Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

05/03/2011

ESTAREMOS EM STAND BY

Nestes dias de Carnaval o blog funcionará em Stand by. As postagens diminuirão um pouco o ritmo, mas a qualquer momento estaremos com informações.

FIM DO BLOG NOTÍCIAS DE COREAÚ???


Entrei em contato com o moderador do blog Coreaú online, e o mesmo me repassou que seu blog sofreu um ataque de hacker, sendo que foi preciso cancelar a conta com o blogger. Sendo este o fim do blog Coreaú Online. O blog Coreaú Online não existe mais.

A FRASE DO DIA

"Tiririca na Comissão de Educação poderá ser positivo se ele usar para depor sobre e por que não pôde estudar"

Cristóvam Buarque
Senador
 
e-mail de Davi

ATRAÇÕES DO CARNAVAL 2011 EM MORAÚJO

A animação do carnaval na cidade de Moraújo ficará por conta de REAL ELÉTRICO - ACAIACA - ED CAMALEÃO - DEDIM GOUVEIA - MAZENIR - JAIRO ELÉTRICO E FORRÓ NA BOA.

HOMENAGEM AO TALENTO DE JAIRO ACÚSTICO

Arte de Davi

ALERTA!

Corpo de Bombeiros adverte sobre banhos em rios e açudes neste período do ano, devido a chuvas intensas.

O alerta serve para os Municípios ribeirinhos, como Santana do Acaraú, Coreaú, Granja, Morrinhos, Marco, Bela Cruz, Cruz e Acaraú. Em Morrinhos, as comunidades que ficam do lado esquerdo do Rio Acaraú, voltaram a ficar ilhadas na noite de quinta-feira. As localidades são Jucumanso, Poço Branco, Salgado, Espinho dos Lopes, Tucunduba e Beira Rio, onde moram cerca de 500 famílias. Ontem pela manhã, funcionários da Prefeitura faziam desobstrução da passagem molhada sobre o Rio. LEIA MAIS.... 

Informações DN 05/3/2011

COREAUENSE ANIMARÁ O CARNAVAL NO MORAÚJO

Quem está com a bola todo é coreauense Jairo, que com seu grupo intitulado "Jairo Acústico", vem ganhando espaço na midia. Nestes dias de Carnaval Jairo e sua banda estará animando o foliões que irão se divertir na cidade de Moraújo, banhando-se nas águas do rio Coreaú.

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA PROFISSIONAL DE TIANGUÁ

Com a presença do Governador Cid Gomes, do Deputado Ivo Gomes (entre outros deputados), da Secretária Izolda, do Secretário Idilvan, representantes dos poderes Executivos e Legislativos da Ibiapaba e do Professor Décio Sabi (Diretor) Foi finalmente inaugurada, ontem na Cidade de Tianguá a primeira Escola Estadual de Educação Profissional, denominada Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho. Funcionará inicialmente com os Cursos Técnicos em Agronegócio, Agricultura, Comercio e Estética. Já estamos com os corpos docentes e discentes selecionados e entramos em atividades segunda feira dia 14/03/2011.
O Núcleo Gestor da referida escola é composto pelos seguintes servidores:
1-Décio Sabi (Diretor)
2-Gentil Telles (Coordenador Administrativo Financeiro)
3-Claudiane Eleutério (Coordenadora Pedagógica)
4-Francisca Fátima (Secretária)

FOTOS DA ESCOLA


PALANQUE


FÁTIMA ARAGÃO (COORD.5ª CREDE) – FRANCISCA FROTA (SEDUC) - IDILVAN (SEC. EXECUTIVO SEDUC) –GENTIL TELES (COOR.ADMINS.FINACEIRO)

GENTIL TELLES E IZOLDA CELA (SEC. EDUCAÇÃO)
e-mail de Gentil Telles

OS CORTE$!!

Por AROEIRA
e-mail de Davi

CURTINHAS

Será divulgado na próxima quinta-feira, dia 10/03, o Edital de Convocação dos candidatos aprovados no Concurso Cargo Professor Pleno I, nível 13, com lotação na Secretaria da Educação. Veja as DISCIPLINAS

Fonte: Seduc-ce

CARNAFLORA: O CARNAVAL DA CONSCIENTIZAÇÃO

Arte do Professor Davi
A escola Flora de Queiroz Teles convida a comunidade para participar do I CarnaFlora, uma maneira diferente de fazer Carnaval, trabalhando a conscientização dos alunos. Os alunos sairão em três blocos temáticos: DENGUE, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, DROGAS E DST's. A concentração sairá da escola por volta das 16:00 hs e percorrerá as principais ruas da cidade.

"ISTO É UMA VERGONHA !!!!"

"No  futebol, o Brasil ficou entre os 8 melhores do  mundo e todos estão tristes.  
 Na  educação é o 85º e ninguém  reclama..."

e-mail de Rogério Cristino
    

PROBLEMAS DE ESPAÇO

Quando se pensaram em fazer a rodovia que liga a cidade de Coreaú ao distrito de Araquém, deviam também ter tido a inteligência em alargar a ponte em nossa cidade. A foto explica muito bem o problema.

DEZENOVE AÇUDES CEARENSES ATINGEM A CAPACIDADE MÁXIMA

Brasília – Dezenove açudes cearenses já atingiram a capacidade máxima de acumulação de água, em consequência das chuvas no estado. A maioria deles têm como finalidade o abastecimento humano e animal, mas contribuem também para a irrigação de plantações e a manutenção do nível dos rios. Na mesma época, em 2010, apenas cinco açudes transbordavam em todo o estado.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do Ceará avalia que, a princípio, o transbordamento desses açudes não implicam risco para a população.

Há açudes transbordando na Bacia do Alto Jaguaribe (Pau Preto); na Bacia Salgado (Junco, Lima Campos, Prazeres, Rosário e Gomes); na Bacia Acaraú (Forquilha, Acaraú Mirim, Arrebita e São Vicente; na Bacia Coreaú (Itaúna, Tucunduba e Várzea da Volta); na Bacia Parnaíba (Cupim); Bacias Metropolitanas (Tijuquinha); na Bacia Litoral (Patos, Quandú e São Pedro Timbaúba); e na Bacia Baixo Jaguaribe (Santo Antônio de Russas).

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, Óros, o segundo maior açude do estado, está com 79,78% de sua capacidade de acumulação, com perspectiva de transbordamento até o dia 20 de março próximo.

A Coordenadoria Estadual do Ceará (Cest/CE ) informou que os 65 açudes públicos construídos, monitorados e administrados pelo órgão estão hoje com 64,5% de sua capacidade total. Isso, segundo a entidade, representa 9,7 milhões de metros cúbicos de água acumulada.

Fonte: Agência Brasil 

04/03/2011

CHOVE CHUVA, CHOVE SEM PARAR

Cai uma bela chuvinha neste momento na cidade, com muitos raios e trovões.

CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE E AIDS

Foto: Dizé
A campanha de prevenção contra a dengue e as DST's ganham as ruas da cidade com objetivo de conscientizar a população coreuense e de cidades vizinhas que vão briccar o carnaval. A equipe da secretaria de educação está nas ruas da cidade distribuído kits a população.

CARRO FUMACÊ ESTÁ NA ATIVA

Com o risco de epidemia de dengue em Coreaú, a preocupação aumenta e muito com a doença. O carro fumacê está cidade pulverizando as casas e locais onde está o maior foco da doença.

MENSAGEM

“Andei...
Por caminhos difíceis, eu sei.
Mas olhando o chão sob meus pés, vejo a vida correr.
E, assim, cada passo que der, tentarei fazer o melhor que eu puder.
Aprendi...
Não tanto quanto quis,
mas vi que, conhecendo o universo ao meu redor,
aprendo a me conhecer melhor.
E assim, escutarei o tempo,
que ensinará a tomar a sábia decisão a cada momento.
E partirei...
Em busca de muitos ideais.
Mas pode-se dizer que viajarei até onde for possível.
Sei que não se consegue durante uma vida
Aprender tudo que desejaríamos saber.
Hoje é o ponto de chegada.
Mas, ao mesmo tempo, ponto de partida.”

(Adaptado de Fernando Sabino – Encontro Marcado)
e-mail de Ivete Albuquerque

CONVITE

A SEDUC, a 5ª CREDE e a Escola Estadual de Educação Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho tem a honra de convidá-lo para a inauguração da referida escola em dia, data e local  abaixo:
Data: 04/03/2011 – horas: 20h00min – Local: Rua Projetada 02, s/n – Tianguá –CE (Estrada de Viçosa).

Atenciosamente,

Gentil Teles
(Coordenador Administrativo e Financeiro da Escola supra citada)

03/03/2011

REAJUSTE DO BOLSA FAMÍLIA

O “Diário Oficial” da União publicou em sua edição desta quarta-feira (02), o decreto presidencial que reajusta os benefícios do Bolsa Família. A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem o reajuste médio de 19,4% aos beneficiários do programa, com elevação real de 8,7% sobre a inflação do período de setembro de 2009 a março de 2011. O maior aumento, de 45,5%, será dado a crianças e adolescentes de até 15 anos. O valor concedido aos jovens entre 16 e 17 anos também é significativo: 15,2%. O reajuste terá um impacto de R$ 2,1 bilhões, o que representa cerca de 0,4% do PIB (Produto Interno Bruto). 

(informações da Folha).

QUATORZE AÇUDES SANGRANDO

Dos 134 açudes monitorados pela Cogerh em parceria com o DNOCS, 14 já  estão sangrando. Nesta quarta-feira (2), mais dois reservatórios  sangraram: Cupim no município de Independência, Bacia do Parnaíba e  Lima Campos, em Icó, Bacia do Salgado.

Na Bacia do Alto Jaguaribe dos 18 açudes, um está sangrando, Pau  Preto, no município de Potengi, Bacia do Salgado são 14 reservatórios,  com quatro sangrando: Junco (Granjeiro), Lima Campos (Icó), Prazeres  (Barro) e Rosário (Lavras da Mangabeira). Bacia Acaraú são 13 açudes,  três sangrando: Acaraú Mirim (Massapê), Arrebita (Forquilha) e São  Vicente (Santana do Acaraú). Bacia Coreaú, são nove açudes, com três  sangrando: Itaúna (Chaval), Tucunduba (Senador Sá) e Várzea da Volta  (Moraújo). Bacia Paranaíba, 10 açudes com um sangrando, Cupim (Independência). Bacias Metropolitanas, 18 açudes, um sangrando:  Tijuquinha (Baturité). Bacia Litoral, sete açudes, com três sangrando:  Patos (Sobral), Quandú (Itapipoca) e São Pedro Timbaúba (Miraíma). Hoje  o volume está com 64,71% da capacidade total do Estado do Ceará.

02.03.2011
Assessoria de Imprensa do Cogerh

CARNAVAL


O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de
pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em
qualidade.

CARNAVAL HOJE

O Carnaval é uma grande marca da cultura brasileira.Hoje virou mais “marca” do que Carnaval, atraindo turistas, industrializando Escolas de Samba e roubando a pureza e a alegria natural dos velhos tempos.
Para os foliões mais jovens, a festa popular só ganhou tamanho e escala, exigindo mais organização e tecnologia. Mudou no formato, mas não na essência, já que o Carnaval é irreverência e imersão nos sons e nas danças brasileiras que escapam dos salões para ganhar as ruas.
Brincar Carnaval, ontem e hoje, ainda é deixar-se levar pelas cores, pelo ritmo, pela alegria. É vestir-se de forma bizarra, e gaiata; é mascarar-se para surpreender e provocar risos, é dançar e pular no asfalto, acompanhando Blocos, Trios Elétricos, carros de som que dão o tom da animação.
Mas, para quem prefere assistir a pular o Carnaval, hoje, é muito mais fácil. Nem é preciso se deslocar. A tevê traz as notícias e o desfile das Escolas de Samba para dentro de casa. Pode-se estar veraneando e, ao mesmo tempo, torcendo pela Escola do coração.

Pauta de Ivete Albuquerque

02/03/2011

ENSINO NOTURNO - TRANSTORNO

    Sem poder fazer nada, coodenadora e professores da Escola Flora Teles, Extensão de Araquém, sentem-se tristes, instisfeitos e impotentes diante da situação que se encontram as aulas noturnas, do Ensino Médio de Araquém. 
     Diante do inverno forte que enfrentamos neste ano, muita chuva, estradas perigosas, os motoristas dos transportes escolares disseram que no dia que chever muito não virão com os alunos à escola para não colocar a vida dos discentes em risco. 
     O pior que é fato, a estrada por onde eles trafegam têm altos muito sinuosos e ficam muito lisos no inverno. Sem dizer que a estrada de Araquém ao Arapá, principal rota, está em construção, e fica impossível de transitar por ela quando há chuva intensa. 
     O Lamentável é a aprendizagem, os alunos estão muito prejudacados, e os transportes não os trarão para recuperar essas aulas perdidas.  
fotos, Hélio Costa, blog: araquemnews.blogspot.com 
 
Fonte: Blog flora teles de Araquém

UM PEDAÇO DE VOCÊ

Um pedaço de você já ficou no tempo, quando você deixou de ler um bom livro,  quando não acreditou naquele amigo, quando não aproveitou aquele instante para falar de amor, quando não  abraçou seu pai e nem beijou a mãe. Um pedaço de você se perdeu na curva, quando abandonou o seu sonho sem  tentar, quando aceitou trabalhar onde não gostava, quando fazia o que não suportava, quando disse sim, quando queria dizer não, quando deixou o amor  morrer antes de nascer, por medo de sofrer... Um pedaço de você ficou a parado, quando você não quis fazer um novo  percurso, quando se conformou com o velho, quando ficou parado vendo o povo correr, quando votou em branco, se podia  escolher, quando não apareceu quando era esperado. A vida pede atitude em cada instante, e passa por cima de quem se cala, de  quem aceita, de quem acredita que tudo está irremediavelmente perdido. A  vida desacata quem não se aceita, humilha quem não se valoriza, ensina com  amor os que amam sem medidas, ensina com dor, os que fogem das lições. Um pedaço de você quer tudo, outro quer se esconder. Assim, cabe a você, só  a você, dosar ansiedade e apatia, ter um tempo para criar e outro para executar, falar e ouvir, ensinar e  aprender, caminhar e correr, amar e ser amado, falar baixo e gritar. ter um  tempo para refletir... Só não vale cruzar os braços, só não vale não ser você, só não vale esquecer:  que nada é mais importante que você.                         
Abração!

e-mail de Ana Célia Belchior

MUDANÇAS DE ENDEREÇO EM BLOG

O companheiro do Araquém o professor Chiquinho, está com um novo blog na rede, o endereço por enquanto continua http://www.ftaraquem.blogspot.com/ más, com novo nome EduCaraquem "Só Educação e Cultura", visitem e pretigiem o blog.

LIVRE-SE DAS TRALHAS

Tralhas .....

Texto simples e prático
Vale a pena ler

Destralhe-se
"-Bom dia, como tá a alegria"? Diz dona Francisca, minha faxineira rezadeira, que acaba de chegar. "Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste!" e ela me apertou. Na matemática de dona Francisca, "quatro abraços por dia dão para sobreviver; oito ajudam a nos manter vivos; 12 fazem a vida prosperar".
Falando nisso, "vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada".

Já ouviu falar em toxinas da casa?
Pois são:
- objetos que você não usa,
- roupas que você não gosta ou não usa a um ano,
- coisas feias,
- coisas quebradas, lascadas ou rachadas
- velhas cartas, bilhetes,
- plantas mortas ou doentes,
- recibos/jornais/revistas, antigos,
- remédios vencidos,
- meias velhas, furadas,
- sapatos estragados...

Ufa, que peso!
"O que está fora está dentro e isso afeta a saúde", aprendi com dona Francisca.
"- Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa"!, ela diz, enquanto me ajuda a 'destralhar', ou liberar as tralhas da casa...
O 'destralhamento' é a forma mais rápidas de transformar a vida e ajuda as outras eventuais terapias.

Com o destralhamento:
- A saúde melhora;
- A criatividade cresce;
- Os relacionamentos se aprimoram...

É comum se sentir:
- cansado,
- deprimido,
- desanimado,
em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios invisíveis que nos ligam à tudo aquilo que possuímos".

Outros possíveis efeitos do "acúmulo e da bagunça":
- sentir-se desorganizado;
- fracassado;
- limitado;
- aumento de peso;
- apegado ao passado...

No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga;
Na entrada, restringem o fluxo da vida;
Empilhadas no chão, nos puxam para baixo;
Acima de nós, são dores de cabeça;
“Sob a cama, poluem o sono”.

"Oito horas, para trabalhar;
Oito horas, para descansar;
Oito horas, para se cuidar."

Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se:
- Por que estou guardando isso?
- Será que tem a ver comigo hoje ?
- O que vou sentir ao liberar isto?

...e vá fazendo pilhas separadas...
- Para doar!
- Para jogar fora!

Para destralhar mais:
- livre-se de barulhos,
- das luzes fortes,
- das cores berrantes,
- dos odores químicos,
- dos revestimentos sintéticos...

e também...
- libere mágoas,
- pare de fumar,
- diminua o uso da carne,
- termine projetos inacabados.

Dona Francisca me conta que:
"as frutas nascem azedas e no pé, vão ficando docinhas com o tempo"... a gente deveria de ser assim”, ela diz, "Destralhar ajuda a adocicar."
Se os sábios concordam, quem sou eu para discordar...

"As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física. Quando se encontram, ou reencontram, mesmo depois de muitos anos, a amizade é tão forte quanto sempre."
(Deng Ming-Dao)

e-mail de Fernando Machado

REAJUSTA PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO


Por NEWTON SILVA
e-mail de Davi

01/03/2011

ALERTAS DE CHUVA NA ZONA NORTE

(...)

Rios cheios
Até a manhã de ontem, o boletim pluviométrico da Funceme havia registrado volume de chuvas acima de 100 mm em vários Municípios do Litoral Norte. Entre eles: Senador Sá (103mm) e Marco (100mm). Em Coreaú, na região da Ibiapaba, o registro da chuva de domingo, na zona rural de Sítio Urubu, foi de 125mm.

"Os rios estão cheios. Ainda não há notícias de pessoas desabrigadas ou desalojadas, mas se continuar chovendo intenso pode trazer transtorno para muitos moradores, principalmente, as famílias que moram a margem do rio Coreaú", disse o membro do Conselho Tutelar, Francisco Elias.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Sobral, e que também coordena a Defesa Civil do Estado na região, capitão Roberto Moraes, adiantou que cerca de 40 homens da corporação estão de sobreaviso para qualquer eventualidade. "Vamos dividir as nossas tarefas entre atendimento ao período de Carnaval e a eventualidade por conta das cheias que podem surgir. Já recebemos chamadas de moradores de Granja, onde o nível do Rio Coreaú já traz preocupação", disse Roberto Moraes.

Em 2009, o Município de Granja viveu um dos momentos mais difíceis, por conta das chuvas e da cheia do Rio Coreaú. Milhares de pessoas ficaram desalojadas e desabrigadas. Comunidades que vivem em áreas rurais ficaram por muito ilhadas. Este ano, somente no mês de fevereiro, o acúmulo das chuvas ultrapassaram os 1.000mm. Este já choveu 1.405mm. No ano passado, as chuvas foram de 162mm no mesmo período.

Por conta do volume das chuvas, mais três açudes sangraram, dois deles pertencem à região. O Tucunduba, em Senador Sá, e o São Vicente, em Santana do Acaraú. O terceiro fica na Bacia do Salgado, em Granjeiro. Com isso, são cinco açudes na região Norte que estão sangrando. Antes já haviam atingido a sua cota máxima o São Pedro Timbaúba, em Miraíma; o Acaraú Mirim, em Massapê; e o Quandú, em Itapipoca. No Estado, são dez reservatórios que estão sangrando. LEIA MAIS...

Fonte: Diário do Nordeste 01/03/2011

VIDA SIM, DROGAS NÃO.

Autoria: Julia F. de Araújo
3º ano tarde-EM
Escola Flora de Queiroz Teles


Meu Amigo Coreauense;
Escute o que vou dizer;
Não se envolva com as drogas;
Isso não é para você.

Só prejudica a sua saúde;
Gera problemas sociais;
Nunca destrua a sua vida;
Isto seria demais.

Diga não para as drogas;
Seja maconha ou cocaína;
Muito menos cheire pó;
Não se coloque na ruína.

O resultado do drogado;
É muito triste de se ver;
Ele se torna agressivo;
Não queira isso para você.

Por toda a sociedade;
Não queira ser apontado;
Até por que é humilhante;
Ser chamado de drogado.

Estude para o futuro;
Você progredi mais;
Se alguém te oferecer drogas;
Diga para eles JAMAIS.

e-mail de Ivete Albuquerque

PROBLEMAS NO AÇUDE VÁRZEA DA VOLTA EM MORAÚJO

A matéria e o vídeo sobre o açude Várzea da Volta está no site da Tv Verdes Mares. O video com a matéria foi publicado pelo CETV 2º no dia 22/02/2011. Para assisti-lo click aqui.

SINDICALISMO SE FAZ COM UNIÃO, MOBILIZAÇÃO E CONQUISTA


O Sindicato dos Professores de Coreaú-Ce (SINDPROC) informa aos seus sócios que na Segunda-feira passada (28/02/11)houve expediente jurídico com o advogado Dr. José Medeiros, momento em que foram atendidos 12(doze) sócios do referido sindicato em diversas ações: Solicitação de resgate do FGTS, solicitação de redução de carga-horária, encaminhamento para resgate de diferença do salário-mínimo, solicitação de resgate de folhas de tempo de serviço, ação para agilidade da perícia médica, readaptação de função, dentre outros atendimentos jurídicos.

Comunicamos ainda que já estamos colhendo os frutos de nossas ações: conseguimos a readaptação de função da professora Raimunda Cleta do Distrito de Araquém por 1 (hum) ano e a redução da carga-horária da professora Valdecy da Sede do município em 20%, ou seja, a mesma leciona durante a semana em 03 (três) dias, os outros dois a mesma ficou fora de sala.

Estamos aguardando novas conquistas e mais novidades.

José Mário Moreira
Presidente

MAIORES CHUVAS NA REGIÃO

Coreaú ---------------------------125,0 mm
Icó ----------------------------------107,2 mm
Senador Sá-------------------- 103,0 mm
Marco---------------------------- 100,0 mm
Barbalha------------------------- 98,5 mm
Quixeramobim---------------- 95,5 mm
Orós-------------------------------- 95,0 mm
Camicim-------------------------- 92,0 mm
Granja----------------------------  90,0 mm
Independência -------------- 83,0 mm

Dados do DN de hoje

ACESSE O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAIS DA CIDADE

CHUVAS NO MÊS DE JANEIRO EM COREAÚ DE 2011

Dados da Funceme

CARNAFLORA - O CARNAVAL DA CONSCIENTIZAÇÃO

A escola Flora Teles está realizando durante toda esta semana palestras de conscientização sobre a dengue. Hoje, pela manhã, esteve na escola a enfermeira Maria da Piedade Albuquerque, proferindo palestra educativa sobre os riscos e os perigos da dengue. Foi exposto vídeos e slides sobre o tema. A culminância destas palestras, será na sexta feira dia 04/03/2011, com saída de blocos representando os temas: DENGUE, DST e AFRO-BRASIL.

ALUNOS CRIATIVOS

Piadas a parte, nossos alunos estão cada dia pior.
 
 
 
 
  e-mail de Rogério Cristino

FALTA POSTURA AOS HOMENS DE COREAÚ


É bem verdade que temos livre arbítrio para fazermos nossas conseqüentes escolhas, até ai tudo bem e bacana.
Sejam as escolhas erradas ou certas – não deixa de ser uma escolha e merece todo o nosso respeito.
Agora, o que é revoltante é a falta de postura e rigor nas devidas escolhas. Chamo atenção para as pessoas que escolhem um lado da vida, e eis que segundos depois mudam para o outro lado, levando em consideração propostas estonteantes.
Nesse caso, voltamo-nos para Coreaú – eis que existem pessoas que não tem um lado certo, uma corrente ou mesmo uma postura e sim do lado de quem tem o PODER.
Na campanha passada vimos pessoas trabalhando para o candidato da oposição e ate mesmo votando ou o que é pior ainda sendo então candidatos. E eis que hoje estão do outro lado, será que isso é certo? Bom, não sei... Mas que isso é correto, NÃO. Se não vejamos: Onde estão os exemplos dados aos familiares, amigos e ate mesmo a sociedade? Os valores? A palavra dita?
Porque na vida: política, futebol, paixões tudo passam – mas a DIGNIDADE e a MORAL de um homem permanecem, sendo que a história existe justamente para retratar essas coisas;
Uma sociedade onde as pessoas não têm posturas, os valores são levados por segundas intenções – e é ai que mora o grande perigo para as futuras gerações.
É uma tristeza tudo isso que descrevo – mas é uma realidade que não podemos fazer vista GROSSA!


Jose Neto, Ubauna - Coreaú

REFLEXÃO DO DIA

Nunca houve um governo perfeito, porque os homens têm paixões;
e se eles não tivessem paixões, não haveria necessidade de governos.

(Voltaire)
e-mail de Ivete Albuquerque

FINAL dos TEMPOS, de Chico Pessoa


Pois o pouco com Deus é muito
  E o muito sem Deus é nada”


Onde meu amigo que a gente vai parar.
Até parece que vai se acabar o mundo.
A luta dos sem terra, querendo o seu chão.
A prostituição de crianças pelas ruas.
A guerra pelo mundo que eu há lhe perguntar
Onde é que esse mundo vai parar.
Quando meu amigo que a gente vai crescer?
E evitar de vez os erros do passado.
Viver uma nação, num mundo sem fronteiras.
Falando a mesma língua, tendo a mesma bandeira.
Quando meu amigo que a gente vai se envergonhar.
Onde é que é que esse mundo vai parar?
Diga meu amigo onde fica o paraíso.
Que tudo é belo, lindo e maravilhoso.
Que o povo é feliz, bonito, alimentado.
Que os velhos vivem bem, todo mundo perfumado.
Que lá não tem enchente, seca para atrapalhar.
Onde é que é que esse mundo vai parar?
Se tudo depende de nós, você não vai ficar aí parado.
Nossa arma é o amor, é a nossa voz
Pra fazer um mundo novo esquecendo o passado.
Se tudo depende de nós, eu não consigo dormir sossegado.
Se tem gente com fome, com frio, sem nada.
Tem outros com muito, com tanto pra nada.
Ajuda teu irmão nem que seja com pouco.
Pois o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada


Jose Neto, Ubauna – Coreaú

DEZ RESERVATÓRIO ESTÃO SANGRANDO

No último fim de semana mais três açudes sangraram, o Tucunduba, no município de Senador Sá-Bacia do Coreaú, São Vicente, em Santana do Acaraú-Bacia Acaraú e Junco em Granjeiro-Bacia do Salgado, totalizando um número de dez reservatórios que estão sangrando no Estado do Ceará. O volume atual encontra-se com 63,56% representando 11.453.597.336m³ dos 18.078.205.325m³ da capacidade total dos 134 açudes monitorados pela Cogerh em parceria com o DNOCS.
Onze reservatórios encontram-se com mais de 80% e quatro acima de 90%de sua capacidade. Os três maiores, Castanhão, Orós e Banubuiú, estão respectivamente  com: 67,78%, 77,94% e 59,90%.
28.02.2011
Assessoria de Imprensa da Cogerh

FALTA FISCALIZAÇÃO EM OBRAS


Sabe-se claramente que os recursos abastecidos no município de Coreaú – são da esfera federal e estadual. Isso é notório e quem fizer vista grossa para essa informação nada mais é do um insano, haja vista que vivemos em um município pobre que mal dar pra manter o básico.
Entretanto, o triste de tudo isso são as obras serem administrada por pessoas ligadas a prefeitura e o que é pior – faltando fiscalização para os andamentos dos serviços.
Em Ubaúna – tanto no saneamento como no calçadão o que se ver é irregularidades a olho nu sem precisar de binóculos e etc. Irregularidades essas que vão desde a obra à administração das respectivas empreiteiras ou “gatos” como são chamados por parte da população.
Muito embora que se formos colocar aqui serão muitos para esse curto espaço, bom mais com tudo isso e muito mais eu me pergunto: Será sorte por parte dos membros da prefeitura essas obras não serem fiscalizadas? Ou falta de denuncias por parte de alguém ligado a comunidade? Ou ainda, reconhecimento por parte das autoridades estaduais?!
Bom, mais mesmo assim era pra existir pessoas ligadas a esses órgãos governamentais - investigando esses recursos, para que possas saber se realmente estão sendo bem aplicados e se o serviço está certo ou adequado para as regras da engenharia.
Eis me a questão... Que no caso é só aguardar...


Jose Neto, Ubauna - Coreaú

28/02/2011

VOCÊS SE LEMBRAM?

Era a oposição.
E o Brasil estava numa situação muito pior à epoca.
O fato foi lembrado hoje na coluna do Merval Pereira, em O Globo.
A foto é de maio de 2000, durante a votação do salário mínimo.
Naquela época, o aumento dado por Fernando Henrique Cardoso foi de 19,2%. Eles acharam pouco.
Fizeram troça.
Hoje Dilma está oferecendo 6,9%. Eles acham muito.
Os personagens dispensam apresentações. Eles chegaram lá. Estão lá.
Com a oposição desmemoriada do Brasil, dificilmente vão sair de lá.

e-mail de Rogério Cristino

IZOLDA CELA:“DAQUI A QUATRO ANOS AINDA NÃO TERÍAMOS UMA BOA ESCOLA”

Durante reunião no Tribunal de Contas dos Municípios, Izolda Cela admitiu que o Estado está longe de ter uma ''boa escola''. Porém, afirmou que já houve avanços importantes, devido a metas tidas como ousadas.
O anúncio partiu da própria secretária da Educação do Estado, Izolda Cela: “Daqui a quatro anos ainda não teríamos uma boa escola”. A declaração foi feita durante reunião no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que foi comandada pelo presidente da Corte, Manoel Veras. Estavam presentes ainda o secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, e servidores do Tribunal.
Na opinião da secretária, uma escola de qualidade deve proporcionar aos estudantes o conhecimento condizente com a série em que se encontram. Precisa também evitar que o estudante tenha dificuldade de aprendizado no futuro.
“Uma boa escola de ensino médio é aquela que o jovem termina o 3º ano e tem as competências exigidas para aquela etapa. Se ele está bem informado com relação aos conhecimento e tudo. Isso não está acontecendo”, admitiu Izolda.

Jornal o Povo 25/02/2011

BLOG AR@QUÉM NEWS CUMPRE O PAPEL DE CIDADANIA

Ao blog Ar@quém News está fazendo muito sucesso desde que entrou na rede mundial de computadores. O blog está prestando um bom trabalho para a sociedade coreauense. A "ata" da vez foi a ultima enquete lançada sobre a atual a gestão municipal. Confira! acesse o link araquemnews.

ALERTA! NÍVEL DO RIO COREAÚ COMEÇA A SUBIR



Com as fortes chuvas de 32,0 mm que caíram onte  (27/02/2011) o nível do Rio Coreaú subiu bastante, o que já preocupa os moradores ribeirinhas. Devido a estas intensas chuvas a escola Pe. José Maria (escolinha da tia Luzia), cancelou as aulas do dia de hoje, pois a água inundou a escola. Hoje o dia já começou com um sereno, o céu está totalmente nublado. Curiosos se encontram na ponte sobre o rio Coreaú.

ABAPORU - HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


A coluna Radar, da Veja, afirma que a obra de Tarsila do Amaral (o mais famoso quadro da artista), por iniciativa da presidenta Dima, virá para o Brasil. O famoso quadro virá para uma exposição de 40 obras de pintoras brasileiras em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Segundo a  revista, o aval foi dado pelo Museu de Arte Latino-Amaricana de Buenos Aires,  que detém a tela  brasileira.
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.