Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

06/12/2014

NOTA DE PESAR!

É com grande tristeza que noticiamos o falecimento de Dona Zilmar aos 98 anos. Desde já abraçamos a todos os familiares com as nossa condolências.

05/12/2014

VEÍCULOS REGISTRADOS A PARTIR DE 2016 TERÃO PLACAS NO PADRÃO MERCOSUL


Nova placa de veículos para veículos emplacados a partir de 2016  
Divulgação/Ministério das Cidades
Os veículos registrados no Brasil a partir de janeiro de 2016 passarão a adotar placas no padrão Mercosul, com fundo branco, quatro letras e três números. O objetivo é facilitar a visualização e leitura das placas pela fiscalização eletrônica, além de dificultar, com a ajuda de alguns dispositivos de segurança, eventuais clonagens.
A nova placa terá margem azul superior, com o emblema do Mercosul à esquerda e o nome do país ao centro. A bandeira nacional ficará à direita da placa, que terá, ainda, linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva. Ela valerá para o Brasil, o Uruguai, o Paraguai, a Argentina e a Venezuela.
De acordo com o Ministério das Cidades, é alto o número de placas veiculares clonadas no Brasil. Segundo a pasta, normalmente a clonagem é feita por quadrilhas especializadas em roubo de veículos e muitos proprietários, para evitar multas, usam placas frias para driblar a fiscalização eletrônica.
Em nota, o ministério informou que, futuramente, será possível uma integração entre os dados dos países do Mercosul, o que permitirá controle mais rigoroso do transporte de cargas e de passageiros, além dos carros particulares. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece o novo sistema de placas de identificação de veículos foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (4).

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/veiculos-registrados-partir-de-2016-terao-placas-no-padrao-mercosul

05 DE DEZEMBRO É DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO


REFLEXÃO!!! ACREDITE QUE PODEMOS

Ninguém pode voltar no tempo e fazer um novo começo.Mas podemos começar agora e fazer um novo Fim!!!
Bob Marley

03/12/2014

ESCOLA MARIA MENESES DE COREAÚ GANHA PRÊMIO "APRENDER PRA VALER"

A Escola Maria Meneses de Araquém ganhou o prêmio "aprender pra vale" em razão do crescimento de 8% no SPAECE 2013. A relação das escolas premiadas foi divulgada no Diário Oficial do Estado hoje 03 de dezembro,

Clique aqui e veja a relação das escolas

LEI ANTIFUMO ENTROU EM VIGOR EM TODO O PAÍS

A partir de hoje (3), passa a valer em todo o país a chamada Lei Antifumo que proíbe, entre outras coisas, fumar em ambientes fechados públicos e privados. A estimativa é que as novas regras influenciem os hábitos de 11% da população brasileira, composta por fumantes.
Aprovada em 2011, mas regulamentada em 2014, a Lei 12.546 proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes – mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou toldo.
Em caso de desrespeito à norma, os estabelecimentos comerciais podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.
Entre os frequentadores de bares e restaurantes, a lei não é unanimidade. A estudante Fábia Oliveira, 18 anos, disse ser a favor de leis mais rigorosas contra quem fuma em ambientes fechados. “É um desrespeito com quem não gosta de cigarro. A pessoa que fuma prejudica todos que estão à sua volta. Você acaba se prejudicando, contra a sua vontade, pela escolha dos outros. Ninguém é obrigado a sentir o cheiro de cigarro”, acrescentou.
O supervisor Diego Passos, 31 anos, é contra a lei e acredita que a norma não surtirá efeito. “Quem fuma dentro de um bar, por exemplo, vai continuar fumando. Não poderei ir a uma boate, a um bar porque fumo? Nenhuma lei é capaz de fazer uma pessoa parar de fumar. Além do mais, não há fiscalização”, disse.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/lei-antifumo-passa-valer-partir-de-hoje

BRASIL SOBE TRÊS POSIÇÕES EM RAKING MUNDIAL DE CORRUPÇÃO

O Brasil ficou em 69º lugar entre os 175 países avaliados pelo Índice de Percepção da Corrupção, divulgado hoje (3) pela organização Transparência Internacional, referência mundial no assunto. No ano passado, o país tinha ficado em 72º lugar entre 177 países. O índice brasileiro passou de 42 para 43, em uma escala que vai de 0 a 100 – em que 0 significa muito corrupto e 100 livre de corrupção. Com isso, o Brasil melhorou sua posição no ranking, uma vez que os países que ocupam os primeiros lugares são aqueles onde a percepção de corrupção é menor.
Nenhum dos 175 países avaliados este ano atingiu nota 100 e mais de dois terços ficaram abaixo de 50. Mais uma vez, a Dinamarca lidera o ranking como o país com o menor índice de corrupção no setor público e alcançou nota 92. Em segundo lugar, está a Nova Zelândia, com 91. Completando a lista dos cinco primeiros colocados estão a Finlândia, em terceiro; a Suécia, em quarto; e a Noruega e a Suíça, em quinto lugar. O relatório, elaborado desde 1995, é baseado em dados e pesquisas sobre corrupção, fornecidos por diferentes instituições e analisados por especialistas.
Empatados com o Brasil na 69º colocação, estão mais seis países: Bulgária, Grécia, Itália, Romênia, Senegal e Suazilândia. Nas Américas, o Brasil ficou atrás de países como o Chile e o Uruguai e à frente da Argentina e da Venezuela. Entre os países que formam o bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o índice brasileiro ficou atrás apenas do sul-africano (67°) e à frente do indiano (85º), do chinês (100º) e do russo (136º).

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-12/brasil-sobe-tres-posicoes-em-ranking-mundial-sobre-corrupcao 

DOM ODELIR JÁ NÃO É MAIS O BISPO DE SOBRAL

Dom Odelir em Visita a Coreaú
Dom Odelir José Magri já não é mais bispo de Sobral (Zona Norte). Por decisão do Papa Francisco, divulgada nesta quarta-feira, ele foi transferido para a Diocese de Chapecó (SC). Dom Odelir é natural desse Esstado, pois nasceu em Campo Erê no dia 18 de abril de 1963.
A diocese de Sobral ficará vacante, aguardando nomeação papal ainda sem previsão.
O papa Francisco nomeou também dom Zanoni Demettino Castro como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Feira de Santana (BA), transferindo-o da diocese de São Mateus (ES). Ainda transferiu dom Waldemar Passini Dalbello para ser bispo coadjutor de Luziânia, sendo transferido da arquidiocese de Goiânia (GO).

Blog do Eliomar

POST FALSO QUE EVITA "ROUBO DE DADOS" PELO FACEBOOK VOLTA A CIRCULAR NA WEB

O Facebook passou a notificar os usuários nessa semana sobre mudanças nos termos de serviço da rede, que passam a vigorar em janeiro de 2015. Com isso, várias pessoas passaram a publicar uma mensagem que, supostamente, impede o Facebook de "roubar dados" pessoais. Consultado pela reportagem, a empresa diz que a mensagem é falsa e sua publicação não garante nenhum tipo de direito específico para quem publicá-la.
Em resumo, a mensagem fala que o Facebook implementou um software que "permite o roubo de dados pessoais" e que se a rede quiser utilizar informações, deverá pedir autorização por escrito ao usuário.
Além disso, a postagem fala que caso a rede social infrinja o que está ali estabelecido, poderá ser punida pelo Estatuto de Roma, uma iniciativa de vários países que ajudou a criar a Corte Penal Internacional. Apesar da sofisticação do comunicado, ele não tem nenhum efeito.
A partir do momento que uma pessoa utiliza o Facebook, ela concorda com os termos estabelecidos pela companhia. A empresa diz que não rouba informações e que usa dados anônimos para fins publicitários.
Essa não é a primeira vez que usuários apelam para mensagens que, supostamente, evitam que o Facebook "roube suas informações". Em 2012, houve um processo parecido, mas com um texto diferente.  Na ocasião, a rede informou que a mensagem surgiu nos Estados Unidos e, com o tempo, foi traduzida para o português e viralizada no Brasil.

Uol
http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/28/post-falso-que-evita-roubo-de-dados-pelo-facebook-volta-a-circular-na-web.htm

ELEITOR TEM ATÉ AMANHÃ PARA JUSTIFICAR AUSÊNCIA NO PRIMEIRO TURNO

Termina amanhã quinta-feira (4), o prazo para que os eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno apresentem a justificativa de ausência ao juiz eleitoral.

O requerimento pode ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviado por via postal ao juiz da zona eleitoral em que o eleitor está inscrito.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a justificativa de ausência deve ser acompanhada de documentos que comprovem a impossibilidade de comparecimento no dia da eleição, nesse caso, 5 de outubro.
O prazo de quinta-feira vale para os eleitores que não compareceram à seção eleitoral, nem justificaram a ausência no primeiro turno. Para o segundo turno, o prazo vai até 26 de dezembro, 60 dias após o pleito. O eleitor que deixou de votar no primeiro e no segundo turnos deverá apresentar a justificativa para cada turno separadamente.
A lista de endereços dos cartórios eleitorais pode ser consultada na página do TSE na internet.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-12/eleitor-tem-ate-quinta-feira-para-justificar-ausencia-no-primeiro-turno

ANIVERSÁRIO DO PROFESSOR AGUIAR



Hoje é dia de render homenagens ao amigo professor Aguiar, que completa mais um ano de vida.
Neste 3 de dezembro de 2014, “Parentim” se encontra no Distrito Federal, com sua esposa, dona Neném, na residência da filha do casal, Aparecida, conhecida como Cidinha, a passeio.
Pessoa por quem eu tenho um respeito muito grande, professor Aguiar é o tipo do ser humano que gosta de fazer as coisas bem direitinho, com correção, fulcrado na fé em Deus e em obediência às leis Dele.
Carrega consigo uma gama de princípios, os quais, creio eu, em sua maioria, foram ensinados por seu genitor Totonho Aguiar que, com austeridade, propiciou-lhe uma formação calcada em valores morais. E esses valores, atravessando gerações, professor Aguiar os vem repassando à sua prole. Uma outra qualidade do aniversariante (que os coreauenses sabem) trata-se da preocupação e do zelo que sempre teve com os alunos, em todas as escolas públicas por onde passou, seja como professor, Diretor escolar ou Coordenador. Pregava e difundia, na ambiência escolar,  os valores em liça, porque acreditava (e acredita), que para alguém ser “gente de verdade”, precisa ser portador de dignidade, a qual, por seu turno, só é conquistada quando se concebem tais valores.
Eu teria (como todos os seus amigos), tantas e tantas palavras elogiosas para exarar, com o fito exclusivo de saudar hoje o professor Aguiar, no entanto, de forma concisa, vejo-o sob esse olhar acima descrito.
É, enfim, um cidadão que merece ser lembrado nesta data especial.
Este pequeno texto é o meu presente de aniversário.
Parabéns, amigo!
Que Deus o abençoe sempre!

FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor

03 DE DEZEMBRO É DIA INTERNACIONAL DO DEFICIENTE FÍSICO


02/12/2014

STEPHEN HAWKING: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE DESTRUIR A HUMANIDADE

Stephen Hawking, um dos mais proeminentes cientistas do mundo, disse à BBC que os esforços para criar máquinas pensantes é uma ameaça à existência humana.

"O desenvolvimento da inteligência artificial total poderia significar o fim da raça humana", afirmou.
Hawking fez a advertência ao responder uma pergunta sobre os avanços na tecnologia que ele próprio usa para se comunicar, a qual envolve uma forma básica de inteligência artificial.
O físico britânico, que sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa, está usando um novo sistema desenvolvido pela empresa Intel para se comunicar.
Especialistas da empresa britânica Swiftkey também participaram da criação do sistema. Sua tecnologia, já empregada como um aplicativo para teclados de smartphones, "aprende" a forma como Hawking pensa e sugere palavras que ele pode querer usar em seguida.
Hawking diz que as formas primitivas de inteligência artificial desenvolvidas até agora têm se mostrado muito úteis, mas ele teme eventuais consequências de se criar máquinas que sejam equivalentes ou superiores aos humanos.
"(Essas máquinas) avançariam por conta própria e se reprojetariam em ritmo sempre crescente", afirmou. "Os humanos, limitados pela evolução biológica lenta, não conseguiriam competir e seriam desbancados."

PSDB PEDE QUE TSE DESPROVE CONTAS DE CAMPANHA DE DILMA

O PSDB pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a rejeição das contas da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição. De acordo com o partido, os números apresentados pelo PT "evidenciam a existência de ilegalidades" e "não merecem confiança".

Os tucanos usam três argumentos para pedir a impugnação das contas. O primeiro fundamento é o estouro do limite de gastos, além do previsto pelo próprio PT, em R$ 55 milhões. A elevação do teto dos gastos foi autorizada pela Justiça Eleitoral no dia 24 de outubro, dois dias antes do segundo turno. De acordo com o PSDB, contudo, os gastos que ultrapassaram os limites foram realizados antes do pedido de alteração de valores.

"Autorizada a alteração de gastos no dia 24 de outubro de 2014, após as 20h, somente a partir do dia 25 é que as despesas poderiam ultrapassar o limite originalmente estabelecido", alegam os advogados do PSDB.

Além disso, o PSDB aponta irregularidades com o lançamento dos gastos com o site "Muda Mais". Os gastos com o site, de acordo com a peça enviada ao TSE, teriam sido omitidos da prestação de contas.

Por fim, os tucanos questionam as despesas com o uso do avião oficial da presidência nos deslocamentos para campanha eleitoral. O montante declarado, de R$ 5 milhões, não seria "razoável" se comparado ao gasto na campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006. Lula teria gasto R$ 288,7 mil a menos, o que é motivo de questionamento pelo PSDB.

"É sabido que os valores de mercado da natureza desse tipo de gasto sobem ano a ano (...) Ao que tudo indica, os valores apontados como dispendidos pela candidata Dilma Rousseff não mostram qualquer razoabilidade quando confrontados com uma simples atualização monetária", alegam os advogados do PSDB.

O pedido de impugnação dos dados apresentados pela campanha da presidente foi encaminhado ao TSE no último sábado (29) e encaminhado para o gabinete do ministro Gilmar Mendes, relator da prestação de contas da petista. 

Fonte: Diário da Web
http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Politica/222047,,PSDB+pede+que+TSE+desaprove+contas+de+campanha+de+Dilma.aspx



TVs TEM PRAZO DE UM ANO PARA INFORMAR O FIM DO SINAL ANALÓGICO

Portaria publicada ontem (1º), pelo Ministério das Comunicações, determina que emissoras, geradoras e retransmissoras de televisão comecem a informar os telespectadores sobre o desligamento do sinal analógico com um ano de antecedência. O cronograma de desligamento varia de acordo com a cidade e a região do país.
As informações terão de ser veiculadas nas emissoras de sinal aberto e suas repetidoras em canal fechado, por meio de uma logomarca com o símbolo da televisão analógica. Todas terão de informar a data do desligamento e o número do canal digital para o qual migrará a programação.
A portaria define, também, os números mínimos de inserções diárias na programação, começando com três e chegando a 18 no último mês que precede o desligamento. Está prevista, inclusive, a utilização de tarja ao pé da tela, por pelo menos 30 segundos, com texto fixo ou em movimento.
Na tarja deverão constar informações como data do desligamento, cidades afetadas e número do canal digital que passará a operar a programação, bem como a divulgação de site e telefone de uma central destinada a esclarecer eventuais dúvidas sobre o desligamento.
De acordo com o Ministério das Comunicações, as emissoras terão de fixar, no alto da tela, a contagem regressiva para o desligamento do sinal analógico. Com o novo padrão, as TVs passarão a ser interativas e com qualidade superior da imagem e do som. A expectativa é que o cronograma seja concluído ao final de 2018.
O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre foi criado em 2006, pelo governo federal, com o intuito de estabelecer as diretrizes para a migração do sistema de transmissão analógico para o digital, que entram em vigor em abril de 2016, no Distrito Federal e nos municípios da Região do Entorno da capital federal. Em seguida, serão incluídas as capitais e cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e do Rio de Janeiro.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/tvs-tem-prazo-de-um-ano-para-informar-o-fim-do-sinal-analogico

02 DE DEZEMBRO É DIA DO SAMBA E DIA INTERNACIONAL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS



REGRAS PARA O AUMENTO NO NÚMERO DE AULAS EM AUTOESCOLAS ENTRA EM VIGOR

Entrou em vigor nesta segunda-feira (1º) uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que aumenta de 20 para 25 a quantidade de aulas necessárias para tirar carteira de habilitação. A regra vale para a categoria B (automóveis). Para a categoria A (motos), a quantidade subiu de 15 para 20 aulas. A regra que exige 20% das aulas no período noturno, para ambas as categorias, permanece igual. 
SIMULADOR - A nova exigência de aulas para tirar habilitação foi definida após a polêmica do simulador de direção - máquina que imita um automóvel com um percurso virtual. Em 2010, o Contran estabeleceu que a quantidade de aulas seria aumentada e que o tempo extra deveria ser cumprido obrigatoriamente no simulador. O objetivo era aumentar a segurança, para que os futuros motoristas tivessem a primeira prática longe das ruas. Após vários adiamentos, o obrigatoriedade entrou em vigor em 1º de janeiro. Detrans e autoescolas, porém, reclamaram que havia poucos modelos disponíveis no mercado e que o custo da habilitação iria disparar. Usuários também relataram sentir náuseas no aparelho e parte dos especialistas questionou sua eficácia pedagógica. Acabaram convencendo o Contran, que tornou o uso do simulador facultativo em junho, liberando os Estados a criar regras locais.

Bem Paraná
http://www.bemparana.com.br/noticia/361278/regra-que-aumenta-numero-de-aulas-em-autoescolas-entra-em-vigor

DO JORNAL O POVO: O CEARÁ QUE CAMILO SANTANA ESTÁ RECEBENDO DE CID GOMES

Ao mesmo tempo em que receberá o Estado com melhorias significativas em áreas como educação, saúde e situação fiscal, Camilo Santana (PT) herdará dos oitos anos de governo de seu aliado Cid Gomes (Pros) desafios dentre os quais a insegurança pública se destaca.
O novo governador assume também a tarefa de continuar e/ou entregar obras de grande porte iniciadas por Cid, a exemplo do Cinturão das Águas, da linha leste do metrô de Fortaleza e dos hospitais regionais. 

Veja o Mapa Abaixo




O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/opovo/dom/2014/11/29/noticiasjornaldom,3355317/o-ceara-que-camilo-santana-esta-recebendo-de-cid-gomes.shtml

01/12/2014

APÓS DOIS MIL ANOS, PAPA QUER UNIR CATÓLICOS E ORTODOXOS

(Foto: Filippo Monteforte/AP)
Ao lado do patriarca dos ortodoxos, Bartolomeu I, o papa Francisco pediu neste domingo (30) o "restabelecimento da plena comunhão" entre católicos e ortodoxos - que estão separados há mais de mil anos. Segundo Jorge Bergoglio, essa união "não significa submissão de um ao outro, nem absorção, mas o acolhimento de todos os dons que Deus deu a cada um para manifestar ao mundo inteiro o grande mistério da salvação".
    "Quero assegurar a todos vocês, para atingir a meta de plena unidade, a Igreja Católica não pretende impor nenhuma exigência além daquela da profissão de uma fé comum", afirmou o Pontífice durante a "divina liturgia" da festa de Santa Andreia em Istambul, onde encerra hoje sua visita à Turquia.
    Ele ressaltou que "estamos prontos para buscar juntos, à luz dos ensinamentos das Escrituras e da experiência do primeiro milênio, a modalidade com a qual haverá a necessária união entre as igrejas nas circunstâncias atuais". De acordo com o sucessor de Bento XVI, "a única coisa que a Igreja Católica deseja e eu busco como Bispo de Roma, é a comunhão com as Igrejas Ortodoxas".
    As duas igrejas se separaram em 1054, quando os católicos quiseram impor a submissão ao Papa para os ortodoxos.
    Atualmente, a sede da Igreja Ortodoxa é em Istambul e seu líder é o patriarca Bartolomeu I. São cerca de 300 milhões de ortodoxos no mundo contra mais de um bilhão de católicos.
    Ainda na celebração deste domingo, Bergoglio afirmou que há "muitas mulheres e há muitos homens que sofrem" pela falta de comida, de emprego e pela alta exclusão social. Por isso, "como cristãos, somos chamados a lutar juntos nessa globalização da indiferença que hoje parece ter a supremacia" e que essa união "deve criar uma sociedade no amor e na solidariedade".
    O Pontífice ainda reforçou seus pedidos para que a perseguição contra os cristãos no Oriente Médio tenha fim, "pois não podemos aceitar um Oriente Médio sem cristãos, que ali professam a fé em Jesus há mais de dois mil anos".
    Após a celebração, o Papa ainda leu uma declaração conjunta, firmada entre ele e Bartolomeu I sobre a unificação das duas religiões. "Demonstramos nossa sincera e forte intenção, em obediência à vontade de nosso Senhor Jesus Cristo, de intensificar os nossos esforços para a promoção da plena unidade entre todos os cristãos e, sobretudo, entre católicos e ortodoxos. Queremos ainda sustentar o debate teológico promovido pela Comissão Mista Internacional, que foi criada há 35 anos pelo patriarca ecumênico Dimitrius e o papa João Paulo II aqui no Fanar, e que está debatendo, atualmente, as questões mais difíceis que marcaram a história da nossa divisão e que pedem um estudo atento e aprofundado", informou Francisco.

Jornal do Brasil
http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2014/11/30/apos-mil-anos-papa-quer-unir-catolicos-e-ortodoxos/

ESCUDO INVISÍVEL PROTEGE A TERRA CONTRA RADIAÇÕES

A cerca de 11,5 mil quilômetros acima da Terra existe um escudo invisível que protege o planeta de um perigoso bombardeio de radiação concentrada. A descoberta, publicada nesta quinta-feira, 27, na revista Nature, foi feita por um grupo internacional de pesquisadores com base em dados de dois satélites da NASA.

Esse escudo bloqueia os chamados “elétrons assassinos”. Estas partículas ricocheteiam em torno do planeta a uma velocidade próxima à da luz e são conhecidas por ameaçar astronautas, fritar satélites e degradar sistemas espaciais durante intensas tempestades solares, informa o site "Hypescience".

Em torno Equador, na região conhecida como "cinturão Van Allen", dois anéis de radiação são formados pela interação entre o campo magnético da Terra e a chuva de partículas de alta energia que jorra constantemente do Sol. Na parte externa do cinturão - que foi a primeira descoberta da era espacial, feita em 1958 pela sonda americana Explorer 1 -, uma grande quantidade de elétrons viaja em velocidade próxima à da luz e poderia chegar à Terra em minutos. A exposição a essa radiação de alta energia pode causar estragos em equipamentos eletrônicos de satélites e representar sérios riscos à saúde de astronautas.
 
Agora, o grupo liderado por pesquisadores do MIT e da Universidade do Colorado (Estados Unidos) descobriu que os perigosos elétrons ultravelozes, apesar de sua intensa energia, não chegam a menos de 11 mil quilômetros da superfície da Terra: as partículas são bloqueadas por uma barreira invisível e impenetrável, aparentemente rígida. Com a descoberta, os cientistas descartaram as hipóteses de que os elétrons ultravelozes seriam bloqueados pelo campo magnético da Terra ou por ondas de rádio de longo alcance.

De acordo com os autores do estudo, o "campo de força" que protege o planeta é o fenômeno batizado de "assobio plasmasférico": ondas eletromagnéticas de frequência muito baixa na camada mais alta da atmosfera terrestre. Com base em cálculos feitos com dados dos satélites, os pesquisadores acreditam que essas ondas desviam os elétrons, fazendo com que eles se choquem com átomos de gás neutro na atmosfera superior da Terra, desaparecendo. "É um fenômeno muito raro, extraordinário. Ele indica que, se colocarmos um satélite ou uma estação espacial em órbita do lado de dentro dessa barreira impenetrável, podemos esperar que eles tenham vida útil muito maior", declarou John Foster, diretor do Observatório Haystack do MIT.

Momento Verdadeiro
http://www.momentoverdadeiro.com/2014/11/escudo-invisivel-protege-terra-de-um-perigoso-bombardeio-de-radiacao.html

01 DE DEZEMBRO É DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA AIDS


TVs PÚBLICAS LUTAM PELA AUDIÊNCIA E CONTRA A FALTA DE RECURSOS

A crise econômica que atingiu o mundo em 2008 e que ainda hoje se faz sentir na maior parte dos países afetou em cheio o orçamento das empresas públicas de comunicação, que dependem principalmente de recursos públicos para funcionarem. Além disso, precisam disputar a audiência com as novas tecnologias online, notadamente em relação ao público jovem. O assunto foi abordado por executivos de televisões públicas mundiais, reunidos no Rio, de 26 a 28 de novembro, durante a 23ª Conferência Public Broadcaster International (PBI).
O diretor de Assuntos Internacionais e Jurídicos da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), José Lopes de Araújo, disse que o maior problema é o corte de verbas anunciado pelo governo português. “O grande desafio é sobreviver. Temos um orçamento muito reduzido, limitado. O governo decidiu que não vai dar mais um euro do orçamento do Estado para a televisão pública. Desde então, vivemos apenas com a taxa paga por cada lar, que é 2,65 euros por mês por contribuição ao audiovisual, e com seis minutos de publicidade de comerciais por hora”, disse Araújo.
Segundo o executivo, o valor é insuficiente para cobrir todos os custos da estatal. “Temos que viver apenas com este valor, com uma estrutura muito pesada, com mais de 1.600 trabalhadores e estúdios em todo o país. Temos dois canais nacionais abertos, dois canais temáticos no cabo e dois canais internacionais: a RTP Internacional e a RTP África. O nosso orçamento anual é de 220 milhões de euros e nossa receita está 20 milhões de euros abaixo do custo. Esta diferença temos que superar com a redução de custos e a busca de outras formas de financiamento comercial”, disse.
Para melhorar a audiência, segundo ele, uma das estratégias é investir mais em esportes, principalmente o futebol. “Nos últimos três anos, perdemos audiência. Mas faz seis meses que a estamos recuperando. Um dos conteúdos que dão muita audiência é o futebol, que é um produto âncora. Os portugueses, ao serem perguntados sobre o que gostariam que a televisão pública mostrasse, disseram que era o futebol. O futebol e o esporte em geral farão aumentar nossa audiência. Da mesma forma que a melhoria na qualidade dos programas de informação e de ficção.”
A crise financeira também se fez sentir de forma contundente no maior grupo público de mídia mundial, a britânica BBC. O diretor de Políticas Editoriais, David Jordan, disse que  a BBC tem sofrido com a redução das taxas de licenciamento nos últimos três anos e meio, que estão congeladas pelo governo e são corroídas pela inflação. “Isto é um grande desafio. Temos que buscar formas de economizar. Existe o perigo de precisarmos reduzir o nosso serviço, se continuarem a cair as taxas. O grande desafio é como se adaptar à situação em que o nosso orçamento está muito restrito e ao mesmo tempo continuar a garantir todos os serviços que costumamos oferecer”, explicou Jordan.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-11/televisoes-mundiais-lutam-pela-audiencia-e-contra-falta-de-recursos

BEM-VINDO DEZEMBRO


30/11/2014

NOVO JORNAL DA REDE GLOBO ESTRÉIA NESTA SEGUNDA (01)

Foto: Reprodução
Segunda-feira (1º) vai ser dia de estreia no Jornalismo da TV Globo: começa o Hora Um da Notícia, que vai levar informações para você, bem cedinho, a partir das 5h.
Muito antes de o Jornal da Globo desejar boa noite, os ensaios para preparar o novo telejornal já estão à toda: checagens de informações, análise de imagens, redação de textos. Quando a apresentadora Monalisa Perrone chega, às 2h, já tem muito o que fazer.

“É um produto diferente, algo que muda a grade da TV Globo, que coloca nossas turbinas jornalísticas no ar cedo. É um privilégio e isso me motiva, é claro”, diz a apresentadora.
Os textos gravados por Monalisa Perrone são ilustrados com imagens. Às 3h30, chega a apresentadora do tempo, Maria Júlia Coutinho, que vai direto conversar com o meteorologista.

Repórteres e comentaristas vão falar do que é relevante para a vida do telespectador. Os correspondentes internacionais vão contar, ao vivo, o que acabou de acontecer no mundo. Informação quentinha para quem precisa dormir cedo, mas quer começar o dia bem informado, antes de pôr os pés na rua.
O Hora Um vai mostrar o Brasil acordando, com imagens ao vivo do trânsito nas maiores cidades do país. Em um telão interativo, as manchetes dos jornais que estão chegando às bancas e a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil. Tudo de um jeito mais leve e mais informal.
O tempo voa, pressiona, mesmo em ensaios, com notícias do momento. É muita notícia. O Hora Um vai ter praticamente uma hora: 55 minutos. Tempo suficiente para mostrar tudo o que aconteceu na noite passada e tudo o que o dia que vem por aí promete.
 
Globo.Com
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/11/novo-telejornal-da-rede-globo-hora-um-estreia-nesta-segunda-feira-1.html

CONFIRA A PROVAS COMENTADAS DA UVA 2015.1

O colégio Fárias Brito disponibilizou os comentários das provas do Vestibular da UVA 2015.1

http://www.fariasbrito.com.br/sistemas/comentario/vest/index.php?vid=54

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.