Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

23/03/2013

ENCONTRO HISTÓRICO ENTRE PAPAS

AFP

Multidões se reuniram na praça central da cidade montanhosa de Castel Gandolfo , ao sul de Roma, para testemunhar um evento histórico: dois papas se encontrando para um almoço e  discutindo juntos sobre o futuro da Igreja Católica.
O papa Francisco chegou de helicóptero neste sábado na residência papal em Castel Gandolfo, onde o papa emérito Bento 16 vive desde que renunciou ao cargo em 28 de fevereiro , se tornando o primeiro pontífice a abdicar do posto em 600 anos .
Notícias iG

CINCO ESTADOS NÃO PAGAM O VALOR MÍNIMO EXIGIDO PARA PROFESSORES


Levantamento exclusivo realizado pela revista Educação junto às secretarias de educação das 27 unidades da federação brasileiras e a sindicatos dos professores revela que cinco estados - Amapá, Amazonas, Paraíba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - não pagavam ao docente o valor estabelecido pela Lei do Piso Salarial do Magistério Público (Lei 11.738/2008). Os dados são referentes a dezembro de 2012, quando o vencimento básico para um docente da rede pública com formação de ensino médio era de R$ 1.451, por uma jornada de 40 horas de trabalho semanais.
A Lei do Piso também estabelece que um terço da jornada seja destinado a atividades fora da sala de aula, em planejamento pedagógico ou de atividades, por exemplo. Nesse quesito, 15 redes não cumpriam a lei federal. Em três casos (RJ, SP e TO), ocorreu uma divergência entre o sindicato da categoria e a secretaria de Educação do estado. Além disso, o Distrito Federal cumpre a lei, apenas no que se refere aos professores com jornadas de 40 horas semanais - os de 20 horas semanais têm 25% da jornada para atividades fora da sala de aula, segundo a secretaria.
Parte dos estados que não cumprem a destinação de um terço para jornada extraclasse está praticamente alcançando o que a lei federal determina. É o que acontece, por exemplo, no Acre, em Pernambuco e no Piauí, que destinam 30%, e não 33%, para atividades extraclasse. No segundo, o Estatuto do Magistério determina que esta seja a porcentagem de tempo destinada ao tempo para planejamento pedagógico e de aulas.

Fonte: Uol Notícias

22/03/2013

DA SÉRIE: AS RUAS MAIS BONITAS DO MUNDO


Lesvos, Grécia

Colaboração Rogério Cristino

TRADICIONAL PROCISSÃO DE PASSOS REÚNE CENTENAS DE FIÉIS

A tradicional procissão de passos realizada nesta sexta-feira (22) que percorreu as ruas da cidade contou com vários fieis que participaram do ato religioso rezando e cantando. A procissão teve inicio na praça da Cohab, tendo o sermão do encontro em frente ao prédio da Secretária de Ação Social, o ponto final da procissão foi na Igreja Matriz.

Panorâmica





PRECISA-SE DE PROFISSIONAIS


A EEM Professor Ruth Cristino está selecionando professores temporários através de entrevista de artigo 4 para os seguintes cargos:

1. Professor substituto temporário de geografia - turmas vespertinas ( 25 h/a ) 
Requisitos
a) graduação em Geografia ou disciplinas da área de Ciência Humanas
b) disponibilidade total no turno vespertino

2. Professor do Centro de Multimeios - turno vespertino (100 h/a)
Requisitos: 
a) graduação em Biblioteconomia, Pedagogia e Letras, ou, na ausência destes, qualquer outra formação.
b) disponibilidade total no turno vespertino

ENTREVISTA
Período: dias 22, 26 e 27 de março
Turnos: tarde e noite
Horário: das 13:00 às 16:00 e das 18:30 às 20:00

Obs: Procurar a comissão de avaliação na direção da escola.

DILMA SERIA REELEITA COM 58%, DIZ DATAFOLHA

A presidente Dilma Rousseff seria reeleita com  58% das intenções de voto para a Presidência da República, segundo dados da pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (22).

Marina Silva , que tenta viabilizar o novo partido Rede, aparece em segundo lugar com 16% à frente do senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 10%.
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos , possível candidato do PSB, aparece com 6% das intenções do eleitorado. Nulos ou brancos somaram 6% e indecisos, 3%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de março e ouviu 2.653 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Ibope
Pesquisa Ibope em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, usando outra metodologia, mostra que Dilma tem 76% de potencial de voto, a ex-senadora Marina Silva (sem partido), 40%. Aécio tem 25% de eleitores que votariam ou poderiam votar nele. E 10% admitem a possibilidade de votar em Campos.
O levantamnto mede o potencial de voto dos candidatos. O Ibope entrevistou 2.002 eleitores em 142 municípios de todas as regiões do Brasil entre os dias 14 e 18 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: iG

O BRASIL DOS “ZÉS” (JOSÉS)

O Brasil, é que podemos dizer, o “País dos José”. Os Zés tem geralmente o perfil de uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios... É muito conciliador e conserva o autocontrole mesmo nas piores situações. Os codinomes são os mais diversos possíveis. Tais, como: “Zé da Moca”, “Zé da Loura”, “Zé do Bode”, “Zé do Boi” ….... E tem também, um Zé em especial... Àquele do mensalão... Este não se enquadra nos perfis acima citados. Há quem defenda. Os defensores, dizem que tudo não passa de intriga da imprensa marrom mancomunada com o “Capa Preta” (um certo ministro do STF). Mas o Zé que contextualizo é Zé Bedeu: Nascido na antiga Palma no sopé da serra da Penaduba. Filho de agricultor que continua a tirar seu sustento da terra. O sertão cearense não tem problema. O que tem que ser agilizada são as ações reparativas das deficiências existentes no meio rural. A cada pleito Zé – o Bedeu - se enche de esperança de ser eleito uma gestão voltada para atender as necessidade do povo sofrido... Certa vez seu filho mais velho aproximou-se do pai para fazer um comunicado: - Pai, vou tentar a sorte em outro estado! Vou trabalhar no sudeste na construção de galpões de soja. Vejo a sua luta para nos manter vivos... Os programas compensatórios do Governo Federal são insuficientes para a nossa sobrevivência... Zé, deitado na sua velha fianga, ouviu os argumento do filho e disse: - Meu querido Zé Preto, a nossa vida tem sido uma grande penúria. Este sofrimento vem desde meus avós. Como eles, eu também não tive condição de reverter este sofrimento. Filho, os filhos são como pássaros, crescem e voam. Mas nunca devem esqueçer o caminho de volta ao antigo ninho. Após a conversa com o filho Zé encheu os pulmões de fumaça, do seu inseparável poronca de palha, e disse: Deus até quando esta cina perdurará? Será que um dia ela vai terminar? Só tenho a ti pra recorrer... Pois, os de cá, ficam simplesmente na promessa eleitoral.... 

Carlos Teles

SEMANA SANTA - PROGRAMAÇÃO



22/03/2013 - Sexta-feira de passo  - 17h procissão de passos, Sermão do Encontro. Saindo da Praça da Cohab em direção a igreja matriz.
24/03/2013 - Domingo de Ramos - 07h30 salão Santa Clara, Benção dos Ramos, seguida de procissão em direção a igreja Matriz.
19:00 hs - Missa com distribuição de ramos.


Em breve a programação da próxima Semana

CID FARÁ REUNIÃO PARA ACERTAR AÇÕES DE COMBATE À SECA NO CEARÁ NESTA SEXTA


Foto: Google imagens
Nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, o governador Cid Gomes (PSB) comandará reunião sobre ações de combate à seca no Estado. Dentro desse objetivo, ele reunirá, no Palácio da Abolição, o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e todos os dirigentes dos órgãos que atuam na área hídrica e de agricultura como Cogerh, Sohidra, Ematerce, Funceme e outros.

Cid Gomes reconhece que o quadro da estiagem é grave no Estado e adiantou que deve tocar um programa de produção de forragem para o gado e buscar, de todas as formas, normalizar o o abastecimento de milho para o Ceará.

Blog do Eliomar

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


CONSELHO DE MEDICINA DO CE DEFENDE ABORTO ATÉ O 3º MESES

Em concordância com o anteprojeto do novo Código Penal, o Conselho Federal de Medicina (CFM) se posicionou a favor da interrupção da gravidez até o terceiro mês por vontade da gestante e nos casos de estupro, anencefalia (fetos sem cérebro) e risco de morte. O projeto de lei, que está em tramitação no Senado, deve afastar a ilicitude da interrupção da gestação. O que não quer dizer que haverá uma descriminalização do aborto.
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) também emitiu postura em defesa da interrupção da gravidez até a 12ª semana. A deliberação partiu dos 27 conselhos regionais de Medicina (CRMs), em votação majoritária, que expôs o posicionamento das entidades componentes deste sistema, representando 400 mil médicos brasileiros. De acordo com presidente do Cremec, Ivan Moura Fé, os conselhos se manifestaram, prioritariamente, em defesa da autonomia da mulher. "A classe médica deu início a uma discussão que ainda deve ser travada por vários outros setores da sociedade. É bom que o assunto, que é muito polêmico, venha à tona", ressalta.

Informações Diário do Nordeste

21/03/2013

ABONO FUNDEB


Será creditado no dia 28 de março!
O Presidente do Sindicato APEOC, Prof. Anizio Melo, esteve reunido hoje, quinta (21/03/2013), na SEDUC, com a Coordenadora de Gestão de Pessoas, Sra. Marta Emília, ocasião em que foram definidos e reafirmados os seguintes pontos:
1 - Pagamento Abono Geral do Fundeb 2012 – será creditado no dia 28 de março; sendo disponibilizado, de imediato, para movimentações bancárias já a partir da meia noite do dia 28;
2 - Pagamento do Salário de Março – também será creditado  no dia 28 de março; sendo disponibilizado, de imediato, para movimentações bancárias já a partir de meia noite do dia 28;
3 - Os valores individualizados, a serem creditados referentes ao ABONO GERAL DO FUNDEB 2012, deverão ser disponibilizados para consulta no site da SEPLAG/SEDUC a partir de segunda (25 de março) com imediata visualização também no site do Sindicato APEOC.
Estamos fechando um ciclo de ganhos remuneratórios, originários da luta coletiva, esta feita de forma responsável, propositiva e com capacidade técnica.


Nada vem ao acaso: Os avanços servem para incentivar novas lutas!



O "raspa tacho", como carinhosamente resolveu-se denominar o ABONO GERAL, foi literalmente uma busca incessante dos números que pudessem garantir à nossa categoria, de acordo com a lei do FUNDEB, o máximo de valores.



O acréscimo de cerca de 15 milhões, aos valores já garantidos de 36 milhões, foi um obstinado e competente trabalho da equipe de técnicos do Sindicato APEOC que, mais uma vez, acertou na mosca em suas projeções.



O resultado está possibilitando chegar ao bolso do professor um ABONO GERAL de aproximadamente uma remuneração, referente ao exercício 2012, para todos os professores e professoras que estiverem em efetivo exercício em atividades no âmbito da Secretaria de Educação do Estado.



A raiz das conquistas está na Lei 15.064/2011 ("Lei APEOC"), que possibilitou o incentivo denominado PVR, a aplicação de 1/3 com planejamento, concurso público, pagamento de gratificação às escolas profissionais, o aumento na gratificação dos gestores escolares, abono de 1/3,  Abono Geral Fundeb e, no esteio da lei 15.064, também conseguimos aumentar a gratificação das secretárias e secretários escolares para DAS-2, coordenadores para DAS-1 e universalização da gratificação DNS-3 para os Diretores de Escola.



No dia 21 de dezembro de 2012, foi feito o pagamento do primeiro abono referente às atividades extraclasse (1/3) e à diferença de implantação da PRV,como havíamos informado.



Agora, no dia 28 de março, vem o crédito do ABONO GERAL em conjunto com o salário de março para, mais uma vez, mostrar aos que acreditam, e lutam, que Sindicato somos nós: nossa força e nossa voz!

Fonte: Apeoc

UM DIA...


E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8:32 - Bíblica

A PARTIR DESTA SEXTATRANSFERÊNCIA BANCÁRIA A PARTIR DE R$ 1.000 SERÁ FEITA NO MESMO DIA


Os clientes de bancos poderão fazer transferências de dinheiro mais rapidamente a partir desta sexta-feira (22). Depósitos a partir de R$ 1.000 serão transferidos no mesmo dia. Antes, era preciso depositar pelo menos R$ 2.000 no caso de contas de bancos diferentes.
Isso será possível porque a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) reduziu o valor mínimo para a Transferência Eletrônica Disponível (TED) de R$ 2.000 para R$ 1.000.
A TED é mais rápida e faz com que o crédito entre na conta do destinatário no mesmo dia em que a transferência é solicitada. Em outras formas de movimentação financeira, como o Doc (Documento de Crédito), é preciso aguardar pelo menos um dia para a conclusão da operação.
Segundo a Febraban, os bancos estabelecem um valor mínimo para esse tipo de transferência para evitar que a TED gere uma demanda em excesso e sobrecarregue os sistemas de pagamento e de compensação das transações financeiras.
De acordo com a federação, investimentos em tecnologia na rede de comunicações entre os bancos permitiram a redução sucessiva desses limites nos últimos anos: de R$ 5.000 para R$ 3.000 em 2010, para R$ 2.000 em novembro de 2012 e, agora, para R$ 1.000.
Para transferências interbancárias abaixo de R$ 1.000, os clientes podem recorrer aos Docs, que têm valor limitado a R$ 5.000 por transação.
A Febraban informou ainda que as tarifas cobradas para a realização de TED variam de banco para banco, conforme a política comercial de cada um. Pela internet, a tarifa fica em torno de R$ 7. Na agência, um TED custa cerca de R$ 13.

Fonte: Uol Notícias

MAPA MOSTRA A SITUAÇÃO EDUCACIONAL DOS MUNICÍPIOS NO CEARÁ - ANO 2011




CONGRESSO RECEBERÁ RELATÓRIOS SOBRE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE


A exemplo do que já ocorre na fiscalização de obras públicas, o  Tribunal de Contas da União (TCU) passará a apresentar ao Congresso Nacional relatórios setoriais sobre outros 21 temas. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (21) pelo presidente do tribunal, ministro Augusto Nardes, ao presidente do Senado, Renan Calheiros, em reunião na presidência da Casa.
Segundo Nardes, o trabalho de fiscalização seguirá os mesmos moldes já adotados na elaboração do relatório de obras apresentada anualmente ao Congresso, o chamado Fiscobrás, que subsidia a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) no que diz respeito à distribuição de recursos orçamentários.
– Apresentamos ao presidente Renan a nova fase que o TCU está vivendo, com a gestão nova e estabelecendo como prioridade a questão da especialização. Estamos com 22 secretarias especializadas. Vamos continuar fazendo relatórios anuais sobre obras. Mas queremos ampliar e incluir saúde, educação e meio-ambiente – explicou.
Nesta quinta-feira (21), já foram assinados termos de cooperação entre TCU e Tribunais de Contas dos Estados para a realização de auditorias conjuntas em duas áreas: educação e meio ambiente. A previsão do TCU é que os relatórios completos sejam apresentados no fim do ano, com dados detalhados por Estado.
Educação
Além de aferir se os estados e municípios cumprem com o investimento previsto em educação nos seus planos plurianuais, o trabalho voltado para o setor pretende identificar os principais problemas que afetam a qualidade e a cobertura do ensino médio no Brasil, bem como avaliar as ações governamentais para resolver essas questões.
Meio Ambiente
Já a auditoria na área de meio ambiente tem como objetivo principal avaliar as unidades de conservação localizadas na chamada Amazônia Legal. Os trabalhos ocorrerão em conjunto com os Tribunais de Contas dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão, cujas áreas compõem a Amazônia Legal.
Fonte: Senado Federal

SELEÇÃO BRASILEIRA CONTINUA SEM VENCER UM GRANDE DO FUTEBO

Ficou no quase. Nesta quinta-feira, no Estádio de Genebra, o Brasil chegou a abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo, mas viu a Itália reagir e deixar tudo igual na etapa final, com chances de virada. Com o resultado, Luiz Felipe Scolari chega ao segundo jogo sem vitória desde que voltou à Seleção (derrota de 2 a 1 para a Inglaterra) na estreia. Somando à era Mano Menezes, o time brasileiro mantém o jejum de não vencer campões do mundo com o grupo completo. Já são seis confrontos - Argentina (duas vezes, 1 a 0 e 4 a 3), Alemanha (3 a 2), Inglaterra (2 a 1) e França (1 a 0). A última vitória foi contra o English Team em novembro de 2009. Triunfo por 1 a 0, em Doha, no Qatar.

Fonte: G1

INEP QUER ANULAR REDAÇÕES COM "GRACINHAS" NA PROVA DO ENEM


Gracinhas como receita de miojo ou trecho do hino do time do coração na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem virar motivo de anulação da redação.
Essa é uma das propostas de aprimoramento do sistema que serão levadas pelo presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, à comissão que elabora o edital do próximo exame. O Inep é a autarquia federal responsável pela prova, que seleciona estudantes para instituições federais de ensino superior e serve para a certificação do ensino médio.

Nesta semana, duas redações ficaram famosas por esse tipo de gracinha -- um estudante inseriu o modo de fazer miojo e outro, o hino do Palmeiras na redação no Enem 2012.

Inserção indevida
Segundo o Inep, das mais de 4 milhões de redações corrigidas, apenas 300 apresentaram "inserções indevidas" -- ou seja, tinham um trecho sem conexão alguma com o restante do texto.  

"Temos que separar o joio do trigo", afirmou Luiz Cláudio Costa ao UOL. Ele disse que vai levar a proposta à comissão que elabora o edital do Enem. "Em respeito ao participante sério. Se esses alunos quiseram testar o sistema, precisamos ser ainda mais rigorosos."

Fonte: Uol Notícias

ACABA DE SAIR O EDITAL DO CONCURSO DO MPU 2013


Para a surpresa de muitos que vinham se preparando para este concurso, acaba de ser publicado o edital do Ministério Público da União (MPU)-2013, para técnico e analista.

Para quem vai concorrer ao cargo de Analista é necessário possuir nível superior em Direito. Os ganhos mensais são de R$ 7.506,55. Já para o nível técnico é exigido o nível médio, com remuneração de R$ 4.575,16. 
Quem deseja participar deverá efetuar a inscrição por meio do endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_13, a partir do dia 25 de março até o dia 9 de abril de 2013. O valor da taxa de participação para Analista é de R$ 70,00 e para Técnico é de R$ 55,00

A realização das provas será nas capitais de todos os estados, no dia 19 de maio, pela manhã para o cargo de analista e pela tarde para para o cargo de técnico.

Informações - concursosfederais.blogspot.com

ANIVERSARIANTE DO DIA

Juscelino cortando cabelo, profissão que aprendeu com o pai seu
Zé Irineu (In memorian) - Foto: Arquivo
Gostaríamos de parabenizar na pessoa de sua filha Valéria Mendes o nosso amigo Juscelino Irineu, que hoje completa mais um inverno. Ao amigo nossos votos de felicidades.

PREFEITURA DE COREAÚ LANÇA SITE

Agora é possível ter acesso as informações das ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Coreaú e das demais secretarias municipais através do site oficial do executivo pelo endereço http://www.coreau.ce.gov.br/.

SELEÇÃO BRASILEIRA ENTRA EM CAMPO HOJE


Um dos motivos que levou Mano Menezes a ser demitido da seleção brasileira foi a ausência de vitórias em clássicos. Logo em sua estreia, Luiz Felipe Scolari viu o Brasil ser derrotado pela Inglaterra. Para encerrar o jejum que dura mais de três anos e encontrar seu caminho para o Mundial 2014, a equipe canarinho enfrenta a Itália, nesta quinta-feira (21), às 16h30 (horário de Brasília), em Genebra (SUI).

Desde novembro de 2009, então sob o comando de Dunga, o Brasil não bate um tradicional rival. Naquela ocasião, passou por 1 a 0 pela Inglaterra, em amistoso em Doha, no Qatar.

De lá para cá foram oito clássicos, com dois empates e seis derrotas. O fato incomoda o torcedor brasileiro e é uma pressão a mais nos ombros de Felipão.

Pauta do r7

CONGRESSO NACIONAL: PAUTA DOS PREFEITOS PRIORIZA CONTAS PÚBLICAS E PEDE MAIS INVESTIMENTOS

Foto: Agência Senado
O aumento dos investimentos em transportes urbanos e o incentivo ao setor, com a desoneração de produtos diretamente ligados à rede foi o principal ponto defendido pelo vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, ontem em Brasília, durante a reunião promovida pelos presidentes da Câmara e do Senado Federal, com os prefeitos das 27 capitais brasileiras.

Entre as principais reivindicações dos prefeitos estão a mudança na indexação das dívidas dos municípios com a União; mais equilíbrio para pagamento de precatórios; revisão da Lei de Licitações (8.666/93); aperfeiçoamento da legislação do Imposto Sobre Serviços (Lei Complementar 116/03) e a aprovação de um marco legal de desapropriações.
Segundo Gaudêncio, "foi um encontro positivo, que reuniu todos os prefeitos das capitais, a convite do deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara e que contou com o presidente do Senado, Renan Calheiros e com líderes dos partidos. Apresentamos pauta de reivindicações e queremos aprová-las o quanto antes", asseverou.

Do Diário do Nordeste

É DIA DE LUTA CONTRA O PRECONCEITO!


ANA PAULA PADRÃO SE DESPEDE DO JORNAL DA RECORD

Imagem TV Record

A jornalista Ana Paula Padrão apresentou pela última vez o "Jornal da Record" na noite desta quarta-feira (20). Disse que está deixando o telejornal para se dedicar a "uma causa" e agradeceu à emissora, aos funcionários e aos espectadores.
"Estou deixando essa cadeira depois de cumprir meus quatro anos de contrato para me dedicar à causa que me apaixona hoje, que é a causa da mulher."

De camisa branca, Ana Paula apresentou o telejornal como se fosse uma noite comum, não o seu último dia de trabalho. Só nos últimos segundos dirigiu-se ao espectador para informar, rapidamente, a respeito da sua saída. A despedida durou menos de um minuto.

Ao final dos agradecimentos, a jornalista disse palavras elogiosas a Celso Freitas, seu companheiro de bancada, que retribuiu. "Fica a admiração", disse ele, dando a mão à Ana Paula.

A saída de Ana Paula, antecipando o final do seu contrato, foi anunciada no meio da tarde desta quarta-feira. A decisão teria sido tomada a pedido da âncora. Em entrevista ao UOL, ela disse: "Não podia ficar mais quatro anos na Record". O motivo, explicou, foi a falta de tempo para administrar as duas empresas que mantém, a Touareg, uma agência de comunicação e publicidade, e a Tempo de Mulher, um misto de portal, serviços, eventos e pesquisas.

Fonte: Uol Notícias

A FRASE DO GÊNIO

"Grandes almas sempre encontram forte oposição de mentes medíocres"
Albert Einstein

DE NOSSA TERRA



VEREDAS SINUOSAS - Dos amigos Francisco Elinto e Benedito Gomes



20/03/2013

GOVERNO APOSTA EM MELHORIA DO SISTEMA PORTUÁRIO, DIZ MINISTRO JOSÉ LEÔNIDAS

Foto: Sérgio Francês/google imagens

A Medida Provisória (MP) 595/2012, que cria novas regras para a exploração dos portos, modificará definitivamente o setor e dará condições para atender a demanda crescente de cargas, que registrou aumento de 80% entre 2001 e 2012, quando foram movimentadas 904 milhões de toneladas nos terminais brasileiros.
A avaliação foi feita nesta quarta-feira (20) pelo ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), José Leônidas de Menezes Cristino, em audiência pública com representantes do governo na comissão mista que vai emitir parecer sobre a MP 595/2012.
José Leônidas enfatizou que é preciso modernizar os portos brasileiros com a participação da iniciativa privada, para que eles se tornem mais eficientes, competitivos e possam ampliar investimentos que dêem conta de movimentar 2,26 bilhões de toneladas de cargas, em 2030.
Se não houver investimento expressivo, o Brasil não vai ter condições de movimentar cargas já nos próximos anos, insistiu José Leônidas, explicando que a capacidade do país hoje é de 370 milhões de toneladas. Ele garantiu que a MP vai tornar o país mais competitivo no mercado internacional, com o aumento da eficiência portuária, redução de custos e atração de investimentos.
José Leônidas adiantou que o governo já tem o seu Plano Nacional de Logística Portuária, o primeiro a ser feito no país, e ressaltou que a MP prevê R$ 54 bilhões em investimentos nos próximos anos, sendo RS 31 bilhões até 2015, e R$ 23 bilhões em 2016 e 2017. Também estão previstos R$ 3,8 bilhões em dragagens, e R$ 2,6 bilhões em obras de acesso aos terminais.
A partir da aprovação da MP 595/2012, a SEP vai coordenar o planejamento setorial dos portos. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) vai regular e fiscalizar os contratos de arrendamento, concessão e autorização, além de realizar os procedimentos licitatórios, a serem assinados pela SEP. O prazo dos contratos será de 25 anos, renováveis sucessivamente, explicou José Leônidas.

Paulo Sérgio Vasco, Portal de Notícias do Senado

TV PAGA BRASILEIRA TERÁ NOVO COMPETIDOR ESTRANGEIRO, A DISHTV


A operadora americana de TV por satélite DishTV se prepara para operar comercialmente no Brasil.
A Folha apurou que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já aguarda o pedido de autorização, após a negociação frustrada de parceria com a Telefônica.
Inicialmente, o controlador da DishTV --o bilionário Charles Ergen-- pretendia firmar acordo com uma operadora no país, uma forma de reduzir os investimentos de entrada. Houve conversas sem sucesso com a Oi.
Com a Telefônica, estudou-se uma parceria efetivamente. A operadora espanhola propôs compartilhar cerca de 670 mil assinantes que hoje recebem TV e internet pela tecnologia de micro-ondas.
Ao vencer o leilão de 4G, em junho de 2012, a Telefônica ficou obrigada a devolver justamente as licenças de TV por micro-ondas porque haverá sobreposição, algo proibido pela legislação do setor.
Esses clientes da Telefônica poderiam ser atendidos via satélite pela DishTV. Mas a empresa americana também queria participação na base de clientes da Telefônica de TV e internet por satélite.
Os espanhóis não concordaram e as negociações foram encerradas.

A chegada da DishTV ao país está atrelada à Hughes, empresa também controlada pelo bilionário Charles Ergen.
Em agosto de 2011, a Hughes venceu o leilão da Anatel que lhe deu o direito de lançar um satélite em espaço brasileiro.
Com um lance de R$ 145 milhões e um ágio de 3.500%, a companhia americana retirou a Sky da disputa.
Nos EUA, a Sky é controlada pela DirecTV, principal concorrente da DishTV.

Informações Folha de São Paulo

FELICIANO ENFRENTA PARTIDO E PROTESTOS

Alan Sampaio / iG Brasília
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, o pastor Marco Feliciano (PSC-SP), enfrenta um movimento do partido e da presidência da Câmara dos Deputados para renunciar ao cargo até a próxima semana. Nesta quarta-feira, dia em que enfrentou mais um protesto , Feliciano ratificou por e-mail ao iG que ficará no cargo apesar das pressões. No entanto, fontes ligadas à liderança da legenda disseram ao iG  que o pastor tenta viabilizar um acordo para a sua saída.
Na sessão de hoje, Feliciano permaneceu por apenas oito minutos presidindo a reunião da comissão. Novamente ele foi alvo de protestos de movimentos sociais e ouviu expressões com “retrocesso não”. Apesar de a segurança da Casa ter barrado a entrada de alguns manifestantes, outros conseguiram burlar o bloqueio e fizeram os protestos contra o deputado. Impedido de falar, ele deixou a sessão. 

Do iG

UM ANO DE VIDA ETERNA!

*Coreaú,Ce 20.11.1919  + Fortaleza,Ce 19.03.2012
Imagem "livreto da missa de sétimo dia"
Ontem terça-feira 19/03, fez (01) um ano do falecimento da coreauense Maria Iolanda de Menezes Gomes, a matriarca de: João Batista, Leopoldo Neto, Galba Gomes, Iduina, Demócrito e Quintina, esta que nos fez o pedido de publicação.


Do blogue: Nós agradecemos e fica aberto o espaço.

SEMANA SANTA EM COREAÚ


Programação da Semana Santa
22/03/2013 - Sexta-feira de passo  - 17h procissão de passos, Sermão do Encontro. Saindo da Praça da Cohab em direção a igreja matriz.
24/03/2013 - Domingo de Ramos - 07h30 salão Santa Clara, Benção dos Ramos, seguida de procissão em direção a igreja Matriz.
19:00 hs - Missa com distribuição de ramos.


Em breve a programação da próxima Semana

FERIADO DE SÃO JOSÉ FOI CONSIDERADO TRANQUILOS NAS ESTRADAS CEARENSES


As Polícias Rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE) consideraram tranquilo o feriado de São José, nas estradas do Ceará. Foram registrados 11 acidentes nas últimas 24h – das 7h da terça-feira (19) às 7h desta quarta-feira (20). Nas ocorrências, seis pessoas tiveram apenas ferimentos leves e uma morreu.
O acidente com morte envolveu um homem de 27 anos, cuja identidade não foi divulgada. Segundo a PRF, ele foi atropelado por um carro,  quando tentava atravessar a BR-116, no quilômetro 305, próximo à Jaguaribe, e morreu no local. O acidente aconteceu por volta das 21h40 desta terça-feira (19).
Outras ocorrências
A PRE registrou quatro flagrantes de motoristas dirigindo embriagados e, na manhã desta quarta-feira (20), autuou um homem por porte ilegal de arma, em Baturité.
Tribuna do Ceará

MORRE AOS 66 ANOS O CANTOR EMÍLIO SANTIAGO


O cantor Emílio Santiago morreu, aos 66 anos, no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 20. Ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo. No último dia 7 de março, o sambista sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC).

O hospital não divulgou ainda a causa do falecimento. O local e a hora do enterro não foram divulgados.

Informações O Povo Online

SORTEIO DA COPA OCORRE NO DIA 6 DE DEZEMBRO NA BAHIA


A belíssima Costa do Sauípe vai receber o grande sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na sua conta em uma rede social. De acordo com o representante da entidade máxima do futebol, o grande momento será realizado no dia 6 de dezembro às 13h (horário de Brasília).
valcke
Valcke disse ainda que teve uma “reunião muito produtiva” nesta terça, quando se encontrou com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça.
A reunião, que também contou com o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, foi organizada para tratar temas relativos à orgainização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.
Fonte: Diário do Nordeste

19/03/2013

CID ANUNCIA PACOTE DE AÇÕES CONTRA A SECA


Com 178 municípios em situação de emergência por causa da seca desde o ano passado, o governador Cid Gomes (PSB) anuncia hoje, no dia de São José, um pacote de ações em abastecimento de água, que envolve R$ 39,5 milhões, destinados a atender 11.297 famílias, por meio de 88 novas obras. O pacote a ser lançado é uma etapa do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS)/ Projeto São José III, que compreende recursos de US$ 300 milhões.
Os recursos são provenientes de financiamento do Governo do Estado ao Banco Mundial (Bird), sendo US$ 100 milhões de contrapartida do Governo do Estado.
O Povo Online

DOMINGUINHOS APRESENTA MELHORA E ESTÁ CONSCIENTE


Ele está internado desde o dia 13 de janeiro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
O músico Dominguinhos, de 72 anos, teve melhora no seu estado de saúde e está consciente. A informação foi divulgada através de um boletim médico do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde ele está internado desde o dia 13 de janeiro. Dominguinhos tem diabetes e faz tratamento contra um câncer de pulmão. 

Rádio CBN 18/03

SENADO APROVA EM 1º TURNO MAIS DIREITOS PARA DOMÉSTICAS


O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (19), por unanimidade e em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das Domésticas, que estende ao trabalhador doméstico (empregadas, babás, caseiros e motoristas particulares) direitos garantidos aos demais empregados.
O texto foi aprovado com uma emenda apenas, de texto, e deverá ser votado novamente pelo plenário em segundo turno na próxima terça-feira (26), já que mudanças na Constituição precisam ser aprovadas duas vezes. 


A PEC altera o parágrafo 7º da Constituição Federal, acrescentando novos direitos àqueles que já são garantidos aos empregados domésticos. Ele estabelece, por exemplo, a jornada de trabalho em oito horas diárias, 44 horas semanais e pagamento de hora extra superior a 50% da hora normal.
Os novos direitos vão se somar aos já existentes atualmente como as férias remuneradas com um terço a mais do salário, o 13º salário e o repouso semanal.
Parte dos novos direitos precisará de regulamentação antes de entrar em vigor. Nessa condição estão o direito ao FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), hoje facultativo, o seguro contra acidentes de trabalho, o seguro-desemprego, a obrigatoriedade de creches e de pré-escolas para filhos e dependentes de até seis anos de idade, o salário família, o adicional noturno e regulamentação da a demissão sem justa causa.
A categoria reúne atualmente cerca de 7 milhões de brasileiros, sendo a maioria — 93% — formada por mulheres. Desses, somente 2 milhões trabalham com carteira assinada. De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), entre 1999 e 2009, o percentual de empregados domésticos formalizados aumentou timidamente de 23,7% para 26,3%.

Fonte: r7

REDAÇÃO COM HINO DO PALMEIRAS LEVA NOTA 500 NO ENEM

Vale tudo na redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), até declarar o amor pelo time de futebol. Foi o que fez um candidato na última edição da prova ao escrever o hino do Palmeiras em seu texto. Apesar de dedicar dois dos quatro parágrafos à canção, o estudante tirou 500 pontos num total de 1000. O aluno até aborda o tema “Movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI”, mas nos parágrafos de desenvolvimento se dedica à paixão por seu clube. (Do Globo)



Do blog: Isso mostra a seriedade que nossos governantes levam a sério a educação brasileira, fica-se uma pergunta: Qual a nota que merece quem a corrigiu?

DIA DE SÃO JOSÉ COINCIDE COM O EQUINÓCIO DE OUTONO


O equinócio de outono para o hemisfério sul da Terra ( de primavera para o hemisfério norte ) ocorre quando da passagem do Sol pelo ponto Vernal (  ) ou ponto Gama. A data e o horário da passagem variam ligeiramente de ano para ano. O calendário gregoriano, utilizado em quase todos os países, está organizado de maneira a manter, aproximadamente nas mesmas datas, as ocorrências dos equinócios e solstícios. O equinócio de outono (primavera) geralmente acontece nos dias 19, 20 ou 21 de março.

Em 1991, pelo Tempo Legal do Distrito Federal (TDF), tivemos a última ocorrência do início do outono em 21 de março. Durante todo o século XXI, o início do outono irá se alternar entre os dias 20 e 19 de março. Em 2028 teremos a primeira ocorrência em 19 de março. O início do outono retornará ao dia 21 de março somente no ano 2103! Veja as datas e horários de início do outono até o ano 2010, clicando aqui.

CHOVE EM 90 MUNICÍPIOS NO DIA DE SÃO JOSÉ

Chuva em Coreaú - Foto Arquivo
No Dia de São José - considerado por muitos, padroeiro do Ceará, e um dos santos mais populares do Brasil - foram registradas precipitações em 90 dos 184 municípios do Estado. Segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), os dados foram colhidos até às 9h35 desta terça-feira (19).

Chuvas acima de 50 mm ocorreram em 17 municípios localizados nas regiões Jaguaribana, Cariri e Sertão Central. Até o momento, a maior delas foi de 158 mm em Jaguaretama, na Região Jaguaribana, a 240 km de Fortaleza.
Outras cidades também apresentaram precipitações acima de 50 mm, são elas: Pedra Branca, Mombaça, Iracema, Milhã, Carius, Farias Brito, Varzea Alegre, Cedro, Baixio, Solonopole, Deputado Irapuan Pinheiro, Crato, Erere, Icó, Umari e Ipaumirim.
Na Capital foi registrado 1.6 mm.
Do Diário do Nordeste
Do Blog: Em Coreaú choveu bastante na madrugada e no inicio da manhã. A expectativa é mais chuva durante a tarde

PREFEITURA DE COREAÚ SELECIONA JOVENS PARA O PROJOVEM


A Prefeitura de Coreaú, por intermédio da Secretaria de Ação Social, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, fará seleção para 04 (quatro) monitores e 100 (cem) jovens entre 18 e 29 anos que estão estudando e não estejam no mercado trabalho para participar do PROJOVEM TRABALHADOR.
Este programa de grande importância tem por finalidade a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. 
Serão quatro vagas para monitores e 100 vagas para os jovens do nosso município beneficiados diretamente.
Maiores informações na Secretaria de Ação Social de Coreaú.

Informações facebook

DIVULGADO O BRASÃO DO PAPA FRANCISCO

O Brasão do Papa Francisco é de sua consagração episcopal. No emblema azul encontram-se os símbolos da dignidade pontifícia, os mesmos tomados pelo seu predecessor Bento XVI, ou seja, a mitra colocada entre as chaves decussadas de ouro e prata, ligadas por um cordão vermelho. No alto, vê-se o emblema da ordem de proveniência do Papa, a Companhia de Jesus: um sol radiante e resplandecente e no centro as letras IHS, em vermelho, monograma de Cristo. Sobre a letra H encontra-se a cruz e debaixo dela três pregos de cor preta.
Abaixo, encontra-se a estrela e a flor de nardo. A estrela, segundo a antiga tradição heráldica, simboliza a Virgem Maria, Mãe de Cristo e da Igreja, enquanto a flor de nardo indica São José, padroeiro de toda a Igreja. Na iconográfica tradição hispânica, São José é representado segurando um ramo de nardo. Colocando em seu escudo essas imagens, o Papa quis manifestar sua devoção particular à Santíssima Virgem e São José.
O lema do Papa Francisco, “Miserando atque eligendo” (Olhou com misericórdia e escolheu) foi extraído das homilias de São Beda, o Venerável, sacerdote, que ao comentar o episódio do Evangelho sobre a vocação de Mateus, escreveu: “Vidit ergo lesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me” (Jesus viu um cobrador de impostos e como olhou para ele com sentimentos de amor e o escolheu, disse-lhe: Segue-me).

DICAS DE SITES PARA BAIXAR LIVROS


Confira as opções de leitura gratuita.
1. Universia – Reúne mais de 1.000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.
2. Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em cerca idiomas.
3. Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.
3. Blog Midia8 – Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.
4. Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.
5. Read Print – Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.
6. Biblioteca Digital de Obras Raras – O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.
7. Portal Domínio Público - Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras. É possível baixar21 livros de Fernando Pessoa.
8. Saraiva – A rede de livrarias disponibilizou recentemente 148 livros para download em PDF gratuito. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso às obras.
9. Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.
10. Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.
11. Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.
12. Dear Reader – Esse é um clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Após o cadastro, o usuário passa a receber  diariamente um trecho, cerca de dois a três capítulos de livros.
13. eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.
14. Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.
 15.  Unesp Aberta - Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto s para consulta em diversos formatos.
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.