Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

19/02/2009

PERÓLAS DE VESTIBULAR



Erros são comuns, mas respostas como essas abaixo são .....
* Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio.
* O nervo ótico transmite idéias luminosas.
* A principal função da raiz é se enterrar.
* O Sol nos dá luz, calor e turistas.
* As aves têm na boca um dente chamado bico.
* A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário.
* A insônia consiste em dormir ao contrário.
* O calor é a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo.
* As glândulas salivares só trabalham quando a gente têm vontade de cuspir.
* As múmias tinham um profundo conhecimento de Anatomia.

FÍSICA MALUCA

As Leis de Kirchhoff são:
1ª Lei de Kirchhoff (lei das correntes, ou lei dos nós): Num dado nó, a soma das correntes que entram é igual à soma das correntes que saem. Ou seja, um nó não acumula carga.
2ª Lei de Kirchhoff (lei das tensões, ou lei das malhas): A soma algébrica das tensões, num percurso fechado, é nula.
Então queridos alunos Equacione o Circuito ao Lado.

18/02/2009

XII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

A Comissão Coordenadora da XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, XII OBA, informa que a XII OBA será realizada em todas as escolas previamente cadastradas, ou que vierem a se cadastrar até o dia 15 de março de 2009, que as provas olímpicas deste certame serão realizadas no dia 15 de maio deste ano. Não há custo algum para a escola participar, e basta preencher uma ficha de cadastro indicando um professor da escola para ser o contato oficial entre a OBA e a Escola. A ficha pode ser obtida no sítio www.oba.org.br , ou solicitada pelo email oba@uerj.br ou pelo fax (21)2587-7150. Este é um ano especial para a Astronomia e de certa forma também para a Astronáutica. Em 2009 comemora-se os 400 anos do primeiro uso astronômica da luneta, por Galileu Galilei e por isso a ONU declarou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. Também a Astronáutica tem motivos de comemoração, pois em 2009 comemoramos 40 anos que o homem pisou na Lua pela primeira vez. Em função destas comemorações mundiais, também a OBA está fazendo uma Olimpíada especial em 2009. Por exemplo, toda escola que efetivamente participar da XII OBA vai receber uma luneta de presente no final do ano, porém, em fevereiro, todas as escolas cadastradas e aquelas que vierem a se cadastrar até 15 de março deste ano vão recebe: um lindo quebra-cabeça com imagem do sistema solar, dois planisférios rotativos especialmente confeccionados para o hemisfério sul, um relógio estelar (desmontado, precisando apenas colocar um parafusinho no centro dele), um dominó com imagens dos planetas e do Sol, uma estrelinha de plástico contendo dentro dela pó de meteorito e cartazes do Ano Internacional da Astronomia, cartazes da XII OBA e cartazes e folders sobre meteoritos. Informações podem ser obtidas nos endereços: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica Instituto de Física – Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rua São Francisco Xavier, 525/3023-D, Maracanã 20559-900 Rio de Janeiro – RJ site: www.oba.org.br e-mail: oba@uerj.br Telefones: (21)2587-7150, (21)4104-4047, (21)8272-3810
( Fonte: João Batista Garcia Canalle )

17/02/2009

Dicionário alternativo - Um Pouco de descontração

ABAIXO - letra A com pouca altura
ADVERSÁRIO - dia de nascimento do fanho
ALOPATIA - dar um telefonema para a tia
CAATINGA - cheeiro ruuim
CADEADO - a mãe do Ado procurando-o
CAMINHÃO - estrada muito grande
DESTILADO - aquilo que não está do lado de lá
ESFERA - animal feroz amansado
GENITÁLIA - Órgão reprodutor dos italianos
HOMOSSEXUAL - Sabão em pó para lavar as partes íntimas
MICROCOMPUTADOR - anão com cólica renal
PARALÍTICO - período da Terra em que nada se movia
PATOGÊNICO - pato que sai bem em fotografia
SOSSEGA - pessoa informando que é desprovida de visão
VOLÁTIL - sobrinho avisando onde vai.
Me perdoe todos que gostam das noticias da fisica mas, esse dicionário não pode passar despercebido. Fonte: Física D+

Por que as Estrelas piscam?

O pisca-pisca das estrelas no céu noturno é causado por turbulências na atmosfera da Terra. A imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu. Quando a atmosfera se agita, a luz emitida por uma estrela sofre um efeito de refração e é desviada em diversas direções. Por isso, a imagem da estrela sofre leves alterações de brilho e posição, e ela fica "piscando". Essa é uma das razões que tornam o super-telescópio Hubble tão eficiente: ao invés de estar situado na superfície da Terra, ele orbita no espaço, por cima da atmosfera terrestre, driblando a refração da luz e obtendo assim imagens mais nítidas. E as estrelas que não piscam a olho nu? Essas não são estrelas, e sim planetas, que por seu tamanho definido e maior proximidade da Terra conseguem formar uma imagem estável ao olho humano.
Fonte: Fisica D+

Foto rara registra fim do arco-íris, e o pote de ouro?

O site OC Register publicou, no último dia 8, uma imagem enviada por um leitor que conseguiu registrar o famoso fim do arco-íris. E, ao contrário do que diz a lenda, foi encontrado um carro, e não um pote de ouro.
O leitor Jason Erdkamp, de Lake Forest, nos Estados Unidos, tirou a foto enquanto estava viajando pelo noroeste de Orange County.

DE OLHO NO VESTIBULAR - AULA DO DIA 16/02/2009 3º CIENTIFICO

Para dar início ao estudo de eletrostática temos que ter uma noção de carga elétrica, para isso devemos saber que uma matéria é composta principalmente por elétrons, prótons e nêutrons. Sendo que, apenas os elétrons e prótons possuem carga elétrica. Os prótons e os elétrons possuem a mesma carga elétrica elementar (quantidade de cargas elétrica iguais em módulos), representados por e. Dizemos então: A carga elétrica do próton (qp) : positivo. A carga elétrica do elétron (qe) : negativo. qp = q e = e A intensidade de e: e = 1,6 . 10 - 19 C No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de medida utilizada para carga elétrica é o COULOMB (C). Num corpo eletrizado, sua carga (q) é um múltiplo inteiro de (n) sendo que n > 0 de carga elementar e. q = n . e Então: n p = n e O corpo está eletricamente neutro. n p > n q O corpo está eletricamente positivo. n p < n =" n" n =" 5" n =" 1" q =" n" q =" 1" q =" 1,6" c =" 10-6C" 1nc =" 10-9C">

Fonte: Equipe Brasil Escola

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.