Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

08/05/2010

TECLADO VIRTUAL - VOCÊ NOTOU?


Para quem utiliza o google como fonte de busca na web, já deve ter percebido um ícone de um teclado ao lado da caixa de pesquisa, alguém sabe para que serve?

Se você teve seu teclado danificado, sofreu com aquele teclado antigo onde algumas teclas já não funcionavam mais, este novo recurso disponibilizado do foi feito para solucionar casos assim. Trata-se de um teclado virtual onde você pode inclusive escolher o idioma e fazer uso de teclas especiais não disponíveis em seu teclado habitual. Curiosamente eu senti a falta da tecla “Enter” neste teclado, você também?

UMA FÁBULA À MODA PALMENSE

(Davi Portela)

Num reino muito pertinho de nós, chamado “CROAHU”, situado numa “várzea grande”, havia um belo rio de magnífica ribeira, com águas límpidas e cristalinas. Numa época anterior à poluição, tão comum nos dias atuais, as aves bebiam das águas desse rio e nele as pessoas tomavam banho nas manhãs ensolaradas. Nas proximidades, vivia um REI que muito fazia para agradar os seus súditos. Porém, mesmo diante dum trabalho de Hércules para governar com soberania e altivez, não conseguia suprir as necessidades mais prementes do seu povo. E o tal rei resolveu buscar a solução mais sensata para poder honrar sua gente e merecer os elogios de um digno soberano. Então saiu mundo à fora para tentar encontrar a maneira politicamente correta para a tão sonhada boa governabilidade. No meio de sua busca, ele encontrou uma senhora e fez a seguinte pergunta:

_ Olá, como vai? Como a senhora se chama?

_ Quem?! Eu?

- Sim, a senhora!

- Eu sou a VOZ DA CONSCIÊNCIA! O senhor não me conhece? Tem certeza? O que deseja de mim?! E o porquê da pergunta? - indagou a autêntica senhora.

O rei, humildemente, explicou a razão da pergunta.

-Sabe, senhora VOZ DA CONSCIÊNCIA, eu sou um grande rei, tenho muitos súditos e eles muito têm pedido o meu auxilio. Entretanto, não tenho conseguido fazer um reinado que realmente zele pelo bem-estar da sociedade, independentemente de quem quer que seja. Então, decidi olhar para dentro do meu mundo, dos outros “reinos”, olhar pra dentro de mim mesmo pra encontrar a resposta e solucionar este dilema. A senhora pode me ajudar? Ficarei grato e todo o meu povo!

- Ó, Vossa Majestade, sentirei o maior regozijo do mundo em poder fazer alguma coisa pela nação, e algo posso lhe dizer: tudo depende da sua consciência, da vontade política em querer mudar a realidade do seu reino. Mas conheço uma pessoa que lhe dará a resposta e a solução mais inteligente!

- Quem é?!

- É uma senhora que está em TODO LUGAR!

- Não entendi! Onde ela mora?

- Ela mora perto de Vossa Majestade e de todos NÓS! É a senhora COMUNIDADE! Ela poderá ajudá-lo a encontrar a saída que tanto o meu rei procura.

Sem que o rei procurasse muito, logo ali estava a senhora COMUNIDADE, ao alcance de sua vista. Depois de um olhar atento, não foi difícil ao nobre soberano perceber que a senhora COMUNIDADE andava maltrapilha, cheia de necessidades, a mendigar o mínimo para sua sobrevivência. Mesmo com tal aspecto, a senhora se mostrava sábia a tal ponto de expor ao rei tudo o que sentia e sabia a despeito do seu governo. O soberano achegou-se a ela e pediu:

- Senhora COMUNIDADE, agora sei que somente você pode me ajudar e a todo o meu povo. Por obséquio, sem delongas e sem demora, diga-me o que posso fazer para receber o título e as honrarias de um autêntico administrador da coisa pública.

- Senhor meu rei, estava mesmo à sua espera! - disse a COMUNIDADE. Até pensei que Vossa Majestade não viesse mais! “Palmas” pro senhor e vamos ao que interessa à nossa nação! Mas lembre-se: “a grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”. Assim dizem os poetas!

- Olhe, senhor, um grande gestor precisa, antes de tudo, de uma boa assessoria, de excelentes “cortesãos”, precisa estar ombreado por pessoas sérias, competentes e que queiram o bem comum, ou seja, da COMUNIDADE. O senhor precisa, urgentemente, desfazer-se de um grupo “cancerígeno”, tal qual cupim de terra ou barro de cemitério, que devora silenciosamente. Tome cuidado! Peça ajuda àquela senhora que encontrou no meio do caminho: a VOZ DA CONSCIÊNCIA. Veja, meu rei, tome precaução com os falsos amigos, com as falsas afinidades partidárias, com os “Judas” que cheiram e respiram dinheiro. Eles não são, decerto, amigos e súditos fieis!

Diante disse, o rei contestou:

- A senhora está enganada! Eu tenho verdadeiros amigos, leais a mim, que prezam por minha pessoa e não pelo prestigio advindo do poder que a mim foi dado.

- É ledo engano de sua parte! - retrucou a COMUNIDADE. Até mesmo Cristo foi traído na hora em que mais precisou. Jantando com seus discípulos, convivendo com eles, emprestando-lhes seu ombro amigo, Jesus foi, de repente, traído em troca de algumas míseras moedas de prata.

Nisso, chega sorrateiramente, a VOZ DA CONSCIÊNCIA e declara:

- No reino do “CROAHU”, temos um exemplo que dá nojo, senhor rei. Escute bem, veja só: já tivemos um rei, um grande homem que, infelizmente, o Criador o chamou prematuramente ao seu convívio. Ele era amado, bajulado pelos falsos amigos e correligionários. Mas morrendo tal rei, antes mesmo que seu corpo esfriasse e fosse levado à terra fria, aqueles que diziam: “senhor eu te amo, eu sou fiel a ti, eu sou do teu partido”, covardemente, correram para abraçar e pisar no “tapete vermelho” do sucessor do “trono”.

Depois de uma pausa, continuou a sábia senhora:

- Um grande rei não pode ser benevolente com pessoas que põem em primeiro lugar seus interesses pessoais em detrimento do bem público. Procure acompanhar-se de homens que o valorizem pela sua capacidade de trabalhar em prol da comunidade e afaste-se daqueles que o procuram simplesmente por causa do poder que ora ostenta.

Em tom afirmativo, concordou a senhora COMUNIDADE:

-Isso mesmo, Majestade, acautele-se contra os beijos dos “Judas”, contra as mãos frias de afeto e sinceridade que o senhor tem apertado. Esteja de olho vivo com as “continências” do dia a dia, imbuídas de interesses pessoais. Todo cuidado é pouco!Tenha muita cautela naqueles rituais do “beija-mão”! “Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo”.

Mais uma vez pede a palavra a VOZ DA CONSCIÊCIA:

- Senhor meu rei, gostaria que Vossa Majestade valorizasse mais os filhos deste solo, aqueles que aqui têm raízes fincadas. É sabido que o nosso “CROAHU” tem dado guarida aos forasteiros, a tal ponto do adágio popular dizer que nossa terra é MÃE para os estranhos, e MADRASTA para os legítimos filhos desta “PALMA” de chão. Comenta-se, meu senhor, que súditos de outros reinos têm “criado sebo no rim”. E o nosso povo?! E a nossa gente?! Ó, senhor, que as minhas palavras ressoem na sua CONSCIÊNCIA. Assim seremos, segundo sua vontade, uma grande nação, um reino que trabalha pelo engrandecimento cultural, econômico e político de nossa gente.

Depois de ouvir tais considerações, o rei queda pensativo. Ergue-se em gratidão pelos conselhos recebidos e entra na sua carruagem real. Antes de partir, a senhora COMUNIDADE o chama:

- Espere senhor! Ainda tenho mais a lhe dizer: trabalhe incansavelmente pela educação (a redentora), pela saúde, pela infra-estrutura da nossa terra. Assim, Vossa Majestade terá a admiração, o respeito, o reconhecimento justo do seu povo. Tenha ouvidos sensíveis para os reclames da sociedade. Saiba que “apenas se vê bem com o coração, pois nas horas graves os olhos ficam cegos”, como tão bem disse Saint-Exupéry.Não esqueça jamais de repassar esta nossa conversa ao seu sucessor, para que ele também aprenda que a POLÍTICA é a arte do bem governar. Que o seu espírito se eleve para ouvir a comunidade! Lembre-se sempre daquela mensagem do Pequeno Príncipe: “O que conduz o mundo é o espírito e não a inteligência”. Senhor rei, vá e cuide muito bem de nosso “CROAHU”, ele é a nossa “ROSA”. Ah! mais uma coisa: “fuja do elogio, mas tente merecê-lo”. Para tanto, faça um governo embasado nos valores da justiça, da liberdade e da fraternidade humana.

E o rei partiu, ruminando as tão sábias palavras ditas pelas duas senhoras que encontrara em sua viagem. Teriam elas razão?!

06/05/2010

ESCOLA VILEBALDO AGUIAR COMPLETA 41 ANOS DE HISTÓRIA


HISTORICO
Nos anos sessenta a Comunidade de Coreaú sentia a necessidade de uma Escola de qualidade e gratuita para dar oportunidade à população de classe média e de baixa renda continuar os estudos, pois na época só existia uma Escola particular que custava bastante caro para os pais e outra a Escola Reunida que ensinava até o 2º ano primário.
Gerardo Antonio de Albuquerque, mais conhecido como Gerardo Barra, era prefeito da época, doou o terreno ao Estado com uma are de 3120m² para a construção de uma Escola. A doação do terreno foi efetuada no dia 02 de maio de 1966 e registrada no cartório. Somente três anos depois esta Escola foi concluída, e de acordo co o ato de criação nº 8938 foi inaugurada no dia 07 de maio de 1969.
O primeiro nome desta Escola foi Grupo Escolar Vilebaldo Aguiar em homenagem a um deputado da época, que conseguiu a verba do Estado para a construção.
Em 1979 foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação e recebeu o nome de Escola de 1º Grau Vilebaldo Aguiar e neste ano foi concluída a 1ª turma de 8ª Série desta Escola.
Em 1996 na 1ª Gestão de Benedito Moreira Gomes, foi implantado o Ensino Médio e recebeu o nome de Escola de Ensino Fundamental e Médio Vilebaldo Aguiar que hoje se encontra reconhecida através do Parecer Nº 742/02 de 25/11/2002, com validade: 31/12/2006. Prorrogado pela Resolução nº 430/2009 até 31/12/2010.
Em 2009, a escola passou por um processo eleitoral onde assumiu a direção a professora Maria do Socorro Meneses Ximenes por um período de 3 meses e meio, onde cumpriu a árdua missão com maestria e total dedicação.
Atualmente a Escola funciona com o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) nos turnos manhã e tarde, tendo um anexo no distrito de Ubaúna com o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) com funcionamento nos turnos tarde e noite.
A Escola de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar conta atualmente com o Núcleo Gestor que é formado por: Diretor Geral Benedito Moreira Gomes, Coordenadora Pedagógica Ieda Maria de Lima e Esmeralda Maria Oliveira Freire Siqueira Coordenadora Pedagógica (anexo de Ubaúna) e Secretária Antonia Gomes de Souza, todos admitidos através de seleção e concurso público.
Nos 41 anos de fundação a Escola foi premiada com Referencia Estadual em Gestão Escolar em 1998 e premiada Escola Destaque em 2005 e 2006, pelos indicadores e /ou pelos resultados que demonstraram melhores índices de melhoria.

MISSAO
A EEM Vilebaldo Aguiar é ser uma instituição reconhecida pela qualidade de ensino que oferece, pelo atendimento que proporciona a toda comunidade escolar e pelas ações que desenvolve, sejam elas, na busca de aproximar a família e a comunidade da escola, pelas inovações de suas atividades e pelo respeito aos direitos e deveres de sua clientela.

VISÃO FUTURA
·Participação assídua dos pais;
·Assistência a saúde escolar;
·Despertar a comunidade escolar para a consciência ecológica, tornando –os cidadãos agentes de defesa do meio ambiente;
·Incentivo a cultura, esporte e a arte;
·Incentivo a leitura e a pesquisa através da biblioteca, laboratórios de informática e de Ciências;
·Garantir uma gestão participativa entre: Núcleo Gestor, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e comunidade escolar;
·Formar alunos aptos para o ingresso mercado de trabalho
·Interdisciplinaridade e contextualização em busca de novas tecnologias.

NÚCLEO GESTOR
DIRETOR: Benedito Moreira Gomes
COORD. : Ieda Maria Lima
COORD. : Esmeralda Mª O.Freire Siqueira
SECRETÁRIA: Antonia Gomes De Souza
CONSELHO ESCOLAR: José Daniel Moreira

ALUNOS: 450
PROFESSORES: 33
FUNCIONÁRIOS: 14

PROJETOS
·CURTA NA ESCOLA;
·RADIO-ESCOLA (EVA MUSIC);
·INTERVALO COM XADREZ E DAMAS;
·PROFESSOR DIRETOR DE TURMA;
·PROJETO LEITURA;
·REFORÇO ESCOLAR;
·RECICLAR.

DADOS / PLAMETAS 2010
5º lugar na CREDE 06
REPROVAÇÃO
2008 = 12,28%
2009 = 7,26%
SPAECE 2009/2010
2º Lugar na CREDE 06

PROGRAMAÇÃO: Dia 07/05/2010
Manhã: A partir da 07:00 horas
·Hasteamento da bandeira;
·Palavra do Diretor;
·Palavra da Coordenadora;
·Esquete Teatral com os alunos do 1º ano manhã com o tema: “Somos jovens estudantes”;
·Palestra com a Dra. Maria da Piedade Fernandes com o tema: Álcool e outras drogas;
·Apresentações musicais com os alunos da escola;
·Palestra com o Dr. Francisco Noélio Fernandes Albuquerque com o tema: DST E AIDS;
·Esquete Teatral com os alunos do 3º ano manhã com o tema: “Diga não as drogas”;

· Palestra com Dr. Liana Alves, psicóloga (CRAS-UBAÚNA) com o tema: “Perspectivas de vida da juventude”.

Tarde : A partir das 13:horas
·Palavra do Diretor;
·Palavra da Coordenadora;
·Esquete Teatral com os alunos do 1º ano manhã com o tema: “Somos jovens estudantes”;
·Esquete Teatral com os alunos do 3º ano manhã com o tema: “Diga não as drogas”;
·Momento de louvor com o grupo JESUS MISERICORDIOSO.
·Às 19: 00 hs. - Santa Missa Celebrante: Pe. Nery


Fonte: Noticias de Coreaú




Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.