Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

01/08/2009

MORRE EX-PREFEITO DE COREAÚ CHICO DA BOMBA

Morreu na noite deste sábado 01 de Agosto de 2009, o Ex-Prefeito de Coreaú, Francisco Cristino Moreira, mais conhecido como CHICO DA BOMBA, Chico da Bomba ficou conhecido no Brasil pelo fato inédito de ter sido eleito Prefeito quatro vezes da Cidade de Coreaú, Chico da Bomba tinha 63 anos e iria completar 64 anos no próximo dia 13 de Agosto.
Do blog: Os mais sinceros votos de sentimentos a familia.

VOLTA AS AULAS E OS CUIDADOS COM A GRIPE - H1N1/A

Prestes a começar o segundo semestre de 2009 a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação informaram que não haverá adiamento do reinicio do período escolar por conta do aumento do número de casos da gripe suína no Ceará.
Para evitar a transmissão da doença nas escolas e creches, a Sesa recomenda que as pessoas gripadas devem ficar em casa no período de transmissibilidade, ou seja, sete dias após o inicio dos sintomas.
Ainda segundo a nota técnica da Sesa, as pessoas infectadas pelo vírus H1N1 devem higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
Outra recomendação importante é proteger a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação das secreções e não compartilhar objetos.

E se a Terra fosse atingida por um cometa ou asteroide? Quais as Consequências

O impacto de um cometa ocorrido na última semana contra o planeta Júpiter produziu em sua atmosfera uma enorme cicatriz do tamanho do planeta Terra e trouxe novamente a questão sobre as consequências que um choque desse tipo teria em nosso planeta.
Segundo o cientista Donald Yeomans, ligado ao NEO, Programa de Objetos Próximos à Terra, da Nasa, existe atualmente 784 grandes objetos com tamanho superior a 1 quilômetro de diâmetro nas proximidades da Terra e caso qualquer um deles atingisse nosso planeta as consequências seriam catastróficas. "Basta ver o que aconteceu em Júpiter", disse Yeomans. "O objeto que se chocou esta semana tinha aproximadamente esse tamanho". No entanto, Yeomans lembra que as chances de que um desses grandes objetos atinjam a Terra é muito pequena, mas objetos menores também representam riscos e lembrou que devem existir mais de 100 grandes Neos (objetos próximos à Terra) que ainda não foram descobertos.
Os cientistas estimam que deve haver pelo menos 156 grandes objetos com mais de 1 quilômetro a serem descobertos. Em média, a Terra é atingida por asteroides de 1 quilômetro a cada 500 mil anos e a cada 100 mil anos por objetos maiores que 500 metros. Para objetos menores a taxa de impacto aumenta para 700 anos para objetos de 50 metros e 140 metros para asteroides de até 30 metros. Objetos menores são praticamente incendiados durante a entrada na atmosfera, produzindo as chamadas bolas de fogo.
Impactos gigantescos, como o que pode ter acabado com os dinossauros há 6 milhões de anos são provocados por asteroides com mais de 10 quilômetros de diâmetro e ocorrem em média a cada 100 milhões de anos. De todos os objetos próximos que podem cruzar a órbita da Terra, os maiores são o asteroide Sísifo, com 8 quilômetros de diâmetro e Toutatis, com 5.4 quilômetros.
FONTE: IG EDUCAÇÃO


30/07/2009

INEP DIVULGA PROVA MODELO DO ENEM 2009

BRASÍLIA - Os 4,5 milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem conhecer nesta quinta-feira como será a prova do novo modelo de seleção para a maioria das universidades federais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou à meia-noite um simulado com 40 questões-modelo em sua página na internet. Pelo menos 48 das 55 universidades federais utilizarão a nota do Enem em alguma etapa de seleção.
O simulado tem 10 questões para cada uma das quatro áreas avaliadas: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos e matemática. “O objetivo é que os alunos tenham uma ideia do tipo de questões que encontrarão no Enem e possam se preparar melhor para as mudanças”, disse o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. A grande diferença entre as questões de edições anteriores do Enem e as da nova prova será o grau de dificuldade, segundo Fernandes. Antes, o exame era considerado mais fácil que os vestibulares das universidades mais concorridas.
Assim como na prova, que será aplicada nos dias 3 e 4 de outubro, cada questão tem cinco alternativas, com apenas uma resposta correta. De acordo com o Inep, se o estudante deixar uma questão em branco, o sistema de correção identificará a ausência de resposta como erro.

Junto com o simulado, o Inep também divulga o gabarito, com as respostas corretas das questões. No entanto, os estudantes não poderão simular a nota que tirariam na prova, porque o simulado tem menos questões, e porque o cálculo final não levará em conta apenas a quantidade de acertos, mas informações como o grau de dificuldade da resposta acertada e a combinação de itens acertados no exame inteiro.

“Dá para ter uma noção do desempenho, mas não dá para dizer qual será a nota. A tendência é que quem acertar mais questões, terá notas maiores, mas isso não irá acontecer necessariamente.” Ao lado você pode fazer o download das provas.

FONTE: IG

28/07/2009

14 ANOS DE ENSINO

Em vez dos nove anos atuais, o ensino obrigatório no Brasil deve abranger um período de 14 anos. Esta ampliação tem o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que na próxima semana enviará uma carta aos presidentes do Senado e da Câmara Federal pedindo agilidade na tramitação e aprovação da medida provisória que trata do assunto, a PEC 277/2008.

“A maioria dos países oferece mais de doze anos de escolaridade”, esclarece o professor Isaac Roitman, autor da moção apresentada na assembléia geral da SBPC ocorrida nesta quinta-feira, 16, em Manaus, AM, onde a entidade realiza sua 61ª Reunião Anual. A PEC 277/2008 prevê a obrigatoriedade do ensino dos quatro anos de idade aos 17 anos – ou seja, inclui a pré-escola (dois anos), o ensino fundamental (nove anos) e o ensino médio (três anos). Atualmente, a obrigatoriedade se concentra nos nove anos do ensino fundamental, em que a criança deve ingressar na escola aos seis anos de idade. Com a ampliação, o ingresso passaria a ocorrer quando a criança completar quatro anos de vida.

Na opinião do professor Roitman, “colocar todas as crianças e adolescentes de quatro a 17 anos na escola trata-se de uma medida estratégica para o futuro do nosso País, considerando o cenário internacional, especialmente o fato de estarmos no século do conhecimento e da inovação”, afirmou. Para o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, a PEC 277/2008 deve ser aprovada o quanto antes porque “a educação é principal forma de inclusão social e cultural”. “A SBPC vai solicitar ao Congresso Nacional que confira a máxima urgência possível no trâmite dessa medida provisória, uma vez que sua aprovação refletirá positivamente na qualidade de vida e de trabalho das atuais e futuras gerações”, afirmou.

A PEC 277/2008 prevê também a alocação de recursos para dar conta da ampliação do tempo das crianças na escola, com a participação de verbas do governo federal, dos estados e dos municípios.

FONTE:SBPC

PARA QUEM GOSTA DE LER

Você que gosta de leitura procure ler "Albert Einstein e Seu Universo Inflável" no livro Albert Einstein conta em seu diário sobre as descobertas que fez e como é difícil a vida de cientista, acompanhe uma breve do livro.
Sinopse: Muita gente acha que Albert Einstein foi o homem mais genial de todos os tempos. É possível: quantos outros foram capazes de juntar tantas peças do quebra-cabeça do Universo? Espaço, tempo, átomos, luz, gravidade, energia - ele era mesmo um crânio. Eis uma lista resumida do que ele descobriu: - como o Universo funciona e como fazê-lo parar de desinflar; - como viajar no tempo; - como contar átomos; - como transformar coisas em luz e luz em coisas, e - como, olhando firme para o céu, mas firme mesmo, é possível enxergar a própria nuca. Mas como ele conseguiu fazer todas essas descobertas fantásticas? Para saber, é só dar uma olhada no seu diário perdido, que está em Albert Einstein e seu Universo inflável. O livro também mostra que a vida de um gênio não é fácil. Quando era pequeno, o futuro cientista foi expulso da escola. Mais tarde, ele seria espionado pelos nazistas e pelo FBI. E depois de morto, o cérebro dele foi retirado e utilizado para estudos.

Detalhes da Edição

Título: Albert Einstein e Seu Universo Inflável
Autor: Mike Goldsmith
Tradução: Eduardo Brandão
Editora: Companhia das Letras
Idioma: Português
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.