Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

08/05/2015

PAPA FRANCISCO CRITICA VALORIZAÇÃO EXCESSIVA DO FUTEBOL

Foto: AP
O papa Francisco alertou nesta quinta-feira para o risco de alguns países negligenciarem outros esportes e privilegiarem somente o futebol . "Na Itália, assim como no meu país natal, a Argentina, corre-se o risco de falar sempre de futebol e de negligenciar outros esportes", disse o líder da Igreja Católica em uma audiência no Vaticano com dirigentes esportivos e atletas da região do Lazio. As informações são da agência Ansa.
"Toda disciplina esportiva tem seu valor, não somente físico, mas também social e moral, e oferece a possibilidade às pessoas, principalmente aos jovens, de crescimento com equilíbrio e autocontrole", comentou. 
Torcedor declarado do time argentino San Lorenzo, o Papa em diversas ocasiões já expressou seu entusiasmo por esporte. Na última quarta-feira, ele jogou basquete com atletas do grupo Harlem Globetrotters, famosos por fazerem malabarismos durante as partidas.
Jorge Mario Bergoglio tentou girar a bola com um dos dedos, mas não conseguiu. Então, um dos atletas ajudou o Pontífice a fazer o malabarismo. Além da brincadeira, o sucessor de Bento XVI ganhou uma camisa autografada pelo time.

Terra Esportes
http://esportes.terra.com.br/futebol/vaticano-papa-francisco-critica-valorizacao-excessiva-do-futebol,ff1a15e6e401db37e7f54d56f0ddf74763ivRCRD.html

DETRANS AGUARDAM POSIÇÃO SOBRE EXAME TOXICOLÓGICO

Os Departamentos Estaduais de Trânsito e os motoristas profissionais de todo o Brasil estão se adequando
A Lei 13.103 determina que condutores que exerçam atividade remunerada nas categorias C, D e E (habilitação para transporte de cargas, pessoas e reboque) se submetam a exames toxicológicos periódicos e os Departamentos Estaduais de Trânsito e os motoristas profissionais de todo o Brasil estão se adequando.
Porém, faltando menos de um mês para entrar em vigor (1º de junho), as dúvidas aumentaram, após a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 30.
De acordo o texto, o credenciamento dos laboratórios para realização dos exames está suspenso, até mesmo para os que já haviam sido aprovados.
Com isto, resta aos Detrans e aos motoristas aguardar por mais informações sobre o exame. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a exigência deverá ser cumprida, mas a entidade não confirma se será possível iniciar o cumprimento até a Lei entrar em vigor.
“Os Detrans precisam da regulamentação porque devem executar a Lei. Muitos, como o Paraná, já estavam em processo de implantação e tiveram de suspender”, afirma o presidente da Associação Nacional dos Detrans e diretor-geral do Departamento paranaense, Marcos Traad.

O exame

Conforme o Denatran, o exame toxicológico deve identificar o uso de substâncias psicoativas no organismo do motorista, oferecendo mais segurança no trânsito.
O exame, capaz de detectar substâncias usadas em um período de três meses, custa em torno de R$ 270 a R$ 290 e deverá ser apresentado na renovação da CNH a cada cinco anos, ou na mudança de categoria.
A análise clínica poderá ser realizada pelo fio de cabelo ou pelas unhas para detectar diversos tipos de drogas e seus derivados.
A quantidade e a duração do uso identificadas deverão ser submetidas à avaliação médica em clínica credenciada que emitirá um laudo final de aptidão do candidato a condutor.

O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/brasil/2015/05/05/noticiasbrasil,3433081/detrans-aguardam-posicao-sobre-exame-toxicologico.shtml

07/05/2015

ESCOLA VILEBADO AGUIAR E SEUS 46 ANOS DE HISTÓRIA


UM POUCO DE HISTÓRIA
 
A Escola de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar de Coreaú-CE foi fundada no dia 7 de maio de 1969, na verdade com o nome Grupo Escolar Vilebaldo Aguiar.
Vilebaldo Aguiar, de acordo com o que escreveu Leonardo Pildas em seu Livro “História de Coreaú (1702-2002)”, pág. 561, trata-se de MANUEL VILEBALDO FROTA DE AGUIAR, nascido na antiga Palma em 12 de dezembro de 1895, filho de Francisco Felinto Aguiar e Rosa Frota Aguiar, homem de atividades várias e belo histórico, falecido em Fortaleza-CE na data de 13 de maio de 1966.
Nos anos sessenta a Comunidade de Coreaú sentia a necessidade de uma Escola de qualidade e gratuita para dar oportunidade à população de classe média e de baixa renda continuar os estudos, pois na época só existia uma Escola particular que custava bastante caro para os pais e outra a Escola Reunida que ensinava até o 2º ano primário.
Gerardo Antônio de Albuquerque, mais conhecido como Gerardo Barra, era prefeito da época, doou o terreno ao Estado com uma are de 3120m² para a construção de uma Escola. A doação do terreno foi efetuada no dia 02 de maio de 1966 e registrada no cartório. Somente três anos depois esta Escola foi concluída, e de acordo co o ato de criação nº 8938 foi inaugurada no dia 07 de maio de 1969.
O primeiro nome desta Escola foi Grupo Escolar Vilebaldo Aguiar em homenagem a um deputado da época, que conseguiu a verba do Estado para a construção.
Em 1979 foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação e recebeu o nome de Escola de 1º Grau Vilebaldo Aguiar e neste ano foi concluída a 1ª turma de 8ª Série desta Escola.
Segundo ainda o memorialista Leonardo Pildas, na sobredita obra, pág. 405, eram professoras, à época da fundação da Escola: dona Zimar do seu Xaxande, dona Maria Eurinice, dona Zezé do José Teles, dona Deusa, dona Carmélia (irmã do Vicente Alfredo) e outras. Pildas diz que em 1972, o governo do Estado contratou mais professores, dentre os quais os mais conhecidos são o nosso querido e estimado professor Aguiar (O Parentim), a professora Luzia Leite (hoje Diretora-proprietária da Escola padre José Maria de Aguiar), dona Socorro do Pequenino, dona Mazé (esposa do professor Raimundo Parente) entre outros.
A primeira diretora do Vilebaldo foi a professora Maria Lúcia Aguiar Feijó, no período de 1969 a 1976. Foram também diretoras, as professoras Luzia Leite, dona Maria Eurinice, professora Rosário Leite, professora Socorro do Chico Tucum (In memorian), professor Raimundo Aguiar, professor Benedito Moreira Gomes e professor Antônio de Pádua Araújo. Atualmente, tem como Diretor-Geral o professor Benedito Moreira Gomes.
Passou à atual denominação somente em 1996, ou seja, passou a se chamar Escola de Ensino Fundamental e Médio Vilebaldo Aguiar.
Em 1996 na 1ª Gestão de Benedito Moreira Gomes, foi implantado o Ensino Médio e recebeu o nome de Escola de Ensino Fundamental e Médio Vilebaldo Aguiar que hoje se encontra reconhecida através do Parecer Nº 742/02 de 25/11/2002, com validade: 31/12/2006. Prorrogado pela Resolução nº 430/2009 até 31/12/2010.
Atualmente a Escola funciona com o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) nos turnos manhã, tarde e noite, tendo três anexos, um na Sede com turmas de (2°, 3° e EJA), um no distrito de Ubaúna com o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) com funcionamento nos turnos tarde e noite e o um no distrito de Aroeiras com
turmas de (1°, 2°, 3° e EJA) no turno noturno.
A Escola de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar conta atualmente com o Núcleo Gestor que é formado por: Diretor Geral Benedito Moreira Gomes, Coordenadora Pedagógica Sede Ieda Maria de Lima (escola sede), Coordenadora Maria de Fátima Fontenele Albuquerque (anexo sede) e Esmeralda Maria Oliveira Freire Siqueira, (anexo de Ubaúna) e Secretária Antônia Gomes de Souza, todos admitidos através de seleção e concurso público.
Em 2010 a Escola foi premiada com Referencia Estadual em Gestão Escolar em 1998 e premiada Escola Destaque em 2005 e 2006, pelos indicadores e /ou pelos resultados que demonstraram melhores índices de melhoria. 
Hoje, a Escola se encontra funcionando a todo vapor, com ótimas dependências físicas reestruturadas ao longo desses últimos 46 anos, um corpo docente composto por excelentes professores e um corpo discente que se aproxima de 900 alunos, além de contar com um quadro de funcionários dedicados e empenhados.

Textos adaptados e retirados dos sites da CREDE 06 e do blog RM no Foco (2010)

07 DE MAIO É DIA DO OFTALMOLOGISTA


04/05/2015

SECA: 67 MUNICÍPIOS EM EMERGÊNCIA

Em decorrência do quadro de estiagem que afeta o Ceará desde 2012, o governador do Estado, Camilo Santana, decretou situação de emergência em 67 municípios. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 30.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) fez a análise dos danos e prejuízos resultantes da seca em comparação com a receita corrente líquida das cidades afetadas. Sessenta e sete municípios atenderam aos critérios estabelecidos em instrução normativa federal.
As outras cidades poderão pedir o decreto de situação de emergência a qualquer tempo, desde que atentem para as normas e critérios definidos e para obtenção do quadro emergencial pelo Governo Federal.
O decreto estadual tem prazo de 180 dias. Em novembro passado, a situação de emergência foi reconhecida em 176 municípios. Este número diminuiu, mas deve crescer nas próximas semanas, pois a irregularidade e falta de chuva vem provocando perda elevada do plantio de sequeiro (aquele que depende de chuva) e das culturas de milho e de feijão no sertão cearense.
Conforme explicou o sargento Paiva Júnior, da Cedec, para que um município seja reconhecido como em situação de emergência, é necessário, por exemplo, que pelo menos dois tipos de danos tenham acometido a cidade, entre materiais, ambientais e humanos.
Além disso, é imprescindível que a cidade tenha registrado prejuízos de natureza pública ou privada. No primeiro caso, é preciso que o rombo tenha sido acima de 2,77% da receita corrente líquida da Prefeitura.
Já no segundo, as perdas devem superar 8,33% da receita corrente líquida do município. As regras para o decreto de situação de emergência são definidas pela instrução normativa nº 1 de 24 de agosto de 2012, da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/governo-decreta-situacao-de-emergencia-em-67-municipios-1.1282951

MEGA-SENA TEM UM GANHADOR; VEJA AS DEZENAS SORTEADAS SÁBADO (02)

Foram sorteadas na noite de sábado (2) as seis dezenas do concurso 1.700 da Mega Sena. Os números são: 15-18-41-48-50-58
Uma única aposta feita em Cambuci (RJ) acertou os seis números e vai receber o prêmio de R$ 31 milhões. A chance para uma aposta mínima (R$ 2,50) levar a bolada é de apenas 1 para 50.063.860. 
Outros 65 jogadores acertaram cinco dezenas e ganharão R$ 45.507,40 cada e outros 5380 apostas acertaram quatro números e levarão R$ 785,44 cada um.
A arrecadação total do concurso foi de R$ 50.524.517,50.

iG

PAPA PEDE ORAÇÕES: "ESTOU UM POUCO VELHO E DOENTE"

Imagem: AP
Em seu primeiro compromisso na paróquia Regina Pacis em Óstia (Roma), neste domingo (03), o papa Francisco pediu orações a um grupo de jovens por estar "um pouco velho e doente".
"É bonito estar neste local onde crianças e jovens jogam e onde há os idosos. Agradeço ao Senhor que nesta comunidade se curam os idosos e os doentes. Eu vou agradeço pelo o que vocês fazem pelos pobres de Deus e vos peço que rezem por mim. Estou um pouco velho, um pouco doente. Mas, não muito, né?", afirmou o Pontífice aos adolescentes.
Jorge Mario Bergoglio fez questão de cumprimentar cada uma das pessoas que recebem atendimento no local e ressaltou a sabedoria dos mais velhos. "Eles têm a sabedoria da vida, a sabedoria da dor, da paciência, uma sabedoria que nós esquecemos tanto", disse o sucessor de Bento XVI ressaltando que na paróquia local eles são "privilegiados" porque tem um papel e são acolhidos pela comunidade eclesial.

iG Último Segundo
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2015-05-03/papa-pede-oracoes-estou-um-pouco-velho-e-doente.html

PRAZO PARA ELEITOR REGULARIZAR A SITUAÇÃO COM JUSTIÇA ELEITORAL TERMINA NESTA SEGUNDA

Termina nesta segunda-feira o prazo para que os eleitores que deixaram de votar ou não justificaram a ausência, nas últimas três eleições, regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado automaticamente.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 1.782.034 eleitores nessa situação. Desse total, somente 46.042 já tinham se regularizado até a última quarta-feira.
A regra vale para quem deixou de votar ou não justificou a ausência nas três últimas eleições, sendo cada turno eleitoral é considerado uma eleição.Também são computadas faltas aos pleitos municipais, renovações de eleição e referendos. Não são contabilizados, no entanto, os pleitos que tiverem sido anulados por determinação da Justiça. Eleitores cujo voto é facultativo (menores de 18 anos, maiores de 70 anos, analfabetos e pessoas com deficiência) não entram na lista.
Caso não se regularizem, esses eleitores terão o título automaticamente cancelado entre os dias 19 e 21 de maio, como prevê a Resolução 23.419 do TSE. Sem o título, o cidadão poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Além disso, poderá ter dificuldades para ser nomeado em concurso público e renovar matrícula em universidades públicas.

Zero Hora
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/05/prazo-para-eleitor-regularizar-a-situacao-com-justica-eleitoral-termina-nesta-segunda-4752697.html

SALMO DO DIA!


Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.