Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

03/08/2013

CIRO CLASSIFICA PMDB COMO "FÁBRICA DE GUABIRUS", MAS LIVRA EUNÍCIO E DOMINGOS FILHO

O ex-ministro Ciro Gomes participou de uma palestra na Associação Comercial de Tauá, na semana que passou, onde fez revelações surpreendentes sobre a corrida eleitoral do Ceará. Disse que o PSB do governador Cid será o partido a indicar o candidato ao Governo do Ceará nas eleições de 2014.
Ao declarar isso, Ciro descarta o apoio de Cid ao senador Eunício Oliveira do PMDB. E deixa a sucessão estadual limitada aos nomes do ministro Leônidas Cristino e do secretário da Fazenda, Mauro Filho, ambos socialistas.

ATAQU E AO PMDB
Ainda em Tauá, Ciro desabafou com críticas à política de aliança da presidente Dilma. Repetiu ataques ao PMDB, qualificando o partido como “uma fábrica de guabirus”. Ressalvou, entretanto a seriedade de dois peemedebistas: o vice-governador Domingos Filho e Eunício Oliveira.

CHEFE DA GANGUE
Nos ataques ao PMDB, Ciro não poupou agressões ao vice-presidente Michel Temer. Afirmou que ele é o “boss” da turma podre que só pensa em se dar bem às custas do País.
Essa postura de Ciro complica um eventual apoio dele à reeleição da presidente Dilma no ano que vem.

Fonte: Ceará News

FAMILIARES E AMIGOS COMEMORAM CENTENÁRIO DO Sr. CHAGAS LEOCÁDIO (In Memorian)



Neste sábado a família do Sr. Francisco das chagas Moreira o seu Chagas Leocádio reúnem para comemorarem neste sábado seu centenário (1913-2013 In Memorian) no memorial que leva o seu nome aqui em Coreaú. Haverá Celebração Eucarística às 17:30 hs e na ocasião parentes e amigos irão se reunir.

QUEM FOI CHAGAS LEOCÁDIO

  
Na Canafístula, pequena localidade rural do então município de Palma, hoje Coreaú, exatamente a 5 de agosto de 1913, nascia o primogênito do casal Leocádio Rodrigues Moreira e Maria Francisca de Jesus da Cunha. Na pia batismal, no dia 8 do mesmo mês e ano, com a assistência do Pe. José Juvêncio de Andrade, vigário à época, recebeu o nome de Francisco das Chagas Moreira, mas no decorrer do tempo, tornou-se mais conhecido como “Chagas Leocádio”. Era neto paterno de Antônio Rodrigues Moreira e Joana Umbelina Moreira, e materno de José Francisco da Cunha e Francisca Maria de Jesus.
No curso do seu longo viver, teve a experiência de duas núpcias. A primeira com Felismina Fontenele Moreira, filha de Manuel Moreira Albuquerque e Ana Moreira Fontenele, oficiada pelo Pe. Antônio Ivan de Carvalho, em Coreaú, no dia 5 de outubro de 1940. Porém, essa união durou muito pouco, sua esposa faleceu no dia 10 de fevereiro de 1942, em conseqüência de complicações no parto, que fora duplo. Das duas crianças, ambas do sexo feminino, apenas uma sobreviveu e tomou o nome da mãe: Felismina Moreira Fontenele. A segunda, com Hermogênia Teixeira Moreira, a sua Hermó, filha do casal Antônio Raimundo da Silva e Ana Raimunda da Silva, foi longa e fértil. O casamento religioso foi celebrado pelo Pe. José Maria Moreira Bonfim, em 20 de julho de 1942, na cidade de Massapê, enquanto que o civil foi realizado em Coreaú, no dia 14 de setembro de 1942, e teve como oficiante o Juiz do termo Judiciário, Dr. Luiz Bezerra de Menezes. Cinco filhos brotaram da vivência plena deste amor conjugal: Maria de Jesus, Raimundinha, Gracinha, Benedita e Humberto. Esta prole, mais tarde, foi acrescida de dois filhos adotivos: Francisco de Assis e Francisco das Chagas, graças à grandeza de índole do nobre casal.
Desse enlace matrimonial, tão bem edificado, muitas alegrias foram vivenciadas, muitas conquistas alcançadas. Dois jubilosos momentos, as Bodas de Prata e de Ouro, foram festivamente comemorados em família, com missa de ação de graças na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Coreau, respectivamente em 20/07/1967 e 20/07/1992.
Segundo um importante escritor, “o destino da rosa é florescer, perfumar caminhos. O destino do homem é crescer, viver, frutificar.” Chagas Leocádio soube crescer em estatura, postura e atitudes. Fez do seu viver uma luta diária, na busca incessante do ter, sem aniquilar o ser, tendo como bandeiras: o trabalho, a ética e a honradez. Frutificou legando, a Coreaú e ao Ceará, uma linhagem que honra a sua memória e glorifica as suas realizações. Nesse contexto, floresceu para a vida com determinação e correção. Perfumou os caminhos daqueles que de sua têmpera descendem, pelo exemplo de cidadão íntegro e de pai extremoso, que sempre foi.
Inicialmente, vivia da lavra da terra e da pecuária. Depois, passou a trabalhar como empregado no estabelecimento comercial do senhor Francisco Fernandes Moreira, mais conhecido como Chico Fernandes, na povoação de Várzea da Volta. Mais tarde, tornou-se sócio deste e mais adiante o proprietário do referido empreendimento. No entanto, continuou ligado à agricultura e à pecuária.
Em 1958, incentivado por sua esposa Hernó, que se preocupava com a educação dos filhos, transferiu-se para Coreaú. Antes, adquiriu do senhor Jacinto Gomes um ponto comercial no Mercado Público. Por muitos anos, militou no comércio varejista e atacadista, sendo bem sucedido.
Na ambiência paroquial, vivenciou com entusiasmo os postulados da doutrina cristã, solidificou a sua fé e preparou-se para a eternidade. Foi membro atuante da centenária Irmandade dos Irmãos do Santíssimo, tendo ocupado cargo em sua diretoria.
Dotado de espírito participativo, integrou o grupo de fundadores da Cooperativa Agrícola Mista de Coreaú. Como sócio efetivo da Associação Rural de Coreaú, exerceu cargos em sua diretoria. Mesmo sem convicções políticas, exerceu o cargo de vice-prefeito no biênio 1971/1973.
Chegou ao topo de sua expressiva caminhada trazendo intacto o seu senso de humor. A crônica prosaica de Coreaú registrou um bom número de anedotas saídas de sua agradável verve.
Aos 84 anos, ele vivia aquele momento de existência que sintetiza os frutos advindos de larga experiência e sabedoria acumulada nos louros e percalços de um viver alongado, quando de repente, recebe o chamado para a pátria dos justos.
No dia 1º de dezembro de 1997, encontrava-se na Igreja de São Francisco quando sentiu-se mal. Imediatamente, foi levado para a cidade de Sobral. No dia seguinte, 2 de dezembro, seus olhos se fecham para as belezas terrenas e passaram a contemplar o esplendor do infinito.
Segundo um filósofo contemporâneo, “o homem é muito mais as suas ideias e os seus ideais do que as suas realidades conhecidas”. Esta máxima é aplicável a essa criatura tão simples e espontânea, que tinha como meta progredir nos negócios e, por meio destes, fazer seus filhos crescerem no saber, alargando-lhes os horizontes, como garantia de uma vida digna e produtiva. No seu recato habitual, ele acalentou e deu forma a esse ideal. Atualmente, seus filhos, netos e bisnetos saboreiam, com indisfarçável sucesso, os bons frutos desta robusta semeadura.
Hoje, graças à manifesta gratidão de seu filho Humberto, seus restos mortais repousam neste mausoléu, que tem anexo um memorial onde estão expostos objetos, documentos e fotografias que falam de seus hábitos, de seus feitos e, principalmente, da excelente criatura humana que soube ser, durante a extensa jornada por ele palmilhada.
Neste perfil biográfico, buscamos deixar fotografado o rastro de sua presença entre nós, que teve como tônica a simplicidade e a discrição de atitudes.
“Ele soube ser simples e discreto para bem gozar a plenitude da vida.”

Texto extraído do libelo “O espirituoso Chagas Leocádio”, de Leonardo Pildas, publicado a 5 de agosto de 2000
Públicação feita aqui no RM no Foco no dia 29/10/2011

Fotos do Memorial...



02/08/2013

PROVAVÉL CAPA DO LIVRO LITÚRGICO DA FESTA DA PADROEIRA DE COREAÚ

Uma possível capa do livro litúrgico dos festejos da padroeira de Coreaú para 2013, foi lançado na página oficial da paróquia no Facebook. O tema dos festejos já foi aprovado que é "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" extraída de (Mt 28,29) e também traz de recordação a imagem do Papa Francisco. Na página da paróquia facebook.com/pnsenhoradapiedade está aberta para sugestões e comentários sobre o mesmo. Deixe seu comentário. 

Imagem retirada da página da paróquia no facebook

INFOGRÁFICO MOSTRA O USO DE MACONHA PELO MUNDO


Infográfico mostra o de uso de maconha por cada 100 habitantes da população, divididos por faixa etária (de 15 a 64 anos):
O jornal britânico "The Guardian" publicou nesta sexta-feira (2) em seu blog de jornalismo de dados (DataBlog)  um atlas do consumo de maconha pelo mundo. Os dados são do Escritório de Drogas e Crime da ONU e foram transformados em infográficos pelo jornal.
Há dados específicos de cada país, além da divisão global. Segundo o "Guardian", a maconha mais cara do mundo é a da Finlândia, vendida a US$ 12,564 o quilo.
No caso do Brasil, o preço médio da maconha no varejo é de 0,30 centavos de dólar (cerca de R$ 0,68), e a droga é consumida por 8,8% da população, segundo o relatório. O levantamento, no caso brasileiro, se refere a números de 2010 e 2011.

Uol Notícias

EM RITMO DE TREINO BARÇA HUMILHA SANTOS

(Foto: AFP)
Show. Espetáculo. Brincadeira. Aula. Dê o nome que quiser ao reencontro de Neymar com o Santos. Todos eles definem perfeitamente o que foi a goleada do Barcelona por 8 a 0 em cima do Peixe, nesta sexta-feira, no Camp Nou, na disputa do Troféu Joan Gamper. Pareciam profissionais contra amadores.
Reforçado por Neymar apenas no segundo tempo, o time catalão dominou completamente a partida do início ao fim. O craque brasileiro e o gênio Messi atuaram somente 16 minutos juntos. As chances do Santos foram raras, quase inexistentes. O time do Peixe parecia completamente perdido na festa catalã, com 81 mil pessoas no estádio para a apresentação oficial do elenco do Barça para a temporada 2013/2014.
Desta vez, o time catalão precisou de apenas 28 minutos para repetir o placar que lhe deu o título do Mundial de Clubes da Fifa de 2011, contra o mesmo Santos. À época, após o jogo, Neymar declarou que o Peixe teve uma aula e que o Barcelona tinha ensinado como se joga futebol. Sorte dele estar agora do lado dos que ensinam.

Fonte: Globoesporte.com

01/08/2013

FACEBOOK LANÇOU NOVIDADE EM INCORPORAÇÃO DE POSTS

A maior rede social do mundo acabou de investir em mais uma inovação para seus consumidores, lançou uma nova ferramenta onde seus usuários podem publicar posts da própria rede nos seus blogs ou até sites.
O Facebook fez o anuncio da novidade para as postagens e a batizou de Publicações Incorporadas. Esta ferramenta nova dá desdobramentos das postagens da rede social para outros espaços diversos da internet com maior fluidez e agilidade.
Através da nova ferramenta os usuários da rede podem divulgar seus posts feitos no Face nos sites e blogs com ações se as plataformas do site ou blog estiverem integradas a rede social.
Depois de integradas estas publicações podem ter em seus conteúdos integrados, com arquivos de vídeos, fotos, adicionar hashtags, entre outros tipos de conteúdos. Os usuários também podem usar as opções compartilhar e curtir, mesmo diretamente no blog ou site.
De acordo com a rede social Facebook, apenas os posts que são públicos tem capacidade de ser incorporados a blogs e sites.
A fanpage oficial do Facebook que representa a monarquia da Inglaterra divulgou usando o novo sistema de compartilhamento no post no dia do nascimento de seu bebe real.

Fonte: NotíciasBr

MEC DIVULGA REGRAS PARA CANDIDATOS A CURSOS TÉCNICOS

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União de hoje (1º) as regras para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O programa foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 22 de julho. As normas funcionarão como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que seleciona candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior –, mas destinado a preencher vagas no ensino técnico. O programa será lançado na segunda-feira (5), quando o site entrará no ar.
Para participar do programa, as instituições deverão fazer adesão e apresentar uma proposta de oferta de vagas. A instituição também será responsável por definir a nota mínima necessária para ser aprovado em cada curso. A portaria estabelece que a instituição não poderá cobrar por processos seletivos no âmbito do Sisutec.
A seleção dos alunos será de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do Enem é usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também para o estudante concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, é requisito no Programa Ciência sem Fronteiras e serve também para o estudante receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.
As provas do Enem 2013 serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. O MEC não divulgou qual a edição do Enem será aceita no programa. Como as inscrições para o Enem 2013 se encerraram, quem desejar participar do Sisutec deverá estar atento ao exame de 2014.

Fonte: Agência Brasil

DILMA SANCIONA O PROJETO QUE PUNE EMPRESA POR ATOS DE CORRUPÇÃO

Em mais um lance da tentativa de consolidar uma agenda positiva em resposta às manifestações de rua, a presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (1º) uma lei que endurece as regras para punição de empresas envolvidas em atos contra a administração pública.
O texto cria novos mecanismos de responsabilização de pessoas jurídicas, nas esferas civil e administrativa --mas não altera, contudo, a legislação criminal.
As normas, já chamadas pelo governo de "lei anticorrupção", também atingem empresas, fundações e associações estrangeiras. 
As companhias ficam passíveis de multas de até 20% de seu faturamento bruto (ou de até R$ 60 milhões, caso o faturamento não possa ser calculado), dependendo da gravidade e dos valores envolvidos nas infrações.
A lei estabelece novos atos lesivos à administração pública, passíveis de punição direta da empresa, além das eventuais responsabilizações de seus dirigentes.
Entre eles: oferecer vantagem indevida a funcionário público ou pessoas a ele relacionada, como parentes; uso de laranjas; e fraude em licitações, incluindo acordos prévios com concorrentes.

Uol Notícias

GOVERNO DESISTE DE AUMENTAR TEMPO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou ontem (31) que o governo vai alterar a proposta do Programa Mais Médicos de ampliar em dois anos os cursos de graduação em medicina. A ideia era aumentar de seis para oito anos o tempo da graduação, com os dois últimos anos de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Mercadante, a proposta será levada ao relator da medida provisória que cria o programa, deputado Rogério Carvalo (PT-SE).
Em contrapartida, Mercadante defendeu que, já em 2018, a residência médica se torne obrigatória ao final dos seis anos de graduação para algumas atividades da medicina. Nesse modelo, toda a residência será feita no SUS, e o primeiro ano, obrigatoriamente na atenção básica, urgência e emergência no sistema.
“É evidente que algumas especialidades são mais disputadas, terão exames de seleção. Mas terá vaga para todo estudante de medicina. A partir de 2018, queremos condicionar para algumas atividades da medicina a obrigatoriedade da residência, a exemplo do que ocorre em alguns países”, disse o ministro. De acordo com Mercadante, a decisão foi tomada em discussão com diretores de faculdades, comissão de especialistas e representantes da Associação Brasileira de Educação Médica.
Lançado neste mês, o Programa Mais Médicos desagradou a entidades médicas, que criticaram os dois anos de extensão no curso e a possibilidade de contratação de profissionais com diploma estrangeiro para atuar, durante três anos, na periferia das grandes cidades e em cidades do interior. terça (30) e ontem, médicos em todo o país paralisam as atividade em protesto ao Mais Médicos.

Fonte: Agência Brasil 

E QUE VENHA COM TUDO O MÊS DE AGOSTO


31/07/2013

CONFIRA AS DEZENAS DA MEGA-SENA SORTEADAS NESTA QUARTA (31)

Uma aposta feita em Novo Progresso, no Pará, acertou as seis dezenas do concurso 1.516 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (31). O ganhador levou a bolada de R$ 2.581.185,45.
Os números sorteados foram 04 - 18 - 20 - 34 - 45 - 60 .
Além disso, 56 apostadores acertaram a quina e levaram R$ 25.021,69 cada. Outras 3.946 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 507,28 cada um.

Informações iG

AULAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS COMEÇAM NESTA QUINTA (01)

Os alunos da rede estadual e municipal de ensino de Coreaú voltam as aulas nesta quinta (01) de agosto. A expectativa segundo os professores e diretores de ambas as unidades são as melhores possíveis. Já que se trata da reta final de ano letivo e a busca pelos melhores resultados tornam-se objetivos a serem alcançados. Para as escolas estaduais, a expectativa gira em torno das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e do SPACE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), e dos prêmios alcançados pelas escolas da cidade na mesma avaliação, sendo que ao todo 22 computadores que serão entregues aos alunos das mesmas. Também neste mês de agosto os alunos das farão as provas da OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Pública). Aos nossos alunos e professores, boas aulas e bom proveito de ano.

PROFESSOR PACHECÃO FARÁ PALESTRA EM SOBRAL

Na próxima segunda-feira, 05 de agosto de 2013, os alunos da Rede Estadual de Ensino terão acesso a palestra do professor Pachecão, um excelente profissional, dinâmico, que intercala a transmissão dos conteúdos com música e humor.
A programação acontecerá no Ginásio Plínio Pompeu, às 08h. É uma realização da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Para motivar ainda mais os jovens, os preparando para o ENEM.

O Professor Pachecão
Mineiro, natural de Laranjal, José Inácio da Silva Pereira, o Professor Pachecão, é sinônimo de alegria, criatividade, e irreverência.
Engenheiro mecânico, com pós-graduação em gestão de negócios pela UFMG, Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável pela FGV.
Em mais de vinte anos de dedicação ao ensino, Pachecão é o precursor do estilo “aula show”, que mudou sobremaneira o processo de ensino no Brasil.

As informações são do Facebook

31 DE JULHO É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER AFRICANA


PESQUISA REVELA PROFISSÕES QUE TERÃO DESTAQUE NO MERCADO BRASILEIRO ATÉ 2020

Pesquisa realizada pela Profuturo e a Fundação Instituto de Administração (FIA) revela quais são as profissões que terão destaque no mercado de trabalho brasileiro até 2020. Entre as seis profissões mais promissoras, duas estão ligadas ao mercado de tecnologia: gerente de marketing de e-commerce e CIO (diretor de inovação).
Além destas profissões, a revista Exame consultou seis especialistas em recrutamento para elaborar uma lista com os 20 cargos mais procurados. Destes, outras três profissões em TI se destacam: gestor de comunidade, especialista em cloud computing e gestor em Big Data.

O Olhar Digital entrevistou um especialista e compilou informações sobre os cargos. Saiba abaixo um pouco mais sobre as profissões do futuro.

Gerente de marketing para e-commerce
O e-commerce está com tudo no Brasil. No ano passado, o comércio eletrônico movimentou cerca de R$ 24 bilhões, alta de 29% em relação ao ano anterior, e a previsão é que em 2013 o país se torne o quinto maior mercado de varejo na internet. A chegada da Amazon.com, a gigante do varejo online, contribui muito para o aumento de vagas no país.
Em entrevista ao Olhar Digital, o consultor de carreira da empresa de recolocação profissional Thomas Case & Associados, Marshal Raffa, afirmou que o gerente/diretor de logística para e-commerce tem sido bastante procurado na atualidade, mas, o profissional de marketing voltado ao mercado de compras online será ainda mais visado nos próximos anos.
O candidato para vaga tem como objetivo gerenciar o desenvolvimento e implementação de estratégias de sites para vender produtos e serviços. Ele precisa garantir um melhor posicionamento da empresa no segmento de comércio eletrônico.

Diretor de inovação (CIO)
Atualmente, os investimentos em TI estão acontencendo em todos os cantos da empresa e em praticamente todas as funções. Para o Gartner, esta tendência irá acelerar ao passo que a economia e a sociedade se tornarem mais digitais. Por conta disso, a companhia prevê que até o final desta década, 90% dos gastos com TI serão adotadas fora dos departamentos de tecnologia.
Esta tendência dará ainda mais espaço para os diretores de inovação. Os profissionais da área irão interagir com funcionários em diferentes setores para pesquisar, projetar e aplicar inovações – usualmente provenientes da tecnologia.

Gestor de comunidades /Coordenador de mídias sociais
Diversos casos mostram que as empresas que investem em comunicação em redes sociais estão colhendo bons frutos. Portanto, a busca por pessoas que sejam interface entre a companhia e os consumidores dentro dos sites de relacionamento, fóruns e blogs vai crescer ao longo dos próximos anos.  
O objetivo do profissional é verificar o posicionamento da marca, monitorar a concorrência, além de identificar as oportunidades de negócio são funções do gestor de comunidade. O candidato também precisa buscar por tendências e evitar que críticas tomem proporções maiores.

Especialista em cloud computing
A exigência global por agilidade vai exigir mais armazenagem de dados em nuvem. Pesquisa realizada pela IDC e encomendada pela Microsoft, afirma que a cloud computing será responsável pela criação de 14 milhões de novos empregos ao redor do mundo até 2015. As estimativas também mostram que no Brasil, a computação na nuvem deve gerar o dobro de vagas de empregos ano a ano. 
A maioria dos postos de trabalho hoje requer profundo conhecimento em uma determinada tecnologia, como a Amazon Web Services, OpenStack, Salesforce.com ou Azure. O profissional será responsável pelo desenvolvimento, implementação, gestão do projeto e assim por diante.

Gestor de big data /Cientista de dados
A análise de grandes quantidades de dados desestruturados é uma das quatro grandes tendências da tecnologia, ao lado da computação na nuvem, mobilidade e social. Cada uma das áreas tem aberto espaços para novos profissionais, entre eles, o gestor de Big Data e o cientista de dados.
De acordo com o recrutador, o gestor deve entender a questão técnica de armazenagem de dados, e identificar e analisar o conteúdo das informações, direcionando para diferentes departamentos da empresa. Já o cientista de dados é a mente por trás da tecnologia, a pessoa que irá transformar dados em ações.  O trabalho  exige técnicas específicas, como criar modelos estatísticos e aplicar algoritmos.
Usualmente o cientista de dados é formado em estatística e agrega ao perfil conhecimentos de programação. No mercado ainda é possível encontrar matemáticos e cientistas da computação que atuam na área.

Do Olhar Digital

BOLSA FAMÍLIA PREMIARÁ BOA GESTÃO

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai premiar as boas práticas de gestão do programa Bolsa Família. O Prêmio Rosani Cunha: Edição Especial – Bolsa Família 10 Anos abre as inscrições nesta quinta-feira (1º) pela internet. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de agosto. Podem participar gestores municipais, estaduais e do Distrito Federal. O projeto inscrito deve ter pelo menos quatro meses de implementação.
Serão selecionados 12 projetos. Os relatos serão disponibilizados em versão digital e impressa. "O objetivo é dar visibilidade e compartilhar as boas práticas, para que elas sejam difundidas no país", explica a secretária adjunta nacional de Renda de Cidadania do MDS, Letícia Bartholo.
Esta é a segunda edição do prêmio, a primeira ocorreu em 2009. O primeiro lugar foi ocupado pela prefeitura de Pão de Açúcar (AL), com um programa de construção de cisternas e placas de armazenamento de água. Com uma tecnologia chamada cisterna de placas, que armazenavam 16 mil litros cada, o programa atendia, na ocasião, a cerca de 4,5 mil pessoas.
Neste ano, o prêmio será dividido em três categorias: busca ativa para cadastramento e atualização cadastral, incluindo identificação de grupos populacionais tradicionais e específicos; ações articuladas do Plano Brasil Sem Miséria voltadas à inclusão produtiva das famílias beneficiárias do Bolsa Família; e gestão de condicionalidades e acompanhamento familiar intersetorial (assistência social, saúde e educação).
Os vencedores receberão um certificado de reconhecimento pela contribuição aos objetivos do Bolsa Família. Dentre os premiados, os responsáveis por três projetos municipais e uma estadual vão viajar para conhecer um programa de transferência de renda na América Latina.
 
Fonte: Agência Brasil

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS CONTRA GESTORES PÚBLICOS

Operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil cumpre 15 mandados de prisão temporária em 5 municípios cearenses na manhã desta quarta-feira (31). A operação "Miragem II" executa prisões de gestores públicos e empresários em Fortaleza, Maracanaú, Russas, Morada Nova e Quixadá. Eles são acusados de envolvimento em fraudes em licitações e adulteração de documentos durante a investigação criminal que já vinha acontecendo na "Operação Miragem I", ocorrida em junho.
Foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão. Todos os mandados de prisões foram contra pessoas já envolvidas na 'Miragem I', já os de busca e apreensão têm novas pessoas envolvidas.
Até o momento, muitos não foram localizados. O Ministério Público do Estado do Ceará e a Polícia Civil seguem fazendo diligências pelo Estado para prender os envolvidos.

Informações Diário do Nordeste

30/07/2013

FELIPÃO CONVOCA SELEÇÃO BRASILEIRA PARA AMISTOSO

Na primeira convocação após o título da Copa das Confederações, o técnico Luiz Felipe Scolari chamou apenas 20 jogadores para o amistoso diante da Suíça, no dia 14 de agosto, na Basiléia. Além de Neymar, outros 18 campeões foram convocados. A lista, porém, traz uma novidade:Maxwell, do Paris Saint-Germain, foi lembrado pela primeira vez pelo treinador da seleção brasileira.
Entre os campeões da Copa das Confederações, quatro não figuram na lista divulgada nesta terça-feira no site da CBF: o goleiro Diego Cavalieri (Fluminense), o zagueiro Réver (Atlético-MG), Filipe Luís (Atlético de Madri) e o meia Jadson (São Paulo). 

CRÉDITOS: Globoesporte.com

CONFIRA A LISTA DOS CONVOCADOS

CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA CRESCE 3,1% EM JUNHO DESTE ANO

O consumo de energia elétrica no país cresceu 3,1% em junho deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo 37.664 gigawatts-hora (GWh). O dado foi divulgado hoje (30) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.
O maior crescimento foi observado, mais uma vez, no setor residencial, com alta de 5,2% no consumo. No segmento de comércio e serviços, o consumo cresceu 2,8%. Já a indústria gastou mais 1,1%. Esta foi a terceira alta do consumo industrial na comparação com o mesmo mês do ano anterior, mas, em relação à de maio deste ano, houve queda de 1,3% em junho. De acordo com a EPE, esse comportamento “ainda não oferece sinais de recuperação sustentada”.
No consolidado do segundo trimestre, houve aumento de 3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No ano, houve aumento de 2,8% e no acumulado de 12 meses, 2,9%.

Fonte: Agência Brasil

COREAÚ TEM MÉDIO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO RANKING DO IDHM

Coreaú ocupa a posição 3.092 entre os 5.570 municípios brasileiros, com ficando assim com o índice IDH em médio desenvolvimento com 0,610. O índice varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, melhor a avaliação. O pior IDH do Estado é em Salitre, na região do Cariri, que chegou a 0,540.
 
Segundo os dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE, para se calcular o IDH, são considerados três indicadores: vida longa e saudável (longevidade) – Coreaú, 0,758; acesso ao conhecimento (educação) – Coreaú, 0,568; e padrão de vida (renda) – Coreaú, 0,526;. No caso da renda, é avaliado o rendimento per capita (por pessoa) do município. 
 
Para ter acesso ao IDH de seu município clique AQUI
 
Não encontramos a posição de Coreaú no ranking das cidades ceareanses quem tiver mais informações este é nosso e-mail: romildojm@gmail.com

VÍDEO MOSTRA COMO SERÁ O NOVO CENTRO DE FORMAÇÃO OLÍMPICA DO GOVERNO DO ESTADO

O Governador do Estado, Cid Gomes, divulgou nesta segunda-feira (29), por meio do twitter (@cidfgomes) um vídeo que mostra como será o Centro de Formação Olímpica do Nordeste depois de pronto. A obra, que irá receber recursos do Governo Federal, anunciados pela presidente Dilma Rousseff em abril deste ano, vai ficar sob responsabilidade da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará, segundo a Lei 15.365, de 4 de junho de 2013. "Recebemos a notícia do Governador com muita satisfação e muito nos honra poder construir mais um equipamento esportivo no Ceará que será utilizado por todo o Nordeste. Nosso esforço será para que a obra seja desenvolvida com a mesma eficiência e excelência com as quais tocamos a reforma, ampliação e modernização da Arena Castelão", afirma o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa.
O Centro de Formação Olímpica do Nordeste será construído no terreno em frente à Arena Castelão, onde antigamente funcionava o Centro de Processamento de Dados do Banco do Brasil, na esquina entre as avenidas Alberto Craveiro e Dedé Brasil. O projeto do novo equipamento prevê quadras, salas para lutas, piscinas, pistas de atletismo e um ginásio com capacidade variável para até 20 mil espectadores, podendo abrigar 26 das 32 modalidades olímpicas. 

Veja abaixo o vídeo com a perspectiva do Centro de Formação Olímpica do Nordeste: CFO - NE r3.

29/07/2013

A FRASE DO DIA!


EDUCAÇÃO: 83% DOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ TÊM IDHM BAIXO

O indicador de educação no Ceará presente no Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) cresceu 201% entre 1991 e 2010, levando o Estado a ocupar o 1º lugar no ranking do Nordeste, com 0,615. Apesar do avanço, 83% dos municípios cearenses ainda apresentam índices classificados como "baixo" ou "muito baixo". 
Em 1991, o indicador media 0,204. Enquanto em 2010, esse número saltou para 0,615. No Ceará, 154 cidades apresentaram índices menores que 0,600. Os municípios que não alcançam esse valor são considerados como "baixo" ou "muito baixo".
No topo da lista, está Fortaleza, com 0,695. Ou seja, considerando apenas a educação, nenhum município cearense foi classificado como "alto", com índice acima de 0,700.
Os dados constam no Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, elaborado a partir de parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fundação João Pinheiro, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); e divulgado nesta segunda-feira (29).
Inspirado no IDH global, publicado anualmente pelo  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), esse índice é composto por três variáveis (educação, renda e longevidade) e o desempenho de uma determinada localidade é melhor quanto mais próximo o indicador for do número um.

Fonte: Diário do Nordeste

NASA CAPTURA 'BURACO' GIGANTE NA ATMOSFERA DO SOL

Foto: Nasa / Divulgação
Uma sonda da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) registrou um buraco gigante na atmosfera solar, na área do polo norte do Sol. A sonda Observatório Solar e Helioscópico (Soho, na sigla em inglês) capturou a imagem do buraco gigantesco no dia 18 de julho.
A Nasa afirma que os buracos, chamados de coronais, são regiões escuras de baixa densidade da camada mais externa da atmosfera solar, chamada de corona. Estes buracos têm pouco material solar, temperaturas mais baixas e, por isso, aparecem mais escuros nas imagens.
Os buracos coronais são ocorrências típicas do Sol, mas costumam aparecer em outros lugares e com mais frequência em momentos diferentes do ciclo de atividade solar, que dura cerca de 11 anos.
O ciclo de atividade solar atualmente está se encaminhando para o chamado máximo solar, um pico na atividade que deve ocorrer no final de 2013. Durante esta parte do ciclo, o número de buracos coronais diminui. No pico da atividade solar, os campos magnéticos no Sol mudam e novos buracos coronais aparecem perto dos polos.
O número destes buracos então aumenta e eles crescem de tamanho, se estendendo para além dos polos, enquando o ciclo solar volta para o mínimo de atividade novamente. Os buracos são importantes para a compreensão do clima no espaço, pois eles são a fonte de ventos de alta velocidade com partículas solares, que são expelidos do Sol três vezes mais rápido do que os ventos solares vindos de outros lugares.
Ainda não se sabe a causa dos buracos coronais, mas eles estão correlacionados a áreas do Sol onde os campos magnéticos aumentam e sobem, não conseguindo cair de volta para a superfície do Sol, como fazem em outros lugares.

Portal Terra

TESOURO BANCARÁ R$ 6,7 BI DO DESCONTO DA CONTA DE LUZ

Parte dos recursos de fundo criado pelo governo para reembolsar empresas do setor cobriu outras despesas
O governo não tem mais recursos em fundos setoriais para indenizações que terá de pagar às empresas do setor elétrico que aderiram ao pacote de renovação antecipada das concessões, informam os repórteres Anne Warth e João Villaverde. A medida bancou o desconto médio de 20% na conta de luz para os consumidores, anunciado pela presidente Dilma Rousseff em cadeia de rádio e TV. O Tesouro Nacional terá de desembolsar pelo menos RS 6,7 bilhões em quatro anos para reembolsar as companhias. Parte do dinheiro do fundo criado para indenizar as concessionárias cobriu outra despesa. Em maio, R$ 2,5 bilhões foram para a Conta de Desenvolvimento Energético, que financia gasto com usinas térmicas, programas para a população de baixa renda, Luz para Todos e alguns subsídios. A operação, apurada pelo Estado, vem sendo mantida sob sigilo pelo governo.

Informações Brasília em Tempo Real

PROUNI: PRAZO DE ADESÃO TERMINA HOJE

Termina hoje (29) o prazo para adesão à lista de espera dos candidatos que ficaram de fora das duas convocações do Programa Universidade para Todos (ProUni). A adesão online está aberta no site do ProUni.
A lista estará disponível para consulta pelas instituições de educação superior integrantes do programa em 1º de agosto. No dia seguinte, será feita a primeira convocação dos estudantes pelas instituições. O candidato selecionado terá até o dia 7 para comprovar a documentação e fazer a matrícula. Em 12 de agosto, será feita a segunda convocação. O prazo para confirmação dos dados e matrícula vai até o dia 15.
O ProUni foi criado em 2005 e oferece bolsas de estudos integrais e parciais no ensino superior em instituições particulares a estudantes do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais da rede particular.

Fonte: Agência Brasil

EMANCIPAÇÃO DE 30 MUNICÍPIOS CEARENSES AINDA GERA POLÊMICA

Pauta adotada pelos deputados estaduais há alguns anos, a polêmica sobre a criação de novos municípios ainda parece longe de chegar ao fim. Enquanto economistas alertam para o arrocho nas contas das prefeituras e inviabilidade financeira para a emancipação de distritos, parlamentares cearenses insistem em defender que é possível, através de plebiscito, transformar em municípios aproximadamente 30 distritos do Ceará.
O deputado Dedé Teixeira (PT) afirma ser "extremamente favorável à descentralização política e administrativa", portanto, reforça o coro dos defensores da ampliação dos municípios no Estado. O petista rechaça a tese de que a ampliação dos municípios ampliará a dependência dessas cidades em relação ao Governo Federal. "Isso é uma falácia de quem é contra a descentralização. O bolo tributário de cada região vai receber dependendo do nacional. Quando mais hospitais, melhor, é a atenção ao serviço de saúde".
Na avaliação de Dedé Teixeira, a emancipação dos distritos vai aproximar a população da prefeitura e facilitar a cobrança de prestação de serviços públicos. "Hoje há centralização no Governo Federal. Quanto mais fortalecer os municípios, melhor. O Estado e o Governo Federal são abstratos demais para a população. Quanto mais o poder de decisão estiver próximo, mais será fácil questionar a aplicação dos recursos públicos", defende.

Fonte: Diário do Nordeste

NOVAS CÉDULAS DE R$ 2 E R$ 5 COMEÇAM A CIRCULAR HOJE

O Banco Central (BC) comunicou, na sexta-feira (26), que entram em circulação nesta segunda-feira (29) as novas cédulas de R$ 2 e de R$ 5, da Segunda Família de Cédulas do Real.
De acordo com comunicado do Departamento do Meio Circulante, as notas de R$ 2 mantém o padrão de cor predominante azul, mas terá novas dimensões. A nota de cinco segue com o tom predominante lilás e passa a apresentar um tamanho diferente do atual.
Os principais itens de segurança nas duas cédulas são a marca d'água, o "quebra cabeças", no qual o valor da cédula aparece quando examinada contra a luz, marcas em alto relevo e elementos fluorescentes, visíveis sob a luz ultravioleta.
Em julho de 2012 entraram em circulação as notas de R$ 10 e R$ 20, que devem ser completamente trocadas até meados de 2014. As primeiras cédulas da nova família a entrar em circulação foram as de R$ 50 e R$ 100.

Fonte: Uol Notícias

28/07/2013

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COREAÚ É DESTAQUE NO SITE DA CONAE

Print da página da CONAE 2014 - http://conae2014.mec.gov.br
A Conferência Municipal de Educação ocorrida em Coreaú no ultimo dia 09 de julho foi destaque no site da CONAE 2014. O site faz destaque da fala da secretária de educação que diz: "...a Conferência Municipal foi um momento de avaliar e discutir com a sociedade a educação do município de Coreaú. O objetivo, de acordo com Sâmia, era formatar propostas para a construção de políticas educacionais na Conferência Estadual e principalmente a II Conferência Nacional de Educação (Conae)".

Para visitar o site do CONAE 2014 clique aqui 

PAPA FRANCISCO SE DESPEDE DO BRASIL: 'ATÉ BREVE, COM SAUDADES'

Imagem TV Globo
O Papa Francisco despediu-se do Brasil na noite deste domingo (28) após discursar na Base Aérea do Galeão, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. “Parto com a alma cheia de recordações felizes”, disse.
Francisco embarcou para Roma às 19h21. No Brasil, desde segunda-feira (22), ele cumpriu uma intensa agenda de eventos e pediu empenho na renovação da Igreja. O motivo principal da visita foi a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que chegou a reunir 3,5 milhões em Copacabana, segundo a organização. E foi em um dos eventos na praia que o Papa anunciou que a próxima JMJ será em 2016 na Cracóvia, Polônia.

Do G1
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.