Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

21/11/2009

CEARÁ NA 1º DIVISÃO


Depois de 16 anos longe da elite do futebol o Ceará esporte Clube, volta a elite do futebol com muita honra, jogando fora de casa o vovô venceu a equipe da Ponte Preta por 2 a 1, e garantiu de vez seu acesso a primeira divisão, a tristeza se deu por conta da decida da equipe do Fortaleza para a terceirona. Por incrível que pareça, o futebol cearense terá um representante em cada divisão do futebol, brasileiro.
Foto: blog de coreausiara

ESCOLA FLORA TELES COMEMORA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA








Com apresentações, palestras, vídeos e peça teatrais, ontem a escola Flora Teles comemorou o dia da consciência negra, com a participação em massa dos alunos e da comunidade escolar, os alunos desta escola deram show em suas apresentações.

DESRESPEITO A CIDADE


Coreaú está ficando bem iluminada com a chegada do natal, como já foi falado em reportagem recente aqui no blog, só que a falta de cultura do povo desta cidade, acaba causando comentários como este e em outros blogs, o problema é que estão arrancando as lâmpadas que estão nas árvores, deixando-as sem a iluminação dos piscas-pisca, o risco de alguém levar um choque ao arrancar as lâmpadas é muito grande, pois passa pela fiação uma corrente elétrica muito alta, podendo a pessoa que receber o fluxo de carga chegar a óbito, isso que acontece é por falta de pais responsáveis, ontem um menino tentou tirar uma das lâmpadas e, ao ser repreendido pelo vigia da praça, tentou agredi-lo com uma pedra, isso é uma falta de respeito a cidade. Depois reclamam que Coreaú é uma cidade feia, também, alguns colaboram para isso.

SOLETRANDO 2010

Quem vai representar o ceará no concurso promovido pela TV Globo no programa Caldeirão do Huck, sob o comando de Luciano Huck, é aluna MAYARA DA SILVA OLIVINDO da Cidade de VIÇOSA DO CEARÁ, mais uma vez a cidade de viçosa manda um representante, pois no neste ano de 2009, houve também um representante daquela cidade, Coreaú mandou quatro representantes, e segundo informações do Prof. Edvanildo, Diretor da Escola Ginásio Municipal, a aluna SAMARA PORTELA SANTOS, ficou no 24º lugar do estado, de 88 participantes, parabéns a todos os participantes de nossa cidade.

19/11/2009

PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA FLORA TELES

TEMÁTICAS TRABALHADAS

TEMÁTICA 1 - RELIGIOSIDADE E CULTURA
TEMÁTICA 2 - PERSONALIDADES DE DESTAQUES
TEMÁTICA 3 - PARTICIPAÇÃO DO NEGRO NA CONSTRUÇÃO DE NOSSA HISTÓRIA
TEMÁTICA 4 - VISITANDO A ÁFRICA
TEMÁTICA 5 - O NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA

18:20 hs - PALESTRA E DEBATE
19:00 hs - VISITA AOS STANDS (QUADRA DO COLÉGIO)
20:00 hs - APRESENTAÇÕES CULTURAIS
21:30 hs - ENCERRAMENTO

20 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CONSCIÈNCIA NEGRA


Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.

O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, a organização dos fundadores fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade. Os negros que escapavam da lida e dos ferros não pensavam duas vezes: o destino era o tal quilombo cheio de palmeiras.

Com a chegada de mais e mais pessoas, inclusive índios e brancos foragidos, formaram-se os mocambos, que funcionavam como vilas. O mocambo do macaco, localizado na Serra da Barriga, era a sede administrativa do povo quilombola. Um negro chamado Ganga Zumba foi o primeiro rei do Quilombo dos Palmares.

Alguns anos após a sua fundação,o Quilombo dos Palmares foi invadido por uma expedição bandeirante. Muitos habitantes, inclusive crianças, foram degolados. Um recém-nascido foi levado pelos invasores e entregue como presente a Antônio Melo, um padre da vila de Recife.

O menino, batizado pelo padre com o nome de Francisco, foi criado e educado pelo religioso, que lhe ensinou a ler e escrever, além de lhe dar noções de latim, e o iniciar no estudo da Bíblia. Aos 12 anos o menino era coroinha. Entretanto, a população local não aprovava a atitude do pároco, que criava o negrinho como filho, e não como servo.

Apesar do carinho que sentia pelo seu pai adotivo, Francisco não se conformava em ser tratado de forma diferente por causa de sua cor. E sofria muito vendo seus irmãos de raça sendo humilhados e mortos nos engenhos e praças públicas. Por isso, quando completou 15 anos, o franzino Francisco fugiu e foi em busca do seu lugar de origem, o Quilombo dos Palmares.

Após caminhar cerca de 132 quilômetros, o garoto chegou à Serra da Barriga. Como era de costume nos quilombos, recebeu uma família e um novo nome. Agora, Francisco era Zumbi. Com os conhecimentos repassados pelo padre, Zumbi logo superou seus irmãos em inteligência e coragem. Aos 17 anos tornou-se general de armas do quilombo, uma espécie de ministro de guerra nos dias de hoje.

Com a queda do rei Ganga Zumba, morto após acreditar num pacto de paz com os senhores de engenho, Zumbi assumiu o posto de rei e levou a luta pela liberdade até o final de seus dias. Com o extermínio do Quilombo dos Palmares pela expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1694, Zumbi fugiu junto a outros sobreviventes do massacre para a Serra de Dois Irmãos, então terra de Pernambuco.

Contudo, em 20 de novembro de 1695 Zumbi foi traído por um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela revelação do esconderijo. Zumbi foi então torturado e capturado. Jorge Velho matou o rei Zumbi e o decapitou, levando sua cabeça até a praça do Carmo, na cidade de Recife, onde ficou exposta por anos seguidos até sua completa decomposição.

“Deus da Guerra”, “Fantasma Imortal” ou “Morto Vivo”. Seja qual for a tradução correta do nome Zumbi, o seu significado para a história do Brasil e para o movimento negro é praticamente unânime: Zumbi dos Palmares é o maior ícone da resistência negra ao escravismo e de sua luta por liberdade. Os anos foram passando, mas o sonho de Zumbi permanece e sua história é contada com orgulho pelos habitantes da região onde o negro-rei pregou a liberdade.

Fontes: Dpnet.com.br
O Dia On-Line
Feranet21.com.br

17/11/2009

DIA HISTÓRICO NO DISTRITO DE ARAQUÉM - COREAÚ
















Justificar

O Distrito de Araquém ficou pequeno para tanta gente, agora a pouco foi assinado a ordem de serviço para a construção da Escola de Ensino Médio naquela localidade, estiveram presentes varias autoridades, como a Secretária de Educação do Ceará Isouda Cela (Representando o governador Cid Gomes), o Dep. Estadual e Chefe de gabinete do governador Ivo Gomes, o Deputado Estadual Gony Arruda, o Prefeito de Coreaú Carlos Roner,o Prefeito de Cariré Antonio Martins, o Prefeito de Mucambo Manoel Ribeiro e a Prefeita de Tianguá Natália, também estiveram presentes os Vereadores de Coreaú, o Ex-Prefeito de Coreaú Chico Antonio, a Orientadora da 6º CREDE, a Sr. Valdizia e o Paroco do município Pe. Nery, além de diretores, professores e alunos das escolas estaduais de Coreaú e de vizinhanças. A escola de ensino médio do Distrito de Araquém custará aos cofres do Estado R$ 2.600.000, em um prazo de 5 meses, isso quem falou foi o Deputado Ivo Gomes, que salientou ainda que na inauguração da nova escola, o asfalto que liga Coreaú-Araquém, já estará pronto e fez questão de falar que estas obras era uma reivindicação do ex-prefeito Chico Antonio e de outras lideranças ligadas ao município. Já o Prefeito Carlos Roner em seu discurso, falou do compromisso que tinha feito com o governo em ceder o terreno para a construção do prédio escolar, ainda com a palavra o prefeito fez um organograma das obras que já tinha realizado no município e das obras que ainda virão como por exemplo a padronização das calçadas de algumas ruas da cidade e do parque de vaquejada do município, falou ainda que sua parceria com o governo do estado está rendendo bons frutos. A secretária de Educação do Ceará, fez um discurso breve, e parabenizou a cidade pela nova escola, e que o governo junto com ela, estão se esforçando o máximo para que o estado tenha uma educação de qualidade.

ALUNOS DE COREAÚ PARTICIPARÃO DA ETAPA REGIONAL DO SOLETRANDO


Quatro alunos da rede municipal de ensino da cidade de Coreaú irão representar o município na etapa regional do soletrando que acontecerá na proxima sexta feira dia 20 de Novembro na Capital cearense, mais precisamente no SESI, localizado na Parangaba, os alunos concorrerão por uma vaga para a etapa nacional com mais 105 alunos dos 24 municípios cearenses inscritos sendo um total de 109 alunos participantes, os alunos de Coreaú são: JOSÉ JANDER COUTINHO MARQUES FILHO (ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO BÁSICO NOSSA SENHORA DA PIEDADE) - NATÁLIA FERREIRA DE AGUIAR (ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO BÁSICO PEDRO CONRADO) - BENEDITA FABIANA (ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO BÁSICO CORAÇÃO DE JESUS) - SAMARA PORTELA SANTOS (ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO BÁSICO SANTO ANTONIO), Além de Coreaú os municípios que irão concorrer com o número de representantes serão: Acaraú (01), Alto Santo (04), Apuiarés (01), Aquiraz (01), Aracati (16), Assaré (01), Barro (04), Dep. Irapuan Pinheiro (01), Fortaleza (10), Irauçuba (01), Itaitinga (01), Jaguaruana (03), Jijojoca de Jericoacoara (01), Lavras da Mangabeira (15), Maracanaú (02), Maranguape (02), Mombaça (02), Morada Nova (31), Mucambo (04), Pacoti (01), São Gonçalo do Amarante (02) e Viçosa do Ceará (01).

FONTE: Página do Caldeirão do Huck

VELA LISTA COMPLETA EM: http://www.4shared.com/file/154001051/cdfd3d92/LISTA_DE_SELECIONADOS_PARA_O_SOLETRANDO.html

15/11/2009

COREAÚ ENTRA DE VEZ NO CLIMA NATALINO



Diferentes de outras épocas, a cidade de Coreaú está incorporando um novo espírito, espero que seja para melhor, pelo menos é o que se percebe, a cidade ganhou um tom azul, segundo a místicas a cor azul representa efeito calmante e repousante, cor profunda. Preferida por adultos pois traz uma certa maturidade. Esperamos que essa maturidade e a calmaria, ainda possa vir e, parabéns a prefeitura.
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.