EM BREVE FAREMOS ENQUETE OFICIAL no blog DA PARÓQUIA e NO Blog RM NO FOCO.
“Dos muitos olhares da Virgem Maria,..., Coreaú escolheu, como centro de veneração, o olhar doloroso estampado na face angustiada de Nossa Senhora da Piedade.”
(Leonardo Pildas, ‘Coreaú Venera a Virgem da Piedade’, 2006; p.38).
No dia 29 de março de 2013, Sexta-Feira Santa, recebemos de Leonardo Pildas um pequeno livreto, com dezessete páginas, datado de 25 de março, intitulado de Brasão da Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Uma Proposta..., no qual estão contidos três esboços de brasão, elaborados por ele, para que fossem submetidos à apreciação da comunidade paroquial visando ao assentimento de um como distintivo paroquial. Acentuamos que as sugestões serão bem-vindas.
Caracterização do Brasão
(texto extraído da citada obra)
O brasão paroquial tem a seguinte configuração: escudo, peça principal, seguido do listel ou filete e do timbre, ornatos externos.
Cortado de um em linha reta, o escudo apresenta seu campo dividido em duas partes. Nelas estão fixadas as figuras simbólicas que caracterizam a vocação mariana de nossa paróquia, além das cores que completam o sentido harmônico da representatividade do emblema paroquial.
Embora considerados acessórios, o timbre e o listel integram o brasão, sendo de grande utilidade. Enquanto o timbre fica acima, o listel situa-se abaixo do escudo. O timbre, um dos três componentes do brasão paroquial, tem como elemento representativo a Cruz Processional, que lembra CRISTO farol de nossa fé. O listel ou filete é a faixa que ostenta o título de nossa comunidade eclesial.
Ressalte-se, por ser pertinente, que os esboços trazem o mesmo tipo de escudo português, lembrando nossa origem lusitana, que é reto na parte superior e arredondado na parte inferior, e os demais componentes descritos. Neles, as mudanças referem-se às figuras e às cores. As cores branca e azul estão ligadas às vestes de Nossa Senhora, Mãe de Cristo e da Igreja. Enfatize-se que o amarelo, o branco e o azul estão vinculados às cores da bandeira municipal de Coreaú. Vale salientar, ainda, que o amarelo e o branco representam as cores do Vaticano.
Cabe, também, ressaltar que nos esboços o escudo e o listel repousam sobre a Cruz, símbolo maior da cristandade.
Padre Lucione Queiroz Holanda
CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO