Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

11/12/2010

UMA BELA IMAGEM

O Arco-íris que se formou na tarde de ontem (10/12), com clima de chuva.

EPÍGRAFE

“Vai aqui este pedido aos professores,pedido de alguém que sofre ao ver o rosto aflito das crianças: lembrem-se de que vocês são pastores da alegria, e que a sua responsabilidade primeira é definida por um rosto que lhes faz um pedido: Por favor:, me ajude a ser feliz...”. 

(RUBEM ALVES) 
e-mail, Ivete Albuquerque

AMIGOS & INIMIGOS

O Sucesso consiste em não fazer inimigos :
 
Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras.

Regra número 1: colegas passam (e chefes também), mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.

Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.

Regra número 2: A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a  importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto  prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.

Regra número 3: Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo, mas isso só dura até um dos dois mudar de cargo ou de emprego.

Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar como você está e sempre reclama porque sumiu. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender.

Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos, na verdade teve colegas e apenas meia dúzia de inimigos.
Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas não é. A Lei da Perversidade Profissional diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é possível que quem mais poderá ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos amigos.

Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que tem boa memória, e segundo ditado popular (bem popular mesmo ):

"Os amigos vem e vão, os inimigos se acumulam...."

Max Gheringer
e-mail Rogério Cristino

FÃS HOMENAGEIAM NOEL ROSA PELO SEU CENTENÁRIO

Durante um animado bate-papo em um boteco de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, os integrantes da mesa atravessam a tarde lembrando histórias e sambas antológicos do compositor mais ilustre do bairro. Naquele espaço, tão contagiante que atrai curiosos de todas as idades, a trajetória de Noel Rosa (1920-1937), cujo centenário é comemorado neste sábado (11), é contada em versos e prosas.
Nessa reunião improvisada, uma das figuras mais encantadoras do grupo é Araken Martins Costa, 85 anos, que enche o peito de orgulho ao contar que conheceu o Poeta da Vila e que morava em frente a casa do mestre, na Teodoro da Silva, esquina com a Visconde de Abaeté.
No local, foi construído há cerca de 50 anos um prédio de oito andares, o Edifício Noel Rosa.
“Ele era notívago. Passava as noites bebendo, com os amigos, compondo seus sambas, e dormia durante o dia. A mãe dele contava que quando saía sempre deixava um bilhete avisando que ia gravar, mas virava a noite”, lembra, cheio de admiração pela atitude do boêmio, fumante inveterado, apesar da saúde frágil, e compositor que escrevia letras memoráveis em guardanapos de papel.

Fonte: G1

MENSAGEM NATALINA AO CARO AMIGO LEONARDO PILDAS

DO PROFESSOR DAVI

COMENTÁRIOS

Li na demosucupirana tribuna Coreausiara: (...) "      Um Ano Novo bem arretado pra vocês tudim !!!!

  "Conselhos de um cearense para um 2011 bem pai d’égua.

Como discípulo e também aspirante ao posto mor de ser um futuro Analista (não de Bajé, mas de Sucupira ou até mesmo Tubiacanga) resolví fazer algumas entrelhinhas para não dizer correções... Chegaram perto do norte, mas é preciso afinar....  "-Far-lhas-ei" as devidas em negrito e em vermelho... Nem que resolvam me encarcerar junto com o Julian Assange.


Lembre que pra ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique só frescando. -Nem sempre profono fariseu... Uns ficam rico herdando grandes fortunas... Outros ganhando em loterias... E... E... E... Outros que nem herdam nem ganham em loterias o fazem entrando na política.... Víííííííííííííííííííííííxe Maria mãe de Deus.... Estes além de serem a grande praga do país são também a grande maioria.... E isto também é uma desgraça...

Não fique enrolando e arrudiando prá chegar junto de quem você gosta. Tome rumo, avie, se avexe. Dê um desconto prá peste daquela cabrita que só bate fofo com você. Aperreia ela. Vai que dá certo e nasce um bruguelim réi amarelo.
-Víííííííííííííííííííííííxe Maria mãe de Deus... Isso aqui num tá muito certo não.... Mas sou suspeito para falar deste assunto....
 
Não bula no que tá quieto. Num seja avexado, pois de tanto coisar com uma, coisar com outra, você acaba mesmo é com um chapéu de touro.
Víííííííííííííííííííííííxe Maria mãe de Deus... Não me fale "dessas coisa" Psiu!!!

As cabritas num devem se agoniar. O certo é pastorar até encontrar alguém pai d'égua. Num devem se atracar com um cabra peba, malamanhado e fulerage. O segredo é pelejar e não desistir nunca. Num peça pinico e deixe quem quiser mangar. Um dia vai aparecer um machoréi da sua bitola. Víííííííííííííííííííííííxe Maria mãe de Deus... Isso era para ser a oração matinal e diária de cada uma delas, rezada na mesa durante o café junto com o pai e a mãe....


Trabalhe, num se mêta a besta. Quem num dá um prego numa barra de sabão num tem vez não. 
Víííííííííííííííííííííííxe Maria mãe de Deus... Mas um pequeno engano: Apesar do trabalho ser a mais dignificante obra que o homem pode produzir, ainda tem muito F#l@ da p*t@ que se dá muito bem vivendo de picaretagem....

Não fique resmungando e batendo no quengo por besteira. Seje macho e pense positivo. -Isso seja macho... pense positivo... bater no quengo jamais... vai que a raiz afeta sua massa cinzenta....

Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie. Num é nas carreira que se esfola um preá. -Correto!!! Já dizia a philósofa "rórró", aquela que desenhava o nome nos quinze de novembro de outrora.... -Quem corre cança, quem anda alcança!!!

Se você vive fumando numa quenga, puto nas calças e não agüenta mais aquele seu chefe réi fulerage, tenha calma, não adianta se ispritar. -Isso mesmo é melhor procurar um cardiologista comprar um aparelho de medir pressão arterial e principalmente descarregar tudo pelas costas.... kkkkkkkkkkk  senão seu coração se fode...

Se a vida não está como você quer, num bote boneco, num se aperreie e nem fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos pra tomar uns merol. Víííííííííííííííííííííííxe Maria mãe de Deus... Se fizer isso vai acabar ficando mal falado... Alem de não resolver,  todos vão lhe chamar de v*@d&... É melhor ir namorar com uma pessoa do sexo oposto...  Nem que seja na baixa da égua....

Tome umas meiotas e conte uma ruma de piadas que tudo melhora. -Conte só as piadas... Deixe o magote de macho achando graça e sai de fininho em busca de um piteleco... É mais futuro e não faz mal ao fígado nem aos rins....


No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura. -Faça isso não.... Faça isso não.... Não cometa o pecado capital da gula... Tem tanta gente faminta por aí...  Divida o seu perú... Negocie com a patroa... Pelo menos uma vez no ano... afinal é Natal...
 
Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania. 
-Faça isso não.... Faça isso não.... "Pelo amor de Deus!!!" como dizia minha velha ao atentá-la com minhas traquinagene.... -Faça isso não.... Tome só meio burrim... A outra metade dê para o pé inchado que vai passando na rua e diz.... "Filiz ano norro!!!"

Reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos. Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto:
  Sai mundiça !!! Tudo bem pode até gritar... -Sai mundiça!!! mas isso só não basta... é preciso prometer que não vai cometer tais besteiras novamente... Se bem que eu acho que nem é preciso... Acho que muitas delas ninguem vai cometer no próximo ano... Não por ser bonzim não nem por que estão mudando suas personalidades, simplesmente por que não vai ter "inleição"

Ah, e não esqueça do grito de guerra, que é prá dar mais sorte ainda: -Queima raparigal !!! Isso!!! Grite bem alto... -Queima raparigal!!! Mas é preciso atentar para o horário... Não pode ser feito cedo... Só lá pela madrugada já de primeiro de janeiro... pois neste momento é bem provável que não tenha seguido meus conselhos e já esteja pra lá de bacabal... E bêbado assim a única coisa que conseguirá dizer é: Q... Q... Quei....  Queima.... Queima.... Rap..... -Queima raparigal!!!  (Caiu...Eu não disse para não beber demais corno véi...)

Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2011, afinal de contas você é cearense. Não!!! Não!!! Duvido.... Duvido que você tendo feito o que manda a ordem anterior, voce amanheça em condições de levantar a cabeça... Aí vai ser mais um ano perdido... Reflita bem...

E para os que não são da terrinha, mas são doidim prá ser, nosso desejo é que sejam tão felizes quanto nós. -Ser que ainda cabe.... Sei não... anda tão cheia... Mas nunca se sabe... afinal como dizia há mais de duas décadas philosofo de mesa de bar amigo meu de codnome "bastião" (nome fictício para não entregar o camarada) A terrinha querida ainda seja o "grajau de aparar m#*d@!!!

Peeeeennnnse num ano que vai ser muito bom. Respeite como vai ser pai d’égua esse 2011."
  -Vai... vai... vai... com certeza vai... mesmo que ninguém cumpra com as promessas vai ser mais um ano pai d'égua... Nem precisa chamar mãe Dináh para prever isso...  Do jeito que anda a humanidade anda, não seremos pais de doutores, de cientistas, de pessoas de bem, de políticos honestos... Seremos simplesmente uns "pai d'éguas!!!" Acho que vou abrir uma fábrica de "bolsas"!!!
Tenho dito... E sempre!!!
Manuel de Jesus...
  • Contador (de "estória")
  • Jornalista (este título foi o supremo que me deu, nem precisei alisar banco de faculdade para tal)
  • Dr. (sou não sinhô, já tem muitos por estas bandas, não há espaço para mais um) 
  • E como se não bastasse tantos títulos, agora Analista (de sistemas não) de Sucupira...

--
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!

NOVAS CÉDULAS DE REAL ENTRAM EM CIRCULAÇÃO

Começam a ser utilizadas as novas notas da segunda geração da família de cédulas do real. Em 2011, começam a circular as notas de R$ 10 e de R$ 20 e, por último, a partir de 2012, serão substituídas as notas de R$ 2 e de R$ 5.
A criação da nova família de dinheiro de papel foi necessária para dar mais segurança às notas. As mudanças são tecnológicas e de design, mas todos os animais representados nas notas atuais continuarão a figurar nas novas versões.
As cédulas entrarão em circulação por meio dos bancos comerciais. As cédulas atuais continuarão valendo e serão retiradas de circulação somente por decorrência do desgaste natural. Não há necessidade de trocar as notas antigas por novas na rede bancária, pois as duas famílias conviverão em circulação por prazo indeterminado.
A manipulação das notas por deficientes visuais será facilitada pela diferença de tamanho das notas e as marcas táteis, que são barras em alto-relevo localizadas no canto direito inferior das notas.
Além disso, a adoção de tamanhos diferenciados inibe a tentativa de falsificação por lavagem química, técnica que consiste em apagar a impressão de uma nota de menor valor e imprimir no papel moeda lavado a estampa de uma nota de maior valor.

Fonte: Portalnews

E DISSE PAULO FREIRE...

“Ler não é caminhar e nem voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos lendo, é perceber a conexão entre o texto e o contexto e como vincula com o meu contexto”

e-mail Ivete Albuquerque


PARABÉNS AO CASAL, JOSÉ MARIO E JAQUELINE

São os nossos parabéns ao casal pelo nascimento de sua primogênita, que a paz e a felicidade se espalhe e vosso lar.
Retirada do blog SINDPROC

QUERO PINTAR A COISA MAIS VELA DO MUNDO!!!!!!!.

BOM DIA

Um célebre pintor, que tinha realizado vários trabalhos de grande beleza, convenceu-se, certo dia, de que ainda lhe faltava pintar a sua obra prima.
Em sua procura por um motivo, numa poeirenta estrada,encontrou um idoso sacerdote que lhe perguntou para onde se dirigia.
Não sei, respondeu o pintor.
Quero pintar a coisa mais bela do mundo. Talvez que o senhor possa me orientar.
É muito simples- disse o sacerdote
- Em qualquer igreja ou crença você achará o que procura.
A fé é a mais bela coisa do mundo.
Prosseguiu viagem o pintor.
Mais tarde, perguntou a uma jovem noiva se sabia qual a coisa mais bela do mundo.
O amor- respondeu ela.
- O amor torna os pobres em ricos, suaviza as lágrimas, faz muito do pouco.
Sem amor, não há beleza.
Continuou ainda o pintor a sua procura.
Um soldado exausto cruzou o seu caminho, e quando o pintor lhe fez a mesma pergunta, respondeu:
A Paz é a mais bela coisa do mundo. A guerra a coisa mais feia. Onde você encontrar a paz, fique certo de que encontrará a beleza.
- Fé, Amor e Paz.
Como poderei pintá-las? -pensou tristemente o artista.
Meneando a cabeça desanimado, tomou o rumo de casa.
Ao entrar em sua própria casa, deu com a coisa mais bela do mundo.
Nos olhos dos filhos estava a Fé.
O Amor brilhava no sorriso de sua esposa.
E aqui,em seu lar, havia a Paz de que lhe falara o soldado.
Realizou assim o pintor o quadro
"A coisa mais bela do mundo".
E, terminando-o, chamou-lhe
"LAR".

(Autoria: Goodwin).
FRANC(orkut)

e-mail de Rogério Cristino

10/12/2010

BONS PENSAMENTOS

e-mail do professor Fernando Machado

COMEÇA HOJE O CIRCUITO DE RODEIO EM COREAÚ

Já está montada ao lado do antigo campao de aviação de Coreaú, a arena onde será realizado o rodeio, uma boa animação para as noite pacatas da cidade,

BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE

O papa Bento 16 assinou nesta sexta-feira a promulgação do decreto de beatificação de Irmã Dulce, último passo antes da canonização, confirmou a associação Obras Sociais Irmã Dulce. O processo para a beatificação de Irmã Dulce foi iniciado em 2000.
No fim de outubro, por meio de uma nota oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o cardeal arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, já havia anunciado a decisão sobre a beatificação de irmã Dulce
Com a beatificação, o Vaticano reconheceu um milagre que teria ocorrido por intercessão de Irmã Dulce. É necessária a confirmação de um segundo milagre para que a beata vire santa.
Se canonizada, ela pode se tornar a primeira santa de nacionalidade brasileira. Madre Paulina, canonizada em 2003, viveu no Brasil, mas era italiana de nascimento.
Irmã Dulce morreu em março de 1992, aos 77 anos, após dedicar grande parte de sua vida ao atendimento à população carente de Salvador.

INFOMRAÇÕES iG

CONVITE FESTA

Domingo Dia 19 Apartir Das 20hrs
    Panca dance 2010
Com o DJ Frotinha e estréia do DJ EltonEletro Hits Todos Estão Convidados a participar do grande pancadão 2010 Que será realizado na quadra de eventos o Luciano Marrocos com total segurança
     ORG: L.E PRODUÇÕES  

OS SHOPPING NOS EUA

Se a loja fosse aqui, ficava vazia numa noite... ou numa manhã, tanto faz!    






e-mail de Rogério Cristino

A REFLEXÃO DO DIA

“O homem cria, não apenas porque quer, ou porque precisa; ele só pode crescer, enquanto ser humano (...)criando”.

(Fayga Ostrower)
e-mail de Davi

09/12/2010

ONDE O ENEM SERÁ REAPLICADO

Os estudantes prejudicados por erros de impressão nas provas amarelas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão novas provas de ciências humanas e de ciências da natureza na próxima quarta-feira (15), das 13h às 17h30, horário de Brasília. O edital com a lista dos municípios onde serão aplicadas as provas está no Diário Oficial da União de hoje (9). São cerca de 200 cidades, o Distrito Federal está de fora.

CIDADES DO CEARÁ ONDE SERÃO REAPLICADOS OS EXAMES
Aquiraz
Aracati
Barbalha
Barro
Bela Cruz
Brejo Santo
Camocim
Campos Sales
Canindé
Cascavel 
Caucaia
Crateús
Crato
Cruz
Eusébio
Fortaleza
Guaiúba
Guaraciaba do Norte
Iguatu
Ipu
Itaitinga
Itapagé
Juazeiro do Norte
Maracanaú 
Maranguape
Mauriti
Monsenhor Tabosa
Nova Olinda
Pacajus
Pacatuba
Paracuru
Parambu
Pentecoste
Pindoretama
São Benedito
Sobral
Tabuleiro do Norte
Tauá 
Tianguá
Trairi
Ubajara
Várzea Alegre
Viçosa do Ceará

CONFRONTOS BRASLEIROS DEFINIDOS PELA SULAMERICANA 2011


A conquista do título da Copa Sul-Americana pelo Independiente na quarta-feira, com a vitória por 5 a 3 sobre o Goiás na disputa de pênaltis, após triunfo por 3 a 1, não definiu apenas a classificação do Grêmio para a próxima edição da Libertadores. Os duelos brasileiros na próxima edição da Copa Sul-Americana também já são conhecidos, apesar da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) ainda não ter definido o calendário do torneio.
O Atlético-PR, quinto lugar no Brasileirão, vai enfrentar o Flamengo, 14º colocado, que só se classificou para o torneio por conta do título do Independiente. Sexto lugar no último Brasileirão, o Botafogo vai encarar o Atlético-MG, que ficou em 13º. O duelo aconteceu na Sul-Americana de 2008 e o time carioca avançou com duas vitórias (3 a 1 e 5 a 2).
O São Paulo, nono colocado no Brasileirão, vai enfrentar o Ceará, que terminou em 12º e vai participar pela primeira vez da Copa Sul-Americana. Palmeiras e Vasco, décimo e 11º colocado no Brasileirão, farão outro duelo local. O confronto ocorreu na edição de 2008 do torneio e a equipe paulista avançou após perder por 3 a 1 no Rio e triunfar por 3 a 0 em São Paulo. 

Confrontos brasileiros:
Atlético-PR x Flamengo
Botafogo x Atlético-MG
São Paulo x CearáPalmeiras x Vasco

Fonte: iG

HOMENAGEM AO MANCHÃO

Homenagem e arte do professor Davi

CHOVE EM 42 MUNÍCIPIO DO CEARÁ

A Região do Cariri, o Sertão Central e a Região dos Inhamuns amanheceram sob chuva nesta quinta-feira (9). A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 42 municípios.
O maior volume foi no município de Aiuaba, onde choveu 97 milímetros. As precipitações também foram forte em Campos Sales (92 mm) e em Porteiras (80 mm).
Fora destas regiões, o boletim da Funceme também aponta pequenas precipitações em Maracanaú (0,6 mm), em Orós (2 mm) e em Jaguaretama (15,7 mm).
Previsão do tempo
A previsão da Funceme para as próximas 24 horas é de céu parcialmente nublado com chuva isolada no Centro Sul do Estado. A temperatura mínima prevista é de 25ºC e a máxima de 30ºC.

Fonte: JangadeiroOnline

PORQUE A GLOBO NÃO TRANSMITIU A FINAL DA SULAMERICANA

A Rede Globo não transmitiu a final da Copa Sulamericana entre Independiente X Goiás. Normal??? Será que é normal???
É fato que o jogo foi transmitido para Goiás, onde a audiência é garantida, mas e todos os outros torcedores que acompanharam a Copa Sulamericana na Rede Globo de Televisão??? (não é o meu caso, ainda bem).. e todos os torcedores do Goiás espalhados pelo Brasil???
Tem gente que vai ler esse post e dar total razão a Rede Globo, dizer que ela tem o direito de transmitir o jogo que ela quiser, porque acreditam apenas no dinheiro e nada mais importa.. realmente a Rede Globo não passa de uma empresa capitalista e das piores no sentido “capitalista”… ela vive fazendo pose de boa moça mas na real é malvada que só: não se importa com o povo brasileiro mas diz que o ama. Faz um monopólio velado nas comunicações do Brasil, mas diz que não faz. E quando alguém fala de regulação na mídia, algo totalmente natural em vários outros países, ela diz que é ditadura.. que engraçado isso, né Rede Bobo???
A real é que quem tem um pouco mais de discernimento percebe que a ditadura midiática persiste em nosso país desde os tempos da ditadura, onde a Tv do ilustríssimo diabo Roberto Marinho, nasceu celebrada pelos militares e financiada com verba dos EUA… algo que, digamos, não pode ser desconsiderado, não??
A Globo insiste em se fazer de boa moça, mas um dia ainda vai pagar pelo mal que faz a todo povo brasileiro.
Quanto ao jogo do Goiás, não é de se espantar: basicamente, não dá o lucro desejado, logo, eles não conseguem enxergar nenhuma razão para levá-lo ao ar em rede nacional.. mas quem adora e deposita toda sua fé no sistema mercantilista, não concorda comigo, eu sei.

CarlosCarlos Bola & Arte

PORQUE A DEIXARAM ASSIM










Um local que antes servia de ponto de lazer e encontros dos coreaunses vem sofrendo com o descaso de administrações atrapalhadas e nosso patrimônio está assim hoje, sofrendo com ação de vândalos, e a noite todos sabem o que acontece por lá. A pergunta é, quem a salvará?

FRASES DA RUA

Esta frase está escrita nas ruínas do nosso esquecido terminal rodoviário.

MENSAGEM DE NATAL


Natal, a majestosa festa da cristandade!


Professor José Romildo Moura e Família,
Que a graça do Santo Natal se transforme em bênçãos fecundantes de amor, paz e prosperidade para vocês no decorrer de 2011, são os sinceros votos do conterrâneo e amigo
Leonardo Pildas


Fortaleza, 7 de dezembro de 2010

SAMU INFORMA: UTILIDADE PÚBLICA IMPORTANTE

As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.

Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NUMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergencia' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos).

É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos.

É tão-somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação. Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie-o a quem possa dar-lhe uma boa utilidade.

JOSIANE TROCATTI
Coordenadora Administrativa
SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

e-mail de Ivete Albuquerque 

ANAFALBETISMO NO BRASIL

Estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quinta-feira (9) aponta que o número absoluto de analfabetos brasileiros com 15 anos ou mais caiu 7% entre os anos de 2004 e 2009. No entanto, no mesmo período cinco estados registraram aumento deste contingente. Hoje, o Brasil tem 14.104.984 de analfabetos. 


O levantamento foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).
O maior número de analfabetos brasileiros tem 65 anos ou mais. A taxa de 34,4% caiu para 30,8%, entre os anos de 2004 e 2009. Segundo o Ipea, apesar da queda, houve um aumento em número absolutos da ordem de 490 mil analfabetos.
A pesquisa ainda revela que o índice de analfabetismo é maior entre os moradores das áreas rurais (23%) do que na das urbanas (7%). Há diferença também dos níveis de analfabetismo entre brancos (5,9%) e negros (13,4%).

OS PIORES

Alagoas ------------ 20,8%
Piauí ---------------- 19,2%
Paraíba ------------ 18%
Maranhão -------- 14,9%
Ceará -------------- 14,9%


Fonte: G1
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.