Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

05/01/2013

ENTREVISTA DE CHICO ANTÔNIO SOBRE O MUTIRÃO CONTRA A DENGUE

SURGIMENTO DE UM POLITICO

O surgimento de um astro celestial é resultado da transformação de milhões de anos que culminaram em uma explosão cósmica. Como já perceberam gosto sempre de fazer uma comparação para chegar ao meu objetivo. O surgimento de alguns políticos brasileiros chega a ser hilariante. Como exemplos temos o Tiririca, o Romário dentre outros mais. Daqui a dois anos teremos mais um momento político. Iniciar-se-á mais uma “peça teatral”. Hoje os partidos brasileiros, por não terem pessoas com notoriedade exemplar na própria política, buscam pessoas públicas de outras atividades. Basta que sejam pessoas com visibilidade nacional. Senão vejamos: o PSDB está “de olho” no apresentador Global Luciano Huck para lançá-lo como candidato à Governador... Já o PT está namorando o ator Global Marcos Frota para o próximo pleito à Câmara Federal. Tudo isso é só o começo! Imagine quando estivermos mais próximos do início do período eleitoral! Os partidos brasileiros, para sobreviverem, buscam estes artifícios para manter “cheio” o seu quadro de políticos. Ao invés dessas manobras por que não buscam pessoas da própria população que tenham perfil de espírito público? Também não culpo somente os partidos... A população tem a sua parcela de culpa pois deveria saber separar o joio do trigo! Na nossa terra (Coreaú) existem jovens que já poderiam estar brilhando no cenário político... Quando isso acontecer, aí sim, teremos uma renovação na“maneira de fazer política”. Certa vez eu participava de uma reunião em uma comunidade palmense e o assunto abordado era “a transformação dos atos políticos coreauenses”. Um dos participantes pediu a palavra e fez uma indagação. E agora faço minha as suas palavras: A população de Coreaú quer mesmo essa mudança ou prefere ficar como está? 

Carlos Teles.

VIVA O LULA


MEUS AMIGOS,

GRAÇAS A DEUS O PT ESTÁ VENCENDO AS ELEIÇÕES.JÁ PENSOU ESSE PESSOAL NO PODER.JÁ QUEBRARAM O BRASIL TRÊS VEZES.VAMOS PRA RUA E EXTERMINAR OS TUCANOS.TUCANOS NUNCA MAIS.

ETIN.


O MÉTODO VEJA PARA FAZER DO BRASIL UM GUEPARDO

A revista propôs a diversos especialistas, em geral tucanos, soluções para tornar a economia brasileira mais dinâmica. Edmar Bacha, por exemplo, propõe a redução de gastos sociais e o fim da exigência de conteúdo nacional nas encomendas da Petrobras. Gustavo Franco quer acabar com o FGTS. Armínio Fraga, por sua vez, sugere que mulheres com mais filhos tenham mais votos. Será que funcionaria?

5 DE JANEIRO DE 2013 ÀS 07:42

247 – Os oito anos de governo FHC não podem ser classificados, exatamente, como um milagre econômico. Embora o Brasil tenha conseguido acabar com a inflação (como, aliás, todo o resto do mundo, onde a praga ainda persistia), a média de crescimento, inferior a 2,5%, foi baixa, a dívida pública, a despeito das privatizações, cresceu assustadoramente e o Brasil, sem uma política de acumulação de reservas, foi três vezes ao FMI.

A revista Veja deste fim de semana, no entanto, expressa certa nostalgia do passado. E decidiu ouvir especialistas (em geral, tucanos) para que a economia brasileira cresça de forma mais acelerada. Ou, na imagem usada pelo diretor Eurípedes Alcântara, para que seja ágil como um guepardo – o animal mais rápido da fauna terrestre.

As sugestões, apresentadas como milagrosas por Veja, são um tanto polêmicas.

Edmar Bacha, por exemplo, propõe a redução do gasto público.  Segundo ele, o Brasil gasta 20% do PIB com despesas classificadas como sociais, mas os 11% da previdência seriam suficientes.  “Toda atividade governamental terá de provar ter o custo menor que o benefício social proporcionado”, diz ele. Bacha sugere ainda que, na saúde, luxo e tratamentos complexos sejam obtidos por meio de seguradoras privadas – detalhe: o Ministério da Saúde acaba de ampliar a lista de procedimentos oncológicos pagos pelo SUS.

Bacha sugere ainda uma abertura radical da economia. Na sua visão, a tarifa máxima de importação seria de 10% e deve ser também suspensa a exigência de conteúdo nacional nos financiamentos do BNDES e nas compras da governamentais, como da Petrobras.

Gustavo Franco, que foi presidente do Banco Central no governo FHC e responsável por uma política cambial no mínimo polêmica, sugere a flexibilização dos direitos trabalhistas. A primeira ideia é a eliminação do FGTS. Em vez da aplicação compulsória desses recursos no FGTS, que rende apenas 3% ao ano, o trabalhador poderia aplicar diretamente em fundos DI.  Assim, segundo Franco, a poupança dos trabalhadores deixaria de abastecer o BNDES, que, segundo ele, financia setores com baixíssima contribuição para o crescimento da economia.

Franco propõe ainda o enterro da CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho. “Os contratos de trabalho passam a ser de natureza civil e inteiramente negociáveis entre as partes – com exceção dos casos em que o salário do trabalhador estiver na faixa da isenção do imposto de renda”, diz ele. No entanto, hoje, poucos veriam razões para mexer com esse tema no governo e na sociedade, uma vez que o desemprego é o menor em dez anos e há também um processo de formalização das relações de trabalho.

Veio, porém, de Armínio Fraga, também ex-presidente do Banco Central na era FHC, a sugestão mais inusitada. “Toda mãe terá direito a votar em cada eleição tantas vezes quantos forem seus filhos menores de 16 anos”, afirma. Ou seja: uma mãe com 10 filhos menores teria 10 votos. Segundo ele, as mães pensam mais no futuro e nas próximas gerações do que os outros indivíduos. Mas será que isso vale para mães sem planejamento familiar?

Se várias dessas reformas fossem implementadas, o Brasil voaria rápido como um guepardo, sugere a revista Veja. “Soluções existem. Basta usá-las”, diz o título da reportagem. Será mesmo?

MUTIRÃO DE LIMPEZA EM COREAÚ

IMAGEM FACEBOOK

VAN QUE SAIU DE SOBRAL COLIDE COM CARRETA NO PIAUÍ

Um acidente na BR- 316 entre o município de Monsenhor Gil e a localidade Estaca Zero, a 56 quilômetros ao Sul de Teresina, deixou dez mortos e doze feridos. Segundo informações do inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Toni Carlos, uma carreta e uma van colidiram por volta de 3h deste sábado (5).


“ A van saiu da cidade de Sobral, no Ceará, com destino a Brasília. Ainda não sabemos a causa do acidente,  mas suspeitamos que o motorista tenha dormido ao volante, ou estivesse conduzindo o veículo em alta velocidade ou até mesmo que possa ter ocorrido uma falha mecânica na carreta”, disse o inspetor.

Ainda de acordo com Toni Carlos, o motorista da carreta não estava embriagado no momento do acidente, porém foi detido para prestar esclarecimentos.

Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). De acordo com Gilberto Albuquerque, diretor do HUT, quatro pessoas passaram por cirurgias e os demais feridos estavam em observação até as 10h30 (Horário Local).



G1 Ceará

12:50 hs - Do Blog: As informações que recebemos, três pessoas são de Campanário.
16:35 hs - Ficamos sabendo que neste acidente teve vitimas coreauenses.

JUSTIÇA NEGA ACESSO ANTECIPADO A REDAÇÕES CORRIGIDAS DO ENEM 65

O desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região), derrubou na noite desta sexta-feira (4) a liminar da Justiça Federal do Ceará que obrigava o MEC (Ministério da Educação) a disponibilizar aos estudantes que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) as provas de redação corrigidas.

A decisão de Lima atendeu a recurso do MEC, por meio da AGU (Advocacia-Geral da União) depois de concessão da liminar na ação movida pelo procurador Oscar Costa Filho, que já havia questionado a organização do Enem em anos anteriores.
Para proferir sua decisão, o presidente do TRF-5 fundamentou-se no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) celebrado pela Subprocuradoria Geral da República, pela União e pelo Inep, através do qual foi resolvido que apenas a partir de 2012 a exibição das provas e dos espelhos seria liberada, e com um caráter "meramente pedagógico".
"Na ação em exame, não se ataca o descumprimento do ajuste (TAC), como se, por exemplo, o Inep não houvesse honrado a palavra dada em juízo e a res iudicata (coisa julgada). Quer-se, bem ao reverso, é que a exibição das provas tenha caráter outro que não o pedagógico, a saber, permitir a interposição de recurso voluntário pelos candidatos, algo que o TAC também afastou. É preciso reconhecer que a postulação feita pelo MPF insurge-se contra aquilo que o Inep e o próprio Parquet (MPF) deliberaram; viola a coisa julgada, portanto, já que pretende impor, à exibição dos documentos, um caráter que ela não deveria ter, tudo para que se viabilizem recursos voluntários que o ajustamento não prevê --e nem, por consequência, o edital do exame", argumentou.
Uol Notícias

SITE DO GOVERNO DE SP É INVADIDO EM PROTESTO CONTRA A POSSE DE JOSÉ GENOÍNO

Com frases de protesto contra a posse do cearense José Genoíno (PT-SP) como deputado federal, o site da Secretaria Estadual de Agricultura de São Paulo foi invadido por hackers nesta sexta-feira (4). As informações são da Folha de S. Paulo.


Ironicamente, a mensagem pedia aplausos ao petista, que foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a quase sete anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do mensalão:
“Isso prova como o nosso país é justo, democrático, e que nossos governantes são altamente competentes. Além do mais, você cidadão, deve estar altamente satisfeito com tudo. Afinal, não temos motivos para reclamar”.
Além de frases em inglês, a imagem apresentava armas e pedia uma “revolução armada”:
“A única forma de revolução cabível ao nosso ‘país’ é luta armada, o tempo passa, os governos mudam e continuamos sendo escravos do sistema.”
A mensagem foi assinada por “nbdu1nder“, que diz não querer mais seguidores, mas apenas expressar sua indignação em um local de visibilidade.
Jangadeiro Online

CAMPEONATO CEARENSE COMEÇA HOJE COM CRATO E FERROVIÁRIO


A 99ª edição do Campeonato Cearense começa hoje com a tarefa de renovar esperanças dos clubes cearenses. Depois de um 2012 no qual ninguém pode contar vantagem de uma temporada acertada, o Estadual 2013, com sua fórmula reajustada para “conviver” com a Copa do Nordeste acaba sendo fundamental para quem quer atender às expectativas do seu torcedor.
De um lado, um Castelão de Copa disponível; do outro, velhos problemas dos estádios para os times de fora da Capital. Para todos, as mesmas preocupações (e nem sempre ações) com a segurança e com a organização. Enquanto Ceará e Fortaleza, graças à Copa do Nordeste, só entram na segunda fase; outros nove times precisam se virar se quiserem chegar longe. Entre partir da rodada inaugural até chegar ao segundo jogo da final, uma equipe precisa encarar 34 partidas.
E o Campeonato Cearense 2013, com o patrocínio da montadora Chevrolet, será marcado pela reconstrução. Todos os 11 concorrentes têm uma composição que em quase nada lembra a feição de quem disputou a competição no ano passado.
Jornal O Povo

MEGA-SENA SORTEIA R$ 3,5 MILHÕES HOJE


O concurso 1.457 da Mega-Sena sorteia um prêmio estimado de R$ 3,5 milhões neste sábado (5).
Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o sorteio será realizado às 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte, que está na Praça Tom Jobim, em São Vicente (SP).
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de cada um dos dias dos sorteios, em qualquer uma das 11,9 mil lotéricas da Caixa. A aposta mínima é de R$ 2.
G1

04/01/2013

PREFEITOS DENUNCIAM CAOS ADMINISTRATIVO AO TOMAR POSSE NO INTERIOR


Pelo menos seis ex-prefeitos cearenses que deixaram o cargo no último dia 31 de dezembro ignoraram as recomendações de transição de governo repassadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pelo Ministério Público Estadual. Nos municípios de Cedro, Ipu, Itaiçaba, Milhã, Morada Nova e São Gonçalo do Amarante, os ex-gestores não conseguiram eleger seus sucessores e, por isso, entregaram os Executivos Municipais, segundo os atuais prefeitos das cidades, em situação de descalabro. 
As denúncias de desmonte nestas prefeituras vão desde dilapidação do patrimônio público até dívidas milionárias das gestões com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A falta de informações sobre a real situação das contas das administrações também é uma das principais reclamações dos atuais gestores.
O Povo Online

CALMA MEU "BIXIM"

Lendo algumas notícias que não sei  se é em forma de crítica ou sugestão, tem muita gente que já está querendo que tudo se resolva logo em um piscar de olhos. Já estão querendo isso ou aquilo da nova gestão. Calma que o momento critico e delicado, é hora de arrumar a casa e dar apoio, e não ficar atirando pra todo lado, e assim como na gestão passada não farei nenhuma crítica antecipada durante algum período  até porque fui um dos que creditei meu voto de confiança na atual administração. Estamos abertos a publicar sugestões, assim como na gestão passada porém não tendo credibilidade, tudo isso para que possamos estabelecer o bem social. E digo mais, no dia em que este blog perder sua identidade ele será fechada. Por isso não aceito no momento cometários descabíveis de forma que possa macular a nossa imagem. Fica a mensagem.

Do Blog: No momento este blogueiro está com o tempo limitado, de forma que alguns e-mails não estão sendo lidos ou publicados, e outra pessoa de confiança estará publicando as notícias do dia-a-dia. No mais agradeço a compreensão de todos.

UVA DIVULGA RESULTADO DO VESTIBULAR 2013.1

*Clique no curso desejado para visualizar a classificação 

ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO - 40 vagas - Noturno
 BIOLOGIA LICENCIATURA - 50 vagas - Integral  CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO - 40 vagas - Diurno  CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO - 40 vagas - Integral  CIÊNCIAS - HAB. PLENA EM MATEMÁTICA LICENCIATURA - 35 vagas - Noturno  CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO - 25 vagas - Noturno  CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA - 25 vagas - Noturno  DIREITO BACHARELADO - 40 vagas - Vespertino  EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO - 40 vagas - Integral  ENFERMAGEM BACHARELADO - 40 vagas - Integral  ENGENHARIA CIVIL BACHARELADO - 40 vagas - Integral  FILOSOFIA LICENCIATURA - 40 vagas - Noturno  FÍSICA LICENCIATURA - 50 vagas - Noturno  GEOGRAFIA LICENCIATURA - 40 vagas - Diurno  HISTÓRIA LICENCIATURA - 40 vagas - Noturno  LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA LICENCIATURA - 40 vagas - Diurno  LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA LICENCIATURA - 40 vagas - Noturno  PEDAGOGIA LICENCIATURA - 50 vagas - Noturno  QUÍMICA BACHARELADO - 40 vagas - Integral  QUÍMICA LICENCIATURA - 40 vagas - Noturno  TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS TECNOLÓGICO - 40 vagas - Noturno  ZOOTECNIA BACHARELADO - 50 vagas - Diurno

COREAÚ: NOVA ADMINISTRAÇÃO, NOVOS DESAFIOS


A maioria dos prefeitos eleitos em 2012, que assumiram o mandato em 1.º de janeiro do corrente ano, encontrarão diversos problemas pela frente, entre os quais, os caixas vazios, pagamento do funcionalismo atrasado, como ainda inúmeras dívidas das mais variadas ordens herdadas de seus antecessores.

Em Coreaú, pelo que inicialmente se constata, não tem sido diferente, pois em entrevista concedida à única emissora de rádio local, o Dr. Marden Fontenele, Procurador Jurídico municipal recém-nomeado, afirmou que para atualizar o pagamento dos funcionários serão necessários R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) e que a Prefeita Érika Cristino irá começar a administração da “estaca zero”.

Somente com muito trabalho, ao longo desses próximos quatro anos, Coreaú poderá sair desse marasmo, todavia, os dois anos iniciais servirão pura e simplesmente para arrumar a casa e se fazer uma verdadeira faxina. Isso significa dizer que aqueles que pugnaram pela mudança, deverão gozar de paciência e, sem impertinência, compreender o quadro caótico que se estabeleceu em Coreaú, de modo que, ao invés de fazerem críticas cediças, colaborem efetivamente para o restabelecimento da máquina administrativa.

Sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Coreaú, realizada também em 1.º de janeiro, cujo resultado foi satisfatório para a Prefeita Érika Cristino, com o esmagador placar de 8x1, há de se ressaltar que foi uma vitória em cima dos adversários políticos que se mantiveram no poder no quadriênio passado. Ou seja, as dificuldades a serem enfrentadas doravante pela nova administração pública municipal não poderiam ser somadas a possibilidades de empecilhos, de procedimentos obstaculizadores que, logicamente, seriam criados por uma “outra Câmara”.

Portanto, a situação não é muito animadora, entretanto, paciência, paciência e muito trabalho pela frente, que tudo voltará ao normal. Assim esperamos e desejamos.

Coreaú-CE, 04 de janeiro de 2013.

FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor
Coreaú-CE

O QUE É VIVER?

Hoje a humanidade avança mais um passo na sua existência. Nesse dia comemorativo onde as pessoas “enchem a pança” de comidas e bebidas e pintam o céu escuro de fogos coloridos... Tudo isso para alegrar o fim de um ano e depositar nas explosões dos fogos esperanças de um próximo ano novo de muitas realizações. Pergunta: O que estamos fazendo para a concretização deste sonho? Conforme Chico Xavier dizia a “Vida é construída de Sonhos”. Hoje já tenho um bom tempo percorrido na estada da vida e sonhos não me faltam... A grande questão é como concretizá-los. Muitas vezes, somente a nossa vontade não é o suficiente para potencializar a realização dos nossos sonhos. Às vezes o espaço no nosso pomar é insuficiente para plantar todas as frutas que gostaríamos de ter na nossa mesa. A baiana Dona Canô, dizia que para VIVER BEM precisamos nos conformar com os recursos que a vida oferta. A vida é uma eterna luta doSER e do TER. Somente o Ter nos empobrece como seres humanos; E o Ser sem sabermos qual o nosso papel dentro da sociedade não nos qualifica. Mas o que é Viver mesmo? Bem não tenho a resposta para essa indagação, pois o conhecimento é infinito. E continuo com sede de obtê-lo cada vez mais. Sem, no entanto, querer ter resposta pra tudo. Jamais teremos resposta para tudo. Mas continuo tentando. 

Carlos Teles

DIÁRIO OFICIAL PUBLICA LISTA DE FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS EM 2013


O Ministério do Planejamento divulgou hoje o calendário de feriados e pontos facultativos de 2013 para os servidores públicos federais. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, define que nestas datas deve ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais ao cidadão. No total, são nove feriados nacionais – quatro deles em final de semana – e sete pontos facultativos.
O texto informa ainda que os dias de guarda dos credos e das religiões que não estão relacionados na portaria podem ser respeitados e posteriormente compensados, desde que autorizado pelo responsável da unidade de exercício do servidor. (DN)
Feriados

CHÁVEZ ESTÁ COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA


O presidente da Venezuela Hugo Chavez está sofrendo de "complicações" causadas por "uma infecção pulmonar grave" desenvolvida após uma cirurgia, segundo o governo. Em um pronunciamento feito em Caracas, o ministro da Informação, Ernesto Villegas, afirmou que a infecção "levou (Chávez) a um quadro de insuficiência respiratória".
"Chávez enfrenta complicações como consequencia de uma infecção pulmonar grave", disse ele.
Aos 58 anos de idade, Chávez passou pela quarta cirurgia para tratamento de um câncer na região pélvica no último dia 11 de dezembro. O procedimento cirúrgico teria iniciado a atual infecção.
Reeleito em outubro passado, Chávez deveria assumir oficialmente seu novo mandato no próximo dia 10.
Dúvidas
Ativistas de oposição especularam sobre um suposto racha entre Maduro (o político apontado por Chávez como seu sucessor) e Cabello - a quem cabe, segundo a Constituição, assumir o poder no caso de uma "ausência absoluta" de Chávez.
Cabello afirmou que aqueles que estão espalhando rumores "terão que esperar dois mil anos para que isso (o racha) aconteça".
Ainda não está claro se Chávez conseguirá assumir oficialmente seu próximo mandato de seis anos no dia 10. Cabello disse recentemente que a cerimônia poderia ser adiada, mas a oposição diz que isso seria inconstitucional. Opositores solicitaram ainda que uma comissão independente seja enviada a Cuba para fazer um relatório sobre o real estado de saúde do presidente.

Do iG

CHUVAS DE 80mm SÃO REGISTRADAS NA REGIÃO DA IBIAPABA


Chuvas de 80 milímetros nos municípios de Mucambo e Cariré foram os maiores registros de precipitações do Estado do Ceará durante a última quinta-feira (3), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O terceiro maior registro foi em Ibiapina, 70 milímetros, seguido por São Benedito, com 69,6 mm, e no município de Graça, com 69 mm. E no total, foram constatados 55 municípios com registros de chuva, com a possibilidade de aumento do número durante o dia.
A meteorologista da Funceme, Deysiane Rocha, afirmou que as chuvas são típicas da pré-estação. Ela explica que são formadas por um fenômeno denominado Sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.
Fonte: Diário do Nordeste

03/01/2013

MPF PEDE ADIAMENTO DO SISU PARA ALUNOS RECORREREM DA NOTA DO ENEM

As Procuradorias da República no Ceará e em Alagoas entraram com ações na Justiça para adiar as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) – que seleciona candidatos para vagas nas principais universidades federais por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) – previstas para terem início na próxima segunda-feira (7).


Os procuradores pedem que o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) permitam que os estudantes tenham acesso à prova de redação do Enem e possam recorrer – judicialmente, no caso ação de Alagoas – da nota atribuída caso sintam-se prejudicados.
 As ações com pedido de liminar foram protocoladas um dia após estudantes insatisfeitos com as notas, divulgadas pelo MEC na semana passada, realizarem protestos em 13 cidades pedindo acesso à redação. O Ministério pretende liberar a vista dos textos apenas no dia 6 de fevereiro com caráter pedagógico, ou seja, sem possibilidade de recurso.
Uol Notícias

CHOVE EM 25 MUNICÍPIOS DO CEARÁ


As chuvas isoladas que ocorrem em todo o Ceará desde o último sábado, 5, devem seguir incidindo nas próximas 48 horas, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nesta quarta-feira, 2, até a manhã desta quinta-feira, 3, foram registradas precipitações em 25 municípios.

Segundo meteorologista da Funceme, Leandro Valente, as precipitações não indicam o início de estação chuva. “São típicas da pré-estação chuvosa e causadas pelo fenômeno conhecido como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN). Há uma tendência para que ele continue trazendo chuvas isoladas para todo o Ceará nas próximas 48 horas”, explica.

O Povo

02/01/2013

ASTRÔNOMOS DESCOBREM CORRENTES DE GÁS QUE FORMAM PLANETAS

Foto: ESO

Astrônomos observaram pela primeira vez uma etapa crucial no nascimento de planetas gigantes. Enormes correntes de gás fluem através do espaço vazio no interior de um disco de material situado em torno de uma estrela jovem. Estas são as primeiras observações de tais correntes, que se pensa serem criadas por planetas gigantes à medida que “engolem” gás e crescem. O estudo foi publicado na revista Nature. Os pesquisadores usaram o telescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) durante pesquisa.
Uma equipe internacional estudou a jovem estrela HD 142527, situada a mais de 450 anos-luz de distância, a qual se encontra rodeada por um disco de gás e poeira cósmica - os restos da nuvem a partir da qual a estrela se formou. O disco poeirento encontra-se dividido numa parte interior e noutra exterior, divisão esta feita por um espaço, que se pensa ter sido esculpido por planetas gigantes gasosos recentemente formados que limpam as suas órbitas à medida que rodam em torno da estrela. O disco interior tem uma dimensão que vai desde a estrela até à distância equivalente à órbita de Saturno no nosso Sistema Solar, enquanto que o disco exterior começa só 14 vezes mais longe. Este último disco não circunda a estrela de forma uniforme; tem antes a forma de uma ferradura, provavelmente causada pelo efeito gravitacional dos planetas gigantes em órbita da estrela.

Portal Terra

PESQUISA ELEGE SUÍÇA COMO O MELHOR LUGAR PARA NASCER EM 2013


Segundo um estudo feito pela revista "The Economist" -- e apelidado de "Loteria da Vida" --, o país europeu de apenas 8 milhões de habitantes é o melhor lugar para nascer neste ano, levando em conta 11 indicadores socioeconômicos, como nível de alfabetização da população, expectativa de vida, PIB (Produto Interno Bruto), respeito aos direitos humanos e custo de vida. O Brasil ocupa a 37ª posição.
De acordo com a pesquisa, a Nigéria seria o pior lugar onde uma pessoa poderia vir ao mundo em 2013. Os Estados Unidos, que lideravam o ranking em estudo similar feito em 1988, agora dividem a 16ª posição com a Alemanha.

CHÁVEZ PODE MORRER A QUALQUER MOMENTO, AFIRMA JORNAL

Venezuelanos favem correntes de oração

O presidente venezuelano Hugo Chávez está em coma induzido e pode falecer a qualquer momento, informou nesta terça-feira (1º) o jornal espanhol ABC. Segundo reportagem do diário, o líder político estaria com sinais vitais fracos e respirando com ajuda de aparelhos. Sem citar fontes, o jornal afirma que funcionários do hospital onde Hugo Chávez está internado, em Havana, Cuba, teriam programado novo suporte artificial para mantê-lo vivo, mas que o presidente (debilitado) pode não resistir.
A informação do diário espanhol ABC contraria o que publicou Jorge Arreaza, ministro de Ciência e Tecnologia da Venezuela, em seu perfil no Twitter — a rede social de mensagens curtas. Segundo o político, Chávez estaria estável e tranquilo, recuperando-se da cirurgia que retirou um tumor da região do abdômen. A informação, porém, conflita com o que disse — em pronunciamento televisionado no domingo (30/12) — o vice-presidente Nicolás Maduro, sobre a piora do estado clínico de Chávez.
Fonte: r7

O ANIVERSARIANTE DO DIA

Chico Antônio ao lado de sua esposa, a prefeita Érika
Quem está completando mais um janeiro é o advogado e grande líder politico da cidade de Coreaú Francisco Cristino (Chico Antônio). Francisco é esposo da atual prefeita Érika Frota. A ele o nossos votos de felicidades e sabedoria.

ÉRIKA CRISTINO É EMPOSSADA PREFEITA

Missa de posse - Foto: Elitãnia Bezerra



A prefeita Érika Cristino tomou posse do cargo hoje em Coreaú, a cerimonia começou com uma missa celebrada pelo pároco José Lucione, Marcone Martins e Frei Leônidas, e contou também com uma multidão pessoas. Logo após a celebração, a câmara de vereadores deu posse a nova prefeita que em seu discurso agradeceu ao povo pela vitoria e mencionou "Quero agradecer a Deus por ter traçado o destino de forma que culminou em nossa vitória, me colocando no lugar de Chico Antônio e fazer com que ao invés de um prefeito Coreaú terá dois prefeitos, eu e Chico Antônio(...)"  - "(...) precisaremos de todo mundo para retomar uma administração comprometida com a vontade popular e compartilhada politicamente com os representantes do povo de Coreaú, somente  desta forma colocaremos a politica verdadeira a serviço do povo (...)"

01/01/2013

EM 59 MUNICÍPIOS NÃO HAVERÁ POSSE HOJE DE PREFEITOS ELEITOS EM 2012

Nem todos os 5.564 municípios brasileiros verão os prefeitos eleitos em 2012 tomarem posse neste 1º de janeiro. Em 59 cidades, os candidatos que tiveram mais de 50% dos votos concorreram com os registros de candidatura indeferidos e isso levará à realização de novas eleições. Nestes casos, os presidentes das câmaras de vereadores irão assumir as prefeituras até que o novo pleito aconteça.


Em sete municípios as novas eleições já estão marcadas. É o caso de Guarapari (ES), onde a Justiça Eleitoral já convocou a nova votação para o dia 3 de fevereiro. Em Campo Erê (SC), Criciúma (SC), Tangará (SC), Balneário Rincão (SC), Bonito (MS) e Camamu (BA), os pleitos estão marcados para o dia 3 de março.
O Tribunal Superior Eleitoral não conseguiu encerrar o ano do Judiciário, no último dia 19, tendo julgado todos os processos relativos às eleições municipais de 2012. Apesar disso, a presidenta do tribunal, ministra Cármen Lúcia, anunciou que 90% dos 7.781 recursos sobre registros de candidaturas foram julgados e tiveram alguma decisão. Com isso, cerca de 780 recursos ainda ficaram pendentes de decisão e os casos devem ser resolvidos em 2013.
Fonte: Uol

ACOMPANHE COMO FOI A ELEIÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE COREAÚ



As imagens são do blog Notícias de Coreaú

VEM ANO NOVO E A CHUVA TAMBÉM

Mal começou o ano e o inicio de 2013 é marcado pela chuva que neste momento (16:15hs). Tudo indica que teremos um bom começo de ano e que tenhamos também um bom inverno se Deus quiser. E que novos tempos possam vir. 

AS SURPRESAS DA ELEIÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE COREAÚ




O novo presidente em seu discurso de agradecimento


Uma multidão em frente a cãmara
Aconteceu agora pela manhã a primeira parte da seção da câmara municipal de Coreaú, para a posse dos vereadores eleitos e escolha da nova mesa diretora. Duas chapas concorreram ao cargo, a primeira formada pela situação na qual tinha como candidato o vereador João Godô, e na outra a chapa isolada com a candidatura da vereadora Regina Flávia. A dúvida para os votos ficariam por conta de três vereadores, Erasmo Albuquerque, Zé Sampaio e o e-presidente da câmara Manuel Gonçalo. A surpresa maior se deu quando o vereador Erasmo Albuquerque definiu seu voto para João Godô, os demais vereadores encaminharam também seu voto para João. O novo presidente venceu com 8 votos a 1 e vai comandar a casa pelo biênio 2013-2014. Finalizada a seção, declarou-se suspensa e com abertura as 20:00 hs.

HOJE ENTRA EM VIGOR NOVO SALÁRIO MINIMO

A partir desta terça-feira (1º) o valor do salário mínimo aumenta em 9% e passa de R$ 622 para R$ 678. O reajuste foi anunciado pelo governo na semana passada.

O valor do salário mínimo é calculado com base no percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano retrasado mais a reposição da inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Em 2011, a variação do PIB foi de 2,73%, e a inflação de 2012 medida pelo INPC, de 6,1%.
O Orçamento de 2013 - ainda não aprovado pelo Congresso - previa alta do mínimo para R$ 674,96. A proposta original do governo era de aumento de R$ 622 para R$ 670,95, mas o cálculo da inflação foi reajustado, e isso elevou o valor.
Do G1

HOJE DIA DE MARIA MÃE DE DEUS


Maria, Mãe de Deus

Hoje, oito dias depois da Natividade, primeiro dia do ano novo, o calendário dos santos se abre com a festa de Maria Santíssima, no mistério de sua maternidade divina. Escolha acertada, porque de fato Ela é "a Virgem mãe, Filha de seu Filho, humilde e mais sublime que toda criatura, objeto fixado por um eterno desígnio de amor" (Dante). Ela tem o direito de chamá-lo "Filho", e Ele, Deus onipotente, chama-a, com toda verdade, Mãe! 

Foi a primeira festa mariana que apareceu na Igreja ocidental. Substituiu o costume pagão das dádivas (strenae) e começou a ser celebrada em Roma, no século IV. Desde 1931 era no dia 11 de outubro, mas com a última revisão do calendário religioso passou à data atual, a mesma onde antes se comemorava a circuncisão de Jesus, oito dias após ter nascido. 

Num certo sentido, todo o ano litúrgico segue as pegadas desta maternidade,começando pela solenidade da Anunciação, a 25 de Março, nove meses antes da Natividade. Maria concebeu por obra do Espírito Santo. Como todas as mães, trouxe no próprio seio aquele que só ela sabia que se tratava do Filho unigênito de Deus, que nasceu na noite de Belém. 

Ela assumiu para si a missão confiada por Deus. Sabendo, por conhecer as profecias, que teria também seu próprio calvário, enquanto mãe daquele que seria sacrificado em nome da salvação da Humanidade. Deus se fez carne por meio de Maria. Ela é o ponto de união entre o céu e a Terra. Contribuiu para a obtenção da plenitude dos tempos. Sem Maria, o Evangelho seria apenas ideologia, somente "racionalismo espiritualista", como registram alguns autores. 

O próprio Jesus através do apóstolo São Lucas (6,43) nos esclarece: "Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto". Portanto, pelo fruto se conhece a árvore. Santa Isabel, quando recebeu a visita de Maria já coberta pelo Espírito Santo, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre." (Lc1,42). O Fruto do ventre de Maria é o Filho de Deus Altíssimo, Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor. Quem aceita Jesus, fruto de Maria, aceita a árvore que é Maria. Maria é de Jesus e Jesus é de Maria. Ou se aceita Jesus e Maria ou se rejeita a ambos. 

Por tomar esta verdade como dogma é que a Igreja reverencia, no primeiro dia do ano, a Mãe de Jesus. Que a contemplação deste mistério exerça em nós a confiança inabalável na Misericórdia de Deus, para nos levar ao caminho reto, com a certeza de seu auxílio, para abandonarmos os apegos e vaidades do mundo, e assimilarmos a vida de Jesus Cristo, que nos conduz à Vida Eterna. Assim, com esses objetivos entreguemos o novo ano à proteção de Maria Santíssima que, quando se tornou Mãe de Deus, fez-se também nossa Mãe, incumbiu-se de formar em nós a imagem de seu Divino Filho, desde que não oponhamos de nossa parte obstáculos à sua ação maternal. 

A comemoração de Maria, neste dia, soma-se ao Dia Universal da Paz. Ninguém mais poderia encarnar os ideais de paz, amor e solidariedade do que ela, que foi o terreno onde Deus fecundou seu amor pelos filhos e de cujo ventre nasceu aquele que personificou a união ente os homens e o amor ao próximo, o Cristo. Celebrar Maria é celebrar O nosso Salvador. Dia da Paz, dia da Mãe Santíssima. Nos tempos sofridos e sangrentos em que vivemos, um dia de reflexão e esperança.

Fonte: Paulinas

MEGA-SENA DA VIRADA SAI PARA TRÊS APOSTAS


A Mega-Sena da Virada, da Caixa Econômica Federal (CEF), saiu para três apostas. Os vencedores são das cidades de Franca e São Paulo (SP) e de Aparecida de Goiânia (GO). Os sortudos vão receber R$ 81,5 milhões cada.
Os números sorteados na noite desta segunda-feira (31) foram 33-14-52-36-32-41.
Na segunda faixa de premiação, 1.368 apostadores acertaram cinco dezenas e vão levar R$ 27.413,18 cada, e 113.258 apostadores acertaram quatro dezenas, e vão receber R$ 473,01 cada.
Os ganhadores têm um prazo de 90 dias para retirar o prêmio em qualquer agência da Caixa no país. O comprovante original de aposta é o único documento que habilita ao recebimento do prêmio.
Informações G1

A TODOS...


31/12/2012

O SIGNIFICADO DAS CORES PARA O ANO NOVO


O último dia do ano sempre gera grandes expectativas para todos aqueles que esperam pelo novo ciclo que se aproxima. Sonhos, vontades e o desejo de realizar metas nos fazem acreditar em um ano melhor. Pra quem acredita em tais crendices, alguns costumes como acreditar que a cor da sua roupa durante a virada, pode trazer coisas específicas como dinheiro, amor, felicidade e esperança.
Confira o significado de cada cor e o que ela pode atrair para 2013:
Branco – Está é a cor mais tradicional do Réveillon, usada para atrair a paz, harmonia, energias positivas, verdade e equilíbrio. Se você prefere o tradicional, não deixe usar branco.

Preto – Apesar de lembrar o “luto”, há quem use para atrair mais independência, garra, oportunidade e decisão.
Amarelo – A cor preferia para quem quer ter mais dinheiro em 2013. Usada também para atrair sabedoria. A riqueza rende muito mais quando se é sábio em administrar.
Verde – Se seu ano foi difícil, aposte no verde. Use para atrair boa energia, esperança, coragem e força para recomeçar.
Azul - Harmonia, tranquilidade e saúde para a família. Essa promete ser a cor de 2013.
Rosa – Além de atrair boas energias, ela pode ser usada também para ter sorte no amor.
Vermelho – Se você não teve grande êxito no amor em 2012, aposte no vermelho para viver grandes emoções românticas neste 2013.
Laranja – A cor ideal para quem quer atrair sucesso financeiro, intuição e sabedoria.
Violeta - Para atrair auto-estima, superação de obstáculos e confiança.
Dourado – A grande aposta para a virada do ano é usar dourado. Além de trazer sucesso no amor e fama, atrai dinheiro para 2013.
Redação O POVO Online

RETROSPECTIVA COREAUENSE 2012 - NOVEMBRO/DEZEMBRO

RETROSPECTIVA 2012 - NOVEMBRO/DEZEMBRO


Apoio Portal Terra
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.