Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

26/10/2013

CANDIDATO SAIU DO ENEM APÓS 1H15; MEC DIZ QUE ELE ESTÁ ELIMINADO

Marco Antonio Teixeira/UOL
O estudante Jean Claude de Souza, 19 anos, foi o primeiro candidato que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013, neste sábado (26), a deixar o Pavilhão João Lyra Filho da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), no Maracanã, zona norte do Rio.
O jovem saiu do local de prova às 14h15, uma hora e quinze minutos após o início do teste. "Achei muito fácil", afirmou Jean Claude, que faz o Enem pela segunda vez e pretende cursar matemática, mas não tem uma universidade de preferência.
Segundo o MEC, o edital é claro: será eliminado o candidato que "ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início das provas". 
Souza, no entanto, não estava ciente de que estava desistindo da prova. Ele afirmou que não assinou nenhum documento e não foi avisado em nenhum momento pelos fiscais de prova da sua sala sobre o horário mínimo de saída ou a possibilidade de eliminação ao sair antes de duas horas de duração de prova.
Jean Claude contou ainda que um conhecido, Carlos Alberto, saiu pouco depois dele e assinou um termo de eliminação.

Uol Notícias

ENEM: 24 CANDIDATOS SÃO ELIMINADOS POR POSTAR FOTOS NAS REDES SOCIAIS

No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 24 candidatos foram eliminados, até as 17 horas, por postarem fotos do exame em redes sociais. Os candidatos postaram, de dentro das salas de provas, por exemplo, fotos do cartão de resposta.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, não informou os estados dos estudantes desclassificados. Ele informou que a maioria pagou a taxa de inscrição. Os alunos concluintes da rede pública de ensino eram isentos do pagamento da taxa.
Outros candidatos podem ser eliminados por terem deixado a sala de provas com menos de duas horas após o início da prova, que começou às 13h (horário de Brasília), o que não é permitido. O Ministério da Educação ainda está apurando o número de estudantes que podem ser desclassificados por esse motivo.
Na noite de hoje, 96 mil candidatos sabatistas iniciam a prova em todo o país. No entanto, em 13 estados e no Distrito Federal, eles começarão às 20 horas (horário de Brasília). Isso porque nesses locais anoitece mais tarde por causa do horário de verão. A mudança no horário foi decidida ontem (25) após uma decisão do Tribunal de Justiça da 1ª Região. Nos demais estados, os sabatistas iniciaram a prova às 19h (horário de Brasília). Os sabatistas guardam o sábado por convicção religiosa, o que significa que só trabalham ou estudam após o pôr do sol.
No balanço do primeiro dia do exame, Mercadante informou que uma candidata, de 20 anos, entrou em trabalho de parto em Teresina (PI). Ela foi atendida no local por médicos e levada para o hospital. De acordo com o ministro, a jovem será mãe de uma menina. A estudante poderá fazer a prova em data posterior, ainda não definida, segundo Mercadante.
No total, o Enem tem 713 candidatas em todo o país que podem dar à luz durante o período das provas. O ministério entrou em contato com as secretarias municipais e fez um mapeamento dos hospitais próximos aos locais onde essas candidatas farão o exame. Além disso, há profissionais de saúde disponíveis nesses locais de prova.
No Sul do país, Mercadante disse que a aplicação da prova foi prejudicada por causa das fortes chuvas que afetam a região. Segundo ele, faltou luz em algumas escolas.
De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 22 mil candidatos conferiram o local de prova na internet uma hora antes do início do exame. Para o ministro, o dado é preocupante. Ele apelou para que os candidatos cheguem amanhã (27) aos locais de prova com antecedência e munidos do documento de identidade com foto e caneta preta, em material transparente, para preencher o cartão de respostas e fazer a redação.
Na avaliação do ministro, o primeiro dia de prova “teve excelente resultado”. Para ele, “é um grande desafio fazer um Enem para 7,1 milhões de candidatos”.
Neste domingo (27), além da redação, os candidatos fazem a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Da Agência Brasil

ENEM COM RECORD DE INSCRIÇÃO COMEÇA HOJE

Com mais rigor na segurança e nas regras da correção da redação, a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a maior da história, ocorre neste sábado (26) e domingo (27) com recorde de inscritos: 7.173.574 pessoas.
Neste sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de 4h30. No domingo (27), as provas serão de linguagens, matemática e redação, em 5h30 de duração.

25/10/2013

MERCADANTE DIZ QUE POSTAR FOTO DO ENEM VAI DESCLASSIFICAR CANDIDATO

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta sexta-feira (25) que o ministério irá monitorar as redes sociais durante a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste fim de semana para identificar candidatos que usarem o celular na prova.
"Temos feito um monitoramento muito detalhado das redes sociais. No ano passado, quando o candidato postava uma foto, era identificado e retirado da prova. Vamos manter o acompanhamento. Se ele utilizou o celular depois de entrar na prova, ele cometeu uma infração", disse em entrevista coletiva. No ano passado, 65 candidatos que postaram fotos da prova nas redes sociais foram desclassificados. 
"Não é tão eficiente quanto o do Obama, mas é bom", disse, argumentando que o sigilo do exame é importante para manter a igualdade entre os candidatos.
Para evitar o problema ocorrido em ano anterior em que uma candidata homônima foi retirada por engano da sala de prova, o ministério será ainda mais cuidadoso. "Quando isso aconteceu, oferecemos que ela fizesse o exame na outra data [junto com os presidiários]".
Ele ainda fez recomendações aos candidatos para que cheguem ao local de prova com antecedência. "É muito importante chegar com tranquilidade para que a gente não veja de novo as cenas que ocorrem todo ano [com retardatários de fora]", disse. Os portões serão aberto às 12h no horário de Brasília.

 Do Uol Notícias

CESPE/UnB DIVULGA LOCAIS E HORÁRIOS PARA A SEGUNDA FASE DO CONCURSO

A responsável pelo concurso público para o provimento do cargo Professor classe Pleno I, divulgou na tarde desta sexta (25) em sua página os locais e datas para as provas práticas (2ª fase) do concurso. O candidato deve acessar a página da instituição em http://www.cespe.unb.br/concursos/seduc_ce_13/ ou através do link https://www.security.cespe.unb.br/seduc_ce_13/ConsultaLocalHorario/.
Os candidatos devem está de posse do CPF  e Senha.

INEP PEDE PARA A PF INVESTIGAR DIVULGAÇÃO DE GABARITO FALSO DE PROVA DO ENEM

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediu para a Polícia Federal (PF) investigar a divulgação de um gabarito falso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 divulgado na noite de ontem (22) na internet.
Em nota, o Inep relatou que a divulgação do gabarito falso é mais uma tentativa de “gerar um clima de insegurança, como ocorreu em outras oportunidades”, durante o período de realização do Enem.
“O sigilo do gabarito está totalmente preservado e só será divulgado após a realização do exame, conforme prevê o edital. O caso foi encaminhado à Polícia Federal para averiguação, podendo o responsável ser enquadrado no Artigo 311 A do Código Penal", diz a nota do Inep. 
O Enem teve casos de vazamento de questões em 2009 e em 2011. Este ano, o Ministério da Educação tomou uma série de providências para garantir a segurança das provas. Segundo a pasta, elas estão armazenadas em galpões do Exército, com proteção especial. São cerca de 63 mil malotes fechados com cadeado eletrônico e GPS. Os lacres registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário da abertura no local de aplicação da prova.
O Enem socorrerá no sábado (26) e domingo (27). Mais de 7,1 milhões de candidatos estão inscritos. Eles farão a prova em 1.161 municípios. Os gabaritos, após a realização das provas objetivas, serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico: http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro. A data da divulgação do resultado final ainda não foi definida.

Da Agência Brasil

RASGOU O DINHEIRO? VEJA SOLUÇÕES PARA SALVAR CÉDULAS DANIFICADAS

Você sabe o que fazer com uma cédula rasgada? Remendar com fita adesiva, jogar no lixo, ou passar para frente está fora de cogitação, segundo as regras do Banco Central (BC). Toda nota de real que tenha sofrido algum dano deve sair de circulação imediatamente.
A moeda pode até perder seu valor de troca, dependendo do estado de deterioração. Na maior parte dos casos, ela pode ser substituída por novas cédulas após passar por uma análise técnica do BC.
A instituição informou, a pedido do iG , que recebeu 389.827 notas com problemas no ano passado, quantidade 72% maior que em 2011. Ou seja, uma média de 1.068 cédulas por dia.
Até agosto deste ano, o banco havia recebido 82.863 cédulas para avaliação. Já as notas danificadas que continuam em circulação por desninformação ficam de fora das estatísticas, já que é impossível quantificá-las.
Quem receber dinheiro em espécie com manchas, rabiscos, queimaduras, cortes ou outros danos deve entregá-lo em alguma agência bancária, local habilitado para receber o material e enviá-lo ao BC para exame. Neste processo, o conteúdo pode ser classificado como “danificado” ou “mutilado” – este último nos casos mais graves.
O banco deve fornecer um recibo ao cliente e informá-lo quando o resultado do exame estiver pronto. Se as cédulas ainda possuírem valor, o consumidor será ressarcido. O material prejudicado é destruído pelo Banco Central.
“Não há prazo para a análise ser concluída, mas a pessoa que entregar uma cédula a uma agência bancária sempre será comunicada sobre o resultado deste exame”, esclareceu o BC.

Conheça os danos mais comuns sofridos pelas cédulas e saiba como proceder:
 
FALHA DE IMPRESSÃO
De acordo com o BC, são raros os problemas de impressão na Casa da Moeda que efetivamente chegam ao mercado. Caso isso ocorra, o procedimento é o mesmo para as notas danificadas: enviá-las a algum banco e aguardar o resultado da análise. Na comprovação de que o dinheiro é verdadeiro, o consumidor recebe o reembolso.
 
MERGULHO ACIDENTAL
Quem nunca esqueceu o dinheiro no bolso da calça e colocou na máquina de lavar? Esta “lavagem de dinheiro” com direito a amaciante é tolerada e não costuma causar danos muito graves. Colocar a nota para secar ao sol é uma solução que quase sempre funciona. Mas se a cédula ficar muito enrugada, o Banco Central pode substituí-la por moeda nova, por meio do mesmo procedimento.
 
MANCHAS, CORTES E RASGOS
Ao contrário do que se imagina, fitas adesivas ou grampos não tornam a nota utilizável. Rasgos, furos, cortes ou remendos, desde que não atinjam mais de 50% da nota, ainda permitem a substituição da cédula, mas não devem ser passados para frente no mercado. Cédulas de polímero – como algumas notas de R$ 10 de plástico especial – podem conter áreas encolhidas ou enrugadas, também sujeitas à troca, assim como manchas e desbotamentos. Se faltar parte de elementos de segurança da nota, ela também deve parar de circular.

RABISCOS
A presença de caracteres estranhos como desenhos, rabiscos ou carimbos no papel moeda é suficiente para que o BC classifique a nota como dilacerada e inadequada para circulação. No entanto, ela não perde valor de troca se enviada ao banco para análise.
 
NO CAIXA ELETRÔNICO
Com o aumento de explosões em caixas eletrônicos por criminosos, não é raro sacar notas manchadas com tinta cor-de-rosa por dispositivos antifurto. Quem receber cédulas neste estado, em algum estabelecimento do País, não deve aceitá-las. Se o dinheiro manchado sair do caixa eletrônico ou de um terminal de autoatendimento, deve-se entregá-lo imediatamente ao banco. O consumidor pode acompanhar a análise das notas pelo site do Banco Central , informando CPF ou CNPJ.
 
DESGASTE PELO USO
Algumas cédulas de papel acabam desbotando de tão antigas. Ao contrário das danificadas, elas continuam adequadas para circulação e podem ser usadas normalmente no mercado. Mas isso não impede que o consumidor as entregue em uma agência bancária para troca no BC. A nota desgastada será destruída pelo banco.
 
CÉDULAS SEM SALVAÇÃO
Embora a maior parte dos danos não elimine o valor das cédulas, há casos irrecuperáveis em que não é possível ressarcir o consumidor. Se mais de metade da superfície da nota tiver sido destruída por rasgos, cortes, queimaduras, cupim ou traças, ela perde valor de troca. Ainda assim, pode ser entregue ao BC para avaliação.

Dicas iG

HOSPITAL REGIONAL NORTE REALIZA CIRURGIAS EM PACIENTES VINDOS DA CAPITAL

O Hospital Regional Norte, em Sobral, realizou nesta quinta-feira, 24, as primeiras cirurgias de alta complexidade da história do Ceará em pacientes vindos da capital para hospital público no interior. Foram feitas cirurgias neurológicas em quatro pacientes, regulados pela Central de Regulação. Dois pacientes estavam internados no Hospital Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, de aneurismas cerebrais, um paciente de Santana do Acaraú e o outro de Camocim, ambos com malformação artéria venosa. Os quatro passam bem e estão em recuperação.

A realização das cirurgias só foi possível pela capacidade de assistência do HRN, desde a qualificação dos profissionais, estrutura de UTI e tecnologia de ponta. As cirurgias foram, conforme destaca o diretor do hospital, Julimar Menezes,  "minimamente invasivas, através da introdução de um pequeno aparelho na virilha dos pacientes até a cabeça devido a sofisticação da tecnologia e equipamentos utilizados".

Entusiasmado com o feito histórico da realização das primeiras cirurgias em pacientes encaminhados da capital para o interior, ele informa que já estão agendadas para a próxima quinta-feira novas cirurgias. "Não importa de onde o paciente venha. O que o governo do Estado quer é diminuir o sofrimento de quem espera cirurgia, quem espera atendimento", disse.

No Hospital Regional Norte, construído pelo governo do Estado, há 382 leitos. Só de UTI, funcionam 10 leitos para adultos, 10 pediátricos, 10 neonatais, além dos 30 berçários de médio risco.

Assessoria de Comunicação da Sesa

GOVERNO VAI LIBERAR VERBA DO PAC 2 PARA 37 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem a liberação de R$ 13,5 bilhões para obras de pavimentação e saneamento em 1.198 municípios brasileiros, dos quais 37 são do Ceará. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O montante correspondente às intervenções no Estado, contudo, não foi divulgado pelo Ministério do Planejamento.
Segundo divulgou o governo federal, os projetos de pavimentação serão destinados a 7,5 mil quilômetros de vias e recapeamento e implantação de ciclovias, além de 15 mil quilômetros de calçadas, sinalização, guias rebaixadas para acessibilidade e faixas de pedestres no País.

Prioridade

Durante o anúncio dos investimentos, Dilma Rousseff afirmou que foram priorizadas propostas com projetos de engenharia, para que as melhorias sejam viabilizadas com mais rapidez. A presidente também negou, por meio de sua conta no Twitter, o viés eleitoreiro do anúncio. "Saneamento é obra escondida. Depois que você faz, ela desaparece, mas ela aparece nos dados de saúde pública", afirmou.

Em seu discurso, Dilma destacou também que "o governo federal considera o investimento em pavimentação legítimo". "Um calçamento de rua não é algo que a gente acha que adorna a cidade. Adorna. Mas é, sobretudo, um local que garante que as crianças não vão brincar misturadas com esgoto ou com a água da chuva", disse Dilma. As obras fazem parte do pacto estabelecido pelo governo após as manifestações de julho último em todo o País.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, também fez discurso no mesmo tom. Segundo ele, as ações da presidente fazem parte de um "novo" caminho para o País, enquanto o Brasil, sob comando de partidos adversários, praticava uma política "velha", que apenas se preocupou em deixar como legado "obras faraônicas", espécie de "pirâmides", que eram feitas sem considerar a necessidade ou o tamanho dos gastos.  (Diário do Nordeste)

VEJA OS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS


RAUL... SUPER ATUAL!


25 DE OUTUBRO! HOJE É DIA....




24/10/2013

CARTÃO DE CRÉDITO DA OI CHEGA AO CEARÁ

Nesta quinta-feira, 24, Zeinal Bava, presidente da Oi, visitou a sede da empresa em Fortaleza e confirmou o investimento de R$202 para melhoria dos serviços prestados.
 Segundo o empresário, o Ceará é um dos grandes mercados econômicos do país e o que apresenta maior potencial de crescimento.
 Como prova, anunciou que o estado foi escolhido pela Oi e pelo Branco do Brasil para ser o primeiro a ter acesso ao Cartão de Crédito Oi, serviço que torna possível fazer compras com o celular.
 O cartão, antes disponibilizado apenas através de televendas e pelo site da operadora, já está sendo vendido em Fortaleza e em Juazeiro do Norte.  

Redação O POVO Online

IBOPE MOSTRA DILMA COM 41%, AÉCIO, 14% E CAMPOS, 10%

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (24) indica que a presidente Dilma Rousseff tem 41% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição de 2014 fosse hoje e os adversários fossem o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), no cenário que atualmente seria o mais provável.
Nessa hipótese, Aécio soma 14% das intenções de voto e Campos, 10%. As opções por voto nulo ou branco acumulam 22% e outros 13% disseram que não sabem em quem votar ou não responderam.
 O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre as últimas quinta (17) e quarta (23) em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que a intenção de voto em Dilma (41%), por exemplo, pode variar na faixa entre 39% e 43%.
 Outros cenários
Em todos os demais cenários, Dilma também venceria no primeiro turno.
No cenário no qual o candidato do PSB seria a ex-senadora Marina Silva, em vez do governador Eduardo Campos, o resultado seria o seguinte:

- Dilma Rousseff: 39%
- Marina Silva: 21%
- Aécio Neves: 13%
- Brancos/nulos: 16%
- Não sabe/não respondeu: 11%

No cenário em que o candidato do PSDB é o ex-governador de São Paulo José Serra e o do PSB, Eduardo Campos:

- Dilma Rousseff: 40%
- José Serra: 18%
- Eduardo Campos: 10%
- Brancos/nulos: 19%
- Não sabe/não respondeu: 12%

Com Marina como candidata do PSB e Serra como candidato do PSDB, o Ibope apurou o seguinte resultado:

- Dilma Rousseff: 39%
- Marina Silva: 21%
- José Serra: 16%
- Brancos/nulos: 15%
- Não sabe/não respondeu: 10%

Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Dilma venceria todos os demais adversários. Veja abaixo:

- Dilma Rousseff: 47%
- Aécio Neves: 19%
- Branco/nulo: 22%
- Não sabe/não respondeu: 11%

- Dilma Rousseff: 42%
- Marina Silva: 29%
- Branco/nulo: 18%
- Não sabe/não respondeu: 11%

- Dilma Rousseff: 45%
- Eduardo Campos: 18%
- Branco/nulo: 24%
- Não sabe/não respondeu: 14%

- Dilma Rousseff: 44%
- José Serra: 23%
- Branco/nulo: 20%
- Não sabe/não respondeu: 13%

Rejeição
A taxa de rejeição (percentual de eleitores que disse que não votaria no candidato de jeito nenhum) está distribuída da seguinte maneira, segundo o Ibope:

- José Serra: 47%
- Aécio Neves: 40%
- Eduardo Campos: 39%
- Dilma Rousseff: 38%
- Marina Silva: 31%

Informações G1

TERRA VOLTA A TREMER E ASSUSTA MORADORES DA REGIÃO NORTE

A terra voltou a tremer na madrugada desta quinta-feira (24) na região Norte do Ceará. O abalo sísmico chegou a registrar 2.5 na escala Ritcher.
O fenômeno foi observado com maior intensidade no distrito de Jordão, em Sobral, além de localidades do município de Alcântara e Meruoca.
Membros da Defesa Civil de Sobral realizam levantamento neste momento para saber os dados causados pelo tremor.

Informações Ceará News

EXCLUSIVO! FOTOS POSSE ACADEMIA CEARENSE DE ADMINISTRAÇÃO - ACAD.

Acad. FRANCISCO ROGÉRIO CRISTINO
         CADEIRA Nº 5 PATRONO    Adm. JOSÉ MARIA DE BARROS PINHO










23/10/2013

SENADO APROVA ATENDIMENTO DOMICILIAR DO INSS A IDOSOS DOENTES

O Senado aprovou nesta quarta-feira (23) projeto que obriga a realização de atendimento domiciliar por órgãos públicos para idosos que estejam enfermos. O texto acaba com a exigência para que os idosos compareçam aos órgãos pessoalmente para resolver problemas burocráticos do seu interesse ou da própria instituição --como a perícia médica do INSS.
O atendimento domiciliar é assegurado nos casos em que o assunto é de interesse do órgão público --que fica responsável por realizar o contato com o idoso para a ida à sua residência. Nos casos em que o interesse for do idoso, ele fica autorizado a se representar por um procurador legalmente constituído.
O atendimento domiciliar fica obrigatório nos casos de perícia médica do INSS ou expedição de laudo médico de saúde necessário para o exercício de seus direitos sociais ou isenção tributária. O laudo deve ser emitido, segundo o texto, pelo serviço público ou privado de saúde que integre o SUS (Sistema Único de Saúde).
Como o projeto foi aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, ele segue para sanção da presidente Dilma Rousseff se não houver recurso para ser analisado no plenário da Casa.
Há uma norma do INSS que determina a realização de perícia médica do segurado no hospital ou em sua residência, mas como a regra nem sempre é cumprida, os congressistas querem torná-la uma determinação legal.
 
Da Folha de São Paulo

COREAUENSES APROVADOS NO CONCURSO DO ESTADO

DISCIPLINA 3: EDUCAÇÃ FÍSICA
10002205 João Antonio Araújo Albuquerque Neto 50.00

DISCIPLINA 6: GEOGRAFIA
10004750 José Souza da Costa 57.50

DISCIPLINA 7: HISTÓRIA
10030039 José Atylla Teles de Albuquerque 30.00

DISCIPLINA 9: LÍNGUA INGLESA
10047153 Anatalia Carvalho Albuquerque Portela 57.50

DISCIPLINA 10: LÍNGUA PORTUGUESA
10030627 Joziane Paulo Albuquerque Lima 65.00
10011341 Francisca Daniela Moreira 50.25
10023119 Leonilson Lustoza Araujo 45.00

DISCIPLINA 11: MATEMÁTICA
10016687 Francisco Jair Felismino Meneses 52.25
10007117 Antonio Edilson Cardoso Portela 45.50
10013139 Maria Jaqueline Ponte de Azevedo 43.50
10019589 Antonio Gilson Albuquerque Moura 37.50
10001736 Fabio Gomes de Lima 36.25
10007241 Clodoaldo Menezes de Albuquerque 35.75
10002382 Osmani Felismino de Menezes 33.00

DISCIPLINA 13: SOCIOLOGIA
10013629 Glauciane Menezes Cardoso 45.50

Lista sujeita a alterações. 
Nosso e-mail para contatos romildojm@gmail.com

23 DE OUTUBRO! HOJE É O DIA DO AVIADOR


22/10/2013

COREAÚ E MAIS 30 MUNICIPIOS SÃO BENEFICIADAS COM O PROJETO PAULO FREIRE

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta quarta-feira (23), às 15 horas, reunião com prefeitos dos 31 municípios cearenses que serão beneficiados com projetos produtivos do Projeto Paulo Freire, que é financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). O encontro com os gestores será no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza.

O Projeto Paulo Freire vai beneficiar 31 municípios cearenses que têm os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) com investimento de R$ 162,2 milhões oriundos de financiamento do Governo do Estado junto ao FIDA. A contrapartida do Estado é de R$ 80 milhões.

O montante, segundo o secretário Nelson Martins, será aplicado em ações como a implantação de projetos produtivos nesses municípios, e em especial na capacitação dos pequenos agricultores. “Queremos capacitar essas famílias para receber os projetos e ações oriundas de investimentos na agricultura, pois assim, elas poderão ter trabalho e renda”, reforçou o secretário. O investimento será aplicado entre os anos de 2013 e 2019, em ações para reduzir a pobreza rural no semiárido cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres.

Os municípios que serão beneficiados são Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Parambu, Ipu, Ipueiras, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Tauá, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, Sobral, Varjota e Irauçuba.

Uma equipe do FIDA está no Ceará participando de missão que prossegue até o próximo dia 25. Segundo o coordenador do Projeto Paulo Freire na SDA, Rômulo Cabral, os prefeitos vão conhecer como vai funcionar a Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) que vai executar as ações do projeto e os seus objetivos. “Logo depois deste momento, nós vamos procurar cada município para saber, especificamente, qual o público que vamos capacitar”, afirmou.

Cabral informou ainda que os técnicos do FIDA estão definindo os recursos humanos, a estrutura técnica da UGP e o Plano de Trabalho que deverá ser executado até o final do Projeto.

Serviço
15 horas – Apresentação do Projeto Paulo Freire aos Prefeitos Municipais
Local: Auditório do Parque de Exposições Governador César Cals
Avenida Sargento Hermínio 2677 – Álvaro Wayne

22.10.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

DIVULGADO OS APROVADOS NO CONCURSO PARA PROFESSOR DO ESTADO DO CEARÁ

O governo do Estado divulgou na tarde desta terça (22) no Diário oficial do estado os aprovados para para a segunda fase do concurso para professor efetivo. Para ter acesso aos classificados é só acessar o diário oficial em http://www.casacivil.ce.gov.br/index.php/diario-oficial e no documento II ir até a página 66 ou então ir direto neste link. Depois divulgaremos os nomes dos coreauenses aprovados.

OBSERVAÇÕES PARA OS CANDIDATOS APROVADOS

2.1 O candidato convocado para a prova prática de didática (aula) deverá observar todas as instruções contidas no item 9 do Edital nº007/2013 – SEDUC/CE, de 6 de junho de 2013.
2.1.1 O candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/seduc_ce_2013, a partir do dia 25 de outubro de 2013, para verificar a data, os locais e os horários (horário local) de realização da prova prática de didática (aula) e de realização do sorteio dos temas, por meio de consulta individual, devendo, para tanto, informar os dados solicitados. O candidato somente poderá realizar a prova prática de didática (aula) no local designado na consulta individual disponível no endereço eletrônico citado acima.
2.2 Estão eliminados do concurso público, e não terão classificação alguma no certame, os candidatos que não foram convocados para a prova prática de didática (aula).
2.3 A prova prática de didática, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 25,00 pontos.
2.4 Os candidatos que obtiverem nota inferior a 12,50 pontos na prova prática de didática (aula) serão eliminados e não terão classificação no concurso.
2.5 O sorteio do tema será realizado com 24 horas de antecedência à aplicação da prova prática de didática (aula) em sessão aberta ao público, na cidade de Fortaleza/CE, em locais a serem oportunamente divulgados, sendo válido para todas as cidades de aplicação da prova prática de
didática (aula).
2.6 Após o sorteio, será divulgado, no endereço eletrônico do CESPE/UnB, http://www.cespe.unb.br/concursos/seduc_ce_2013, o tema por disciplina que servirá de base para apresentação da prova prática de didática (aula), que ocorrerá 24 horas após esse sorteio.
2.7 Na avaliação da prova prática de didática (aula),serão considerados o domínio do conteúdo referente ao tema sorteado, emprego adequado da linguagem, clareza e objetividade na exposição do tema, postura, comunicação e criatividade. Além disso, serão observados o uso do espaço, a expressão corporal e a utilização adequada do tempo de apresentação.
2.8 A prova prática de didática (aula) terá duração de 25 minutos, não podendo ultrapassar esse tempo.
2.9 Serão 20 minutos para exposição da aula e 5 minutos para a banca examinadora fazer um questionamento objetivo ao candidato sobre o tema exposto.
2.10 A prova prática de didática (aula) será gravada exclusivamente pelo CESPE/UnB em sistema audiovisual ou por qualquer outro meio que possibilite a sua posterior reprodução. Não serão fornecidas, em hipótese alguma, a cópia e a transcrição da referida gravação.
2.11 O candidato não poderá utilizar recursos de multimídia, gravação e audiovisual durante a apresentação da prova prática de didática (aula).
2.12 Ficará disponível, no ambiente da prova prática de didática (aula), para utilização do candidato, o quadro negro e/ou quadro branco.
2.13 A banca examinadora será composta por três professores da disciplina que candidato será avaliado.
2.14 Todos os recursos a serem utilizados na prova prática (aula) serão de total responsabildiade do candidato, a saber: giz, apagador e pincel para quadro branco.
2.15 A prova prática de didática (aula) será realizada pelo CESPE/UnB no local, nas datas e nos horários estabelecidos no subitem 2.1.1 deste edital.
2.16 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova prática de didática (aula) com antecedência mínima de uma hora em relação ao horário fixado para o seu início (horário local).
2.17 Não será admitido, em hipótese alguma, o ingresso de candidato no local de realização da prova prática de didática (aula) após o horário fixado para o seu início.
2.18 São de responsabilidade do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova prática de didática (aula) e o comparecimento no horário determinado.
2.19 No dia de realização da prova prática de didática (aula), o candidato deverá comparecer na data, no local e nos horários predeterminados neste edital, munido do documento de identidade original.
2.20 Por ocasião da realização da prova prática de didática (aula), o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no edital de abertura, será automaticamente excluído do concurso.
2.21 Não haverá segunda chamada para a realização da prova prática de didática (aula). O não comparecimento nessa fase implicará a eliminação automática do candidato.
2.22 Não será aplicada prova prática de didática (aula), em hipótese alguma, fora do espaço físico, das datas e dos horários predeterminados neste edital.
2.23 No dia de realização da prova, não será permitida a permanência de armas ou aparelhos eletrônicos (bipe, telefone celular, relógio de qualquer espécie, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, mp3 player, pendrive etc.) no ambiente de prova. Caso o candidato leve alguma arma e (ou) algum aparelho eletrônico, esses deverão ser recolhidos pela Coordenação. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação automática do candidato.
2.24 O CESPE/UnB não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova prática, nem por danos neles causados.

RESULTADO DA PROVA OBJETIVA DO CONCURSO PARA PROFESSOR DO ESTADO DEVE SAIR HOJE (22/10)

Segundo o Edital do Concurso para provimento de vagas no Cargo de Professor da rede estadual de ensino (Edital nº 007/2013), o resultado da prova objetiva deve sair hoje (22/10).
O Sindicato APEOC vem acompanhando todo o processo visto ser o Concurso Publico um bandeira de luta permanente do sindicato e do qual não abrimos mão.
O edital em no item 7.4 diz; “O resultado final nas provas objetivas e a convocação para a prova prática de didática serão publicados no Diário Oficial do Estado do Ceará e divulgados na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/seduc_ce_13/ na data provável de 22 de outubro de 2013”.

O Sindicato APEOC orienta a leitura de todo o Edital.
 
Informações APEOC

MUNICÍPIO ATINGIDOS POR SECA RECEBERÃO MÁQUINAS PARA MELHORAR ESTRADAS

A Presidência da República anunciou, nesta segunda-feira (22), a liberação de 18 mil máquinas e equipamentos para municípios com menos de 50 mil habitantes ou em situação de emergência por conta da seca.
Os equipamentos, entre retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba, deverão ser empregados na melhoria das condições das estradas vicinais nas pequenas cidades brasileiras.
De acordo com Dilma Rousseff, em pronunciamento durante o seu programa semanal Café com a Presidenta, 1.440 municípios do Semiárido brasileiro serão beneficiados com os equipamentos. Toda a iniciativa totaliza um investimento de R$ 5 bilhões do governo para as prefeituras.
Para a presidenta, alem das vias, os gestores também poderão utilizadas as máquinas em pequenas obras de saneamento, como abertura de bueiros, colocação de tubulações, construção de barreiras, e outros serviços, como remoção de entulhos e transporte de material de construção.
Dilma Rousseff também ressaltou que as máquinas doadas às prefeituras são compradas, pelo governo federal, de fábricas que têm produção no Brasil, o que estimula vários setores da economia nacional.
 
Ceará News

A PARTIR DE 2014, MAIS 12 UNIVERSIDADES VÃO ADERIR AO ENEM

A partir de 2014, mais dez universidades federais e duas estaduais vão usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições manifestaram interesse em aderir total (como único processo seletivo) ou parcialmente (mantendo ainda o vestibular ou avaliações seriadas) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior que usam o Enem. O sistema de seleção já é adotado por 21 universidades federais, quatro estaduais e 29 institutos federais.
As universidades federais que vão aderir integralmente ao Sisu no próximo ano são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Informações Jornal do Brasil

AULÃO ENEM NA ESCOLA FLORA DE QUEIROZ TELES

Dia 19 de outubro foi muito proveitoso para os nossos alunos, pois a escola promoveu um aulão show com os alunos inscritos no ENEM. Dentre os professores de nossa escola que contribuíram para este dia animado, contamos com a Professora Selma que iniciou o dia com uma dinâmica de alongamento e com muita música; Professor Romildo com sua Física cantada com violão, professor Ivo e Zé Mário com História e Geografia; Professora Rosilmar  e Professor João Neto com Redação e Língua Portuguesa; Professor Ednato com Química; Professor Osmani e o Tutor João Marcelino com Matemática; a Professora Leuda com sua contribuição em Biologia e também o acadêmico em  História e ex-aluno da Escola DANIEL TABOSA.  Durante a troca de Professores houve sorteio de brindes e muitos livros e apostilas doados pelos professores. Contamos com a presença de mais de 100 alunos que permaneceram até o final. O aulão que estava previsto para terminar as 12:00 h se alongou até as 13:30 h. A Escola parabeniza nossos professores pelo excelente trabalho realizado e os alunos pelo comparecimento.





Alongamentos com a Professora Selma
Professores cantores Ivo e Ednato
Professor José Mário: História

A Biologia com a Professora Leuda
A Física com o Professor Romildo
Professora Rosilmar: dicas de Redação
A matemática com o Professor Osmani
Professor José Mário
A Química com Professor Ednato
Professor João Neto na Língua Portuguesa e Redação
Professor Ivo na História
Daniel Taboza, ex-aluno e acadêmico de História
Momentos finais do aulão
Daniel, Fátima, Leuda, Osmani, João Neto, Ivo, Ednato,
Romildo, Raimundo, e o tutor de Matemática João Marcelino

21/10/2013

CANDIDATOS DO ENEM DEVEM FICAR ATENTOS AO HORÁRIO DE VERÃO

Com o início do horário de verão, no último fim de semana, quem vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ter atenção redobrada com o horário. As provas serão aplicadas no sábado (26) e domingo (27) em 1.161 municípios e os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Em 18 estados, os estudantes farão as provas em horário diferente do de Brasília, o que representa 3.528.114 de candidatos do total 7.173.574 inscritos.
Os estados do Acre, Amazonas, de Rondônia e de Roraima terão a maior diferença em relação à capital federal. Nesses estados, a abertura dos portões será às 10h e o fechamento às 11h, no horário local. Em 14 estados, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h, no horário local. Oito estados seguem o horário de Brasília (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Veja na tabela abaixo o horário em cada estado.
Portanto, quem está em local com hora diferente da de Brasília deve acertar os ponteiros do relógio com os da capital federal para não perder o exame.
O local da prova também merece atenção. E recomendável que os estudantes façam anteriormente o caminho que vão percorrer nos dias do exame para evitar surpresas. Quem vai de ônibus ou metrô deve localizar as linhas que fazem o trajeto e se lembrar que o Enem é aplicado no final de semana, quando a frequência do transporte público é reduzida.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tem feito alertas frequentes aos estudantes sobre o horário e local das provas. “Uma das coisas mais dolorosas é ver o estudante chegar atrasado e não conseguir entrar e todo ano isso se repete. O ideal é que o estudante percorra o caminho antes para verificar o tempo que ele demora de casa ao local do exame e colocar uma certa margem de segurança, porque pode haver algum imprevisto. Se ele for prudente, não terá surpresas. Todos os anos são milhares de casos que se repetem por falta de planejamento”, disse em entrevista recente.
O prazo final para que os candidatos recebessem o cartão de confirmação das inscrições pelo correio com o endereço do local de prova terminou na última sexta-feira (18). Quem não recebeu o cartão, deve acessar a página do Inep e conferir as informações.

Abertura dos portões (horário local)
Início das provas (horário local)

Estados
10h
11h
Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima
11h
12h
Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins
12h
13h
Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo

Da Agência Brasil
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.