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao tema principal, abarcando todos os outros, mas que se estimula a realização de atividades em todo o país em torno do tema proposto.
Convidamos as instituições de pesquisa e ensino, universidades, ifets, escolas de todos os níveis, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio a pesquisa, órgãos governamentais, museus e centros de ciência, entidades científicas e tecnológicas, ONGs, empresas, cientistas, professores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e a todos os interessados a colocarem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2009 em suas agendas e iniciarem o processo de sua preparação.
Sergio Machado Rezende
Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia

22/04/2009

Hubble completa 19 anos

Um dos mais importantes instrumentos científicos em operação, o Telescópio Espacial Hubble, está completando 19 anos. E para não perder o costume passou o aniversário trabalhando, registrando um peculiar grupo de galáxias com mais de 100 mil anos-luz de comprimento. Nos últimos 19 anos o telescópio registrou centenas de imagens exóticas de galáxias colidindo. As cenas foram tantas que os pesquisadores não acreditavam que pudessem ver algo novo e estranho, mas a composição registrada surpreendeu novamente. A foto mostra o objeto ARP 194, um conjunto triplo de galáxias onde se tem a impressão de que as estrelas estão "escorrendo" através de um fluxo azul, visto no centro da foto. Na realidade, o fluxo observado é o braço de uma das galáxias, repleto de centenas de estrelas que acabaram de nascer e foi criado pela interação da gigantesca força gravitacional entre as duas galáxias vistas no topo da imagem. Os núcleos das duas galáxias que estão se fundindo pode ser visto no canto superior direito da composição. O bizarro fluxo azul, uma espécie de ponte cósmica, parece se conectar à galáxia inferior, mas na realidade não passa de uma ilusão de ótica. A galáxia inferior não está no mesmo plano das duas que se fundem, mas muito atrás delas, não existindo nenhum contato físico entre os objetos. O berçário azul de estrelas é sem dúvida o que mais chama a atenção na imagem. Contém enormes aglomerados estelares que por sua vez podem conter outras dezenas de jovens aglomerados. Ali, as forças gravitacionais envolvidas podem aumentar a taxa da criação estelar, dando origem à brilhantes estrelas que se formam em galáxias em fusão.
O Telescópio Espacial Hubble foi colocado em órbita em 1990 pelo ônibus espacial Discovery. Até o momento o instrumento fez mais de 850 mil investigações, registrando aproximadamente 600 mil imagens de 29 mil objetos.
FONTE: iG Educação

21/04/2009

Inep apresenta proposta de concurso nacional para selecionar professores

BRASÍLIA - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apresentou aos secretários estaduais de educação a proposta de criação de um concurso nacional para selecionar professores para as redes públicas de ensino. A idéia é aplicar o teste uma vez ao ano.
Os estados e municípios poderiam usar a nota de cada profissional como forma de seleção para ingresso na rede. Segundo a presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra, os secretários receberam a proposta com interesse.
Segundo Auxiliadora, o Consed procurou o instituto para que ele pudesse fornecer um banco de itens e questões padronizados para que cada secretaria pudesse organizar concursos próprios. O Inep é vinculado ao Ministério da Educação e é responsável pela elaboração das principais avaliações educacionais do país como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com a presidente do conselho, atualmente não há um padrão para a elaboração de provas de concursos de professores no país, o que pode comprometer a qualidade do profissional que é selecionado.
“Nós pedimos a construção desse banco nacional de itens, mas nos foi apresentada a proposta de uma avaliação nacional. Cada estado vai poder usar o resultado dessa prova como quiser, seja integralmente ou como parte da seleção do concurso”, explica Auxiliadora. Segundo ela, a idéia é que o concurso nacional seja aplicado ainda em 2009.
Para a professora, a proposta do Inep permitirá selecionar o perfil do professor desejado com avaliação de competências gerais e conteúdos básicos. Ela ressalta que a prova deverá servir para selecionar os professores e não para avaliar os profissionais que já fazem parte da rede.
“Se os nossos alunos são avaliados nacionalmente, com a Prova Brasil e o Enem, por que não haver um concurso nacional para seleção [de professores] também?”, questiona.
Os estados ainda não fizeram adesão formal à proposta, mas segundo a professora a idéia foi vista com interesse pela maioria dos secretários.
A presidente acredita que um concurso nacional pode melhorar a forma de seleção dos professores e consequentemente a qualidade da educação. “Também pode ajudar as instituições formadoras dos professores. A prova pode orientar um padrão de qualidade para a formação”, defende.
Procurado, o Inep disse que não vai dar informações sobre o assunto.
Em um evento no Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro da Educação, Fernando Haddad, também evitou comentar sobre a proposta.
Fonte: iG educação
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.