Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

23/04/2009

A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE 2009 - A CIÊNCIA NO BRASIL

Anúncio do Ministério da Ciência e Tecnologia no DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA O Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após consultas a muitas das instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2009.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2009 ocorrerá entre 19 e 25 de outubro de 2009. O tema principal será: “Ciência no Brasil”. Além de promover muitas atividades de divulgação científica, divulgaremos e debateremos em todo o país questões relativas à ciência e tecnologia no Brasil: vamos refletir sobre o passado da nossa ciência e tecnologia, conhecer e analisar a sua situação presente e discutir e planejar o seu futuro.
Uma pesquisa nacional, realizada pelo MCT em 2006/2007, mostrou que 85% dos brasileiros desconhecem cientistas e instituições de pesquisa importantes no Brasil. Precisamos alterar este quadro. A SNCT 2009 buscará fazer com que a população brasileira conheça, discuta e valorize a nossa C&T. Vamos criar um movimento, em cada cidade brasileira, para se debater nas escolas, nas universidades, nas instituições e entidades, nos espaços públicos e com a população em geral, a situação da C&T em cada região e no país: sua história passada, seu contexto atual e seus desafios futuros. Buscaremos também resgatar, em cada canto do país, as contribuições das pessoas dolugar para a C&T e para o conhecimento em geral.
Em 2009, estaremos comemorando também dois importantes acontecimentos da C&T realizados por brasileiros: a construção do primeiro balão de ar quente por Bartolomeu de Gusmão (300 anos atrás) e o centenário de uma das pesquisas científicas mais importantes feitas no Brasil: a descoberta da doença de Chagas, por Carlos Chagas, um feito importante e simbólico por aliar ciência básica, sua aplicação e sua ligação com o desenvolvimento social.
É importante registrar que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao tema principal, abarcando todos os outros, mas que se estimula a realização de atividades em todo o país em torno do tema proposto.
Convidamos as instituições de pesquisa e ensino, universidades, ifets, escolas de todos os níveis, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio a pesquisa, órgãos governamentais, museus e centros de ciência, entidades científicas e tecnológicas, ONGs, empresas, cientistas, professores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e a todos os interessados a colocarem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2009 em suas agendas e iniciarem o processo de sua preparação.
Sergio Machado Rezende
Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.