Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

24/09/2009

PARABÉNS COREAÚ






Coreaú – Rio que nasce na serra da Ibiapaba e desagua no litoral norte, transformando-se na Barra do Camocim. Primitivamente Curuayú, de curiá (ave aquática de pequeno porte) + (do verbo beber), donde se forma bebedouro dos curiás. Originário da denominação deste Rio, que atravessa a cidade, Coreaú é um município, cuja localização tem como referência a Mesorregião de Granja. Distante de Fortaleza 282,3km, tem como vias de acesso a BR-222 e a CE-364Em seus primitivos referenciais de reduto habitável, chamou-se Palma, nome de formação popular, gerado em virtude do pouso em torno do qual viajantes descansavam à sombra de uma oiticica. Nesse pouso, certa negociante de beira de estrada vendia broas ou palmas, atraindo os andantes.
Sua evolução populacional deu-se em virtude de uma Sesmaria concedida ao Capitão Rodrigo da Costa Araújo no lugar denominado Várzea Grande e coincidente com o local já popularmente conhecido pelo nome de Palma. A cessão dessa munificente doação data de 7 de Janeiro de 1702, iniciando-se a partir de então os seus fundamentos estruturais.
Evolução Política A elevação do povoado à categoria de Vila e Município ocorreu conforme Lei nº 1.316, de 24 de Setembro de 1870, com a denominação de Palma, desmembrando-a do Município de origem. Suprimido, consoante Lei nº 1.749, de 9 de Outubro de 1920, o Município é restaurado por força da Lei nº 1.887, de 13 de Outubro de 1921.
Novamente suprimido, conforme Dec. Nº 193, de 20 de maio de 1931, tem o seu território incorporado ao Município de Massapê. É definitivamente restaurado em 20 de Setembro de 1935, conforme Dec. 129.
A população estimada do município (em 2004) é de 21.221 habitantes, distribuídos numa área de 775,75km², e temperatura variando entre 22 e 34°C.
Em termos eclesiais, consta como primeiro indício a edificação de uma capela, cuja iniciativa coube aos irmãos Plácido Rodrigues Moreira, Alexandre Rodrigues Moreira e Joaquim Rodrigues Moreira, e do cunhado José Gomes Damasceno. Em complementação à precedente iniciativa, cem braças de terras em quadro foram doadas, tendo como local a Fazenda Várzea Grande, situada à margem do rio Coreaú.A igreja é inspirada em anjos.Maravilha de lugar!
HISTÓRIA DA IGREJA - Em termos eclesiais, consta como primeiro indício a edificação de uma capela cuja iniciativa coube aos irmãos Plácido Rodrigues Moreira, Alexandre Rodrigues Moreira e Joaquim Rodrigues Moreira, além do cunhado José Gomes Damasceno. Em complementação à precedente iniciativa, cem braças de terras em quadro foram doadas, tendo como local a Fazenda Várzea Grande, situada à margem do rio Coreaú.

Economia

A vocação econômica de Coreaú está baseada na lavoura: de algodão arbóreo e herbáceo, milho, feijão, e mandioca; e na pecuária: bovinos, suínos e aves.
Educação/Saúde/Cultura/Segurança O Município tem 35 escolas de ensino fundamental; Duas de ensino médio. Possui um hospital., uma biblioteca e festas populares em devoção a Santo Antônio (3 a 13/6), Nossa Senhora de Santana 16 a 26/7), Festa da Padroeira – Nossa Senhora da Piedade (5 a 15/9) e festeja o Dia do Município (24/9). As Polícias Civil e Militar fazem a segurança dos coreauenses.
Coreaú é servido pela Biblioteca Municipal, localizada em prédio próprio no centro da sede municipal. Possui Também um Rádio Comunitária, com o nome Princesa do Vale FM, 98,7 MHZ, com endereço eletrônico de: http://www.princesadovalefm.com/
Data da Criação: 24 de Setembro de 1870
Instalação: 24 de Setembro de 1870
Padroeira: Nossa Senhora da Piedade Dia: 15/9
Prefeito: Carlos Roner Félix Albuquerque (2009-2012)
Pároco: Padre João Batista Nery de Abreu
Cordelista: Antonio Carneiro Portela, Osóro da cantiga(186?-1935/7), João Teles.
Escritores: Leonardo Cavalcante de Meneses Pildas
Filhos Ilustres: Dom Benedito, Carneiro Portela, Francisco Flamarion Portela, Leônidas Cristino
Distritos: Araquém Aroeiras, Ubaúna.



Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.