Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

25/01/2015

182 GESTÕES ENTRAM NA MIRA DO TESOURO NACIONAL

Apenas dois dos 184 municípios do Ceará já prestaram contas de seus gastos em saúde - no último bimestre - junto ao Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops) do Governo Federal. Caso não atualizem dados até a próxima sexta-feira, 30, demais 182 cidades ficarão sujeitas a sanções da União - incluindo corte de repasses voluntários e de convênios com o Tesouro. Deste total, grande parte, 71, estão atrasados há mais de dois bimestres.

Mantido pelo Ministério da Saúde, o Siops é um sistema que acompanha bimestralmente receitas e gastos públicos na área. Apesar da proximidade do prazo final e das pesadas sanções previstas em caso de inadimplência, levantamento do O POVO no sistema mostrou que apenas municípios de Graça e Sobral, ambos da Região Norte, já atualizaram dados de novembro e dezembro de 2014.

No caso de Fortaleza, último pacote de dados ao Siops enviado corresponde aos meses de setembro e outubro do ano passado. Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que ainda concluiu último relatório do sistema, que será enviado dentro do prazo.

NÚMEROS

182 municípios ainda não prestaram contas de gastos da saúde junto ao Siops
71 destas cidades já estão atrasadas com as prestações há mais de dois bimestres

SERVIÇO

Confira quais municípios estão em dia com o Siops
No endereço: http://bit.ly/1wtlkLc

Saiba mais

Segundo o § 3º do art. 39 da Lei Complementar 141/2012, que regulamenta o Siops, são previstas sanções similares às da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para casos de inadimplência com o sistema.

Já de de acordo com o § 2º do art. 52 da LRF fica previsto que “o descumprimento dos prazos previstos impedirá, até que a situação seja regularizada, que o ente da Federação receba transferências voluntárias e contrate operações de crédito, exceto as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dívida mobiliária.

Entre os repasses sujeitos a corte, estão recursos em decorrência da celebração de convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos similares, cuja finalidade é a realização de obras e/ou serviços de interesse comum.

Desta forma, o município acaba impedindo de firmar convênios junto ao governo federal e outros órgãos mantidos pela União.

O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2015/01/24/noticiasjornalpolitica,3382031/182-gestoes-entram-na-mira-do-tesouro-nacional.shtml
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.