Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

16/04/2011

COMEMORANDO O ANIVESÁRIO

Completou mais uma primavera no dia 11 de Abril, o nosso Pároco Pe. João Batista Nery, e a comemoração será hoje com uma celebração eucarística logo mais as 19:00 hs. O blog deseja atrasado os votos de felicidades ao nosso padre.

QUAL O MELHOR?

Blog Coreaú em Revista , está promovendo uma enquete saudável que tem como pergunta "Qual o melhor blog de Coreaú", e a competição está nas semi finais segundo o moderador do blog Chiquinho Neto. Os confrontos desta penúltima fase estão entre os blogs Notícias de Coreaú x Coreaú em revista e RM no Foco x Ar@quém News. Vote e participe.

Do blog: Fica difícil escolher o melhor blog da cidade, pois todos possuem um material muito significativo para o povo coreauense residente na cidade e principalmente os que moram fora pois é a chance que eles tem em matar a saudade através de um vídeo ou uma foto de familiares e da cidade. Todos as páginas são nota 1000.

COM RIO CHEIO CRIANÇAS SE DIVERTEM PERIGOSAMENTE

Devido as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, o nível do rio Coreaú subiu um pouquinho levando a diversão a jovens e crianças. Mas esta diversão se torna perigosa quando os garotos desafiam a gravidade e as águas traiçoeiras, como você pode ver na imagem abaixo.



MUSA DA COPA 2010 LANÇA SITE COM FOTOS PICANTES

Larrissa Riquelme está de volta e dessa vez a musa da copa está lançando seu site oficial e com belas fotografias sensuais. A página está personalizada com catálogos, vídeos e informações.


ESTATISTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 16/04/2011 - 829

VII OLIMPIADA DE BIOLOGIA - OBB

e-mail de Davi

A MENSAGEM DO MILHO

Aprendi com um humilde plantador:
Há milho de toda a espécie, mas tudo é milho.
O milho produz conforme é tratado.
Se lhe tiro o amido, dá maizena.
Se frito, dá pipoca.
Se môo, dá farinha ou fubá.
Se cozido ou assado, é bom para comer.
Se fica velho, é bom para os cavalos e galinhas.
Mas o milho só produz o que quero, se o trato conforme precisa.
E cada a espécie só posso pedir o que posso dar: milho comum não dá pipocam, milho de pipoca nõ serve para fazer curau.
E o milho só produz se é tratado como devido, na hora exata.
Se não cozinho o milho verde enquanto está verde, fica duro.
Se frito o milho verde não dá pipoca.
Se colho o sabugo antes dele crescer, ele não serve.
Até que ele fique como quero, como precisa, tenho que cuidar dele, dar-lhe o que necessita.
Essa lição do milho também serve para quem cuida de gente e e para quem quer amar.
Amar é ajudar a produzir, a ser, a realizar-se.
Não peça ao milho verde que ele dê pipoa, nem ao milho imaturo que seja como um milho que já dê alimento.
Dê-lhe o que precisa para que se desenvolva, conforme a sua espécie.
Assim como o sábio plantador é dada a satisfação de colher belas espigas, ao educador, com o seu trabalho, habilidade, dedicação e amor é dado o milagre de transformar tenras criaturas em seres prontos a produzir e realizar-se.

Autor desconhecido

IMAGEM NEGATIVA


Na hora da procissão, os comentários sobre as maltratadas ruas de nossa cidade. As imagens falam por si.

PROCISSÃO DE PASSOS EM COREAÚ


Ontem dia 15 de abril de 2011, teve inicio na paróquia de Coreaú as principais celebrações do período quaresmal. Atípico de outros anos, poucos fieis compareceram a procissão e poucos fecharam seus comércios em respeito ao culto religioso. A procissão com a imagem do Cristo carregando a cruz, começou por volta das 16:50 hs, tendo seu inicio na igreja de São Francisco percorrendo as principais ruas da cidade, simbolizando a via sacra tendo as paradas em algumas casas, estas simbolizando as estações. O que chamou realmente a atenção dos fieis, foram as caracterizações e personagens na via dolorosa, por exemplo, tivemos as representações do encapuzados e também das mulheres judaicas, que carregaram a imagem da mãe sofredora. 








LI NO COREAUSIARA

COMO UMA LUVA PROS DIAS DE HOJE! - "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto".
Rui Barbosa (1849 - 1923).(...)


Pois bem: Isso prova muito bem que, retirando os avanços da ciência e da teconoliga, fato comum a outros povos mundo afora, esta nação continua tal qual o momento do desembarque de Cabral por estas bandas. Nada mudou. Paramos no tempo... E o que é pior. A ferrúgem da ganância, dos desmandos, da falta de escrúpulo corroeu e continua a corroer todas as riquezas materiais deste pais continental. Até a indgnação d'alguns. Tenho dito... E sempre!!!
--
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!
Manuel de Jesus

O GRANDE TEATRO: A VIDA

Quando aumentamos o nosso círculo de amizades, somos convidados a participar dos mais diversos movimentos que existem no mundo da sociedade. São casamentos, aniversários, batizados, reuniões de famílias, inaugurações, encontros políticos, enfim, tudo isso é um amontoado de oportunidades para estarmos próximos às pessoas, conhecê-las melhor, bem de pertinho e, por via das consequências, sermos capazes de concluir com que tipo de gente estamos lidando.

Logo descobrimos, sem sermos grandes observadores (basta uma conversinha de poucos minutos) o quanto predomina em nosso meio um grupo restrito de pessoas que se julgam honestas, trabalhadoras, probas e briosas, no entanto, não têm integridade de caráter. Estas criaturas indecorosas trafegam pelas estradas da vida sem carteira de habilitação. Quando multadas não sabem a razão.

Há aquelas que são portadoras de um sentimento de mesquinhez, verdadeiros hipócritas, riem das desgraças alheias, sentem-se bem com o fracasso dos outros. Têm na inveja farta munição para “chumbar” o próximo e vê-lo cair como um trunfo.

Contra essa classe vil, a única arma de reação de que dispomos é um espírito rico, forte na fé, no trabalho. Afinal de contas, o Mestre dos mestres, o Grande Criador da “comédia humana” é quem dá o desfecho final. E quando as cortinas da vida se abaixam, por detrás dos bastidores rirá por último quem soube melhor representar sua existência, conforme o ensinado e o disciplinado pelo Autor da peça teatral.

E você, acredita na vida depois da morte, ou já morreu antes de a morte chegar?

Coreaú-CE, 15 de abril de 2011.


Fernando machado Albuquerque
Técnico Judiciário do TJCE
Professor

15/04/2011

O GRANDE MESTRE

HOMENAGEM AO GRANDE E INESQUECÍVEL CHARLES CHAPLIM



Charles Spencer Chaplin:
Mais conhecido como Charlie Chaplin (Londres, 16 de abril de 1889 — Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977), foi um ator, diretor,produtor, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão.
Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem ele dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin co-fundou a United Artists em 1919.
Seu principal e mais famoso personagem foi The Tramp, conhecido como Charlot naFrança e no mundo francófono, na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, e como Carlitos ou também "O Vagabundo" no Brasil. Consiste em um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, umchapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequenobigode-de-broxa.
Foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidenseSamuel Reshevsky.

ESTATÍSTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 14/04/2011 - 876

RELATO DE UM EX-ALUNO


“A escola Pe. José Maria de Aguiar foi fundamental na minha vida, ela foi minha base, hoje sinto saudade de tudo o que ela me proporcionava, eu amo aquela escola, só em falar nela eu choro, sinto saudade principalmente das aulas da Kassiana, mas, isso não quer dizer que eu sinto falta das outras professoras.
A escola da tia Luzia é a melhor escola do mundo, sinto falta de tudo o que eu passei lá dentro, sinto falta da turma sinto falta da união que a gente tinha principalmente por ter pouco gente na sala de aula.
Quem ainda estar por lá deve aproveitar, o tempo passa rápido, eu queria poder voltar ao primeiro dia de aula do ano passado, sinto falta também das provas toda semana, de descer as escadas no recreio, sinto falta das orações dia de segunda feira, que eu fazia improvisadamente, mas, saia tudo bem, os elogias que eu recebia de estudar lá, das brincadeiras, da hora da atividade, dos livros, da Andréa passando paradidáticos, da Isaura formulando nossas provas, da Raimundinha explicando ética, da Samile falando com a gente sobre café mania, de tudo que tem lá eu sinto falta. Aproveitem o tempo que resta para vocês aí dentro, eu me arrependo de todas as oportunidades que eu perdi, essa escola oferece tudo que vocês precisam”.

Ianka de Fátima

20 ANOS DE HISTÓRIA



CEB Pe. José Maria de Aguiar, nome dado em homenagem ao Pe. José Maria de Aguiar, sendo esta uma pessoa caridosa e amiga. Foi fundada em 1991. Seu primeiro lugar de ensino foi em uma casa na Rua Raimundo Leopoldo tendo como proprietário o Sr. Machadinho. Suas primeiras professoras foram: Cleide, Vandinha, Benedita e Solange. Depois a pequena escola começou a funcionar na Rua São Miguel, ao lado da casa da Sra. Gorete Abreu, esquina com José Manoel. Em Agosto de 1992, o sonho foi realizado, a escola começou a funcionar em prédio próprio.
Hoje, a escola da "tia Luzia funciona" como é conhecida, conta 21 funcionários e um grupo de alunos fantástico. O nosso lema é "Educando para a vida". Tem como diretores Luzia e Fernando.

CHUVAS NA CIDADE

Ontem quinta-feira dia 14/04/2011, a cidade de Coreaú foi banhada com uma chuva que começou por volta das 14:30 hs esse estendeu até o cair da noite. A preocupação maior de muitos coreauense e principalmente os moradores ribeirinhas foi a questão nível do rio Coreaú, que a todo instante chegavam pessoas desinformadas e falavam "rio tá subindo", mas, graças a Deus não se concretizoou nada do que falaram. Vamos ver hoje, pois, a manhã na cidade já é de muita chuva.

CHUVAS DE ONTEM DIA 15/04/2011 NA REGIÃO

MACRO REGIÃO 5 - IBIAPABA

POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Frecheirinha Frecheirinha 89.0
Sao Benedito Sao Benedito 87.6
Ibiapina Ibiapina 80.0
Pindoguaba Tiangua 66.0
Ubajara Ubajara 60.2
Mucambo Mucambo 46.0
Pacuja Pacuja 45.2
Ubauna Coreau 45.0
Vicosa Do Ceara Vicosa Do Ceara 30.2
Tabainha Tiangua 27.0
Forquilha Forquilha 22.5
Sitio Vambira Vicosa Do Ceara 21.6
Ac. Forquilha Forquilha 21.0
Groairas Groairas 21.0
Carire Carire 17.0
Tiangua Tiangua 17.0
Coreau Coreau 16.0
Nova Russas Nova Russas 10.0
Graca Graca 10.0
Ipaporanga Ipaporanga 6.0
Ararenda Ararenda 5.0
Ipu Ipu 4.6
Amanaiara Reriutaba 3.0
Reriutaba Reriutaba 2.0
Carnaubal Carnaubal 2.0
Hidrolandia Hidrolandia 2.0
Postos com chuva: 26 / Postos informados: 34
Informações Funceme

CHEQUE PRÉ-DATADO

Um funcionário que trabalha no setor de cheques do Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul), começou a colecionar os "papeizinhos" que são colocados nos cheques pré-datados.
Alguns são hilários

 e-mail de Rogério Cristino

A SITUAÇÃO POLITICA DO PAÍS




Olhando a situação política desta nação grandiosa durante os últimos cinco séculos dá uma vontade danada de chora, aí eu asisto isso e apenas rio. Tenho dito... E sempre!!!

MÃE

3 anos: mãe eu te amo
11 anos: mãe não me enche
16 anos: minha mãe é tão chata
18 anos: eu quero sair de casa
25 anos: mãe você tinha razão
30 anos: quero voltar para casa da minha mãe
50 anos: eu não quero perder a minha mãe
70 anos: eu abriria mão de qualquer coisa para ter minha mãe aqui comigo.

CAMPANHA: dê valor a sua mãe.
e-mail de Rogério Cristino

14/04/2011

A FRASE DO DIA

Não observe as feridas que a vida lhe causou, mas acredite que a vontade de Deus sarará todas elas".
 
Cícera Rozete 
e-mail de Ivete Albuquerque

CURTINHAS

Tarde de muita chuva em Coreaú.A chuva demorou cerca de 3 horas.
O nivel do Rio Coreaú começa a subir.
Logo mais teremos o registro das informações

DATA DO ENEM SAI EM BREVE, DIZ HADDAD

Haddad afirmou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve anunciar "brevemente" a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Questionado sobre os problemas dos últimos dos anos, afirmou que os processos estão sendo aperfeiçoados. "Então, eu entendo que o de 2011 será melhor que o de 2010", disse.



Informações G1

AS PERFEIÇÕES DA NATUREZA

A singeleza da borbuleta

ESSA É BOA - CONSIDERADA A MELHOR FRASE E MELHOR IMAGEM

"Querido Papai do Céu, esta semana, por favor, mande roupas para todas aquelas pobres mulheres do computador do papai, Amém."

A MANHÃ DE COREAÚ

Foto tirada as 06:45

A TECNOLOGIA TRANSFORMANDO O HOMEM

http://www.techzine.com.br/

ESTATÍSTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 13/04/2011 - 814

FORTALEZA 285 ANOS

Lançamento literário no Museu do Ceará homenageia os 285 anos de Fortaleza
A Associação dos Amigos do Museu do Ceará lança nesta quarta-feira (13), no Museu do Ceará, às 17h30min, o livro Moisés Matias de Moura - O cordel de Fortaleza, que pretende seguir a linha de uma história de vida e da interação dele com a Fortaleza dos anos 1940/ 1950, quando sua atuação foi mais intensa. Reúne também dezessete dos mais de cem folhetos que publicou.

A pesquisa foi feita nos acervos da Casa de Rui Barbosa e na Biblioteca Amadeu Amaral (RJ), no Mauc (CE) e nas coleções dos bibliófilos cearenses Rubem Amaral Jr. e Jorge Brito, radicados em Brasília. Moisés Matias de Moura faleceu em Fortaleza, em 1976. O lançamento homenageia o aniversário de Fortaleza, cidade com que ele estabeleceu uma relação de amor e da qual foi um cronista.

Serviço:
Local do lançamento: Museu do Ceará (Rua São Paulo n° 51- Centro)
Data: 13 de Abril de 2011
Horário: 17:30
Mais informações: (85) 3101-2609; 3101-2610

12.04.2011
Assessoria de Imprensa da Secult
Pauta Ana Célia Bechior

QUANDO SE TEM DOUTORADO

O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e  da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, (Linneu, 1758), isento de qualquer outro tipo  de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões   e arestas retilíneas, os quais configuram pirâmides truncadas de base oblonga e  pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzido nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera (Linneu, 1758) . No entanto, é possível   comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas  dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar
 
QUANDO SE TEM MESTRADO 
 
A sacarose extraída da cana de açúcar
, a qual ainda não tenha passado  pelo processo de purificação e refino e apresentando- se sob a forma de  pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona  agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a  uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.

QUANDO SE TEM GRADUAÇÃO 

O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal tem similaridade com o sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.

QUANDO SE TEM ENSINO MÉDIO 
 
Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.

QUANDO SE TEM ENSINO FUNDAMENTAL
 
Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.
 
QUANDO NÃO SE TEM ESTUDO
Rapadura é doce, mas não é mole, não!
 
e-mail de Rogério Cristino

31 É O NÚMERO DE AÇUDES QUE SANGRARAM NO CEARÁ

Mais dois açudes sangram no Ceará. Nesta quarta-feira (13), o Açude Angicos, no município de Coreaú, pertencente a Bacia do mesmo nome e o Bonito, localizado em Ipu, na Bacia do Acaraú. O total de reservatórios que atingiram a sua capacidade máxima em 2011, já somam 31 e no momento 25 açudes continuam sangrando.
O volume total encontra-se com 12.757 metros cúbicos o que representa 79,59% de acúmulo nos 134 reservatórios monitorados pela Cogerh em parceria como DNOCS.

Fonte: assessoria de imprensa da Cogerh
Fonte: Jangadeiro Online

FUNCEME REGISTRA A MAIOR CHUVA NA CAPITAL EM 2011

Na madrugada desta terça-feira (12), foi registrada a maior chuva de 2011 em Fortaleza. O posto pluviométrico da Funceme instalado no Bairro Água Fria contabilizou 137 milímetros de precipitação. De acordo com os meteorologistas do órgão, chuvas intensas como esta são normais durante a quadra chuvosa no Ceará (período compreendido entre fevereiro e maio). “A atmosfera está com uma configuração favorável para chuvas na parte norte do Estado. A Zona de Convergência Intertropical, principal sistema causador de chuvas no Ceará, está atuando principalmente na faixa litorânea. Este quadro facilita a formação de nuvens do tipo cumulus nimbus, com elevada amplitude vertical e caracterizada por chuvas intensas e até incidência de raios e trovoadas”, explica o meteorologista Vinicius Oliveira.

Além da Capital, choveu em mais 114 municípios cearenses, havendo precipitações em todas as regiões do Estado. A previsão do tempo para amanhã, segundo a Funceme, é de tempo nublado com chuva em Fortaleza e céu variando entre nublado e parcialmente nublado com chuvas isoladas nas demais áreas do Ceará. A tendência para as próximas 72 horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em todo o Estado.

Vale lembrar que a chuva de hoje foi a maior da Capital em 2011. Considerando todos os municípios, o maior índice de precipitação contabilizado pela Funceme neste ano ocorreu em Granja, no dia 14 de março, quando choveu 220 milímetros.

12.04.2011
Assessoria de Imprensa da Funceme
Pauta Ana Célia Belchior

APONTAMENTOS CRISTÃOS

O Espírito André Luiz, autor da obra Nosso lar, escreveu uma mensagem intitulada Apontamentos cristãos, e nos adverte:
Não te encolerizes.
O punhal da nossa ira alcança-nos a própria saúde, impondo-nos o vírus da enfermidade.
Não critiques.
A lâmina de nossa reprovação volta-se, invariavelmente, contra nós, expondo-nos as próprias deficiências.
Não comentes o mal do próximo.
O lodo da maledicência vai se derramar sobre os nossos passos, enodoando-nos o caminho.
Não apedrejes.
Os calhaus da nossa violência de hoje tomarão amanhã, por alvo, a nossa própria cabeça.
Não desesperes.
O raio de nossa inconformação aniquilará a sementeira de nossos melhores sonhos.
Não perturbes.
O ruído de nossa dissensão irá desorientar nosso próprio raciocínio.
Não escarneças.
O fel de nosso sarcasmo azedará o vinho da alegria no vaso de nosso coração, envenenando-nos a existência.
Não escravizes.
As algemas do nosso egoísmo irá nos aprisionar no cárcere da loucura.
Não odeies.
A labareda de nosso ódio irá incendiar nosso próprio destino.
Não firas.
O golpe da nossa crueldade, brandido na direção dos outros, retornará a nós mesmos, inevitavelmente, fazendo chagas de dor e aflição no corpo de nossa vida.
*   *   *
A Lei de Causa e Efeito rege o Universo todo.
Tanto o mundo material como o espiritual estão sujeitos ao seu funcionamento perfeito e constante.
Sabendo disso, o homem inteligente descobre a possibilidade de gerar causas positivas, através de escolhas, de ações e de pensamentos.
Todas elas, inevitavelmente, irão gerar consequências ou efeitos, igualmente felizes.
O Universo, por ser bom em sua essência, possui esses mecanismos de incentivo ao bem, trazendo sempre uma porção de felicidade a quem semeia felicidade.
Por isso, possui mecanismos de alerta e correção. Quando um caminho infeliz é escolhido, reconduz, de outra forma, cada um de nós, à trilha mais segura e mais certa.
Aquele que descobre o quanto faz bem semear o amor, a fraternidade, dificilmente volta a escolher caminhos desacertados.
Aquele que consegue ouvir a voz da consciência a dizer: Muito bem! É este o caminho! Jamais esquece esta alegria, jamais se sente o mesmo.
Semear amor para colher felicidade. É esta a semeadura da nova era. Eis como a Lei de Causa e Efeito ajudará na conquista de nossa ventura maior.
Experimente isso em sua vida agora, e perceba os resultados valorosos imediatamente.
Redação do Momento Espírita com base no cap. 34, do livro Vozes do grande Além, por diversos Espíritos, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.
Em 12.04.2011.

12/04/2011

CHUVAS E O TRANSTORNO

Depois de mais de três horas de forte chuva, trechos da rodovia que liga Coreaú a Tianguá ficaram alagadas, é válido destacar que a obra da referida rodovia ainda não foi concluída visto que os trabalhos tiveram que ser cancelados em decorrência do inverno estando pronta apenas o primeiro trecho que vai de Coreaú a Araquém, já o segundo trecho está parado e quando chove fica praticamente inviável o transito, fato que tem prejudicado alunos da Escola Flora Teles extensão de Araquém.



FONTE: AR@QUÉM NEWS

REÇEBO A INFORMAÇÃO

CHUVAS

Açude Angicos Sangra!!

A informação é de Erick Tabosa

SERRAS QUE NOS RODEIAM "SERRA DA MERUOCA"

Foto: Rm no Foco

A ARTE DE EXPLICAR SEM OFENDER

*Um homem de 88 anos estava fazendo seu check-up anual.

 O médico perguntou como ele estava se sentindo:
- Nunca me senti tão bem - respondeu o velho. Minha nova esposa tem 18 anos e está grávida, esperando um filho meu*.

 *Qual a sua opinião a respeito doutor?

O médico refletiu por um momento e disse:

Deixe-me contar-lhe uma estória: eu conheço um cara que era um  caçador  fanático, nunca perdeu uma estação de caça. Mas, um dia, por engano, colocou seu  guarda-chuva na mochila em vez da arma.  Quando estava na floresta, um urso repentinamente apareceu na sua frente.

Ele sacou o guarda-chuva da mochila, apontou para o urso  e...BANG.......o urso caiu morto.

- HA! HA! HA! -Isso é impossível - disse o velhinho - algum outro caçador  deve ter  atirado no urso.

E o médico: - Exatamente !!!  


E-mail de Rogério Cristino

CAMPANHA EM PROL DO SELO UNICEF

Com uma leve chuva e o clima frio, a prefeitura está fazendo nesta manhã de terça (12) um campanha em prol do selo UNICEF.  Coreaú está concorrendo para ser reconhecido e aprovado como município aprovado. O processo dura 36 meses, período em que o município se movimenta para traçar e alcançar metas, mobilizar a sociedade civil, desenvolver projetos e acompanhar a situação das crianças e adolescentes, por meio de indicadores oficiais e fóruns participativos.
Os municípios que conseguem os maiores avanços obtêm um reconhecimento internacional: O Selo UNICEF Município Aprovado

ESTATÍSTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 11/04/2011 - 760

É PARA LER E AGIR!!

"Vamos esperar os cadáveres para agir contra o celular?", questiona pesquisadora

DÉBORA MISMETTI
EDITORA ASSISTENTE DE SAÚDE
 
A epidemiologista Devra Davis lidera uma cruzada para fazer as pessoas deixarem o celular longe de suas cabeças. Convencida de que a radiação emitida pelo aparelho lesa a saúde, ela escreveu "Disconnect" (sem edição no Brasil), cuja base são pesquisas que começam a mostrar os efeitos dessa radiação no organismo. Nesta entrevista, ela também perguntou: "Vamos esperar as mortes começarem antes de mudar a relação com o celular?". 
Folha - Quais os riscos para a saúde de quem usa celular?
Devra Davis - Se você segurá-lo perto da cabeça ou do corpo, há muitos riscos de danos. Todos os celulares têm alertas sobre isso. As fabricantes sabem que não é seguro. Os limites [de radiação] definidos pelo FCC [que controla as comunicações nos EUA] são excedidos se você deixa o celular no bolso.
Quais os riscos, exatamente?
O risco de câncer é muito real, e as provas disso vão se avolumar se as pessoas não mudarem a maneira como usam os telefones. Trabalhei nas pesquisas sobre fumo passivo e amianto. Fiquei horrorizada ao perceber que só tomamos atitude depois de provas incontestáveis de que danificavam a saúde.
Reconheço que não temos provas conclusivas nesse momento. Escrevi o livro na esperança de que meu status como cientista tenha peso, e as pessoas entendam que há ameaça grave à saúde e podemos fazer algo a respeito.
Mas há estudo em humanos que dê provas categóricas?
Quando você diz "provas", você quer dizer cadáveres? Você acha que só devemos agir quando já tivermos prova? Terei que discordar. Hoje temos uma epidemia mundial de doenças ligadas ao fumo. O Brasil também tem uma epidemia de doenças relacionadas ao amianto. Só recentemente vocês agiram para controlar o amianto no Brasil, apesar de ele ainda ser usado. Ninguém vai dizer que nós esperamos o tempo certo para agir contra o tabaco ou o amianto. Estou colocando minha reputação científica em risco, dizendo: temos evidências fortes em pesquisas feitas em laboratório mostrando que essa radiação danifica células vivas.
Qual a maior evidência disso?
A radiação enfraquece o esperma. Sabemos por pesquisas com humanos. As amostras de esperma foram dividas ao meio. Uma metade foi mantida sozinha, morrendo naturalmente. A outra foi exposta a radiação de celulares e morreu três vezes mais rápido. Homens que usam celulares por quatro horas ao dia têm a metade da contagem de esperma em relação aos demais.
Crianças correm mais perigo?
O crânio das crianças é mais fino, seus cérebros estão se desenvolvendo. A radiação do celular penetra duas vezes mais. E a medula óssea de uma criança absorve dez vezes mais radiação das micro-ondas do celular. É uma bomba-relógio. A França tornou ilegal vender celular voltado às crianças. Nos EUA, temos comerciais encorajando celular para crianças. É terrível. Fico horrorizada com a tendência de as pessoas darem celulares para bebês e crianças brincarem. Sabemos que pode haver um vício no estímulo causado pela radiação de micro-ondas. Ela estimula receptores de opioides no cérebro.
Jovens usam muitos gadgets que emitem radiação.
Sim, e eles não estão a par dos alertas que vêm com esses aparelhos. Não é para manter um notebook ligado perto do corpo. As empresas colocam os avisos em letras miúdas para reduzir sua responsabilidade quando as pessoas ficarem doentes.
É possível comparar a radiação de celular à fumaça?
Sim. O tabaco é um risco maior. Mas nunca tivemos 100% da população fumando. Agora, temos 100% das pessoas usando celular. Então, ainda que o risco relativo não seja tão grande, o impacto pode ser devastador.
Nos maços de cigarro, há aquelas fotos horríveis. Esse é o caminho para o celular?
Isso é o que foi proposto no Estado do Maine (EUA). Está se formando um grande movimento para alertar as pessoas a respeito dos celulares. Isso é o que aconteceu com o fumo passivo. Vamos começar a ver limites para a maneira e os locais onde as pessoas usam celular. A maioria não sabe que, se você está tentado conversar num celular em um elevador, a radiação está rebatendo nas paredes e fica mais intensa em você e em quem estiver perto.
Além de usar fones, o que é possível fazer para prevenir?
Enviar mensagens de texto é mais seguro do que falar. Ficar com o celular nas mãos, longe do corpo, é bom, e mantê-lo desligado também.
Mas celular é um vício!
RAIO-X
FORMAÇÃO
Doutora em estudos científicos pela Universidade de Chicago e mestre em saúde pública pela Johns Hopkins
ATIVISMO
É fundadora da ONG Environmental Health Trust, que faz campanhas sobre riscos do tabaco, amianto e dos celulares para a saúde
LIVROS
"When Smoke Ran Like Water" (2002), sobre poluição, "The Secret History of the War on Cancer" (2007), sobre as causas ambientais do câncer, e "Disconnect" (2010) 
e-mail de Rogério Cristino

ANDAMENTO DA REFORMA DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE COREAÚ




Fotos: RM no Foco
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.