Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

23/01/2010

A FOME

Quem és Tu, funesta sinistra?

Que ultraja estômagos inabitados?

Tua presença incomoda, mata a tantos...

Neste mundo de diferenças, Tua és a protagonista,

Vive das desgraças dos indigentes.

Que mundo é este? As divergências são tantas...

Não aparece a bendita mão que faça a diferença.

Só a mesmice!

E Tu, Ó horrenda criatura,

não perdes a chance de hostilizar!!

Tua presença causa inaudíveis choros e gemidos.

Não entendo o porquê deste desequilíbrio social.

Há infinitas terras, porém, são tantos os que perecem.

Por que será??...

Ninguém deve ter mais, e outros, menos.

Deverias Tu, grandiosa terra, ser dividida!?

Essa é a tua incumbência.

Ó Terra mãe, não deixe teus filhos em aflição, sem proteção!

Eles almejam um pouco do teu pão!

Davi Portela

22/01/2010

FUTEBOL PAIXÃO NACIONAL


As imagens mostram o porque que o futebol é a paixão nacional.
Retirado do site X-CRAP

ESCOLAS DO CEARÁ SÃO ORIENTADAS SOBRE A GRIPE SUÍNA

A confirmação da terceira morte causada pela Influenza A, conhecida como gripe suína, no Ceará, coloca em alerta vermelha as autoridades de saúde do Estado. Entre as medidas urgentes, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) encaminha, já a partir de hoje, a todas as escolas públicas e privadas, orientações sobre os cuidados que as instituições de ensino devem tomar na proteção de seus alunos, professores e funcionários.

A preocupação se deve ao fato de o ano letivo nas escolas particulares começarem na próxima semana. Além das escolas, as creches e universidades deverão iniciar ações de prevenção contra a doença. A medida atende a Nota Técnica divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) com a preocupação pelo avanço da doença.

De acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, entre as recomendações para as escolas, a de que o aluno gripado deve ficar em casa no período de transmissibilidade, ou seja, sete dias após o início dos sintomas.

Também deve aumentar a ingestão de líquidos, procurar assistência médica e não utilizar medicamentos sem orientação médica, especialmente o Ácido Acetil Salicílico.

Outra indicação importante é com relação a hora do recreio. Os alunos devem evitar compartilhar objetos de uso pessoal como copos, pratos, talheres, canudos, toalhas. As crianças e adolescentes também são alertados para utilizarem o álcool gel.

Está previsto, também, a divulgação de nota técnica especialmente voltada para as gestantes. No início do semestre do ano passado, a Secretaria já havia divulgado notas técnicas direcionados para os dois grupos.

Morte

A terceira pessoa a morrer vítima da gripe suína no Estado tinha 24 anos e era moradora do bairro Panamericano, em Fortaleza. Ela estava no sexto mês de gestação. O bebê também morreu. Por recomendação do Ministério da Saúde, o nome da vítima não foi divulgado.

Com isso, sobe para três o número total de óbitos em decorrência do vírus da gripe suína em menos de quatro dias. Os dois outros casos de morte foram confirmados na segunda-feira, 18, e na terça-feira, 19. Assim como nos primeiros óbitos confirmados pela doença, a gestante não saiu do Ceará.

Segundo Manoel Fonseca, a vítima foi internada na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), no dia 24 de dezembro de 2009, com sintomas de insuficiência respiratória. A paciente foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e desenvolveu a Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (Sara). "Ela não resistiu e faleceu no último dia 9, assim como o bebê", lamenta.

Outros três casos de suspeita de contaminação da gripe A estão sendo investigados no Estado - duas mulheres e um homem, na faixa etária entre 24 e 35 anos. Dois pacientes estão em um hospital particular e a terceira, por estar grávida, encontra-se na Meac.

Para reforçar o atendimento hospitalar, o Ministério da Saúde promete enviar equipamentos de UTI. São 83 oxímetros, 83 monitores e 83 ventiladores. Os equipamentos devem chegar no fim de março. "A licitação é internacional, o que demora".

Lacen

Pelo que parece, os casos suspeitos da gripe A no Estado terão sua confirmação de forma mais rápida. Ainda sem data certa, mas já garantido, o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen - CE) realizará os exames para identificar o vírus da gripe suína, no próprio Estado. A informação foi confirmada, ontem, pelo diretor do Laboratório, Ricardo Carvalho de Azevedo e Sá.

De acordo com ele, ainda não dá para precisar quando serão iniciados os testes no laboratório do Estado. Afinal, a aquisição dos kits de análise e equipamentos pelo Estado encontra-se em processo de licitação. Porém, como antecipou, dois técnicos do Lacen já foram capacitados. A previsão, conforme o diretor, é que ainda neste semestre os diagnósticos comecem a ser emitidos.

"Esperamos dar mais agilidade à confirmação dos exames. Até porque, no momento, apenas cinco ou seis laboratórios realizam esse diagnóstico em todo o Brasil". No caso do Ceará, o material coletado dos pacientes suspeitos é enviado ao Laboratório Evandro Chagas, em Belém (PA).

VÍRUS H1N1
Paciente que já teve a doença está imune

A influenza A pode atingir qualquer pessoa, como uma gripe comum. Mas há grupos que estão mais vulneráveis, em geral devido ao sistema imunológico deficiente, imaturo ou devido ao contato direto e constante com doentes. São essas as pessoas que correm maior risco de agravamento do problema.

De acordo com o presidente da Sociedade Cearense de Infectologia (SCI), Roberto da Justa Pires Neto, o contato com a influenza A confere "imunidade definitiva" contra o H1N1, se a pessoa sobreviver à doença. "O que pode acontecer é a pessoa contrair outros vírus", alerta.

Mas não é só quem não contraiu o vírus H1N1 que está preocupado. As pessoas que no ano passado ficaram doentes, tiveram diagnóstico positivo de contração do vírus e sobreviveram também estão temerosas. Contudo, esse público está imune e não corre o risco de pegar a doença de novo. Não o H1N1.

O problema é que esse tipo de vírus sofre mutações constantes - tanto que as vacinas contra gripe são anuais - e em uma próxima mudança não há imunidade que proteja.

Uma das pessoas que está preocupada é Alexandre Santos, de 30 anos, que no ano passado teve a doença diagnosticada, ficou cinco dias internado no Hospital São José e precisou ficar isolado para não repassar a gripe para outras pessoas. Pior: ele e o filho, que hoje tem um ano e três meses, tiveram diagnóstico positivo.

Santos conta que, no começo, parecia uma gripe normal: dor no corpo, cansaço. Mas no segundo dia o cansaço virou falta de ar, as dores ficaram mais fortes e a febre evoluiu para 40 graus. Nem o paracetamol de quatro em quatro horas resolveu. No terceiro dia, a situação já era crítica. No São José, o servidor público descobriu que estava com baixa oxigenação no sangue e o pulmão, comprometido. Não teve alternativa: ele precisou ficou internado, mas o filho foi para casa.

Fonte: TV Canal 13

LICENÇA-MATERNIDADE MAIS LONGO

A partir da próxima segunda-feira, as empresas vão poder aderir ao programa "empresa cidadã" que permite a prorrogação por mais dois meses do prazo de licença-maternidade. As empresas que quiserem conceder o benefício às suas empregadas poderão abater a despesa do Imposto de Renda (IR) devido.

Hoje, o prazo da licença-maternidade é de quatro meses. Se a empresa aderir ao programa, a empregada poderá tirar uma licença de seis meses. Quem paga o benefício nos quatro meses é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na prática, no entanto, o benefício terá alcance reduzido para as pessoas jurídicas que pagam o IR pela sistemática de lucro real, um universo de apenas 150 mil empresas no país, a maioria grandes corporações.

As empresas incluídas no Simples ou que pagam IR pelo sistema de lucro presumido não têm como abater a despesa do IR devido, o que impede que as suas empregadas possam pedir o benefício. Para aderir ao programa, a empresa deve fazê-lo no site da Receita na internet, por meio de um requerimento de adesão. A empregada deve pedir a prorrogação diretamente à sua empresa. O pedido tem de ser feito até o final do primeiro mês após o parto.

- O conteúdo social da prorrogação é inegável. Mas a concessão do benefício é sempre um direito da empresa - disse Marcelo Lins, coordenador-geral de Arrecadação e Cobrança da Receita, Marcelo Lins.

A regulamentação do benefício da prorrogação da licença-maternidade foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, mais de um ano depois da aprovação da Lei 11.770, de setembro de 2008, que criou o programa "empresa cidadã". Segundo o coordenador de cobrança da Receita, João Paulo Martins, as 150 mil empresas que declaram o IR pelo lucro real empregam cerca de 40% da mão de obra feminina do país.

Fonte: Zero Hora

CPF PODE SER TIRADO PELA INTERNET


Brasília - A população poderá pedir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela página da Receita Federal na internet ainda no primeiro trimestre deste ano, informou ontem (21) o secretário da Receita, Otacílio Cartaxo. Segundo ele, o serviço deve estar disponível até o final de fevereiro.

De acordo com o secretário, a mudança conclui as reformas que a Receita está realizando há mais de um ano para modernizar o atendimento ao contribuinte. “No portal do contribuinte, o cidadão já pode tirar certidão negativa, imprimir o Darf, fazer o pagamento e consultar a malha fina. O fechamento dessa reforma é exatamente o CPF online, que sai até o fim de fevereiro.”

O CPF é necessário para que o contribuinte feche qualquer contrato bancário, contraia empréstimos e abra operações de crediário. O documento também é obrigatório na renovação de passaportes, na participação em concursos públicos e na retirada de prêmios de loterias.

Atualmente, o CPF só pode ser obtido pelos Correios ou nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A emissão custa R$ 5,50.

Cartaxo também comentou o desempenho da Receita Federal no ano passado. Segundo ele, a queda na arrecadação e a crise no órgão, que culminou com a saída da secretária Lina Maria Vieira, em julho do ano passado, não chegaram a afetar o trabalho de fiscalização da Receita.

“O ano de 2009 foi difícil para nós, mas a Secretaria da Receita continuou a trabalhar e operar normalmente. A crise foi no topo da pirâmide. Na base da pirâmide, o trabalho continuou. Tanto que foram cumpridas todas as metas de fiscalização”, destacou.

Sobre o resultado da arrecadação de 2009, Cartaxo afirmou que a retomada do crescimento econômico foi responsável pela recuperação das receitas federais no último trimestre do ano. Apesar da maior arrecadação mensal de toda a história em dezembro, a arrecadação federal encerrou 2009 ano com queda de 2,96% descontada a inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo ele, as perspectivas para 2010 são favoráveis. “O resultado de dezembro foi auspicioso e espelha a recuperação da economia nacional”, afirmou

Fonte: Agência Brasil

21/01/2010

CASAR NO CIVIL ESTÁ MAIS RÁPIDO

Começou a vigorar nesta segunda-feira, 18, a lei 12.133, que acelera a homologação à habilitação para casamento civil, tornando o trâmite até dois meses mais rápido. A iniciativa dispensa a homologação judicial e o procedimento poderá ser feito em cartório por oficiais de Registro Civil.

Agora, as partes que pretendem se casar precisam ir a um cartório de Registro Civil, com testemunhas e os documentos necessários. O oficial preparará um processo e publica o ato em edital de proclamas. Após isso, o procedimento é enviado ao Ministério Público, que dá seu parecer. Diante do parecer favorável do MP, o processo volta ao cartório e o oficial homologa a habilitação e a data do casamento poderá ser marcada. O período deste trâmite varia de Estado para Estado, mas, em média, deverá demorar entre 20 e 30 dias.

Antes da lei, após o parecer favorável do MP, o processo era remetido ao Judiciário e aguardava a homologação da habilitação por parte de um juiz de Direito. Esta etapa implicava em um período adicional que poderia durar de 10 a 60 dias.

Apresentada pelo deputado Maurício Rands (PT/PE), a propositura é um pleito da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), com o objetivo de desburocratizar a habilitação do casamento civil e de contribuir para desafogar a Justiça Brasileira. “Ganha o cidadão, que tem o casamento homologado em menos tempo e ganha o Poder Judiciário, que fica livre deste trabalho que pode ser executado pelos oficiais de Registro Civil”, disse o presidente Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar.

DIVÓRCIO – A Associação já desenvolveu uma série de iniciativas no sentido de poupar o Judiciário. Uma delas é a lei 11.441, que permite que casos consensuais de divórcio, inventário e partilha de bens (desde que não envolvam o interesse de menores) sejam resolvidos no âmbito dos cartórios brasileiros, com menor custo e em prazo muito menor.

Com a lei 11.441, o período médio para a execução da escritura pública em cartório é de 15 dias, dependendo do número de bens envolvidos na questão. Antes da lei, separações e divórcios só podiam ser realizados na Justiça e o processo era mais demorado. Uma separação amigável, que levava em média dois meses, agora pode ser feita no mesmo dia. Em casos de inventários sem bens envolvidos, o procedimento, que demora meses, passou a ser feito até no mesmo dia. Em inventários que existem bens, o procedimento é realizado em até 40 dias, contra meses pelo modelo anterior.

Os preços também estão mais acessíveis comparados ao procedimento judicial – em alguns casos custam 10% das custas judiciais. Além de trazer vantagens à sociedade, a lei 14.441 contribui com Judiciário brasileiro, que pode concentrar esforços apenas aos casos em que realmente a figura mediadora do juiz se faz necessária. Diante destes elementos, o crescimento do volume desses serviços nos cartórios chegou a 40%, segundo estimativas da Anoreg-BR.

Fonte: Acesse Piauí

Matéria indicada pelo Dr. Raí de Souza

O ROCEIRO E A COIVARA

Não dá mais para mudar
O que é modo de vida.
Da roça vive o pobre,
Eita que vida sofrida!
Mesmo naquela secura,
Pede a Deus nas alturas,
Benção, coragem e guarida!

O roceiro vive assim:
A enxada é seu trator,
O fogo é limpa chão,
Eis aí o seu labor!
O suor a cair na terra,
Mas não reclama nem berra
Tudo faz com muito amor!

Quando broca o roçado,
Ajunta logo a coivara,
O garrancho espinhento,
Faz aceiro, juntas as varas.
Lá vai fogo, São Lourenço!
Vai ter inverno, assim penso!
E tira o suor da cara!

(Davi Portela)

20/01/2010

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ

A 6º CREDE divulgou esta manha o resultado final da seleção para professor temporário do estado do Ceará, acompanhe clicando no nome da disciplina.

ESPANHOL
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA
GEOGRAFIA
INGLÊS
MATEMÁTICA
PEDAGOGIA
PORTUGUÊS
QUÍMICA
FÍSICA

Lembrando que o resultado foi retirado do site da 6º CREDE, alguns resultados não foram colocado porque até o fechamento da matéria tinha sido divulgado ainda.

BLOG COREAÚ ONLINE PEGA "FOGO"


O blog do nosso companheiro e parceiro em reportagens Benedito Aguiar, mais conhecido como Bob, está em clima de "guerra", guerra esta com alguns acompanhantes que fazem comentários no mural de recados lá contido. O clima esquentou tanto que fez com que o administrador do blog fizesse uma enquete para os acompanhantes opinarem se o mural deve ou não permanecer. Penso que o mural deve sim permanece, pois que tem o direito sobre ele é o administrador, fica aquele pensamento o objeto é meu e que manda são os outros. Pense que ali é um espaço democrático, destinado aos satisfeitos ou não com a situação.

ENTREVISTA SOBRE A SELEÇÃO PARA AGENTES MUNICIPAIS

19/01/2010

OUÇA A ENTREVISTA COM ROBERTO PESSOA E LÚCIO ALCÂNTARAS NA PRINCESA FM

VISANDO AS ELEIÇÕES

Está visitando a cidade desde ontem, o Ex-governador Lúcio Alcântaras e o Prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, a pauta da visita é divulgação do partido o PR, os visitantes fizeram caminhada e abraçaram o povo da cidade e deram entrevista na Rádio Princesa do Vale FM, participaram da divulgação o vereador Sabino Cristino e o vereador Osvaldo Araújo, além de lideranças politicas da cidade. Ontem os pré-candidatos estiveram nos distritos de Aroeiras e Ubaúna. Daqui a pauco a entrevista concedida a Rádio Princesa do Vale FM.

17/01/2010

POLICIA EM AÇÃO

A policia Militar de Coreaú desarticulou hoje um grupo, que estava praticando furtos na zona rural do município. Acontece que há algum tempo os criadores de nossa cidade estavam sentindo falta de seus animais, ou seja o rebanho de ovelhas de vários criadores estava diminuindo de maneira rápida e sem explicação. Hoje moradores rurais ao vir a Coreaú fazer compras na tradicional feira da cidade, perceberam um movimento estranho em um curral, e acionaram a policia que conseguiram capturar o grupo nas proximidades de Tianguá. Um gol branco sem os bancos traseiros servia para esconder os animais. O grupo se encontra recolhido na delegacia da cidade.
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.