Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

23/04/2011

A CRUZ PESADA DOS BRASILEIROS

Por Sinfrônio
e-mail de Davi

PRESENTES SEM PREÇO

Quando recebemos um convite para um aniversário, um casamento, a primeira preocupação, quase sempre, é: Como presentearei? O que oferecerei como presente?
E ficamos a cogitar o que será mais adequado, mais bonito, mais precioso, mais agradável.
Assim, consultamos catálogos, sites, visitamos lojas, verificamos preços. Afinal, o presente deve ser muito bom, mas deve caber no nosso orçamento.
Será que a pessoa apreciará o que escolhemos? Estará do seu gosto?
É sempre um grande dilema. Uma coisa é certa: não importa o tipo, o tamanho, a qualidade do presente. O mais importante é a intenção de quem dá e a gratidão de quem recebe.
Assim aconteceu com Rita. Ela estava envolvida nos preparativos do casamento da filha. Eram tantas providências: o salão para a festa, a decoração, os músicos, o cerimonial, o bolo, as bebidas...
Dois dias antes do casamento, ela estava revendo detalhes no salão onde seriam recepcionados os convidados, quando viu um senhor espreitando à porta.
Ela o cumprimentou e logo percebeu que era um solitário desejando conversar.  Ele contou que, em criança, sofrera um acidente, batera com a cabeça e por isso, passara sua vida num asilo.
Encontrava-se, por um período, em casa de um irmão e estava passeando antes do jantar. Quis saber o que é que iria acontecer no salão e, ante a notícia do casamento, perguntou se poderia vir dar uma espiada na festa.
Rita o convidou para a recepção.
Chegou o grande dia. No salão, a cerimônia, a música, o corte do bolo da noiva, risos, danças.
Então, alguém veio dizer a Rita que um cavalheiro estava na entrada e desejava lhe falar.
Era o homem solitário. Estava impecavelmente arrumado, mas tímido. Não desejou entrar. Rita foi buscar um pedaço do bolo da noiva e lho entregou.
Ele ficou comovido e lhe deu um presente: É para a noiva, disse com orgulho.
Tratava-se de um pacote pequeno, mal embrulhado com papel pardo, atado com um barbante.
Ele se foi e Rita colocou o presente junto a outros tantos.
Após a recepção, já em casa, ela principiou a anotar, com detalhes, cada um dos presentes e quem o tinha oferecido.
Quando chegou no pequeno embrulho, o abriu. Era uma pequena leiteira branca, de louça, dessas bem simples, que se usam em hospitais e em asilos.
Então Rita chorou. Chorou pela felicidade da sua filha e pela solidão daquele homem, que passara a maior parte da sua vida numa casa para doentes mentais.
Chorou pelo gesto de amor daquele estranho. E, na lista, escreveu: Uma leiterinha – Sr. Fulano, Asilo Tal.
Mais tarde, quando sua filha arrumou a casa, dispôs os presentes, colocou a leiterinha em destaque, no meio de outras lindas peças de prata.
Ela se comovera com a dádiva daquele homem. Era um presente especial, de um mundo solitário para um outro de esperança.
Um testemunho de amor de uma vida para outra.
*   *   *
Feliz é quem sabe ser grato ao que recebe, com a certeza de que a alma que o escolheu, comprou, embrulhou e lhe ofereceu, impregnou aquele objeto com toda sua afeição.
Por isso, todo presente é sempre muito especial. Ele é mensageiro do afeto de alguém. Muito próximo de nós ou simples conhecido, esse alguém despendeu seus pensamentos, seu tempo para nos agraciar com um mimo.
Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Testemunho de amor, de Rita Du Tot, de Seleções Reader’s Digest, de dezembro de 1982.
Em 20.04.2011.

FELIZ PÁSCOA

Amigos,
Uma FELIZ PÁSCOA...vejam esta linda mensagem.... clicando aqui
Rogério Cristino

PÁSCOA É RENOVAÇÃO...!

Por PASSOFUNDO
e-mail de Davi

COLUNA DO NENO CAVALCANTE

Deu na coluna do É... do Neno Cavalcante!
“Pensares meus
a) Quem insiste na autopromoção se mostra não merece- dor. B) Tive poucos patrões. E, graças ao Bom Pai, nunca preci- sei bajular nenhum, sei que não é essa a melhor forma de pro- ceder. Além disso, chefe que se preza, odeia bajulação. C) Pedir perdão a Deus é bacana, porém quando se prejudica alguém, é imperioso se justificar ao semelhante, não basta apenas ao Criador.  D) Fazer bem e não mal ao próximo é tudo.”

Fonte: Diário do Nordeste

OS PROBLEMAS DA PASSAGEM MOLHADA EM ARAQUÉM

Buracos Profundos

 
Abriu-se uma cratera no centro da ponte
Estrutura Debilitada

Fotos: Ar@quém News

RM NO FOCO DAS COISAS DO SERTÃO

Poema transcrito da obra “SERTÃO BRABO”, do padre Antonio Vieira . O poema introduz o livro, emprestado a mim pelo professor João Teles, moderador do blog COREAUSIARÁ. (Davi Portela)

CADÊ O SERTÃO?
- Cadê o toucinho daqui?
- O rato comeu.
O sertão era inocente,
bom,
generoso
e gostoso.
Mas sertão deu para peralta,
para play-boy.
Virou menino de rua,
Metido a sebo,
metido a sabido,
metido a sofisticado.
Conheci o sertão de antigamente.
Tudo diferente de hoje.
Agora cheguei e perguntei:
- Cadê o sertão daqui?
- O bicho comeu.
Havia matas fechadas,
caçadas de peba
e histórias de caiporas.
Havia fazendas ricas,
casas de alpendre
e curral de gado.
Havia festas de casamento,
acompanhamento de noivado
e baile à noite inteira,
muita comida
e louvação de violeiros.
Havia moças bonitas e cismadoras
que espiavam os rapazes de longe,
coração apertado de medo
do pai
e da língua das comadres.
Havia queijo,
coalhada,
carne assada no espeto
rede macia no alpendre
e cavalo bom de gado.
Hoje tudo diferente.
- Cadê a mata daqui?
- Agricultor derrubou.
- Cadê agricultor?
- Tá plantando algodão.
- Cadê algodão?
- Caminhão carregou.
- Cadê caminhão?
- O bicho virou.
- Cadê fazenda de gados?
- O banco comeu.
- Cadê festas de casamentos?
- A cidade roubou.
- Cadê moças bonitas?
- A capital carregou.
O sertão está diferente.
Tudo mudado.
A civilização
e o progresso
tiraram a sua inocência,
desnudaram a sua alma
e plantaram nas suas terras
outras sementes,
e plantaram no seu coração
outros sentimentos.
o serão está tão diferente...
- Cadê o sertão daqui?
- O bicho comeu.

A FRASE

"Estará perdido o príncipe que tiver confiado inteiramente nas suas amizades conquistadas pelo dinheiro, e não pela grandeza e nobreza de espírito, pois tais amizades não são seguras, não se poderá contar com elas nunca. As pessoas tem menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido pelos vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários." ( NICOLAU MAQUIAVEL)

--
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!

Manuel de Jesus

22/04/2011

CURTINHAS NACIONAIS

Síria: As forças de segurança sírias abriram fogo e dispararam bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes nesta sexta-feira, matando ao menos 27 pessoas em um dos dias mais sangrentos de protestos contra o ditador Bashar Assad. LEIA MAIS...
Vaticano: O papa Bento 16 fez história nesta sexta-feira ao responder a perguntas de fiéis em um programa de televisão. Segundo o Vaticano, foi a primeira vez que isso aconteceu na história da Igreja Católica. LEIA MAIS...
Londres: Gigantescas Union Jack foram hasteadas ao longo de percurso, a grama nunca foi tão inglesa e as fontes, pacientemente limpas: Londres se torna cada vez mais 'real', a uma semana do casamento do príncipe William com Kate Middleton. LEIA MAIS...
Pesquisa: O Partido dos Trabalhadores (PT) é citado como o mais admirado pela nova classe média, faixa que agrega as famílias cuja renda mensal entre três e dez salários mínimos. LEIA MAIS...
Esporte: Paulo Henrique Ganso diz que se futuro é na Europa. LEIA MAIS...
Tragédia: Uma canoa que transportava 13 pessoas naufragou na manhã desta sexta-feira (22), na lagoa do Pequizeiro, em Bacabal (MA). LEIA MAIS...
Policia: Homem é preso acusado de estuprar idosa de 73 anos.  LEIA MAIS...

O TRADICIONAL "PAU DO JUDA"


O tradicional pau do Juda com a cantiga de roda "Leruá" animam os visitantes e moradores de nossa cidade, e para variar, debaixo de chuva. Pena que diferentemente dos anos anteriores poucos prestigiaram o momento.

MUITA CHUVA EM COREAÚ

A imagem fala por si

SOLENIDADE DE SEXTA-FEIRA SANTA DEBAIXO DE MUITA CHUVA







Acabou agora a pouso a solenidade da sexta-feira santa na igreja matriz de Coreaú, dentre os momentos ocorridos o beijo na cruz e a procissão com a imagem do senhor morto, que terminou com muita chuva.

CASA DE CULTURA E MEMÓRIA DE ARAQUÉM


No dia 22 de abril do corrente ano reuniram-se na sede na AEDI – Associação para a Educação e o desenvolvimento Integrado, cerca de 20 pessoas, convocadas por alguns estudantes de História e Ciências Sociais, com o intuito de apresentarem um Projeto  sobre a criação da CASA DE CULTURA E MEMÓRIA DE ARAQUÉM. Participaram do encontro professores, universitários e estudantes secundaristas. O encontro foi marcado pelo entusiasmo dos participantes, que viram no projeto uma excelente oportunidade de valorização da Memória e Cultura local. Esse projeto contará com a participação da Sociedade de Araquém e convidamos os interessados a colaborarem na execução do mesmo projeto. 

e-mail do Professor José Maria Lima

A CAMINHO DO SERROTE

Amigos se reúnem para manter viva a tradição do "pau do Juda", os mesmos se aglomeram e vão em busca de uma árvore grande para amarrar e pendurar  boneco.

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE CELEBRA A PAÍXÃO DE CRISTO, PREPARANDO-SE PARA A PÁSCOA

Arte Davi Portela

ESTÁ FUNCIONANDO

Andando pela ruas de nossa cidade ontem quinta-feira Santa, podemos  ver ruas lotada e grande movimentação de automóveis, que até congestionamento causou. Mas estamos aqui para parabenizar a ação da policia militar que bateu as riscas na questão dos sons de carros que em outras épocas nesta data se tornava um verdadeiro Carnaval fora de época. Ontem aconteceu o que muitos esperavam, a tranquilidade em nossa cidade. Parabéns a todos os responsáveis pela iniciativa.

21/04/2011

DILMA PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DO DIA DE TIRADENTES

A presidente Dilma Rousseff prepara um gesto político de forte peso simbólico para este feriado nacional de 21 de abril. A petista desembacará em Minas Gerais, estado governado por adversários tucanos, para render homenagem a Tiradentes e aos heróis da Inconfidência Mineira.
Em Ouro Preto, Dilma será a oradora oficial na cerimônia de transferência das ossadas de três inconfidentes - Domingos Vidal Barbosa Lage, José de Rezende Costa e João Dias da Mota – que serão integradas ao Panteão, no Museu Nacional da Inconfidência. O local passará a guardar os restos mortais de 14 integrantes do movimento que, liderado por poetas, intelectuais, padres, coronéis, em 1789, reagiu contra a cobrança de impostos sobre o ouro – a chamada “derrama” - por parte da coroa portuguesa. 


Informações iG

MISSA DE LAVA PÉS EM COREAU


A celebração eucarística da Ceia do Senhor, com igreja lotada terminou agora a pouco. O fato interessante é que na simbologia dos lava pés, foram chamados 12 alunos das escolas coreauenses, para simbolizar os apóstolos, mas realmente o que chamou a atenção foi por que também os mesmos alunos representariam os alunos mortos na escola do rio em Realengo.

COREAÚ: SEMANA SANTA E SEMANA POLÍTICA

Estamos vivendo em nossa Coreaú uma semana espiritual, momento em que nossa cidade recebe os seus conterrâneos na mais pura prova de fé cristã e irmandade mútua, sentimento que traduz o espírito do momento reflexivo acerca da paixão, morte e ressurreição do salvador da humanidade, Nosso Senhor Jesus Cristo. Por outro lado, experimentamos também neste período um sentimento de incertezas quanto às reuniões e/ou festas de "pães e circos" que costumeiramente ocorrem todos os anos no Sábado de Aleluia em nossa cidade. Tais eventos políticos ou mirabolantes tentam trazer para o nosso povo uma fórmula pronta em um dia de aleluia para a resolução de problemas cotidianos de nosso povo. Refiro-me a candidaturas prontas e lapidadas por conterrâneos que desconhecem a realidade, bem como o sofrimento de nosso povo no dia-a-dia de nossa Palma. Tais articulações elitistas e aventureiras esquecem-se de que o nosso Coreaú e o povo coreauense já experimentaram das mais diversas Oligarquias locais vivenciadas pela própria história de 140 anos de emancipação política ou retrocesso coronelístico-administrativo. Está mais do que claro de que o nosso povo almeja uma candidatura popular, com cheiro de gente e com a sensibilidade de quem conhece o nosso povo e consequentemente os seus clamores e sofrimentos, que tenha também a competência administrativa de gerir os rumos de nossa gente e que surja não em reuniões romanas, mas que seja construído pelas camadas sociais que escolheram desta cidade a Palma dos nossos corações.

  
JOSÉ MÁRIO MOREIRA
Presidente do SINDPROC

PROSA ENTRE AMIGOS

Hoje cedo estive batendo um papo com o professor João Teles moderador do blog coreausiara e o professor Davi colaborador dos blogs. Um papo saudável e extrorvertido. Que beleza, o que poderia ocorrer mais entre os blogueiros.
Também pela tarde veio a minha nobre residência, os ilustres Dr. Rogério Cristino e o professor Fernando Deda. Rogério doou livros, revistas e DVDs, qeu repassarei a diretora de minha escola. Obrigado.

A MOVIMENTAÇÃO DO "JUDA" NA CIDADE

Animadores tentam manter a tradição do dia de Judas em Coreaú, levando um boneco enfeitado em um carro percorrendo as ruas da cidade atrás patrocínio para manter o folclore na cidade.

RM NO FOCO: A GAZETA PALMENSE QUE VIROU MANIA!!

CURTINHAS NACIONAIS

Novas potências econômicas :  A visita da presidente brasileira, Dilma Rousseff, à China em abril, mostrou a importância das duas economias emergentes ao mundo. LEIA MAIS...
Dilma dá aulas de diplomacia:  Pela primeira vez desde que assumiu a Presidência, Dilma Rousseff falou ontem a uma plateia de novos diplomatas sobre as duas principais bandeiras da política externa brasileira: reivindicar a reforma da ONU e defender os direitos humanos. LEIA MAIS...
Flamengo Joga mal e empata com Horizonte-ce: Nesta quarta-feira, durante o empate por 1 a 1 com o Horizonte-CE, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, os cerca de nove mil torcedores que foram ao Engenhão tiveram alguns momentos de insatisfação com o craque. LEIA MAIS...
PRF inicia operação Semana Santa 2011:  A Polícia Rodoviária Federal começou na madrugada desta quarta-feira a Operação Semana Santa 2011. LEIA MAIS...
 

 

BRASIL DEFENDE UMA SOLUÇÃO POLITICA NA LÍBIA

Embaixadora brasileira no Conselho de Segurança diz que país inseriu parágrafo sobre o tema na resolução 1973, aprovada pelo órgão; ONU abriu corredor humanitário nesta terça-feira.
Maria Luiza Ribeiro Viotti
O Brasil está defendendo uma solução política para o conflito na Líbia. Desde fevereiro, o país norte-africano tem enfrentando confrontos entre forças pró e contra o líder Muammar Kadafi.
Segundo a ONU, milhares de pessoas podem ter morrido e ficado feridas nos combates. No mês passado, o Conselho de Segurança aprovou a resolução 1973 sobre a Líbia, estabelecendo uma zona de exclusão aérea no país e, se necessário, o uso da força para proteger os civis.
Cessar-Fogo
Nesta entrevista à Rádio ONU, a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, falou sobre a posição do Brasil no Conselho. LEIA MAIS...

POEMA SOBRE O ÍNDIO

SOU ÍNDIO, SOU BRASILEIRO.
SOU INDEPENDENTE?

Sou brasileiro
Mas tenho vergonha do passado
E do presente
Quando aqui chegaram “os donos do mundo”
Pra usar o alheio e servir de mau exemplo às futuras gerações – presente vivido
Portanto me envergonho do que aconteceu em mil e quinhentos
Sou brasileiro!
Mas tem uns “mas”
Mas tem pessoas desonestas
Mas tem prostituição infantil
Mas tem o perigo constante
E é aí que baixo minha cabeça
Quando me lembro da corrupção com conseqüências imediatas
Posso até dizer que sou brasileiro...
Mas preciso dizer tantas coisas:
Salário minguado
Desvios de verbas
Paraísos fiscais
Também tenho que dizer:
O paraíso dos ricos é o inferno dos pobres.
Sou brasileiro!
Mas queria ser daquele belo tempo
Dos índios tupis
Da tribo guerreira
Do povo caraíba
Dos Jês e Tupinambás.
Queria ser do tempo
Em que ninguém era brasileiro
Não precisávamos de dinheiro.
Vivíamos em tribos reunidas, compartilhando os mesmos ideais.
Não havia corrupção, nem ganância pelo poder.
Não havia miséria, nem salários de fome.
Vivíamos da terra, do que nos dava a Mãe-Natureza.
A aldeia era o nosso lar.
Mas amo minha terra
Ela não tem culpa
Só quer o nosso bem-estar social...
Bem que ela tenta produzir e repartir o pão.

(Prof. Davi Portela)

FOME MISÉRIA

Por NEWTON SILVA
e-mail de Davi 

20/04/2011

VII OLIMPIADA DE BIOLOGIA – OBB






Cerca de 120 alunos da Escola Flora de Queiroz Teles – SEDE participaram da Olimpíada Brasileira de Biologia – 1ª fase, na sexta-feira última, 15 de abril. Os alunos inscritos, empolgados em participar da prova, foram das turmas de 1º, 2º e 3º anos e esperamos que eles tenham tido sucesso na resolução das questões!
Núcleo Gestor da Escola Flora Teles

AÇUDE PODE ROMPER BARRAGEM

Cariré A situação do Açude Filinto Aguiar, mais conhecido como "Cabeça do Boi", situado neste Município, na Zona Norte do Estado, está trazendo preocupação para os moradores da localidade de Altos dos Honórios e autoridades da cidade. O açude, com capacidade para armazenar 7 milhões de metros cúbicos de água, está sangrando desde janeiro. Por conta da sangria, o capim que cresceu no meio do reservatório está sendo empurrado para o vertedouro e poderá impedir a passagem da água. LEIA MAIS...

PENSE NISTO

“Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
 
Rogério Cristino

QUARTA-FEIRA DE TREVAS COM MUITA CHUVA EM COREAÚ

Muita chuva na cidade neste momento.

REFLEXÃO SOBRE O GRANDE MESTRE

"Sopra por esses ensinamentos um vento de liberdade que assusta o mundo”
Nicolai BerdyaevFilósofo russo
e-mail de Davi

DO FUNDO DO BAÚ

Um camarada que estava jogando bola na posição de goleiro, se cansou de ficara parado só esperando a bola vir indagou: "hei fulano vem pro gol deixa eu ir peitar".

SUGESTÃO DE VÍDEO



Idéia de Davi

ALERTA PARA UMA CIDADE MELHOR


Aos que passam pela CE-364, mais precisamente em frente ao matadouro público da cidade de Coreaú, percebemos uma cena triste quando ali passamos. As primeiras imagens são de um lugar abandonado, sem cuidado e que a primeira vista sem higiene. Segundo os restos mortais de animais jogados ao lado da rodovia, provocando um mau cheiro e o acumulo de aves que se deliciam com a nossa falta de respeito com a natureza e para com o próximo. Sendo o estado de putrefação dos restos ali deixado podem provocar diversas doenças aos moradores que por lá residem. Faz-se necessário que as autoridades responsáveis pela limpeza publica, que fiscalize ou vá por lá, para terem uma idéia de como as cenas e o fedor incomodam quem passa pelo menos um segundo lá, imagine quem mora ali. Estamos apenas alertando e querendo ajudar a melhorar nosso município.

Lembrando que este assunto já foi noticia em outras datas no s Blogues Coreusiara e RM no Foco .

MENSAGEM CRIATIVA DE UMA ESCOLA DA CALIFÓRNIA

Esta é a mensagem que os professores de uma escola da Califórnia decidiram gravar na secretária eletrônica.
A escola cobra responsabilidade dos alunos e dos pais perante as faltas e trabalhos de casa e, por isso, ela e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares.

Eis a mensagem gravada:
"Olá! Para que possamos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções:

─ Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1.

─ Para dar uma desculpa por seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2.
─ Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecle 3.
─ Para insultar os professores - tecle 4.
─ Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho ou em diversos documentos que lhe enviamos - tecle 5.
─ Se quiser que criemos o seu filho - tecle 6.
─ Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - tecle 7.
─ Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano - tecle 8.
─ Para se queixar do transporte escolar - tecle 9.
─ Para se queixar da alimentação fornecida pela escola - tecle 0.


─ Mas se você já compreendeu que este é um mundo real e que seu filho deve ser
responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas

tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!"

Essa negligência paterna e materna toma conta da sociedade... na Califórnia... É tudo igual....
A grande maioria dos pais de hoje em dia se comporta assim... todos devem ser responsáveis por seus filhos, menos eles... o resultado já está aí, em nossas salas de aula e nas ruas... crianças sem limite à solta... que se tornarão pais que colocarão no mundo crianças ainda mais desajustadas ao convívio respitoso aos direitos do próximo e sabe-se lá mais o quê... Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?!
Que nada... sem limites nada funciona!”
 
e-mail: Rogério Cristino 

RACIOCINIO LÓGICO

Olá meus caros!!!

Testes de raciocínio são ótimos para sacudir o cérebro.
Tente resolver o teste abaixo.
O resultado será a chave de acesso à planilha anexa que contém os nomes daqueles que descobriram a solução!
NÃO DESISTA!  DESAFIE SEU CÉREBRO A DESCOBRIR A REGRA DE CÁLCULO QUE RESOLVERÁ O PROBLEMA!

Boa sorte!
------------------------------------------------------------------------------------
Apenas 2% das pessoas conseguem resolver esse desafio.

Se:
5+3+2 = 151022  
 
9+2+4 = 183652 

8+6+3 = 482466 
 
5+4+5 = 202541 
 
Sendo assim,
 
7+2+5 =  ?


               

                                     Atenciosamente :Mauricelio B.da Silva: Ó FÍSICO

João Paulo Sales

A REFLEXÃO DO DIA

"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve, e a vida é muito bela para ser insignificante."
 
Charles Chaplin 
e-mail de Davi

19/04/2011

CANÇÃO PARA REFLEXÃO

Livros
Composição : Caetano Veloso

Tropeçavas nos astros desastrada
Quase não tínhamos livros em casa
E a cidade não tinha livraria
Mas os livros que em nossa vida entraram
São como a radiação de um corpo negro
Apontando pra a expansão do Universo
Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo.

Tropeçavas nos astros desastrada
Sem saber que a ventura e a desventura
Dessa estrada que vai do nada ao nada
São livros e o luar contra a cultura.

Os livros são objetos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários,
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los pra fora das janelas
(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)
Ou ­ o que é muito pior ­ por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um:

Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras.
Tropeçavas nos astros desastrada
Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas.

e-mail de Davi

[TELEDUCADOR] HISTÓRICO DO DIA DO ÍNDIO

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

A DATA E SUA ORIGEM

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

IMPORTANTES COMEMORAÇÕES

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras. 

Pauta Gentil Telles

PAUTA


"Vivo extraviado em meu tempo por acreditar em valores que a
 maioria julga ultrapassados. 
Entre esses, o amor, a sinceridade, a honra e a beleza que iluminam  
os difíceis caminhos da retidão, da superioridade moral, da elevação, 
da delicadeza, e não da vulgaridade dos sentimentos". 
 
ARIANO SUASSUNA.
e-mail Rogério Cristino 
 
 

18/04/2011

NOSSAS RUAS APÓS A CHUVA

Av. Bernadone Teles

Caçadão central

Fotos do Domigo dia 18/04/2011

QUEM NÃO LEMBRA DAS BARRACAS



A cerca de 20 anos na cidade de Coreaú, dava-se inicio a um dos bairros de Coreaú,a Vila São Francisco. Por iniciativa do Prefeito da época, o sr. Chico da Bomba (in memorian) doou o terreno para que famílias carentes pudessem se alojar e por lá residir até criarem uma condição para poder construir suas casas. Sendo que estes moradores residiram por lá cerca de 2 anos morando em barracas.

ESCOLA TASSO DA SILVEIRA VOLTA AS AULAS

RIO - A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, se reuniu na manhã desta segunda-feira com uma comissão de dez pais que representa todos os responsáveis por alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. A secretária afirmou que as principais reivindicações dos pais foram acatadas. As prioridades apontadas pelos responsáveis foram a presença de um psicólogo permanente na escola, a segurança feita por guardas municipais, a instalação de um posto de primeiros socorros, a contratação de inspetores e uma atenção maior a alunos que possam ter um comportamento apático e até influenciado por Wellington Menezes de Oliveira, autor dos disparos que mataram 12 crianças.

Informações oglobo

CURTINHAS

- Existem comentários de que após o período da semana santa, haverá uma pausa nas aulas. O motivo são os altos índices de infrequência dos alunos, por causa das fortes chuvas, impossibilitando os transportes doa alunos da rede Municipal e Estadual.

- No momento Chuvas fortes na cidade.

- Começam a desembarcar na cidade para o período da semana santa, coreauenses que moram em outras cidades.

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.