Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

20/01/2015

CUSTO EXTRA NAS CONTAS DE LUZ PODE SUPERAR R$ 23 BI, DIZ ANEEL

O aumento extra na conta de luz para os consumidores pode ultrapassar 23 bilhões de reais neste ano, afirmou o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Tiago Correia. Segundo ele, o valor pode superar essa marca devido ao aumento de impostos anunciado pelo governo na segunda-feira. A elevação da carga tributária, inclusive sobre combustíveis, encarece todo o processo produtivo, e, no limite, se refletirá nas contas de luz dos brasileiros. 
Em janeiro, o governo anunciou que não repassaria mais à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) 9 bilhões de reais previstos no Orçamento de 2015. Com isso, será preciso promover aumento extra das tarifas para arrecadar os recursos que financiarão ações ligadas ao fundo. Neste ano, a CDE deverá ter neste ano despesas de 26 bilhões de reais e receitas de 3 bilhões de reais, o que implicaria em uma diferença de 23 bilhões, a ser paga pelos consumidores. 
A pedido de Correia, que também é relator do processo que trata do orçamento da CDE, a Aneel adiou a apresentação, que estava prevista para esta terça-feira, da proposta de orçamento da conta. O diretor disse que queria mais tempo para analisar o caso e deve trazer o assunto de volta à apreciação da diretoria da agência em 3 de fevereiro. 
Para evitar que o adiamento da votação da CDE atrase a definição da revisão extraordinária das tarifas das distribuidoras – necessária para acomodar tanto os 23 bilhões de reais da CDE como o aumento de 46% da  energia de Itaipu – Correia disse que vai sugerir à diretoria da Aneel que tente adiantar simultaneamente o processo da revisão extraordinária. "Vou conversar com os meus colegas para que o processo da revisão extraordinária seja também feito junto da abertura da minha audiência pública", disse ele.

Veja.Abril
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/custo-extra-nas-contas-de-luz-pode-superar-r-23-bi-diz-aneel
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.