Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

27/02/2009

HOMENAGEM AO FÍSICO - QUEM FOI CESAR LATTES?

Um dos mais famosos cientistas brasileiros de todos os tempos, Cesare Mansueto Giulio Lattes revolucionou o estudo da física no país. Pesquisador que confirmou a existência da partícula conhecida como méson pi, começou a crescer profissionalmente quando foi morar em Londres e passou a trabalhar no Laboratório H. H. Wills, na Universidade de Bristol, que era comandado pelo físico Cecil Powell (1903/1969). Extremamente curioso, César Lattes, embora com apenas 23 anos quando foi morar em Londres, percebeu que praticamente todos os funcionários do laboratório tentavam capturar os estilhaços produzidos pelo choque de partículas ultraenergéticas, mais conhecidos como raios cósmicos. Com uma ótima formação teórica (teve aulas na USP com integrantes da equipe de Powell), o brasileiro solicitou da Kodac que colocasse um pouco mais do elemento químico boro na composição das chapas, e deu algumas delas para funcionários do laboratório que pretendiam esquiar na França. Ao retornar para a capital inglesa, um dos funcionários notou as primeiras evidências de uma partícula que muitos pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos tentavam identificar: o méson pi (ou píon). Então, ao ser comunicado do que tinha acontecido, César Lattes, sem contar nada a ninguém, escreveu um artigo científico e o encaminhou para publicação. A descoberta revelava a partícula responsável pelo comportamento das forças nucleares. Começava ali a fama internacional do cientista brasileiro. Em seguida, César Lattes calculou a massa do méson pi e foi trabalhar em Berkeley, Califórnia. Nos Estados Unidos, ao lado do seu colega norte-americano Eugene Gardner (1913/1950), Lattes identificou as trajetórias dos píons produzidos no acelerador de partículas da Universidade da Califórnia. Antes de morar em São Paulo, Lattes estudou em Curitiba. Ingressou no Departamento de Física da Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras da USP, concluindo o bacharelado em 1943. Foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual de Campinas. No final dos anos 40 idealiza em La Paz, Bolívia, um laboratório de Física Cósmica, que, em pouco tempo, se transforma em centro científico internacional, abrigando pesquisadores de quase todos os continentes. Membro da Academia Brasileira de Ciências, da União Internacional de Física Pura e Aplicada, do Conselho Latino-Americano de Raios Cósmicos, das Sociedades Brasileira, Americana, Alemã, Italiana e Japonesa de Física, entre outras associações, César Lattes recebeu muitas homenagens no Brasil e no exterior. Entre prêmios, medalhas e comendas, recebeu, no Brasil, o Prêmio Einstein de 1950, o Prêmio Fonseca Costa, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), em 1958, a Medalha Santos Dumont em 1989, a Medalha comemorativa dos 25 anos da SBPC e placa comemorativa dos 40 anos dessa sociedade, o símbolo do Município de Campinas, em 1992.

SONDA PHOENIX POUSA EM MARTE

No dia 25 de maio de 2008 o módulo de pouso da sonda espacial Phoenix, projeto da National Aeronautics and Space Administration (NASA), que é a agência espacial dos Estados Unidos, pousou suavemente na superfície de Marte. Após 32 anos, novamente uma sonda espacial pousava suavemente na superfície do planeta vermelho usando apenas retrofoguetes e não "airbags". No dia 4 de agosto de 2007 a sonda espacial Phoenix foi lançada ao espaço a bordo de um foguete Delta II, da base de Cabo Canaveral, Florida, Estados Unidos. Ela levava a esperança de que, após seu longo vôo bem sucedido até o planeta Marte, os equipamentos funcionassem perfeitamente revelando um pouco mais os segredos escondidos abaixo da superfície desse planeta. Curiosamente, a sonda espacial Phoenix levava a bordo equipamentos que foram construidos para uma sonda espacial que deveria ter sido lançada em 2001, a Mars Surveyor 2001, mas cujo vôo foi cancelado devido à perda de uma sonda semelhante a ela durante um pouso em 1999 em Marte. Todo o equipamento não usado foi armazenado em um depósito esterilizado aguardando um futuro uso. Durante o seu vôo de 679 milhões de quilômetros da Terra até o planeta Marte a sonda espacial Phoenix alimentou todas as operações de seus equipamentos internos com a energia fornecida por seus paineis solares. Sete minutos antes de pousar em solo marciano, parte da sonda espacial, inclusive os painéis solares, foi ejetada permitindo que o módulo de pouso envolvido por seu casulo de proteção térmica entrasse na atmosfera marciana. A partir desse momento todos os equipamentos passaram a ser alimentados por baterias até que, após o pouso, um novo par de painéis solares abrisse e passasse a coletar a energia solar que manteria em funcionamento o módulo.
Fonte: Café Orbital

26/02/2009

Satélite da Nasa cai perto da Antártida

Washington, 24 fev (EFE).- O satélite lançado hoje nos Estados Unidos para fazer medições globais e precisas dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera caiu no Oceano Pacífico, perto da Antártida, após um falha no foguete que o transportava, informou hoje a Nasa.
Segundo Chuck Dovale, diretor de lançamentos da Nasa, "os revestimentos de proteção que envolviam o satélite (...) não se separaram apropriadamente, e isso, aparentemente, causou a falha da missão".
Lançado da base Vandenberg, na Califórnia, a nave "não atingiu sua órbita e provavelmente caiu no Oceano Pacífico perto da Antártida", disse, por sua vez, John Brunschwyler, diretor do programa do Taurus XL, o foguete que transportava o instrumento.
Brunschwyler reconheceu que o ocorrido é um "enorme revés" para a comunidade científica, que iria usar os dados coletados pelo satélite para melhorar a compreensão dos processos naturais e saber mais sobre as atividades humanas que regulam a abundância e a distribuição do dióxido de carbono na atmosfera. EFE
Fonte: Portal G1

25/02/2009

O ANO DE 2008 FOI O MAIS FRIO DO SÉCULO XXI

Especialistas do Intituto de Estudos Espaciais Goddard da NASA (GISS) publicaram que 2008 foi o ano mais frio desde de 2000, segundo o que foi publicado pelo (WMO), a temperatura média global em 2008 foi de 14,3ºC. Se o que foi divulgado pela agência de clima (WMO) for verdade estamos de parabéns por tornar o planeta mais agradevel para se viver, espero que não seja mais uma invenção para dizer que tudo está bem.

22/02/2009

GANHADORES DO NOBEL DE FÍSICA 2008

A descoberta de que o mundo da física de partículas se assemelha a um mundo de "espelhos" que foi rompido desde os primórdios do surgimento do universo -- o conceito de quebras de simetrias -- rendeu nesta terça-feira (7) a um pesquisador americano e dois japoneses o Prêmio Nobel em Física de 2008. Yoichiro Nambu, 87, dos EUA, levou metade, e a outra metade foi dividida entre Makoto Kobayashi, 64, e Toshihide Maskawa, 68. O assunto é complicado, mas está intimamente ligado à própria natureza do cosmos. Para que se tenha uma idéia, uma quebra de simetria ocorrida praticamente logo após o Big Bang ajuda a explicar porque existe alguma coisa no mundo, em vez de nada, e porque todas as coisas são feitas de matéria convencional, e não antimatéria. Quebras de simetria também explicam como são as partículas elementares que estão no coração de todos os átomos e a razão para terem vários "sabores" diferentes. Mas, durante um bom tempo, nos primórdios da evolução da física de partículas, os cientistas acreditavam que as simetrias permeavam nosso universo e que uma quebra seria uma aberração que não deveria existir.
FONTE: PORTAL G1
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.