"O Drama em Si" fala dos bastidores da manifestação popular e narra a história de suas personagens
As Dramistas do Sítio Tucuns retomaram as atividades depois da pesquisa que deu origem ao livro que será lançado hoje no Sesc Centro: apresentação ao vivo
As Dramistas do Sítio Tucuns retomaram as atividades depois da pesquisa que deu origem ao livro que será lançado hoje no Sesc Centro: apresentação ao vivo
A pesquisa, que foi apresentada como
trabalho de conclusão do curso de especialização em Arte Educação, na
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), virou livro graças ao V
Edital de Incentivo à Cultura, lançado no ano passado pelo Governo do
Estado.
"Logo após a defesa, em 2005, recebi da banca uma carta de recomendação para publicação", recorda. A oportunidade do edital surgiu no ano passado. O resultado final, "O Drama em Si", será lançado, hoje, a partir das 19 horas, no Sesc Centro. De acordo com Márcio Pontes, a ideia original era estudar os reisados, tradição bem mais visitada e conhecida pelo público. "Nem sabia o que eram as dramistas, mas, durante a pesquisa, recebi a sugestão de estudá-las e aceitei o desafio", lembra o autor.
Ele conta que, naquela época, escolheu três grupos para estudar. Todos estavam desativados e não se apresentavam mais. Um deles, das Dramistas do Sítio Tucuns, aliás, retomou as atividades e faz show durante o lançamento do livro.
Márcio ressalta que uma de suas maiores dificuldades foi encontrar bibliografia relacionada ao tema. "A maior dos livros publicados e trabalhos já realizados aborda os reisados. Encontrei apenas uma outra pesquisadora estudando as dramistas", revela. "Espero, com o livro, estar contribuído neste sentido".
Diário do Nordeste