Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

08/02/2014

OS COREAUENSES ESTÃO REALMENTE PREOCUPADOS COM COREAÚ?

Deu-se inicio neste sábado (08) o inicio dos trabalhos de 2014 do legislativo de Coreaú, no qual estiveram participando a prefeita e todo o secretariado, com a palavra inicial a prefeita explanou as dificuldades que se encontra a prefeitura municipal de Coreaú e as expectativas para 2014, más o que chamou realmente a atenção foi o fato do espaço reservado para o público estar totalmente lotado. Porque? Será que a população está realmente interessada nos trabalhos da câmara dos vereadores ou estavam lá para se mostrar para os políticos, pois em outras sessões e nesta, o que marcou foi após a saída do poder executivo o esvaziamento quase que por completo do espaço, sendo que a sessão continuou durante um bom tempo após o ocorrido. Os ânimos se alteraram durante alguns momentos, más tudo dentro do normal.
Outro fato que muitos comentavam fora da câmara era a seguinte pergunta: Isso é uma sessão ou audiência pública, pois segundo o regimento da casa para se conceder voz para a população é necessário que se façam os pedidos antes e não foi o observado.

Observe nas imagens:

Durante a fala do poder executivo
Câmara durante o período em que o poder executivo estava lá
Após a saída do poder executivo

LULA MANDA RECADO BASTANTE DURO PARA JOAQUIM BARBOSA DURANTE MANIFESTAÇÃO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu falar, neste sábado (8), sobre o julgamento da Ação Penal 470. E mandou um recado duro para o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que dá sinais cada vez mais claros de que trocará a toga pela política.

"O grande papel de um ministro da Suprema Corte é falar nos autos do processo e não ficar falando pela televisão o que ele pensa. Se quiser fazer política, entre num partido político e seja candidato, porque senão não tem lógica", afirmou.

Embora não tenha citado nomes, a mensagem parece endereçada a Barbosa porque Lula fez um comentário adicional. "Quando você indica alguém, você está dando um emprego vitalício e o cidadão, se quiser fazer política, que diga: 'Não aceito ser ministro, vou ser deputado, vou entrar num partido político e mostrar a cara. Mostre a cara'". Dos ministros que com maior atuação política na corte, Barbosa é o único indicado por Lula. Gilmar Mendes foi indicado por Fernando Henrique Cardoso.

Neste sábado, em entrevista ao jornalista Otávio Cabral, o ministro Marco Aurélio Mello fez uma inconfidência. Disse que Barbosa deve deixar o STF para ser candidato. Em sua coluna, Cabral também informa que um assessor de Barbosa já consultou a suprema corte para saber que benefícios ele preservará, caso decida mesmo se aposentar precocemente.

Lula fez seus comentários, ao participar de um ato da campanha de Alexandre Padilha, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Ao comentar o caso do "mensalão", Lula disse que o PT "está sofrendo porque tem companheiros presos" e afirmou ainda que solidariza com todos eles.

Jornal do Brasil
www.jb.com.br/pais/noticias/2014/02/08/lula-manda-duro-recado-para-presidente-do-stf/

07/02/2014

DADOS POPULACIONAIS DOS DISTRITOS DE COREAÚ SEGUNDO CENSO 2010

Dados mostrado em no blog Conexão Emancipacionita, mostra dados populacional das cidades do Ceará e inclusive dos distritos segundo Censo de 2010, para a admiração de todos o Distrito de Araquém tem quase o mesmo número de habitantes do Distrito de Ubaúna. Acompanhe os dados:

- Ceará -------- 8.452.381
- Coreaú ---------- 10.574
- Araquém ---------- 4.455
- Aroeiras ----------- 1.714
- Canto ---------------- 594
- Ubaúna ----------- 4.617



Fonte:IBGE

MEC DESCARTA APLICAÇÃO DE DUAS PROVAS DO ENEM POR ANO

O Ministério da Educação confirmou nesta sexta-feira, 7, declaração do ministro José Henrique Paim de que não será criada uma segunda prova anual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro fez a afirmação em entrevista fechada que concedeu a veículos impressos após tomar posse no cargo.

Em 2009, o então ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou a aplicação de duas provas do Enem em um mesmo ano. Em maio de 2011, uma portaria foi publicada no Diário Oficial da União definindo que, a partir de 2012, o exame teria duas edições por ano. As provas do primeiro semestre ocorreriam em abril e as do segundo, em novembro. Em fevereiro de 2012, no entanto, a portaria foi revogada.

O sucessor de Haddad no Ministério da Educação, Aloizio Mercadante, também descartou a realização dos dois exames enquanto esteve à frente da pasta.

Paim assumiu o cargo na última segunda-feira, 3, e destacou no seu primeiro discurso o compromisso da pasta com a formação de professores e disse que continuará expandindo o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Agência Brasil/O Povo Online

CONCURSO PARA SERVIDORES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) anunciou para a próxima quinta-feira (13/02) a data para publicação do edital do concurso público de servidor do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A informação foi prestada, nessa quinta-feira (06/02), à Presidência do TJCE.
Serão ofertadas 238 vagas, distribuídas entre os cargos de Analista Judiciário (área Judiciária e Administrativa) e Técnico Judiciário (área Judiciária e Técnico-Administrativa).
De acordo com o contrato, a seleção terá provas objetivas, discursivas e avaliação de títulos para todos os cargos, conforme prevê a lei estadual nº 14.786/2010. As avaliações serão aplicadas em Fortaleza.

JUÍZES

A Comissão do concurso público de provas e títulos para o provimento do cargo de juiz substituto do Poder Judiciário, presidida pelo desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, se reunirá nesta terça-feira (11/02) para definir o cronograma do certame. De acordo com a Fundação Carlos Chagas, responsável pela seleção, a previsão é de que o edital seja publicado em março deste ano para preenchimento de 80 vagas mais cadastro reserva.
A Comissão é formada também pelos desembargadores Antônio Abelardo Benevides Moraes, Maria Nailde Pinheiro Nogueira e Francisco Suenon Bastos Mota (membros efetivos); Washington Luis Bezerra de Araújo e Carlos Alberto Mendes Forte (suplentes), além do advogado Tiago Asfor Rocha, indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE) para representar a entidade.

FONTE:  http://www.tjce.jus.br/noticias/noticia-detalhe.asp?nr_sqtex=33267

A indicação de postagem é do Professor Fernando

SESA CONFIRMA MAIS 51 CASOS DE SARAMPO NO ESTADO


O vírus que transmite o sarampo, genótipo D8, está se alastrando no Ceará. No boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (7), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou mais 51 casos da doença em território cearense. No balanço do último dia 31 de janeiro, 11 já haviam sido confirmados. Com os novos casos, esse número subiu para 62.
Os dados alarmantes não se restringem ao casos confirmados da doença. O número de suspeitos também teve crescimento considerável, visto que saltou de 184 casos no penúltimo boletim para 265 no balanço desta sexta-feira.
Fortaleza é a cidade que mais registra casos da doença. Dos 62 confirmados, 55 foram na Capital, enquanto Uruburetama registrou 3 casos e Maranguape, Itaitinga, Jaguaribe e Caucaia tiveram uma pessoa contaminada com o vírus do sarampo.

Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/51-novos-casos-de-sarampo-sao-confirmados-no-ceara-1.808520

PAPA PEDE QUE DIVORCIADOS NÃO SEJAM EXCLUÍDOS DE IGREJA

O papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (7) que os sacerdotes devem tratar os divorciados de uma maneira que eles não se sintam "excluídos da misericórdia de Deus". "Os pastores da Igreja são convidados a dar assistência aos divorciados ou separados de maneira que eles não se sintam excluídos da misericórdia de Deus, do amor fraterno dos outros cristãos e do interesse da Igreja na salvação deles", disse Francisco, em um encontro com bispos poloneses, no Vaticano. 

Quase todo o discurso do Papa teve como tema a família, a "célula fundamental da sociedade". "A família é o lugar onde se aprende a conviver com as diferenças e a pertencer aos outros, e onde os pais transmitem a fé aos filhos", comentou o Pontífice. "Hoje, porém, o matrimônio é muito considerado como uma forma de gratificação afetiva que pode tomar qualquer forma e mudar segundo a sensibilidade de cada um. Porém, essa visão influencia a mentalidade dos cristãos, causando uma facilidade para recorrer ao divórcio ou à separação", disse Francisco. "Os pastores devem prestar assistência aos que vivem nessa situação, ajudá-los a não abandonarem a fé e a colocarem no coração dos filhos a plenitude da experiência cristã", acrescentou. 

Jornal do Brasil
http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2014/02/07/papa-pede-que-divorciados-nao-sejam-excluidos-de-igreja/

AINDA DÁ TEMPO DE SE INSCREVER NO VESTIBULAR DO IVA EM COREAÚ


SEXTA-FEIRA DE CHUVA EM COREAÚ...

A tarde desta sexta-feira (07) começou com chuva, amenizando o clima de calor insuportável que há tempos vem se instalando na cidade, bom seria que esta chuva possa cair nos locais que abastecem os açudes e principalmente o Angicos, no qual muitas cidades precisam da água do mesmo para as necessidade pois segundo informações caso não chova o suficiente não teremos água por muito tempo e estima-se que isto seja até o dia 20 do mês corrente.
Que chova bastante!!!

EXEMPLO A SER SEGUIDO: LEI DO LIXO ZERO ENTRA EM VIGOR EM TERESINA

A lei que prevê multa para quem jogar lixo nas ruas de Teresina entrou em vigor na ultima quarta-feira (5) na cidade. Segundo uma das autoras do projeto Lixo Zero, vereadora Rosário Bezerra, a infração será de R$ 100 para quem for flagrado jogando papéis, latas ou qualquer outro tipo de lixo e o valor da multa pode dobrar em caso de reincidência.
A fiscalização referente à lei primeiramente acontecerá em quatro áreas específicas do centro da cidade, devido ao grande número de lixeiras localizadas nos seguintes pontos: Praça da Bandeira, Pra Rio Branco, João Luís Ferreira e na Avenida Frei Serafim.
Para Rosário Bezerra, a prefeitura deve criar os mecanismos necessários para o cumprimento da lei, como a implantação de um sistema de fiscalização, instalação de mais lixeiras e contratação de fiscais do lixo, previsto no texto do projeto. "Os recursos para aplicação da lei viriam da arrecadação com as multas aplicadas e seriam também destinados para a educação e demais áreas de interesse social", acrescentou.

G1
http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/02/lei-lixo-zero-entra-vigor-nesta-quarta-em-teresina-e-preve-multa-de-r-100.html


Do Blog: Uma boa atitude a ser seguidas por outras cidade inclusive Coreaú, pois pode-se ver pelas ruas mesmo após a limpeza, maus educados que jogam o lixo de proposito pelas ruas, isto a gente aplaude.

APÓS CHUVAS, BACIA DO COREAÚ AUMENTA VOLUME DE ÁGUA MAIS NÃO O SUFICIENTE

No período entre a última sexta-feira até quarta (06), 61 dos 144 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) tiveram aumento de volume. Apesar disso, foram poucas as alterações para os números de cada açude - alguns não chegaram a 1% de diferença na capacidade.

Dos dias 3 a 4 de fevereiro, houve aumento no nível total do Estado de 29,77% para 29,83%. A mudança representa um acréscimo de 11,2 milhões de metros cúbicos aos açudes do Ceará. Mas nem todas as mudanças representam recargas trazidas pelas chuvas.

De acordo com Gianni Lima, assistente da Diretoria de Operações da Cogerh, grande parte dessa mudança foi observada em açudes que tiveram alteração de volume provocada por transferência de águas de outros reservatórios. “Alguns deles não estão apenas armazenando água, não dá para dizer que todos tiveram recarga das chuvas”, disse. Segundo Lima, os açudes que mais se beneficiaram com as primeiras chuvas de fevereiro estão nas bacias de Coreaú, Litoral e Acaraú (ver quadro ao lado).

Na Bacia do Salgado, o início da semana resultou em precipitações de até 53 milímetros em Várzea Alegre, a 446 quilômetros de Fortaleza. De acordo com André Fiuza, secretário de agricultura do município, as chuvas significaram mais volume não apenas para o açude Olho D’água, cuja carga passou de 37% para 38%, mas também para poços e pequenos reservatórios particulares e comunitários.

“Já foi o suficiente para dar água aos animais e garantir umidade para o solo”, explicou Fiuza. Na última terça-feira, agricultores já começaram a plantar sementes de feijão, milho e arroz. “A perspectiva é que a pastagem possa crescer também para alimentar os bovinos”, complementa.

O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/02/06/noticiasjornalcotidiano,3202391/acudes-ganham-mais-volume-apos-chuvas.shtml

07 DE FEVEREIRO É O DIA NACIONAL DO GRÁFICO


06/02/2014

PENSE E REFLITA!!


APÓS NOVA REUNIÃO EUNÍCIO VOLTA A RECUSAR CONVITE DE DILMA PARA OCUPAR MINISTÉRIO

O senador Eunício Oliveira (PMDB) voltou a recusar convite da presidente Dilma Rousseff (PT) para que ele ocupe o Ministério da Integração Nacional. Dessa vez, porém, a oferta foi além e incluiu os principais órgãos do Nordeste na tentativa de atrair o senador para o Governo.
Segundo informações de bastidores, confirmadas a O POVO Online por influente fonte peemedebista, houve reunião entre Eunício e interlocutores do primeiro escalão de Dilma na manhã desta quinta-feira, 6. 
Além do ministério, teria sido oferecido ao senador o comando político de órgãos como Banco do Nordeste, Dnocs, Chesf, Codevasf e Sudene. O senador novamente recusou todas as propostas.
Procurado, Eunício preferiu não comentar o assunto e disse apenas estar “extremamente lisonjeado” com os convites e com a dimensão com que a questão vem sendo tratada. “Mas estou bem onde estou”, acrescentou.
Provável candidato ao Governo do Estado, o senador se reuniu com Dilma no início da semana e recusou o primeiro convite para assumir o ministério.

O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/politica/2014/02/06/noticiaspoliticas,3202773/apos-nova-reuniao-eunicio-volta-a-recusar-convite-de-dilma-para-ocupar-ministerio.shtml

EM COREAÚ.... QUEM PODERÁ NOS AJUDAR?

Mais uma vez e pelo terceiro mês consecutivo chega o dia de pagamento de aposentados, pensionistas e assalariados de outros órgãos e se deparam pela falta de dinheiro nos caixa eletrônicos da agência do BB de Coreaú, porém segundo informações colhidas pelo blog, não virar dinheiro para a agência enquanto a cidade não oferecer segurança suficiente para que os cidadãos e para o banco, já que em 2013 a agência foi assaltada duas vezes em um intervalo de seis meses. 
Triste a nossa situação, pois precisamos dos serviços oferecidos pelo banco porém o mesmo não está a disposição e quem sai prejudicado é sempre o cliente.
Aí vem na cabeça a celebre frase do famoso programa de TV mexicana "El Chapulim Colocrado" que dia: "Ôh! E agora quem poderá nos ajudar?....."

Ah Brasiiiilll!!

O RELÓGIO DA VIDA...

"O relógio da vida recebe corda apenas uma vez e nenhum homem/mulher tem o poder de decidir quando os ponteiros irão parar, se mais cedo ou mais tarde. Agora é o único tempo que você possui. Viva, ame com intensidade e trabalhe com vontade. Não ponha nenhuma esperança no tempo, pois o relógio pode parar a qualquer momento.

UM POEMA ESCRITO PELO ADVOGADO DE  ALCAPONE. ESPELHA A REALIDADE DA VIDA ,TEMPO DE VIDA INDEPENDENTE DA IDADE.

E-mail de Rogério Cristino

POLÍCIA FEDERAL NO CEARÁ DECIDE PARALISAR ATIVIDADES NA SEXTA-FEIRA

Em reunião na noite da última quarta-feira (5), Agentes, Escrivães e Papiloscopistas da Polícia Federal no Ceará aprovaram o calendário de mobilizações apresentado pelo Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF). No encontro, o grupo decidiu que a primeira ação da categoria acontecerá nesta sexta-feira (7).
 
O protesto, que marca o início das manifestações dos policiais federais, começa às 9h e segue até às 11h da sexta-feira (7), em frente ao Anexo da Policia Federal, no bairro de Fátima, e na Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro do Norte/CE.
 
A manifestação tem como tema um “Algemaço” que consiste na exposição das algemas destes policiais demonstrando que a Polícia Federal está parada. Segundo nota enviada pelo Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Ceará (SINPOF-CE), o ato serve para chamar a atenção da sociedade ao "boicote" imposto pelo Governo Federal à categoria que "amarga um congelamento salarial de sete anos".
 
Segundo o Presidente do Sinpof, Façanha Dantas, as ações da Polícia Federal serão paralisadas por razão da falta de investimentos do governo. "A partir do dia 12 vamos entrar em greve, parar 3 dias, e em março se nada for resolvido vamos entrar enm greve por tempo indeterminado", explicou.

Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/policia-federal-no-ceara-decide-paralisar-atividades-1.807200

CNBB CRITICA FALÊNCIA DO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO


Em nota divulgada nesta quinta-feira, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou repúdio aos episódios de violência ocorridos no Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, que já mataram mais de 60 detentos, e criticou a falência do sistema prisional brasileiro. "A falência do nosso sistema prisional é sustentada pela política de encarceramento em massa e comprovada pelas desumanas condições dos presídios, por denúncias de práticas de torturas, por despreparo de agentes penitenciários", apontam os bispos.
"A nossa sociedade está se tornando cada vez mais violenta. É nosso parecer que essa violência é resultado de um modelo econômico-social que está sendo construído. Esse modelo produz a desigualdade social, uma das maiores causas da violência. Entende-se, assim, que a maior parte da população carcerária seja de pobres, jovens e negros. Combater esta desigualdade é caminho para a segurança a que a população aspira", acrescenta a CNBB.

Jornal do Brasil
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/02/06/cnbb-critica-falencia-do-sistema-carcerario-brasileiro-e-cobra-reforma/

E EINSTEIN ESTAVA CERTO... O DIA CHEGOU

Original do Facebook

MUITO BEM: CID REJEITA PROJETO QUE PERMITIA USO DE CELULAR E TABLETS


O governador Cid Gomes (Pros) vetou integralmente o projeto de lei que passava a permitir o uso de equipamentos eletrônicos – como celulares e tablets – em sala de aula nas escolas do Governo do Estado. A utilização de tais aparelhos é proibida por lei estadual em vigor desde 2008.
A proposta rejeitada pelo governador pretendia mudar a redação da lei atual, passando a permitir a utilização dos equipamentos, “desde que autorizados e monitorados pelos professores e diretores das instituições de ensino”. 
Na justificativa do veto, o governador afirma que a permissão do uso de aparelhos eletrônicos “acabaria por desnaturar a essência do ambiente escolar, onde a atenção do aluno deve estar integralmente direcionada aos estudos, à fixação do aprendizado passado pelos professores, sem que nada possa competir ou desviá-lo desse objetivo”.
Cid alega que o uso dos equipamentos “certamente compromete” o desenvolvimento e a atenção dos alunos. O governador pondera ainda que os professores seriam prejudicados em suas funções caso tivessem que monitorar atividades realizadas com aparelhos eletrônicos, o que traria “prejuízos ao ensino de qualidade”. Clique aqui para ver a íntegra do veto.

O Povo Online
www.opovo.com.br/app/politica/2014/02/05/noticiaspoliticas,3201974/cid-rejeita-projeto-que-permitia-uso-de-aparelhos-eletronicos-em-sala.shtml

MEGA-SENA ACUMULA E PODE PAGAR R$ 41 MI NO SÁBADO

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.571 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (5), e o prêmio acumulou.
Com isso, o concurso do próximo sábado (8) poderá pagar R$ 41 milhões. Os números sorteados hoje, em Osasco (SP), foram: 03 - 29 - 32 - 46 - 55 - 60.
Apesar de nenhum bilhete ter acertado as seis dezenas, 176 apostas fizeram a quina e vão levar R$ 20.467,75. Outras 11.857 fizeram a quadra e vão levar R$ 434,02.

Folha de São Paulo

06 DE FEVEREIRO É O DIA DO AGENTE DE DEFESA AMBIENTAL


05/02/2014

FORBES LISTA OS POLÍTICOS MAIS RICOS DO BRASIL

A revista Forbes publicou essa semana um ranking dos políticos mais ricos do País. Segundo a publicação, em todo o mundo muitos políticos constroem suas fortunas por meios questionáveis. No Brasil não é diferente e por conta disso a população desenvolveu um sentimento de desconfiança em relação à classe.

A reportagem começa citando Lirio Albino Parisotto, o político mais rico do Brasil com um patrimônio líquido de US$ 1,9 bilhão, de acordo com informações da Forbes. Parisotto, que foi eleito segundo suplente, juntamente ao senador Eduardo Braga (AM), atualmente é representante do Estado do Amazonas, é um dos maiores investidores no mercado de ações do País. Nascido na região Sul, ele mora em Manaus. Em 2010, foi convidado por Braga para acompanhá-lo como senador suplente durante sua campanha em troca de financiamento, uma prática comum no Brasil.

Blairo Borges Maggi aparece na lista como político e o homem mais poderoso na agricultura brasileira. De vilão virou herói, Maggi recebeu um prêmio do Greenpeace, em 2005, quando era o governador do Estado do Mato Grosso, o estado brasileiro com a taxa de desmatamento mais alta. Ele também é um dos proprietários do Grupo André Maggi, que foi fundado por seu pai e é o maior produtor de soja do mundo. Ele têm patrimônio líquido estimado em US$ 960 milhões com base em sua participação de 17% no grupo.

O terceiro lugar ficou com o deputado Marcelo Beltrão de Almeida, cujo falecido pai Cecilio do Rego Almeida fundou uma das maiores empresas de construção do Brasil, CR Almeida. Almeida também detém uma posição alternativa no Parlamento e está considerando uma corrida para o Senado após o fim de seu mandato, em 2015. Além do negócio de construção, a CR Almeida também possui uma participação na EcoRodovias, uma empresa brasileira privada de logística intermodal e uma das maiores concessionárias de rodovias do país. O patrimônio líquido de Almeida é estimado em US$ 200 milhões.

O terceiro político mais rico do Brasil é Otaviano Olavo Pivetta, o prefeito de Lucas do Rio Verde, uma pequena cidade no Estado de Mato Grosso, que tem apenas 25 anos e um dos mais altos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as pequenas cidades brasileiras. Eleito em 2008, Pivetta ganhou um segundo mandato em 2012. Após a eleição, ele foi acusado de compra de votos durante a sua campanha, mas foi inocentado de todas as acusações por Tribunal Superior Eleitoral no ano passado. Pivetta é o maior acionista individual na capital aberto da Vanguarda Agro, um dos maiores produtores de grãos do Brasil. Seu patrimônio líquido é estimado em US$ 100 milhões.

O quinto da lista é o deputado federal Paulo Salim Maluf, uma importante figura política no País, que também está na lista das pessoas mais procurados da Interpol, juntamente ao seu filho, Flávio Maluf, por acusações de conspiração e furto em um esquema de propina construção à custa dos contribuintes brasileiros (eles negam qualquer irregularidade).  Ex- governador e prefeito de São Paulo, Maluf foi acusado de corrupção ao longo de quatro décadas, embora ele nunca tenha sido condenado, o caso ainda está aberto. Sua família é dona de uma participação na Eucatex, um dos maiores fornecedores de materiais para as indústrias de construção e de móveis no Brasil. Com base em sua participação individual na empresa, a Forbes estima o patrimônio líquido do Maluf em US$ 33 milhões.

Jornal do Brasil
http://www.jb.com.br/economia/noticias/2014/02/05/forbes-lista-os-politicos-mais-ricos-do-brasil/

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!


Inscrições até 14 de fevereiro pelo site www.ivaeduca.com.br ou na Unidade de Extensão de Coreaú.
Mais informações com Camila Gomes, pelos telefones (88) 9250-9550/(88) 88584669

05 DE FEVEREIRO É O DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA DO DATILOSCOPISTA E DO DERMATOLOGISTA




CURSO DE INGLÊS EM COREAÚ É NA UP!


ELETRICISTA LEVA CHOQUE DE 14 MIL VOLTS E FICA COM 'ESTRELAS' NOS OLHOS

Foto: Bobby Korn/Don Kikkawa/The New England Journal of Medicine
Um homem de 42 anos que trabalhava como eletricista desenvolveu uma catarata com formato de estrela nos dois olhos depois de receber uma descarga elétrica de 14 mil volts no ombro esquerdo.
O caso foi mostrado na edição mais recente do periódico médico “The New England Journal of Medicine”. Por ser de cunho científico, a publicação não identifica o paciente, mas menciona que o acidente ocorreu há mais de dez anos e descreve a evolução da visão do eletricista ao longo desse tempo.
Exames microscópicos revelaram que o cristalino, uma espécie de lente interna existente no globo ocular, adquiriu opacidade em forma estrelada. A visão dos dois olhos se limitava a perceber o movimento das mãos. O paciente foi submetido a uma cirurgia para extração da catarata e a implantação de uma lente intraocular que melhorou um pouco a sua acuidade visual, mas um descolamento de retina o levou a uma nova cirurgia. O paciente ficou com o olho esquerdo muito comprometido, conseguindo apenas contar os dedos, e uma acuidade moderada no olho direito.

Do G1
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/02/eletricista-leva-choque-de-14-mil-volts-e-fica-com-estrelas-nos-olhos.html

04/02/2014

BANCADA DO PMDB NA CÂMARA AMEAÇA DEIXAR MINISTÉRIOS

Insatisfeita com a proposta feita na segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff para reacomodar o PMDB na reforma ministerial, a bancada do partido na Câmara ameaça se rebelar contra o governo e entregar os dois cargos que controla na Esplanada dos Ministérios. Foi com esse objetivo que o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), convocou uma reunião de emergência com os 76 deputados federais da bancada para quarta-feira, 05. Na reunião de segunda à noite com o vice-presidente Michel Temer e líderes do PMDB, Dilma ofereceu o Ministério da Integração Nacional para o senador Eunício Oliveira (CE). Em troca, o PMDB cederia a vaga de Turismo para Benito Gama, do PTB.
Eunício é pré-candidato ao governo do Ceará e o convite a ele foi feito com o objetivo de tirá-lo do páreo na disputa, abrindo caminho para um acordo entre o PT e o PROS do governador Cid Gomes. O senador não aceitou o convite. A bancada do PMDB no Senado insiste na nomeação de Vital do Rêgo (PB) para Integração Nacional, mas Dilma aposta na reforma para resolver pendências na formação dos palanques nos Estados.
Depois da tensa reunião com Dilma, no Palácio do Planalto, Vital do Rêgo, Eunício Oliveira, Eduardo Cunha e os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, além dos líderes do PMDB e do PTB no Senado, Eduardo Braga e Gim Argelo, reuniram-se com Michel Temer, no Palácio do Jaburu. Temer tenta acalmar os ânimos no partido, já que uma ala da sigla ameaça não apoiar a reeleição de Dilma.

Portal A Tarde
http://atarde.uol.com.br/politica/materias/1566262-bancada-do-pmdb-ameaca-entregar-cargos-na-esplanada

AS CHUVAS EM COREAÚ.....

E por aqui segue o tempo seco e abafado com o dia de céu nublado aumentando ainda mais a baixa umidade do ar. Essa falta de chuvas já está preocupando o agricultor e a população em geral pois temos a nossa frente o risco de escassez de água no município. Observamos chover em quase todas as regiões vizinhas e por aqui.... Nada!!

UMA FRASE ATEMPORAL... PENSE NISSO!


CEARÁ PODE RECEBER UFC EM SOBRAL


O Ceará poderá receber uma nova universidade federal, a quarta do Estado. A ideia é que seja criado um campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral. O deputado José Guimarães (PT-CE) e o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, reuniram-se na manhã desta terça-feira (4), em Brasília, para discutir o avanço do programa de expansão do ensino superior no Estado. "Estamos levando desenvolvimento ao interior por meio da democratização do conhecimento. É visível o entusiasmo nas cidades que recebem a universidade”, comentou o reitor. 
 
Entre os planos traçados, estão a implantação de um campus avançado da UFC em Itapipoca e outro da UFCA em Iguatu. “Aos poucos, vamos cobrir o território cearense e oferecer educação pública e de qualidade ao jovens de todo o Estado”, defendeu Guimarães. “O Ceará merece esse investimento. Estamos fazendo um esforço por um projeto mais do que justo”, comentou Farias.O Ceará já conta com a UFC, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
 
Para o deputado, a política de “interiorização do ensino superior e profissionalizante é uma forma combater desequilíbrios históricos e gerar igualdade de oportunidades”. Guimarães e o reitor agendaram uma visita do parlamentar às instalações da UFCA na próxima sexta-feira (7). O parlamentar é um dos responsáveis pelas negociações entre o Ministério da Educação (MEC), UFC e prefeituras da região do Cariri, que culminaram com a criação da universidade.

Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/ceara-pode-receber-universidade-federal-em-sobral-1.805207

MINISTRO LEVANTA SUSPEITA DE LAVAGEM DE DINHEIRO EM DOAÇÕES A PETISTAS

Sérgio Lima/Folhapress

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira (4) que o Ministério Público precisa investigar as doações recebidas por petistas condenados no processo do mensalão para o pagamento de multas impostas no julgamento. De acordo com ele, pode estar havendo lavagem de dinheiro no sistema de arrecadação.
"Agora, dado positivo, essa dinheirama, será que esse dinheiro que está voltando é de fato de militantes? Ou estão distribuindo dinheiro para fazer esse tipo de doação? Será que não há um processo de lavagem de dinheiro aqui? São coisas que nós precisamos examinar", disse pouco antes de ingressar numa das turmas de julgamento do STF.
Condenados por corrupção no julgamento do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares criaram páginas na internet para receber doações e conseguiram arrecadar cerca de R$ 1,7 milhão para quitar as multas que, somadas, chegaram a cerca de R$ 1,1 milhão.

O restante deverá ser doado para o ex-ministro José Dirceu, que terá de pagar multa de R$ 971 mil, também relativa à sua condenação por corrupção no mensalão.
Mendes disse que "há algo muito estranho" no sistema de arrecadação e alegou que os condenados estão fazendo "festa" com a multa. Algo que, para ele, deveria ser discutido pela sociedade.
"Há algo de grave nisso. E precisa ser investigado. E essa gente, eles não são criminosos políticos, não é gente que lutava por um ideal e está sendo condenado por isso. São políticos presos por corrupção (...) são coisas que precisam ser refletidas. A sociedade precisa discutir isso", disse.




Folha de São Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/02/1407340-gilmar-mendes-levanta-suspeita-de-lavagem-de-dinheiro-em-doacoes.shtml

CID REAFIRMA INTERESSE EM CONCLUIR OBRAS NO CEARÁ

O governador Cid Gomes (PROS) reiterou sua decisão de ficar até o dia 31 de dezembro no Governo e depois buscar um emprego no Banco Interamericano de Desenvolvimento, para passar uns dois anos fora do Brasil. Cid disse que nem de graça aceitaria um novo mandato de governador, mas gostaria de ter pelo menos mais seis meses, depois de dezembro, para concluir todas as obras em execução, iniciadas na sua segunda gestão.
O governador esteve na Assembleia Legislativa do Ceará, ontem, durante a sessão solene de instalação da 4ª Sessão Legislativa e apresentou a mensagem do Poder Executivo ao Legislativo tratando dos feitos de sua gestão no ano passado. Em um pronunciamento sucinto de pouco mais de 20 minutos, o chefe do Estado destacou as principais ações realizadas nas mais diversas áreas de atuação e anunciou a realização do Programa por Resultados em parceria com o Banco Mundial.
A iniciativa tem por base o apoio ao crescimento econômico com redução das desigualdades e sustentabilidade ambiental, conforme informou Cid. O programa terá investimentos da ordem de US$ 350 milhões. "A caminhada requer a participação de todos. Agradeço aqueles que não medem esforços para ter um Ceará melhor para todos. Sou grato ao Poder Legislativo, Judiciário e ao Governo Federal e Municipais".
Somente seis deputados faltaram à solenidade. No entanto, todos aqueles que fazem parte da oposição compareceram e até aguardaram uma quebra de protocolo por parte do governador para terem um debate com ele. Conforme informou o próprio governador, isso seria possível durante o almoço servido por ele no Palácio da Abolição. Quase todos os secretários acompanharam o governador até o Legislativo, na manhã de ontem.
Segundo Cid Gomes, o crescimento do setor industrial foi importante para que o Produto Interno Bruto (PIB) atingisse o patamar atual, sem contar os investimentos públicos em diversas áreas. "De modo particular, menciono a Copa das Confederações, no qual dedicamos esforços, e na economia cearense foi adicionado R$ 145 milhões, resultando um impacto de 234 milhões", disse ele.
O governador afirmou também que a infraestrutura turística foi impulsionada com a construção de centros de eventos, além de construção e reforma de aeroportos, construção e requalificação de estradas e a construção do Aquário do Ceará ainda em curso. Pela primeira vez, segundo disse, foram recebidos mais de 3 milhões de turistas, que deixaram R$ 5,6 bilhões no Estado.

Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/politica/cid-reafirma-interesse-em-concluir-obras-no-ce-1.804452 

DIA 04 FEVEREIRO É O DIA MUNDIAL DO CÂNCER


03/02/2014

PROCESSO SELETIVO 2014.1 COMPLEMENTAR DO IVA EM COREAÚ

Estão abertas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO 2014.1 COMPLEMENTAR do IVA em Coreaú. Um dos melhores Institutos de Ensino Superior do Ceará, que traz até você os cursos de Graduação em Pedagogia e Ciências Contábeis. Cursos certificados pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Inscrições até 14 de fevereiro pelo site www.ivaeduca.com.br ou na Unidade de Extensão de Coreaú.
Mais informações com Camila Gomes, pelos telefones (88) 9250-9550 - (88) 88584669
IVA/educação de qualidade ao seu alcance.

HISTORIADORAS COREAUENSES PREPARAM LANÇAMENTO DE LIVRO E DOCUMENTÁRIO


As coreauenses Vera Lúcia Silva (comunidade de Boqueirão) e Ana Selma Silva de Aguiar (distrito de Aroeiras), ambas graduadas em História pela UVA, em breve lançarão o livro intitulado "Um oásis dos menos favorecidos da sorte": a experiência do Serviço de Promoção Humana, Camocim - CE (1962-1979). Cabe destacar que a instituição abordada no livro, além de ter grande relevância para o povo da cidade de Camocim-CE, contou com a iniciativa em sua fundação e desenvolvimento do também coreauense Prof. Benedito Genésio. 

A obra, que já se encontra impressa, será lançada pela Editora EGUS (de Sobral) e trará como anexo um documentário produzido pelas autoras. A data de lançamento ainda não tem previsão.

Aproveitamos o espaço para dizer da nossa satisfação com o lançamento das conterrâneas e pelo reconhecimento do trabalho e história do SPH. Que mais livros venham por aí!

Confira abaixo a sinopse do livro:
Fruto do seu tempo, o Serviço de Promoção Humana (SPH) tinha como norma-princípio o compromisso com a promoção humana, buscando contribuir para o desenvolvimento integral do homem, promover condições materiais para a sobrevivência, contribuir para a superação do atraso educacional que assolava o Brasil naquele momento, bem como, garantir a plenitude do espírito e da fé em Cristo. No esforço de apresentar a dinamicidade e a efervescência de tal experiência, as autoras recuperaram a pluralidade das memórias, escritas, orais e fotográficas sobre o SPH. Em quatro capítulos, dão destaque ao contexto histórico em que ele se formou, sua estrutura organizacional, seus colaboradores, principais ações e programas desenvolvidos ao longo de sua existência, bem como, apontam reflexões em busca de uma compreensão sobre o que entendem como declínio de suas atividades, ao final da década de 1970.

Benedito Rodrigues
Membro da APL

Fonte: Blog da APL

FOTOGRAFIAS REAIS - CIDADE DO MÉXICO


E-mail de Rogério Cristino

NO FACEBOOK USUÁRIO TENTA VENDER ÁGUA PARA NORDESTINOS

Um usuário do Facebook causou polêmica ao postar a foto de um copo com água no grupo "Mercado Livre Ceará" tentando vender o produto para nordestinos. Na legenda, ele diz "Vendo copo de água, imperdível, últimas unidades de água pura para você nordestino. Preço tratar via inbox, frete grátis para qualquer região do Nordeste. Não perca esta chance!"
Outros usuários do grupo comentaram a foto reclamando e falando mal do autor da postagem, que respondeu simultaneamente com mais ofensas.  
Casos de preconceito contra nordestinos na internet já aconteceram antes. Segundo o advogado Erinaldo Dantas, para denunciar é necessário fazer um Boletim de Ocorrência para que a polícia apure o crime. Se a pessoa se sentir pessoalmente ofendida, pode pedir uma indenização.
De acordo com o advogado, postar mensagens preconceituosas na rede é o mesmo que falar pessoalmente para alguém. "Todas as pessoas têm direito à liberdade e podem falar o que quiserem, mas têm que arcar com as consequências do que for dito", explica. 
Nos crimes contra a honra, como injúria e difamação, caso seja sua primeira incidência, a pessoa é condenada a penas alternativas. Somente em uma segunda vez ela poderá ser presa. 
O crime de racismo é previsto no Artigo 20 da Lei 7.716, Constituição Federal de 05/01/1989, que trata da prática, indução ou incitação a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou procedência nacional.
Se a postagem tiver sido feita por algum perfil falso, algo muito comum nas redes sociais, o caso só poderá ir adiante se a polícia científica conseguir rastrear o autor da mensagem, utilizando a hora em que ela foi escrita e o IP do computador.
Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/usuario-tenta-vender-copo-com-agua-para-nordestinos-no-facebook-1.804211

FLASHES DO ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS DE MARIA EURINICE (DONA MARINICE)

Pedidos de Publicação Vilar Neto






PARÓDIA DO BBB ENSINA ORIGEM DO UNIVERSO EM ESCOLAS

O mundo dá voltas. E os textos também. Em 2007, publiquei num glob.., quer dizer, num blog uma paródia do infame Big Brother Brasil, como se fosse uma disputa entre vários cientistas confinados numa casa para ver qual deles vencia o desafio de explicar a origem do Universo. Na época, o material teve recepção controversa. Muitos leitores me criticaram por misturar algo tão sério e sofisticado — a história da cosmologia — com o que pode ser qualificado como lixo televisivo de quinta categoria. A discussão morreu, o blog foi deletado, e eu me esqueci desse texto, como mais uma brincadeira divertida e nada mais.
Contudo, como sabemos (ou deveríamos saber), nada que você escreve na internet desaparece de verdade. Alguns blogs replicaram o texto, que em 2009 chamou a atenção de Pedro Colombo Júnior, do programa de pós-graduação interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Em parceria com Alexandre Bagdonas Henrique, ele escreveu um trabalho, apresentado em 2011 no Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, no Rio de Janeiro, sugerindo que o texto podia ser usado em forma de peça teatral para ensinar cosmologia, em cursos de formação inicial de professores de ciências e em uma disciplina de pós-graduação em ensino de ciências.
Eles fizeram o teste e organizaram a atividade duas vezes para ver seus efeitos. “Após as apresentações, pudemos perceber que nas duas ocasiões tanto os alunos voluntários que apresentaram a peça quanto a plateia se divertiram bastante durante a encenação, o que gerou um ambiente agradável para se discutir a física, raramente encontrado em sala de aula de quaisquer níveis de escolarização.”
Henrique também mostrou meu texto original ao Grupo de Teatro Atuando em Psi, formado por físicos da USP de São Carlos e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Interessados pelo material, eles decidiram adaptá-lo numa peça para ser apresentada em escolas. Em 2012, na edição seguinte do Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, Tiago Nadim Ginebro e Paulo Sergio Bretones, da UFSCar, informaram os resultados desse esforço.
Eu, naturalmente, não fiquei sabendo disso tudo enquanto acontecia, e o texto original figurou nesses trabalhos quase como uma obra apócrifa, cuja origem era desconhecida. Até que, duas semanas atrás, Henrique me encontra no Facebook e pergunta se sou eu o autor. A reunião entre criador e criatura não podia ser mais feliz. Uma das minhas motivações ao escrever sobre ciência é justamente combinar informação e entretenimento como forma de combater o analfabetismo científico que impera em nosso país, mostrando que a ciência não só é importante como pode ser divertida. Ao que parece, “Big Bang Brasil” atingiu os objetivos muito além de qualquer expectativa.
Abaixo, o texto original. Veja se não é engraçadinho. E, para quem quiser dar uma olhada nos trabalhos publicados a respeito dele, basta clicar aqui e aqui.

BIG BANG BRASIL
Bial – Olá, pessoal! Está começando mais uma edição do nosso BBB! É o Big Bang…
Torcida no estúdio – Brasiiiil…
Bial – Vamos lá, então, que o programa está quente, muito quente hoje. Quente e denso. A casa andou fervendo nos últimos dias. Mas, antes de mais nada, vamos ver como estão os nossos “brothers”… pode espiar, pode espiar à vontade! E aí, alemão, como é que está aí? Muita emoção?
Einstein – Pois é, Bial, a coisa aqui está quente mesmo.
Bial – Mas o que aconteceu para te deixar assim?
Einstein – Bem, tudo começou em 1915, quando eu desenvolvi minha teoria da relatividade geral. Ela revelou uma coisa muito incômoda, que deixou todo mundo meio perturbado aqui…
Bial – Vish, alemão, o que você aprontou aí?
Einstein – Você sabe, na relatividade geral eu costurei espaço, tempo, matéria, energia e gravidade, tudo no mesmo pacote. Aí, sabe como é, sem muita coisa para fazer aqui dentro da casa, decidi iniciar uma continha. Coisa simples, para flexionar os músculos cerebrais — eu adoro malhar, sabe?
Bial – Noooossa… que conta foi essa, seu Einstein?
Einstein – Bem, decidi aplicar as equações da relatividade geral ao universo inteiro — como se eu fosse calcular o que acontece com o cosmos todo se ele for representado pela minha teoria. E aí aconteceu uma coisa bem desconfortável.
Bial – Eita, esse alemão, viu…
Einstein – Pois é, o que minhas contas mostraram é que o universo não podia estar parado — ele devia estar ou se contraindo, ou se expandindo.
Bial – Que absurdo, alemão!
Einstein – Concordo. Tanto que decidi mudar a teoria no ano seguinte para impedir isso, incluindo uma letra lambda nas equações, de modo a fazer com que o universo ficasse paradinho, do jeito que devia…
Friedmann – Mas alemão, as suas contas estavam certas! A equação original era a mais bonita, você deveria ter acreditado no que ela sugeria… eu mesmo conferi os cálculos.
Bial – Nossa, que polêmica, hein? Para resolver, vamos chamar agora um brother zen, o nosso monge… George Lemaître! E aí, George?
Lemaître – Fala, Bial!
Bial – Tudo bom aí?
Lemaître – Mais ou menos, Bial.
Bial – Por quê?
Lemaître – É o alemão, Bial. Ele andou me colocando contra todo mundo. Diz que as minhas idéias são absurdas. E olha que elas nasceram da própria teoria dele!
Bial – Ih, alemão, o que aconteceu?
Einstein – O nosso querido padre belga devia ficar mais no confessionário, isso sim. Depois de fazer cálculos com base na minha relatividade, em vez de adotar a versão com o lambda, ele apostou na versão original da teoria e agora defende a idéia de que o universo inteiro nasceu de algo como um “átomo primordial”, que explodiu e deu origem a tudo que vemos. Uma bobagem.
Lemaître – Alemão, pára com isso. Você me magoa quando diz que minhas conclusões não têm valor.
Bial – Vish, que bagunça. Fecha o som da casa! Agora vamos ver uma coisa que aconteceu em 1931, com um dos nossos brothers mais queridos, Edwin Hubble.
Hubble – Ih, olha isso aqui! Veja só, eu estava analisando a luz dessas galáxias e parece que todas elas estão se afastando de nós. Que estranho.
Bial – E agora, o que pode ser isso? Vamos dar uma espiadinha!
Einstein, Lemaître, Friedmann e Hubble discutem.
Bial – E aí, quem é que vai se explicar? Hubble?
Hubble – Eu não. Eu só fiz as medidas. Não gosto de me intrometer nessas discussões cosmológicas.
Bial – Monge?
Lemaître – É óbvio, Bial! Se as galáxias parecem estar todas se afastando de nós, é claro que elas já estiveram muito mais próximas antes.
Einstein – Tá, eu tenho de admitir que essas espiadas do Hubble parecem apontar para o fato de que o universo já foi no passado muito mais compacto, e não dá para negar que ele está hoje em expansão.
Bial – Ih, alemão, então aquele negócio de lambda era tudo bobagem?
Einstein – Pois é, Bial. O maior erro da minha carreira.
Bial – Olhaí… confissões no BBB! Mas que bom, parece que tudo se acomodou, com os brothers todos aceitando que o universo nasceu de um ponto muito pequeno e denso…
Hoyle – Todos não, Bial! Esse negócio de Big Bang é tudo bobagem!
Bial – Ué, mas e as espiadinhas do Hubble?
Hoyle – Elas mostram que o universo é dinâmico, mas eu acho um absurdo dizer que ele “nasceu” num ponto do tempo, a partir de um “átomo primordial”, como sugere o monge. Isso é coisa de religioso mesmo.
Lemaître – Ei, peraí, peraí. Você sabe muito bem que eu não misturo a minha fé com a cosmologia — minhas conclusões sobre o átomo primordial derivam da teoria do alemão!
Bial – Esse é o nosso Fred Hoyle, sempre polêmico!
Hoyle – Polêmico não, Bial. É que esse papo de Big Bang não convence mesmo. Mas eu tenho a resposta. Desenvolvi em 1948 uma ótima teoria, chamada de teoria do estado estacionário. Ela sugere que o universo na verdade sempre foi assim. As galáxias se afastam mesmo umas das outras, mas matéria surge do nada entre elas para criar novas galáxias, e o universo continua nesse esquema, eterno e sempre parecido.
Gamow – Tsc, tsc, tsc…
Bial – Ih, parece que o George Gamow não concorda. O que foi, George, para você ficar ressabiado assim?
Gamow – Bial, a teoria do Hoyle não está com nada. Ela não explica como surgiram os atuais átomos do universo. Já o meu modelo do Big Bang explica como apareceram os átomos de hidrogênio e hélio, exatamente nas proporções que existem hoje no cosmos!
Hoyle – Nem vem, seu Gamow, nem vem. Você sabe muito bem que essa explicação não serve de nada, pois não explica como surgiram os outros átomos, além do hidrogênio e do hélio. O que explica isso na verdade é a minha teoria sobre a formação de núcleos atômicos no interior das estrelas! É de lá que nasceram os elementos químicos mais pesados que o hidrogênio e o hélio!
Bial – Ih, que confusão, que confusão! Fecha o som da casa! O Big Bang Brasil está pegando fogo! Vamos deixar os brothers lá se matando, porque daqui a pouco tem o paredão! Gamow e Hoyle vão se enfrentar! Qual teoria vence? A teoria padrão do Big Bang, desenvolvida por Gamow, ou a do estado estacionário, por Hoyle? Vamos dar uma espiadinha?
Einstein, Friedmann, Lemaître, Gamow e Hoyle estão discutindo, quando Robert Dicke decide entrar na conversa.
Dicke – Já sei! Tem uma coisa que pode confirmar se o universo “nasceu” de um ponto muito denso e quente, como diz a teoria do Big Bang de Gamow, ou se ele vive num estado estacionário, como diz o Hoyle. Se ele tiver “nascido” do Big Bang, ele deve ter uma radiação vinda de todas as direções — uma espécie de eco dessa fase altamente compacta do universo.
Gamow – Grande novidade! Eu já tinha previsto isso em 1948, e você apresenta essa idéia como se fosse nova. Tsc, tsc, tsc…
Dicke – Ei, nem sabia que você já tinha dito isso, George.
Gamow – Pois é, se alguém puder detectar essa radiação de fundo…
Bial – E aí, Dicke, você vai dar uma espiadinha nessa radiação?
Dicke – Vou, Bial. Já estou desenvolvendo um aparelho para detectá-la, se ela existir mesmo…
Penzias – Póparar, póparar! Olha aqui o que eu detectei na antena em que trabalho lá nos Laboratórios Bell!
Dicke – Ih, fomos furados, rapazes.
Bial – Que moraaaal… Arno Penzias diz ter encontrado a radiação cósmica de fundo, uma relíquia de uma época apenas 300 mil anos após o Big Bang.
Penzias – Eu e o meu amigo Wilson detectamos esse negócio meio sem querer, mas agora não temos dúvidas: é a radiação do Big Bang.
Gamow – CQD, amigo Hoyle, CQD.
Hoyle – Absurdo. Esse Big Bang é absurdo. As coisas podem parecer boas para a sua teoriazinha agora, mas veja só: eu acabo de desenvolver a minha sensacional teoria do estado quase estacionário, que responde até pela radiação cósmica de fundo!
Bial – Ih, Hoyle, você não está forçando a barra, não?
Gamow – É, Bial, o cara não desiste.
Hoyle – Não adianta. A radiação me pegou de surpresa, mas existe um problema que ninguém está mencionando. A radiação aparece exatamente com a mesma intensidade em todas as direções do universo. Isso indica que o universo foi muito homogêneo no passado e, se isso é resultado de um Big Bang, o universo hoje jamais teria as galáxias que têm, pois era homogêneo demais para evoluir para o mundo de hoje, que é cheio de vazios, com algumas poucas regiões concentradas de matéria.
Gamow – Calma, Hoyle. As variações na radiação cósmica vão aparecer. Falta apenas desenvolver os instrumentos para detectar essas flutuações diminutas.
Bial – Fecha o som da casa! Quem será que tem razão, Gamow ou Hoyle? Vamos dar um espiadinha…
Einstein, Friedmann, Lemaître, Gamow, Hoyle e Dicke estão discutindo, quando George Smoot decidiu entrar na conversa.
Smoot – Então, eu desenvolvi um projeto aqui que pode resolver a parada…
Todos se viram para Smoot.
Smoot – Um satélite. Um satélite para detectar com alta precisão potenciais variações na radiação cósmica de fundo.
Gamow – Parece ótima idéia. Só no espaço para evitar a interferência gerada pela atmosfera nessas observações delicadas.
Bial – Mas e aí, Smoot, vai rolar?
Smoot – Olha, faz tempo que tenho o projeto, mas a explosão do ônibus espacial Challenger, em 1986, está adiando tudo. Tivemos de cortar o tamanho do Cobe…
Bial – O que é Cobe?
Smoot – É o nome do satélite.
Bial – Ahh… vamos continuar espiando.
Smoot – Mas agora ele está pronto. Vamos lançar e, em 1992, devemos fechar um mapa detalhado da radiação cósmica de fundo.
Bial – Fecha o som da casa! E agora? Estamos chegando ao emocionante final! Quem vai continuar na casa, Gamow ou Hoyle? Vamos ver as torcidas aqui no nosso estúdio!
Torcida do Gamow – ÊÊÊÊÊÊÊÊÊ! Big Bang! Big Bang! Big Bang!
Torcida do Hoyle – Êêêê.
Bial – Vamos dar uma espiadinha. E aí, Gamow, está pronto para ver sua família?
Gamow – Nossa, vamos lá!
Batimentos cardíacos de Gamow vão a mil, enquanto ele olha para a tela.
Gamow – Olha lá, todo mundo veio! Mamãe Gamow, tio Gamow, vovô Gamow, vovó Gamow!
Bial – E aí, Hoyle, preparado?
Hoyle – Eu sei que está todo mundo contra mim, Bial, mas vamos lá.
Bial – Olha aí a sua torcida, Hoyle!
Batimentos cardíacos de Hoyle vão a mil.
Hoyle – Puxa, mamãe Hoyle, tio Hoyle, vovô Hoyle, vovó Hoyle!
Bial – Chegou o grande momento, hein? Estão preparados?
Gamow – Sim, Bial.
Hoyle – Manda ver, Bial.
Bial – E atenção. O George Smoot acaba de enviar aos estúdios da Globo o resultado da medição da radiação cósmica de fundo de 1992. Foi uma disputa acirrada, viu? Mas, com uma diferença de uma parte em cem mil, o Cobe encontrou variações que suportam o… Big Bang!
Gamow – Ah, eu sabia, eu sabia, eu sabia!
Hoyle fica com cara de fossa. Einstein, Friedmann, Lemaître, Gamow, Dicke e Smoot vão abraçar Gamow. Hoyle deixa a casa e vai para o palco com Bial.
Bial – E aí, Hoyle, tudo bem?
Hoyle – É a vida, né, Bial?
Bial – Pois é. Mas veja aqui a sua torcida, que veio te receber.
Hoyle – Ih, Bial, pode ficar sossegado. Eles acham que sabem de tudo. Hoje é difícil negar que o universo como o conhecemos surgiu num ponto denso e quente e expandiu a partir dali — essa idéia que eu apelidei de Big Bang lá atrás. Mas ainda tem muita água para correr por baixo da ponte da cosmologia. E mal sabem eles que estão apenas procurando cordas para se enforcar.
Bial – É isso aí. Muito já aprendemos sobre a natureza e o surgimento do universo, mas ainda há muito mais pela frente. Pode continuar espiando…

Blog a Folha
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/02/03/a-saga-do-bbb-big-bang-brasil/
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.