Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

01/05/2010

PARA FECHAR O DIA - MATEMÁTICA DE PENINHA

ELEIÇÃO DO SINDIPROC


Está transcorrendo neste instante a eleição que definirá o novo Presidente do SINDIPROC, por enquanto tudo tranquilo, os candidatos concorrentes já votaram agora a pouco e estiveram presentes também para a votar os professores de Araquém e Ubaúna. Até o final da tarde é aguardado ainda o restante dos professores associados. Cerca de 190 professores estão aptos a votar.

1º DE MAIO - DIA DO TRABALHO


“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho


30/04/2010

AVANTE COREAÚ, PRA FRENTE PALMENSES!!


A palavra, quando é bem dita, é capaz de revolucionar o mundo, de mudar muitas realidades. Quantos homens, que souberam usar a palavra, tornaram-se grandes partícipes na construção de um mundo melhor? A palavra está sempre grávida, sempre cheia de novas possibilidades e, portanto, sempre “prenha” de poder, cuja força e eco podem construir sonhos, transformar realidades, sensibilizar muitas pessoas para a construção de um meio social mais justo, solidário, fraterno e, eminentemente, responsável. Homens do naipe de Gandhi, Martin Luther King Jr., dos abolicionistas do Brasil, dos trabalhadores das antigas fábricas e, não poderia deixar de citar o próprio Cristo - o maior socialista que já pisou neste solo profano e mundano. Ele soube, com exímia sapiência, usar o poder “bendito” das palavras para conscientizar e tocar o coração das pessoas, numa Palestina oprimida pelo todo poderoso Império Romano. Todos, todos foram homens audaciosos e corajosos, que acreditaram e souberam ousar, não se calaram, pois suas palavras ecoaram nos quatros cantos do mundo. E hoje, nós podemos e temos este poder, basta saber usar, na medida certa, a força infalível do discurso e das palavras. Os blogs têm essa capacidade, esse desafio incomensurável, que por sinal, trata-se de um embate, muitas vezes inglórios, mas num país democrático de direito, tal qual o nosso, desde que não ofendamos a honra dos cidadãos, devemos está de guarda, de sentinela, em prol dos oprimidos, dos injustiçados, dos “zé povim”. Precisamos abrir as portas das esperanças, das perspectivas, do futuro que, sem sombra de dúvidas, já começou. Os blogs e a nossa palavra bem intencionada têm o poder de alicerçar uma nova morada, um novo Coreaú. Não devemos ter receio, não estamos em nenhuma ditadura, em nenhuma tirania! A imprensa responsável pode mudar, pode transformar, pode esculpir, mesmo na rocha dura, uma sociedade que prime pela valorização da palavra POLÍTICA.

Abaixo o medo, abaixo a covardia e a cuscumpicência! Vamos guardar na memória e no sangue que corre em nossas veias o que tão bem proferiu Thomas Jefferson, quando assim se colocou: "Quando as pessoas temem o ‘governo’, isso é tirania. Quando o ‘governo’ teme as pessoas, isso é liberdade.Pois bem, pra que o medo?Pra que os discursos silenciadores? Vamos todos juntos, numa grande e fraterna corrente, independentemente de ideologias partidárias, buscar o melhor pra nossa cidade, pro nosso sofrido povo, pois queremos um Coreaú melhor, uma cidade onde possamos morar e ter a certeza de que estamos em boas mãos e no rumo certo. Isso não é utopia, não é uma ilha imaginária, não! É um mundo totalmente possível, eu acredito! Para tanto, todos devemos acreditar e trabalhar! Acredito, sim, na boa intenção da atual gestão, acredito no senhor prefeito de Coreaú e espero que o excelentíssimo Carlos Roner, consiga, na medida do possível, arrumar a “casa” e colocar tudo em ordem; espero que os nossos homens públicos realmente honrem todos os compromissos de campanha, a bem da verdade e da nossa comunidade. Que aquelas palavras proferidas nos palanques da vida, não tenham sido ditas apenas no calor da emoção nem na carapaça da demagogia nem da hipocrisia. Esses são os votos de quem, como tantos outros coreauenses, desejam o bem-estar da nossa querida e amada Palma do coração. Que as críticas, aqui postadas, sejam entendidas e recebidas com os olhos da sabedoria e desprovidos de toda miopia; que as vozes que clamam no “deserto” não sejam caladas nem trucidadas, mas que os poderes constituídos vejam a função intrinsecamente social dos blogs e da imprensa, de modo geral. Que das “pedras” daqui lançadas, sejam construídas as escadas do nosso progresso, que as críticas mostrem o quanto estamos em um Coreaú democrático, com homens e mulheres que aceitam os contrapontos, com vistas à melhoria da gestão. Avante, Palma! Coragem, Coreaú!Parafraseando Luther King, devemos dizer em voz alta e bom tom: NÓS TEMOS MUITOS SONHOS!!


(Davi Portela)

DOM BENEDITO FRANCISCO DE ALBUQUERQUE

Dom Bendito nasceu em Coreaú, no dia 24 de agosto de 1928. Ingressou no Seminário Menor São José, de Sobral no ano de 1941. Em 1948 foi transferido para o Seminário Maior (Seminário da Prainha) em Fortaleza, onde cursou Filosofia e teologia. Foi ordenado diácono no dia 21 de março de 1953 e ordenado presbítero no dia 08 de dezembro de 1953 na Catedral de Sobral. No dia 13 de dezembro de 1953, celebrou a primeira missa, em sua cidade natal, Coreaú.
Como Padre, foi Vigário Ecônomo de Coreaú, onde fundou o Colégio Nossa Senhora da Piedade, o Cetro social Rural de Coreaú e Cooperativa Mista de Coreaú. Construiu a Igreja de São Francisco e o prédio que seria o Convento São José para abrigar as religiosas que pretendia levar para a Paróquia. Foi Diretor Diocesano de Catequese em Sobral, cursou Sociologia, na Universidade Gregoriana em Roma, em nível de especialização, foi vigário em granja, coadjutor da Paróquia da Paz e Pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo, em Fortaleza.

Dom Benedito foi ordenado Bispo e tomou posse da Diocese de Itapipoca no dia 05 de maio de 1985, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Mercês pela imposição das mãos de Dom Aloísio Lorcheider. Na ocasião estavam presentes 13 Bispos, 92 Padres e 29 Seminaristas e uma grande multidão de fiéis que segundo Dom Benedito lhe possibilitou: “estabilidade Psicológica para um trabalho de conjunto, no Regional Nordeste I, especialmente na Diocese de Itapipoca”. Além destas palavras proferidas em agradecimento pela Ordenação e Posse, Dom Benedito disse que “a hospitalidade deste povo é um fruto eficaz do amor cristão, impressionante em todo seu conjunto”. Afirmou ainda que “já sentia uma simpatia ímpar por essa gente”.

Durante esses 20 anos de episcopado, Dom Benedito muito fez pela Diocese de Itapipoca, fundou o Instituto São Vicente de Paulo e abriu várias casas religiosas em diversas paróquias. Fundou o ITEPI – Instituto Teológico e Pastoral de Itapipoca, o Centro Popular Profissionalizante, Lar Sagrada Família, Casa de Nazaré, Casa de Recuperação dos Dependentes Químicos – “Volta Israel”, Comunidade de Vida Apostólica – Shalom (Itapipoca) e Centro de Defesa dos Direitos Humanos.
Criou várias pastorais e movimentos, paróquias e áreas pastorais e, muito preocupado com a Comunicação e defendendo uma comunicação para a Verdade e a Paz, adquiriu com grande esforço as Rádios Uirapuru e FM Educativa Esperança e criou a Pastoral da Comunicação em janeiro de 1998, aonde vem atuando e formando comunicadores populares em diversas paróquias da Diocese.

Fonte: http://www.diocesedeitapipoca.org.br

DOM BENEDITO, 25 ANOS DE EPISCOPADO


O Bispo Emérito da Cidade de Itapipoca, Dom Benedito Francisco de Albuquerque está completando 25 anos de ordenação Episcopal, em comemoração será realizado amanhã na cidade de Itapipoca, a celebração eucarística na catedral da cidade. Por aqui, está havendo um movimento de fieis para irem participar da junto com o nosso conterrâneo esta festa religiosa.

Imagem: http://www.diocesedeitapipoca.org.br

NÃO COMPLIQUE A VIDA!

Sherlock Holmes e Dr. Watson vão acampar.
Montam a barraca e, depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho deitam-se para dormir..

Algumas horas depois, Holmes acorda e cutuca seu fiel amigo:

- Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê.

Watson responde:

- Vejo milhares e milhares de estrelas...

Holmes então pergunta:

- E o que isso significa?

Watson pondera por um minuto e depois enumera:
1)
Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias e, potencialmente, bilhões de plane tas.


2)
Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte.


3)
Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 03h15min pela altura em que se encontra a Estrela Polar.


4)
Teologicamente, posso ver que Deus é todo poderoso e somos pequenos e insignificantes.


5)
Metereologicamente, suspeito que teremos um lindo dia amanhã. Correto?


Holmes fica um minuto em silêncio, então responde:

- Watson, seu Idiota! Significa "apenas" que alguém roubou nossa barraca!

Conclusão:

"A VIDA É SIMPLES.. NÓS É QUE TEMOS A MANIA DE COMPLICAR."


Fonte: Internet

Recebida por e-mail do Professor Davi Portela

UM VELÓRIO DIFERENTE



Um velório inusitado fez com que o porto-riquenho David Morales Colón, 22, ganhasse destaque na mídia internacional. Morto a tiros na última quinta-feira, seu corpo foi velado sobre uma moto Honda CBR 600 F4. Morales era entregador e havia acabado de ganhar o veículo de um tio quando foi baleado.

Funcionários da funerária Marin tiveram que embalsamar o corpo do rapaz para que o corpo pudesse ser mantido sobre a moto.

Fonte: Folha Online

ENEM 2010 SERÁ DIAS 6 E 7 DE NOVEMBRO

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira em Foz do Iguaçu (PR) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 6 e 7 de novembro. A expectativa é de que a edição deste ano tenha 6 milhões de inscrições. Geralmente o Enem é realizado em outubro, mas, por causa do primeiro e do segundo turnos das eleições, o calendário teve de ser alterado para novembro.

Com essa data, o resultado das provas deve estar disponível na primeira semana de janeiro para ser usado por instituições públicas de ensino superior como forma de ingresso. Em 2009, 51 aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ofereceu 47,9 mil vagas.

Uma das pendências para a confirmação oficial e divulgação do calendário do Enem é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2010, que já estava marcado para o primeiro fim de semana de novembro e deverá ser adiado.

Em 2009, 4,1 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e 3,2 milhões fizeram as provas. A data para o início das inscrições de 2010 ainda não foi fechada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Em junho, o MEC fará uma nova rodada de inscrições do Sisu. Os alunos que tiverem interesse em disputar as vagas a serem oferecidas por instituições públicas de ensino superior vão usar a nota do Enem de 2009.

As 51 instituições que participaram da primeira edição do sistema manifestaram interesse em permanecer no processo, mas ainda não é possível saber quantas vão participar da etapa de junho, já que nem todas fazem processos seletivos duas vezes ao ano.

Fonte: iG

ELEIÇÃO PARA NOVO PRESIDENTE DO SINDIPROC

Amanhã dia 1° de Maio, além de ser o dia do Trabalhador, iremos terem nossa cidade a eleição para quem vai comandar o SINDIPROC (Sindicato dos Professores de Coreaú), para a escolha temos como candidato o Professor José Mário que tenta a sua reeleição e o concorrente o professor Paulo, amanhã faremos a cobertura do eleição que será na sede do sindicato das 08:00 hs as 17:00 hs.

CUIDADO COM O NOVO VÍRUS DA INTERNET

Está circulando na internet uma nova fraude: Roubam seu endereço Hotmail, mudam a senha e através do messenger e e-mail entram em contato com todos os seus amigos, obviamente fazendo-se passar por você. Alterando, a senha você não terá como entrar nas suas mensagens para alertar os seus contatos.
Fale com todos os seus amigos que
NÃO ACEITEM o contato Sonia_cabrilis de Hotmail, porque é um virus que formata seu computador e se for aceito, por algum contato seu, automaticamente você estará infectado! Copie e envie esta mensagem para todos os seus contatos !

PRESTE MUITA ATENÇÃO ! !!
Como se não bastasse, você pode receber um e-mail Power Point chamado ‘la vida es bella’ (‘la vita è bella’) que aparentemente é inofensivo, mas, NÃO ABRA DE MANEIRA NENHUMA E CANCELE-O IMEDIATAMENTE!!!! Se esse arquivo for aberto, seu monitor lhe mostrará uma mensagem que diz :’já é tarde demais, a vida não é mais bela!’. Em seguida você perderá tudo o que tiver no computador e o remetente da mensagem terá acesso ao seu computador em seu lugar; acessará seu e-mail e tudo o mais!
Esse é um novo vírus que começou a circular na rede sábado passado. Temos de fazer DE TUDO para bloquear este novo vírus!
A UOL já confirmou sua periculosidade e os software antivírus não conseguem detê-lo. O vírus foi criado por um hacker que se auto-define o ‘dono da vida’, e o seu objetivo é o de destruir os computadores domésticos para lutar contra a Microsoft; por isso usa a extensão . pps.


ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS SEUS CONTATOS. ASSIM, PODEREMOS AJUDAR UNS AOS OUTROS.

27/04/2010

CONSCIÊNCIA ELEITORAL

Com o lançamento dos postulantes a candidato em vários cargos nas próximas eleições, volta à tona o crônico e impreciso gênero de comprometimento de inúmeros cidadãos em relação ao consciente exercício de seu voto, posto em xeque por pesquisa que aponta uma realidade preocupante. Em inquestionável demonstração de alienação política, cerca de 65% dos eleitores do País não se lembram em quem votaram no pleito passado para lhes representar no Poder Legislativo.Estudiosos que analisam essa anomalia política, classificada como amnésia eleitoral, observam no fato a notória carência de espírito democrático, ocasionadora da ausência do necessário acompanhamento dos votantes quanto ao desempenho das personalidades que escolheram.Segundo se constata, em grande parte dos casos, tal estranho esquecimento decorre de votos conseguidos por motivos aleatórios, de caráter estritamente circunstancial e completamen te alheio aos imprescindíveis critérios para a escolha adequada de um representante político do povo. Nesse processo de alheamento, os compromissos de voto são assumidos em troca da concessão dos mais diversificados e, por vezes, exóticos tipos de favores. Entre eles, a concessão de empregos, bolsas de estudo, financiamento de times amadores de futebol, doação de dinheiro em espécie e, até mesmo, presentes pessoais de pequena monta. A distribuição de óculos e dentaduras, vista por alguns como fato folclórico, infelizmente ainda faz parte da realidade.Ao contrário do que se costuma supor, o irresponsável câmbio de interesses eleitoreiros acontece, indistintamente e nas mesmas proporções, em faixas contrastantes de baixo e alto poder aquisitivo, tanto nos Estados mais pobres quanto naqueles de maior nível socioeconômico e de mais elevados níveis de instrução. A troca do voto por benesses de toda espécie e o subsequente esquecimento dos políticos favo recidos com a barganha estão presentes desde os mais desconhecidos grotões nordestinos às mais desenvolvidas cidades do Sudeste. Ressalte-se que o voto permutado nunca leva em consideração o partido ao qual o candidato pertence, não obedecendo, por conseguinte, aos mínimos critérios de uma apropriada avaliação.Tão grave desvirtuamento do verdadeiro sentido de cidadania e do conceito de estado democrático concorre, sem qualquer dúvida, para o baixo nível por último detectado naqueles que deveriam, por pressuposto, esmerarem-se em ser padrões de ética e honestidade no cenário político. A cada dia, registram-se constrangedoras atuações de representantes arrivistas e despreparados para o cumprimento da elevada função pública que lhes foi delegada.Torna-se oportuno enfatizar e esclarecer que o direito ao voto, embasado na consciência cívica de exercê-lo, é um atributo visceralmente ligado ao futuro do País e, mais do que nunca, imprescindível para co nsolidar a credibilidade, sempre tão posta à prova, dos que exercem mandatos outorgados pelo que se entende por soberana decisão popular, requisito fundamental da democracia.É patente que o baixo índice de politização do eleitor constitui um dos problemas institucionais graves do Brasil.

EDITORIAL DO DIÁRIO DO NORDESTE, 25/04/2010

Sugestão de Matéria enviada pelo Prof. Davi Portela

26/04/2010

HOMENAGEM A SEU CHICO CRISTINO

Esta éuma homenagem do Professor Davi Portela a Seu Chico Cristino

25/04/2010

AUTO ESCOLA PALMA - APROVA E PROVA A COMPENTÊNCIA


Neste domingo na sede do DETRAN de Sobral, foram realizadas as provas teóricas para os alunos da AUTO ESCOLA PALMA que se habilitaram a tirar sua primeira CNH, e o resultado obtido pelos alunos foi um sucesso, com 80% de aprovação o CFC PALMA, mais uma vez deve deixar de boca fechada aqueles que torcem para nada dar certo e mais saibam que: "Mesmo no mais alto trono do mundo estamos sempre sentados sobre o nosso rabo" uma pequena frase do filosofo Michel de Montaigne.

SUGESTÃO DE LEITURA DO PROFESSOR DAVI PORTELA

"A inércia coreauense, não se justifica. O município pelo que vejo é politizado, por ter sindicato de classe e associações disso e daquilo, porém, no período onde deveriam fazer valer suas reivindicações, calam-se. Para exemplificar melhor, são como os cachorros que latem somente quando a porteira foi fechada e o visitante partiu.

Há muito tempo atrás, quando lutar por igualdade e o bem estar da população era uma afronta, existia um grupo que não temia o poder político local. A igreja era um grande aliado desse levante, como os movimentos eclesiásticos de base, padres, freiras e trabalhadores rurais, sem nenhum terem sentado em banco de escola ou faculdade, tinham a coragem de levantar as suas vozes contra o imperialismo existente, que ainda hoje tem.

Todo esse movimento que existia foi abafado por um grupo letrado de ideologia socialista acadêmica e excludente, que fez com que os grandes guerreiros do entorno da serra da Penaduba e de outros lugares, abandonassem as trincheiras da luta.

Portanto, escribas e leitores dessa tribuna, os coreauenses devem utilizar os recursos tecnológicos (blogs) existentes, que são muitos no município, e fazer um grande levante salvar o sapo para não morrer na água quente, mas para isso é necessário abandonar o comodismo e o medo das represálias dos donatários dessa capitania palmense."

(Carlos Teles)

Fonte: Coreausiará
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.