Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

02/11/2013

1º CONCURSO LITERÁRIO DE COREAÚ

A Academia Palmense de Letras (APL), de Coreaú, está com inscrições abertas para trabalhos escritos em prosa ou poesia até o dia 14 de dezembro de 2013, para o 1º Concurso Literário de Coreaú. Podem se inscrever filhos de Coreaú ou pessoas que nutram vínculo notório com nosso município. Para tanto basta acessar o blogue da APL: http://aplcoreau.blogspot.com.br , e lá haverá uma página para o concurso (I Concurso Literário de Coreaú), basta clicar nela, ler o edital, informar-me melhor e realizar a inscrição.
Precisamos dar voz aos talentos de nossa terra, valorizar nossa cultura (tantas vezes esquecida). Faça sua parte nesta missão, mandando sua contribuição e/ou ajudando a divulgar.

MAIS 3.000 MÉDICOS CUBANOS CHEGAM AO BRASIL A PARTIR DE SEGUNDA

Mais 3.000 médicos cubanos chegam ao Brasil a partir desta segunda-feira (4), para ocupar vagas remanescentes da segunda etapa do programa Mais Médicos, informou, neste sábado (2), o Ministério da Saúde. A maior parte desses profissionais, 2.600 médicos, desembarcará no país até o dia 10 de novembro nas capitais onde vão cursar o módulo de avaliação do programa. A chegada dos 400 restantes está prevista para a semana seguinte.
Segundo o Ministério da Saúde, os profissionais vão preencher as vagas que não foram ocupadas por candidatos brasileiros e demais estrangeiros. Os 3.000 médicos cubanos devem começar a atuar nos municípios em dezembro. No total, o programa deverá beneficiar mais 10,3 milhões de pessoas que habitam regiões carentes como o interior e periferias de grandes cidades brasileiras.

Do Uol

CESP/UnB DIVULGA TEMAS PARA O 2° DIA (TARDE) DE AULA PRÁTICA PARA O CONCURSO PARA PROFESSOR

DISCIPLINA 1: ARTE-EDUCAÇÃO
Tema: 03 - FORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO BARROCO BRASILEIRO – A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA DE ALEIJADINHO E DE MESTRE ATAÍDE PARA O RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DESSA ESTÉTICA NO CENÁRIO ARTÍSTICO.

DISCIPLINA 6: GEOGRAFIA
Tema: 05 - DEVASTAÇÃO HISTÓRICA DOS RECURSOS NATURAIS NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO BRASIL.

DISCIPLINA 7: HISTÓRIA
Tema: 05 - O CONTEXTO DA GUERRA FRIA E OS PRINCIPAIS DESDOBRAMENTOS DA DIVISÃO BIPOLAR DO CENÁRIO POLÍTICO MUNDIAL APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

DISCIPLINA 9: LÍNGUA INGLESA
Tema: 04 - THE CORRECT USE OF THE FOLLOWING RELATIVE CLAUSES: WHO, THAT, WHICH, WHOSE, WHOM, WHERE.

DISCIPLINA 10: LÍNGUA PORTUGUESA
Tema: 02 - COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL – MECANISMOS DE COESÃO.

DISCIPLINA 11: MATEMÁTICA
Tema: 02 - IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO – PORCENTAGEM, JUROS SIMPLES E COMPOSTOS.

Ver edital

ANFAVEA AFIRMA: IPI DE AUTOMÓVEIS MANTIDO ATÉ 31/12

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan disse ontem que a alíquota atual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis será mantida até 31 de dezembro.

De acordo com o executivo da Anfavea, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, teria avisado durante reunião, que, a partir de 1º de janeiro de 2014, a alíquota de IPI incidente sobre os veículos terá um pequeno ajuste ainda não definido.

Caminhões
Moan contou ter levado boas notícias para a reunião no quanto ao segmento de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. "Mas trouxemos também a preocupação com relação a esse segmento dentro do Programa de Sustentação dos Investimentos (PSI)", disse o presidente da Anfavea, acrescentando que há grande demanda por esses itens, mas que o programa está paralisado.

A avaliação do presidente da Anfavea é a de que tanto Mantega quanto o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, também presente no encontro, se mostraram sensíveis à solicitação para destravar o programa. "Esperamos que o PSI volte a funcionar logo a todo vapor, porque se tratam de três segmentos importantes para a Formação Bruta de Capital Fixo", disse.

A decisão de Mantega foi anunciada no mesmo dia em que saíram os resultados das vendas em outubro. Houve alta de 6,6% em relação a setembro, mas queda de 3,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi o segundo melhor outubro da história, com 330,2 mil unidades, incluindo caminhões e ônibus. O recorde para o mês foi em 2012, com 341,7 mil veículos.

No ano, contudo, a soma de 3,110 milhões de veículos vendidos é 0,65% inferior ao resultado do mesmo período de 2012. Para atingir a nova meta da Anfavea, de crescimento de 1% a 2% em relação a 2012, o setor terá de vender, no mínimo, 364 mil veículos este mês e em dezembro, número alcançado somente uma vez, em julho de 2012.

Informações Diário do Nordeste

CESP/UnB DIVULGA TEMAS PARA O 2° DIA (MANHÃ) DE AULA PRÁTICA PARA O CONCURSO PARA PROFESSOR


DISCIPLINA 1: ARTE-EDUCAÇÃO
Tema: 04 - A IMPORTÂNCIA DOS PARANGOLÉS NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA.

DISCIPLINA 3: EDUCAÇÃO FÍSICA
Tema: 04 - SEDENTARISMO E OBESIDADE: OS COMPROMISSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM A SAÚDE.

DISCIPLINA 6: GEOGRAFIA
Tema: 02 - O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA.

DISCIPLINA 7: HISTÓRIA
Tema: 04 - SIGNIFICADO DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REVOLUÇÃO FRANCESA.

DISCIPLINA 9: LÍNGUA INGLESA
Tema: 05 - WORD CLASSES AND WORD FORMATION BY AFFIXATION: PREFIXATION AND/OR SUFFIXATION.

DISCIPLINA 10: LÍNGUA PORTUGUESA
Tema: 01 - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRECONCEITO – O ENSINO DA VARIEDADE PADRÃO DA LÍNGUABPORTUGUESA.

DISCIPLINA 11: MATEMÁTICA
Tema: 04 - TRIÂNGULO RETÂNGULO; ÂNGULOS DE UM TRIÂNGULO RETÂNGULO; TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: SENO, COSSENO E TANGENTE DE UM ÂNGULO; RELAÇÃO FUNDAMENTAL DA TRIGONOMETRIA sen² (ø) + cos² (ø) = 1.


EDITAL AQUI

ÚLTIMO ECLIPSE SOLAR DO ANO ACONTECE NESTE DOMINGO

O último eclipse solar deste ano deve acontecer no próximo domingo, pela manhã. No Brasil, ele poderá ser visto em alguns estados do Norte e Nordeste, onde será apenas parcial — quando o Sol não é encoberto completamente.
O eclipse solar acontece quando a Lua se alinha com a Terra e o Sol, impedindo a luz da estrela de atingir o planeta. O evento deste domingo será um eclipse híbrido, um tipo raro em que sua intensidade varia ao longo do percurso. Por causa da curvatura da Terra, algumas regiões do planeta estão mais próximas da Lua. Nesses locais, o eclipse vai ser total, e o satélite vai encobrir totalmente o Sol. Em outras regiões, que estão mais distantes do astro, o tamanho da Lua no céu é menor, e não é grande o suficiente para encobrir totalmente o Sol. Nesse caso, a luz da estrela deve escapar ao redor do satélite, formando uma espécie de anel — é o eclipse anular.
No Brasil, o eclipse só poderá ser visto em sua forma parcial, na qual a Lua apenas tangencia o Sol, sem nunca entrar completamente debaixo de sua circunferência. O fenômeno só será visível em todos os estados da região Nordeste e alguns do Norte (Pará, Amapá, Roraima, e algumas regiões do Amazonas e do Tocantins), entre as 9 e as 11 horas da manhã, no horário de Brasília.

Veja.com

MAIS MÉDICOS: COREAÚ RECEBERÁ PRÓXIMA SEMANA, DOIS MÉDICOS CUBANOS


 
O município de Coreaú estará recebendo na próxima semana, dois médicos cubanos, do programa "Mais Médicos", do Governo Federal.  a prefeita municipal de Coreaú  Érika Frota, juntamente com o secretário de saúde José Leal, estiveram em Fortaleza, no dia 30/10 para receberem os novos médicos.

Fonte: Notícias Coreaú

02 DE NOVEMBRO... DIA FINADOS


OPERADORAS DE INTERNET SÃO OBRIGADAS A ENTREGAR 70% DA VELOCIDADE

Entraram em vigor nesta sexta-feira os novos limites de velocidade de banda larga fixa e móvel no Brasil, obrigado as operadoras a entregarem, em média, pelo menos 70% da velocidade contrata pelos usuários mensalmente. Isso quer dizer que, seu um assinante tem um plano de 10 Mbps, a velocidade média entregue pela operadora deve ser de, no mínimo, 7 Mbps no mês, em média.
O novo limite faz parte das metas estabelecidas nos regulamentos de Gestão da Qualidade dos serviços de Comunicação Multimídia (banda larga fixa) e Móvel Pessoal (banda larga móvel). Além da média mensal, a velocidade instantânea, no momento da conexão, deve ser de pelo menos 30%. Caso a prestadora entregue apenas 30% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 70%.
Esses percentuais valem até novembro de 2014, quando serão ampliados para 80% na média mensal e de 40% na velocidade instantânea.
O controle na velocidade da banda larga fixa é feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) através de medidores instalados nos computadores de voluntários. Já a medição na banda larga móvel é feita através de uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os medidores que monitorarão a qualidade do serviço serão instalados em escolas atendidas pelo Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas.



Portal Terra

DILMA CHAMA DE "FASCISTA" O VANDALISMO EM MANIFESTAÇÕES

A presidente Dilma Rousseff qualificou nesta sexta-feira de 'fascistas' os atos de vandalismo que têm ocorrido com frequência nas manifestações dos últimos meses em cidades de todo o país.
'Devemos repudiar integralmente o uso da violência, e mais, o fato que o uso dela se dá tampando a face das pessoas. Destroem patrimônio público e privado, provocam ferimentos, machucam e mostram não a civilidade da democracia, mas a barbárie', disse Dilma em entrevista a rádios da capital baiana, onde foi inaugurar a Via Expressa Baía de Todos os Santos, que liga a BR-324 a Salvador.
Segundo ela, as autoridades devem 'coibir' esses protestos e quem participa deles, os que 'não são democráticos' e que, ao causar danos, 'não fazem uso de seu direito de manifestação'.
'Temos que responsabilizar para não deixar que a democracia no Brasil se confunda com este tipo de ação violenta e bárbara', disse Dilma, que imediatamente acrescentou o adjetivo 'fascista'.
Na quinta-feira, o governo federal assinou um acordo com as polícias militares de São Paulo e do Rio de Janeiro para criar uma equipe de inteligência destinada a combater os manifestantes violentos.
A maioria dos atos de vandalismo, como a destruição de mobiliário público, ataques a agências bancárias e destruição de ônibus, estão sendo cometidas por grupos que se identificam como anarquistas e que são conhecidos por usar as táticas de manifestação de 'black block'.
O 'black block' é uma estratégia que se caracteriza pelo uso de roupas pretas e máscaras nas manifestações para evitar que a polícia identifique seus participantes. A tática surgiu há três décadas na Europa e foi amplamente usada por grupos antiglobalização e começou no Brasil com a explosão dos protestos, em junho.

Fonte: Notícias MSN

01/11/2013

APÓS 20 TREMORES, DEFESA CIVIL ESVAZIA CIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE

A Defesa Civil do Rio Grande do Norte ordenou que os mais de 2 mil moradores de Pedra Preta, a 115 quilômetros de Natal, deixem a cidade o mais breve possível. Da noite de quinta-feira (31), até a madrugada desta sexta-feira (1), foram anotados mais de 20 terremotos acima da magnitude de dois graus na escala Richter.
Seis tremores foram acima de 2,5 graus. O maior, de 3,5 graus, aconteceu às 22h46 da quinta-feira. Já na manhã desta sexta, por volta das 8h51, ocorreu um tremor de 3,3 graus
Inicialmente, a orientação da Defesa Civil era a de que os moradores de Pedra Preta ficassem em casa, levando em consideração que situação semelhante ocorreu na década de 1980 em João Câmara (RN) e Palhano (CE). Mas, com o terremoto de 3,5 graus, o órgão decidiu retirar os moradores, que estão assustados.
A evacuação se dá no sinal de alerta emitido pelo Corpo de Bombeiros, que teme que as casas caiam. Uma equipe do Laboratório Sismológico do Nordeste (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, está em Pedra Preta.
A atividade sísmica em Pedra Preta vem se manifestando desde dezembro de 2010 com fases de alta e baixa atividade, segundo o LabSis. A atual fase, de alta atividade, começou em 24 de outubro. Um levantamento feito a partir dos registros da estação Riachuelo a aproximadamente 46 quilômetros do epicentro em Pedra Preta mostra que já foram registrados 170 tremores. A fase atual é de intensa atividade sísmica.

 iG último segundo

ELEITORES DE SEIS MUNICÍPIOS VOLTAM ÀS URNAS NESTE DOMINGO

Novas eleições serão realizadas neste domingo (3) em seis municípios de quatro estados. Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 53 mil eleitores voltarão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos, porque o resultado das eleições de 2012 foi anulado.
No Paraná, as eleições serão nos municípios de Santa Inês e Inácio Martins; no Rio Grande do Sul, em Dom Feliciano e Maximiliano de Almeida. Em Pernambuco, a Justiça Eleitoral marcou eleições em Água Preta. No Pará, novo prefeito será eleito em Palestina do Pará.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 59 cidades de 19 estados realizaram novas eleições em 2013. Mais 12 pleitos estão marcados para o dia 1º de dezembro.

Da Agência Brasil

MEGA-SENA ACUMULA E VAI A R$ 75 MI

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.544 da Mega-Sena, realizado nesta sexta-feira (1), em Osasco (SP). Com isso, o valor do próximo sorteio, previsto para ocorrer na quarta-feira (6), pode chegar a R$ 75 milhões.
Veja as dezenas sorteadas: 02 - 21 - 30 - 35 - 45 - 50.
Segundo a Caixa, 152 apostas acertaram a Quina e cada uma vai receber R$ 26.624,88. Outras 10.385 apostas acertaram a Quadra e cada uma receberá R$ 556,70.
A aposta custa a partir de R$ 2 e pode ser feita até as 19h do dia do sorteio em qualquer  lotérica do país. Os sorteios ocorrem geralmente todas as quartas-feiras e sábados. Nesta semana, devido ao feriado do dia 2 de novembro, o concurso foi adiado para esta sexta-feira (1).

Do G1

COMUNICADO CESP/UnB

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) comunica que o sorteio do tema referente à prova prática de didática (aula) será realizado com 24 horas de antecedência à aplicação da Prova Prática de Didática (aula), na Associação Brasileira de Odontologia – ABO, Rua Gonçalves Lêdo, nº 1630, Joaquim Távora, Fortaleza/CE, nos seguintes dias e horários (horário local):

              Dia 1º de novembro de 2013 – Manhã: 6 horas – Tarde: 13 horas
              Dia 2 de novembro de 2013 – Manhã: 6 horas – Tarde: 13 horas
                                                           
                                                                   Brasília/DF, 1º de novembro de 2013.

CESP/UnB DIVULGA TEMAS PARA O 1° DIA (TARDE) DE AULA PRÁTICA PARA O CONCURSO PARA PROFESSOR

 
DISCIPLINA 1: ARTE-EDUCAÇÃO
Tema: 01- A XILOGRAVURA COMO EXPRESSÃO DA LINGUAGEM ARTÍSTICA E A RELAÇÃO DAS GRAVURA DO ARTISTA BRASILEIRO GILVAN SAMICO COM A ARTE POPULAR BRASILEIRA, O CORDEL E ARTE ATUAL COM DESTAQUE PARA OS ASPECTOS TEMÁTICOS E FORMAIS DA OBRA DESSE ARTISTA.
 
DISCIPLINA 2: BIOLOGIA
Tema: 04- FUNÇÕES CELULARES: SÍNTESE E TRANSPORTE DE PROTEÍNAS E MOLÉCULAS.
 
DISCIPLINA 3: EDUCAÇÃO FÍSICA
Tema: 02- EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E A MELHORIA DE QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA.
 
DISCIPLINA 4: FILOSOFIA
Tema: 03- DESCARTES: A DÚVIDA RADICAL, O COGITO E O PENSAMENTO CRÍTICO.

DISCIPLINA 5: FÍSICA
Tema: 02- A LEI DE FARADAY E SUA UTILIZAÇÃO NA TECNOLOGIA COTIDIANA.

DISCIPLINA 6: GEOGRAFIA
Tema: 04- A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA E OS CONTRASTES REGIONAIS DO PAÍS.

DISCIPLINA 7: HISTÓRIA
Tema: 02- CRONOLOGIA DA HISTÓRIA DO BRASIL COMO RUPTURA NA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA: A TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA.
 
DISCIPLINA 8: LÍNGUA ESPANHOLA
Tema: 01- FUNCIÓN Y USO DEL ARTÍCULO LO
 
DISCIPLINA 9: LÍNGUA INGLESA
Tema: 03- THE CORRECT USE OF MODAL VERBS (CAN, COULD, SHOULD, MUST, HAVE, MAY).

DISCIPLINA 10: LÍNGUA PORTUGUESA
Tema: 03- ORAÇÕES ADJETIVAS RESTRITIVAS E EXPLICATIVAS – O EMPREGO DA VÍRGULA.

DISCIPLINA 11: MATEMÁTICA
Tema: 01- FUNÇÕES REAIS DO 1º GRAU; APLICAÇÕES PRÁTICAS DA FUNÇÃO DO 1º GRAU – GRÁFICO CORRESPONDENTE.
 
DISCIPLINA 12: QUÍMICA
Tema: 01- MATERIAIS HOMOGÊNEOS: MISTURAS E SOLUÇÕES – DIFERENCIAÇÃO. FRAÇÕES EM VOLUME: O CASO DO ÁLCOOL HIDRATADO PARA USO DOMÉSTICO – COMPREENDENDO AS INFORMAÇÕES.

BANCOS TERÃO QUE PADRONIZAR INFORMAÇÕES A PARTIR DE 2014

Os bancos terão que publicar mais informações sobre os riscos, composição de capital e o cumprimento de regras, a partir de 30 de junho de 2014. Essa publicação será padronizada e assim será possível fazer comparação com todas as instituições financeiras no mundo.
Essa medida, publicada nessa quinta-feira (31) pelo Conselho Monetário Nacional, complementou a regulamentação de Basileia 3, um conjunto de recomendações para a estrutura de capital das instituições financeiras. As regras de Basileia 3 refletem as lições tiradas da crise econômica internacional. A ideia é garantir que as instituições financeiras tenham recursos reservados para absorver choques em momento de crise. As economias integrantes do G20 (as 20 maiores economias mundias) assumiram o compromisso de implementar as recomendações de Basileia 3.
Entre as informações que os bancos terão que divulgar estão as reservas de lucro, os instrumentos de dívidas subordinadas (usadas para reforçar o capital dos bancos) e deduções, como de ágios e créditos tributários, por exemplo.
Segundo o chefe do Departamento de Regulamentação Prudencial e Cambial do Banco Central (BC), Caio Ferreira, o objetivo é dar transparência para que os investidores possam analisar os dados. Segundo Ferreira, o BC já tem acesso a essas informações, de forma até mais detalhada, para fazer a supervisão do setor no país.
Outra medida para complementar a regulamentação das regras de Basileia 3 no país foi a elevação do capital próprio dos bancos nos casos de empréstimos com valor a partir de R$ 100 milhões a grandes empresas.
Nesses casos, o fator de ponderação passou de 75% para 85% usado no cálculo do capital próprio das instituições financeiras. De acordo com Ferreira, a medida foi tomada para equiparar a regra brasileira com o padrão internacional.
Também foram criados critérios para o BC determinar se uma instituição financeira poderá converter instrumentos de dívidas em ações para ampliar capital. 
Outra resolução estabelece procedimentos qualitativos para determinar o preço de ativos financeiros pouco negociados no mercado. A ideia é que o banco tenha uma política clara para ditar o valor desses ativos. Além disso, será necessária uma análise de instituição independente sobre os preços dos ativos. Segundo Ferreira, são poucos os ativos dos bancos que têm baixa negociação no mercado. “A maior parte são instrumentos líquidos, amplamente negociados no mercado”, disse.
De acordo com Ferreira, outras resoluções estabelecem ajustes que” garantem que os bancos vão continuar seguros em termos de exigência de capital”, além de darem esclarecimentos sobre as regras de Basileia 3 às instituições financeiras.

Fonte: Agência Brasil

CESP/UnB DIVULGA TEMAS PARA O 1° DIA (MANHÃ) DE AULA PRÁTICA PARA O CONCURSO PARA PROFESSOR



Temas sorteados, na seguinte ordem: disciplina, data, horário e tema.
DATA: 01 de novembro de 2013 HORÁRIO: 6 horas (horário local) 


DISCIPLINA 1: ARTE-EDUCAÇÃO 
Tema: O CONTEXTO DAS OBRAS DO PINTOR CHICO DA SILVA NO CENÁRIO DAS ARTES VISUAIS.

DISCIPLINA 2: BIOLOGIA
Tema: HERANÇA MENDELIANA: INTRODUÇÃO À HERANÇA BIOLÓGICA E A IMPORTÂNCIA DOS TRABALHOS DE MENDEL – PRINCÍPIOS BÁSICOS E EXEMPLO DE APLICAÇÃO.

DISCIPLINA 3: EDUCAÇÃO FÍSICA
Tema: O ESPORTE NA ESCOLA E O ESPORTE DA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA DO ESPORTE ESCOLAR.

DISCIPLINA 4: FILOSOFIA
Tema: O PROBLEMA DA REPRODUÇÃO MASSIVA DE IMAGENS NA A TUALIDADE, SEGUNDO WALTER BENJAMIN.

DISCIPLINA 5: FÍSICA
Tema: MODELO ATÔMICO DE BOHR E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DA ESTRUTURA DA MATÉRIA.

DISCIPLINA 6: GEOGRAFIA
Tema: AS DESIGUALDADES SOCIAIS E O IMPACTO AMBIENTAL URBANO.

DISCIPLINA 7: HISTÓRIA
Tema: PAPEL DO CEARÁ NA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR (1824) E O SIGNIFICADO DESSE MOVIMENTO NO CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO. 

DISCIPLINA 8: LÍNGUA ESPANHOLA
Tema: EL FENÔMENO DE LA APÓCOPE EN LA LENGUA ESPAÑOLA.

DISCIPLINA 9: LÍNGUA INGLESA
Tema: THE CONPARISON AND THE CONTRAST BETWEEN THE US E OF THE SIMPLE PRESENT TENSE AND  THE PRESENT CONTINUOUS.

DISCIPLINA 10: LÍNGUA PORTUGUESA
Tema: GÊNEROS TEXTUAIS – CONCEITO E EXEMPLIFICAÇÃO

DISCIPLINA 11: MATEMÁTICA
Tema: SISTEMAS LINEARES, DETERMINANTES E MATRIZES; SOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES COM n INCÓGNITAS E n EQUAÇÕES.

DISCIPLINA 12: QUÍMICA
Tema: CORROSÃO: ASPECTOS QUÍMICOS E SOCIAIS.

DISCIPLINA 13: SOCIOLOGIA
Tema: APLICAÇÃO DO MODELO SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM À EDUCAÇÃO BRASILEIRA – VISÃO  CRÍTICA DA ANOMIA EM FACE DA EXCLUSÃO ESCOLAR.

DISCIPLINA 14: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
Tema: A ESTRUTURA DA SENTENÇA EM LIBRAS – TIPOS DE FRASES.
 
Para acessar o edital clique aqui 

BANCO CHINÊS COMPRA O ÚLTIMO BANCO CEARENSE

A família Bezerra de Menezes, acionista majoritária e controladora do Banco Industrial e Comercial S.A. (Bicbanco) fechou ontem a venda da instituição para o China Construction Bank (CCB), segundo maior banco comercial na China e quinto maior do mundo. A operação, que marca a primeira aquisição do CCB na América Latina, envolve um montante de aproximadamente R$ 1,6 bilhão (US$ 740 milhões) pela parte adquirida.
Após a conclusão da transação, dentro de 30 dias, nos termos da regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o CCB fará uma oferta pública obrigatória para a aquisição das ações de emissão da Companhia pelos acionistas minoritários. O maior acionista depois da família Bezerra de Menezes, o empresário Deusmar Queirós, disse que, inicialmente, não pretende vender suas ações.

Informações O Povo Online

CONTAS PÚBLICAS DO PAÍS REGISTRA ROMBO RECORD

Motivo da desconfiança crescente de investidores e organismos internacionais com a economia brasileira, as contas públicas tiveram em setembro o pior resultado em 11 anos. No mês passado, o setor público consolidado — que engloba União, estados, municípios e empresas estatais, exceto Petrobras e Eletrobras — fechou no vermelho em R$ 9,05 bilhões. Foi o pior resultado para o mês desde o início da série histórica, que começou a ser pesquisada pelo Banco Central (BC) em 2001. O número veio tão abaixo das projeções de mercado que até mesmo o governo reagiu mal. “Não há dúvida de que o quadro fiscal é desafiador”, declarou o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel.

Os analistas mais pessimistas acreditavam que, na pior das hipóteses, o rombo do mês seria de R$ 2,6 bilhões. No entanto, eles não esperavam que o desempenho do governo central (Tesouro, BC e Previdência) seria tão ruim: deficit de R$ 10,473 bilhões, o resultado mais decepcionante já contabilizado no mês.

O descompasso nas contas públicas, explica Raul Velloso, doutor em economia pela Universidade Yale, nos Estados Unidos, decorre de uma realidade que se repete há muito tempo. “Desde junho de 2012, o gasto cresce acima da receita”, observa. De janeiro a setembro, a arrecadação do governo central aumentou apenas 8% na comparação com o mesmo período de 2012. Já as despesas dispararam 13,5%. 

Informações Correio Braziliense

GOVERNO DEVE EXIGIR QUE TRABALHADOR ESTUDE PARA TER SEGURO-DESEMPREGO

Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, veio a público nesta quinta-feira (31) para tentar atenuar as preocupações com as contas públicas do País ao afirmar que o governo já estuda reduzir despesas com o pagamento de seguro-desemprego e o abono salarial que, neste ano, devem somar pouco menos de R$ 50 bilhões.
Entre as medidas, está em estudo tornar obrigatório curso de qualificação de trabalhadores que pedirem o seguro-desemprego pela primeira vez. Até o momento, a exigência é a partir da segunda solicitação.
O esforço vem no momento em que a meta ajustada de superávit primário do setor público consolidado deste ano — de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) — não deve ser cumprida. Em setembro, o resultado veio muito pior que o esperado, com déficit recorde de R$ 9 bilhões.
"Queria falar do esforço permanente do governo para diminuir as despesas ou controlá-las de modo a obter um bom resultado fiscal", afirmou Mantega a jornalistas, sem responder aos questionamentos sobre se haveria a necessidade de ajustar mais uma vez a meta deste ano.
Segundo o ministro, está em estudo tornar obrigatório curso de qualificação de empregados que perderem seus empregos e buscaram o seguro-desemprego pela primeira vez. Hoje, explicou ele, isso ocorre na segunda vez.
Mantega afirmou que, desta maneira, poderia atacar possíveis fraudes que estão ocorrendo, como o empregado continuar recebendo o seguro-desemprego mesmo após ter conseguido outro posto de trabalho.
O ministro disse ainda que discutirá essa fórmula com as centrais sindicais, bem como possíveis mudanças no abono salarial, mas sem dar mais detalhes.
Mantega argumentou que o resultado de setembro veio de despesas extraordinárias que não se repetirão nos próximos meses, e defendeu que as grandes despesas como o pagamento da folha, juros e despesas com aposentadoria "estão sob controle".
"É para elas que estamos olhando. As grandes despesas estão sob controle", reiterou Mantega.

Do iG

POLÍCIA PRENDE QUADRILHA QUE FRAUDAVA O INSS

FOTO: ALEX COSTA
A investigação realizada em conjunto pela Polícia Federal (PF), Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal (MPF), iniciada em 2011, resultou no desmantelamento de uma organização criminosa especializada em fraudar processos de concessões de benefícios de aposentadoria. Na manhã de ontem, membros da Força Tarefa Previdenciária desencadearam a "Operação Blokk", no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e de três de prisão expedidos pela 15ª Vara da Justiça Federal de Limoeiro do Norte/CE.
A operação contou com o efetivo de 55 policiais federais e 17 técnicos da Seguridade Social. Entre os presos está um funcionário da agência do INSS em Russas, no Vale do Jaguaribe. O superintendente regional do INSS no Nordeste, João maria Lopes, acrescentou que o trabalho também foi realizado na sede da Agência da Previdência Social de Russas, nos Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos municípios de Jaguaribara, Tabuleiro do Norte e Quixeré/CE. Os federais também cumpriram ordens judiciais nas residências dos investigados.

Do Diário do Nordeste

SEJA BEM-VINDO NOVEMBRO!


31/10/2013

ERRATA: CORREÇÃO COMENTADA DO ENEM TEM SEIS RESPOSTAS ALTERADAS

 
Após a divulgação do gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013, na última terça-feira (29), os professores do Curso e Colégio Objetivo alteraram as respostas de seis questões da correção comentada das provas, publicada pelo UOL no sábado (26) e no domingo (27).
Segundo o Objetivo, a direção ainda está discutindo se contestará oficialmente alguma questão do Enem.
As questões alteradas foram as seguintes: 29, 41, 95 (espanhol), 109, 122 e 128. A numeração corresponde à prova amarela.
Na questão 29, os professores veem problemas e afirmam que a Lei das XII Tábuas, promulgada pelo Senado em 450 a.C, não tratava de cidadania. "A cidadania foi estendida a todos os homens livres, dentro dos domínios romanos, pelo Edito de Caracala, em 212 d.C.", diz o comentário da questão.
Sobre a questão 41, os professores afirmam: "A alternativa B é que mais se atém ao texto. Entretanto, a alternativa A expressa a visão contemporânea sobre a conquista espanhola da América e poderia ser interpretada como representativa do "sentido" (isto é, do significado) do texto; e até a alternativa C poderia eventualmente ser escolhida, pois o trecho reproduzido também enfatiza a ideia de mortandade, ainda que lhe reserve menos espaço que as considerações de caráter militar. De qualquer forma, a questão foi elaborada de tal maneira que pode suscitar no candidato dúvidas sobre qual seria a resposta correta".
Já na questão 109, para os professores, a alternativa C (resposta oficial) não difere da alternativa B, pois em ambas o recurso linguístico em questão é descrito de forma equivalente. Os professores consideram que as alternativas B e C deveriam ser consideradas corretas.
Para os professores a questão 122 não é clara e a resposta oficial não é aceitável, "pois não se entende qual seja o 'comportamento idealista' de Brás Cubas que a 'metáfora do relógio' redirecionaria. Trata-se de um teste confuso, que deveria ser anulado".
Na questão 128, os professores afirmam que a pobreza, visual e verbal, dos quadrinhos apresentados faz com que seja exagerada a sua descrição na alternativa D (resposta oficial). "Além disso, tal descrição não contempla o último dos quadrinhos, voltado não para a forma ou conteúdo do livro, mas para a relação do leitor com ele, o que deve ter motivado confusão e erro para os candidatos. Ainda assim, a resposta menos má é a D", afirmam os professores no comentário da correção.
Já a questão 95 de espanhol, 186 na sequência da correção comentada, apresentava a alternativa D como correta. Os professores do Objetivo alteraram a resposta para a letra C, concordando com o gabarito oficial. 

Uol Notícias

FELIPÃO CONVOCA SELEÇÃO PARA AMISTOSOS EM NOVEMBRO

Sem Diego Costa, que optou por defender a Espanha, o técnico Luiz Felipe Scolari convocou duas novidades, nesta quinta-feira, para a Seleção: Robinho e Willian, do Chelsea, que nunca haviam recebido chances com o treinador. Em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro, Felipão completou a lista para os jogos contra Honduras, em 16 de novembro, em Miami, e Chile, três dias depois, em Toronto. Essas serão as últimas partidas do Brasil em 2013. (Do Globoesporte.com)


DECRETADA ILEGALIDADE DA GREVE DE SERVIDORES DO DETRAN

Foto: Alex Costa
O Tribunal de Justiça do Ceará decretou a ilegalidade da greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). A decisão foi uma resposta à ação declaratória impetrada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pela Procuradoria Jurídica  do Detran-CE.
De acordo com o desembargador Francisco Bezerra, do Tribunal de Justiça (TJ) a greve foi considerada ilegal porque foi deflagrada em pleno processo de negociação; não houve respeito à manutenção de 30% dos trabalhadores em atividade durante a greve e também porque os grevistas impediram a entrada de usuários do Detran na sede do órgão.
Com a ilegalidade do movimento decretada, os servidores do órgão têm de retornar imediatamente às atividades. Segundo a assessoria do Detran, o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), que estava à frente da greve, foi notificado da decisão no final da manhã desta quinta-feira (31).
O TJ estabeleceu multa diária de R$ 50 mil ao Sindetran e de R$ 300 aos servidores caso haja descumprimento da decisão. A greve dos servidores do Detran foi deflagrada no dia 17 de outubro, quando os trabalhadores cruzaram os braços reivindicando a implantação de um plano de cargos e carreiras para a categoria.
O Sindetran está realizando uma assembleia para definir o futuro do movimento.
 
Fonte: Diário do Nordeste

EUNÍCIO NÃO ABRE MÃO DE CANDIDATURA E DECLARA GUERRA AO NOME DE ZEZINHO

Foto: Reprodução Internet
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, está em franca campanha ao Governo do Estado. O peemedebista tem percorrido o Ceará para consolidar seu nome e, ao mesmo tempo, trabalha para conseguir o apoio do governador Cid Gomes (PROS) às suas pretensões palacianas.
No entanto, o senador sabe que Cid só deve decidir o nome que concorrerá ao Abolição, em 2014, e que o PROS aposta em seus pré-candidatos ao apadrinhamento do governador. Apesar dessa indefinição, Eunício segue confiante que será o candidato da coligação que hoje sustenta o governo de Cid.
Em entrevista ao jornal Aqui CE, o peemedebista admite defender a antecipação - de junho para março - da convenção nacional do partido, como forma de pressionar a composição dos palanques estaduais.
E apresenta vetos à lista de postulantes do PROS ao Abolição. Num cenário hipotético, onde Eunício fecharia acordo com o governador Cid para o PROS indicar a cabeça da chapa, o nome de José Albuquerque (PROS), presidente da Assembleia Legislativa (AL), surge como um impasse.
“Se o governador quiser meu apoio, ele veta o Zezinho”, afirmou, lembrando que hoje essa possibilidade de recuo inexiste.

Eu veto!
A resistência de Eunício à postulação do parlamentar não surpreende. O PMDB do Ceará acusa Zezinho de criar embaraços e dificuldades, prejudicar e perseguir os representantes da sigla na AL. “Reproduzindo um comportamento que, inclusive, não combina nem conta com a orientação do governador Cid”, reclama.
O estopim da crise, de acordo com o senador e virtual candidato ao Abolição, foi Zezinho ter rejeitado a licença do vice-presidente do Legislativo estadual, deputado Tin Gomes (PROS ), para retaliar o peemedebista Perboyre Diógenes, sob a desculpa de que a AL não tinha dinheiro para pagar o suplente.
O gesto denunciou a perseguição que vitima o PMDB na Casa e, para Eunício, Zezinho não diz a verdade ao usar essa justificativa.

Fonte: Aqui CE/Via Ceará News

MEGA-SENA ACUMULA PELA QUINTA VEZ E PODE PAGAR R$ 45 MILHÕES NA SEXTA

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.543 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (30), em Osasco (SP).  Acumulado há cinco edições, o prêmio para a próxima rodada, prevista excepcionalmente para sexta-feira (1º), devido ao Dia de Finados, será de cerca de R$ 45 milhões.
Os números sorteados foram: 07 - 15 - 20 - 23 - 30 - 41.
Ao todo, 182 pessoas acertaram a quina e levarão R$ 21.370,06 cada uma. Outros 13.138 bilhetes fizeram a quadra e ganharão R$ 422,91. 

Informações Uol

31 DE OUTUBRO É O DIA DO...




30/10/2013

HÁ 25 ANOS, AYRTON SENNA CONQUISTAVA O PRIMEIRO MUNDIAL


CIENTISTAS DESENVOLVEM EXAME PARA 7 TIPOS DE CÂNCER DE MAMA

Atualmente, em exames para detectar câncer de mama, apenas dois marcadores biológicos são procurados.
Mas, em 2012, pesquisadores revelaram que o câncer de mama pode ser de dez tipos diferentes, dependendo da genética da paciente.
Esses tipos só podem ser identificados a partir de um exame genético detalhado, que custa caro e não é prático para a maioria das pacientes.
Agora, a equipe da Universidade de Nottingham desenvolveu um método que avalia dez proteínas importantes que identificam sete tipos diferentes da doença.
Em artigo na revista especializada British Journal of Cancer, os pesquisadores afirmaram que a descoberta vai ajudar os médicos a personalizar os tratamentos e aumentar as taxas de sobrevivência das pacientes, que variam de acordo com o tipo de câncer.
Andy Green, que liderou a pesquisa na Universidade de Nottingham, afirmou que, com o aumento nas opções de tratamento para câncer de mama, a decisão quanto à escolha do tratamento mais adequado está ficando cada vez mais complexa.
"Melhorias no tratamento e no resultado para pacientes com câncer de mama vão envolver a melhoria nas metas de terapias apropriadas para os pacientes. (Mas) deve ser igualmente importante a melhora em estratégias paralelas para evitar tratamentos desnecessários ou impróprios e os efeitos colaterais", disse.

BBC Brasil

EUA ESPIONARAM VATICANO E O PAPA FRANCISCO

AP
A Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, sigla em inglês) monitorou os telefonemas feitos a partir da residência em Roma onde o então cardeal Jorge Mario Bergoglio estava durante o conclave, eleição na qual os cardeais o escolheram como pontífice.
As informações são da próxima edição da revista italiana Panorama e cita documentos vazados pelo ex-funcionário terceirizado da NSA Edward Snowden.
De acordo com a publicação, a NSA monitorou os telefonemas de vários bispos e cardeais que estavam no Vaticano por ocasião do conclave, que ocorreu na Capela Sistina. A informação coletada foi teria sido dividida em quatro categorias - "intenções de liderança", "ameaças ao sistema financeiro", objetivos de política externa" e "direitos humanos".
O órgão americano teria interceptado as comunicações do papa Francisco entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro de 2013, quando ele ainda era cardeal
Há suspeitas também, segundo a revista, de que as conversas sobre a escolha do novo presidente do Banco do Vaticano, o alemão Ernst Von Freyberg, tenham sido monitoradas. "Não temos informações sobre o assunto, e, de qualquer modo, não temos nenhuma preocupação com isso", afirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
Segundo site de vazamentos WikiLeaks, Bergoglio estaria sob a vigilância da inteligência americana desde 2005.

Com Ansa/Ultimo Segundo iG

ACHADO PLANETA COM MASSA E TAMANHO IGUAL À TERRA



O que faltou para ser um gêmeo da Terra foi uma órbita similar. Na verdade, o mundo Kepler-78b gira tão perto de sua estrela que, em tese, nem deveria existir.
O Mensageiro Sideral já o mencionou previamente, no momento em que sua descoberta havia sido anunciada pela equipe responsável pelo defunto satélite Kepler. Mas a técnica usada pela espaçonave para detectar planetas — que mede a redução de brilho da estrela causada pela passagem de mundos circundantes à frente dela — só permite estimar o diâmetro deles.
Agora, dois grupos independentes obtiveram estimativas da massa. Andrew Howard, da Universidade do Havaí em Manoa, e sua equipe usaram o Hires, espectrógrafo instalado no Observatório Keck. Já Francesco Pepe, da Universidade de Genebra, e seus colegas usaram o recém-instalado Harps-N, uma réplica do Harps que está instalado em La Silla, no Chile, voltada para o céu do hemisfério Norte.
Esses instrumentos permitem medir o puxão que o planeta provoca em sua estrela pela ação gravitacional, o que dá a possibilidade de estimar a massa. O primeiro grupo estimou a massa em 1,69 vez a da Terra. O segundo, em 1,86 vez. Os dois números são suficientemente próximos para que um sirva como confirmação de outro. Ambos foram publicados em artigos separados que saem na edição da amanhã do periódico científico “Nature”.

DENSIDADE GÊMEA
Ao dividir massa sobre volume, os cientistas obtêm a densidade. Como já sabiam o diâmetro (1,2 vez o da Terra) e agora obtiveram a massa, puderam calculá-la. O primeiro grupo chegou a 5,3 gramas por centímetro cúbico. O segundo, 5,57 gramas por centímetro cúbico. A densidade da Terra é de 5,52 gramas por centímetro cúbico.
Moral da história: temos aqui um planeta muito similar ao nosso, rochoso e com um núcleo predominantemente composto por ferro, orbitando uma estrela muito similar ao Sol — Kepler-78 é uma anã amarela, tipo G.
O que nos deixa apenas com o gosto amargo da órbita curta. Kepler-78b completa um ano em apenas 8h30. Para que se tenha uma ideia do que isso significa, durante o dia, sua estrela ocupa metade do céu, do horizonte até o zênite. E o calor acachapante inviabiliza a presença de vida.
Aliás, a órbita é tão curta que os astrônomos nem sabem explicar como o planeta pode ter ido parar lá. E estimam que ele não vá durar para sempre. As forças de maré produzidas pela estrela continuarão a encurtar sua órbita e a estressá-lo fisicamente, até que ele seja engolido pela estrela.  Os especialistas estimam que isso vá levar uns 3 bilhões de anos. A Terra, para efeito de comparação, tem 4,7 bilhões de anos de idade.
Kepler-78 fica a 400 anos-luz da Terra, na constelação de Cisne, e apesar de ser um planeta infernal traz boas notícias consigo: planetas com o mesmo perfil de composição da Terra devem ser bem comuns no Universo. O que anima os pesquisadores a buscar mundos similares em órbitas mais largas, que permitissem temperaturas amigáveis à vida.
Eu não duvidaria se até o final da década tivéssemos um punhado desses candidatos prontos para ter sua atmosfera sondada pelo Telescópio Espacial James Webb, o sucessor do Hubble, que deve ser lançado em 2018.

O melhor ainda está por vir!

Fonte: blogfolha.uol
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.