Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

26/05/2012

VEM AÍ.....


TODOS FALAM, MENOS NÓS

Como li no blog Notícias de Coreaú do amigo Benedito na postagem "Fora do Coreaú todo mundo fala em política e em Coreaú nada?" é amigos os blogs da região noticiam todos os dias os fatos ocorridos em suas cidades, falam em supostos candidatos e nós do Coreaú ficamos aquém de dar nossas informações e isso causa uma certa insatisfação de nossos leitores. Como disse o amigo em seu blog, aguardem, pois estamos tentando voltar ao normal e trazer as informações dos bastidores da noticia em nossa cidade. Por enquanto, expressamos nossos pesares aos responsáveis por ter tirado essas informações.

PROJETO SAÚDE PARA TODOS

Dentro do projeto da CF 2012 que nos convida a ter um olhar especial para com a saúde, e atendendo às necessidades de algumas pessoas ligadas a Igreja paroquial bem como convidados, o pároco de Coreaú Pe. José Lucione, abriu as portas da casa paroquial para que fosse realizado às segundas e quartas feiras hidroginástica na piscina existente na referida residencia paroquial. Esta fotos estão no álbum da Srta ELITÂNIA BEZERRA, UMA DAS IDEALIZADORAS DESTE PROJETO SAÚDE PARA TODOS.

 
 

UM HOME DE FÉ: Pe. LÉO

FACEBOOK PODE ESTAR INTERESSADO EM COMPRAR O NAVEGADOR OPERA

O Facebook pode estar interessado em entrar na briga de navegadores. Segundo uma reportagem do site americano The Newxt Web, o Facebook está considerando comprar a empresa Opera Software, responsável pelo browser de mesmo nome. Segundo o site, a Opera estaria conversando com potenciais compradores e a empresa congelou contratações.
A Opera e o Facebook não comentaram o assunto. Segundo o The Next Web, a aquisição seria importante para o Facebook, que vê um aumento no número de usuários móveis mais ainda não consegue gerar receita nos acessos via celular. Além do navegador, a Opera possui também duas empresas de publicidade móvel.

Do Correio do Estado

TRÂSITO EM COREAÚ

É uma loucura o trânsito de veículos automotores na cidade de Coreaú aos sábados e domingo. A contar dos menores pilotando os veículos e alguns pegando "rachas" ou levanto pneu de sua motocicletas. Onde estão as autoridades competentes para coibir esse abuso? Isso é um absurdo. Estamos de olho.

HOMOFOBIA DEVE VIRAR CRIME NO PAÍS

A comissão de juristas do Senado responsável por propor o novo Código Penal pretende tornar crime a homofobia e ampliar a quantidade de situações em que uma pessoa pode responder na Justiça por discriminação. Pelo texto, poderá ser processado quem pratica discriminação ou preconceito por motivo de gênero, identidade ou orientação sexual e também em razão da procedência regional.
Pela legislação atual, só podem responder a processo judicial quem discrimina por causa da raça, da cor, da etnia, da religião ou da procedência nacional. Assim como na legislação em vigor, que segue a Constituição Federal, a conduta será considerada imprescritível (o discriminado pode processar a qualquer momento), inafiançável e não passível de perdão ou indulto.
A comissão manteve para os crimes a mesma pena aplicada hoje pela Lei 7.716, de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor: de 2 a 5 anos de prisão. A ideia é incorporar toda essa legislação ao novo Código. A pena para a prática pode ser aumentada em um terço até a metade caso a discriminação tenha sido cometida contra menores.

Fonte Diario do Nordeste

FINAL DE SEMANA É DIA DE VERDÃO BAR


PM AUMENTA PRAZO PARA GOVERNO ATENDER REIVINDICAÇÕES

Policiais militares do Ceará se reuniram em assembleia na manhã deste sábado (26) e decidiram que o Governo do Estado tem até o dia 3 de julho para atender a reivindicações da categoria.
Uma nova assembleia geral deve acontecer no dia 7 dia julho, quando a categoria vai avaliar a evolução das negociações com o governo e definir ser por uma nova paralisação. De acordo com um dos líderes da greve da Polícia Militar (PM), capitão Wagner Souza, das setes reivindicações apenas duas foram atendidas até o momento, a anistia dos policiais envolvidos no movimento grevista e a gratificação no valor de R$ 920.
O oficial também comentou a posição da categoria sobre uma possível grev. “Queremos a todo custo evitar que ocorra uma nova greve. Nós sabemos o problema que é a cidade ficar sem segurança e iniciar uma greve seria o último recurso, por isso, que estendemos o prazo com o Governo”.

do Jangadeiro Online

POPULAÇÃO DA REGIÃO NORTE É BENEFICIADA COM EQUIPAMENTOS NA ÁREA DA SAÚDE

Os municípios que compõe a Região Norte do Estado foram beneficiados nesta sexta-feira (25) com a entrega de dois importantes equipamentos de saúde. O governador Cid Gomes inaugurou, em Itapipoca, a Policlínica Regional e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que também vai beneficiar diretamente a população de Amontada, Miraíma, Trairi, Tururu, Uruberatama e Umirim.
Segundo o Governador esses equipamentos vão garantir que as pessoas não tenham mais que se deslocar até Fortaleza para receber atendimento. Tanto a Policlínica como o CEO vão funcionar em parceria com o Programa de Saúde da Família (PSF), que atende com clínicos gerais. "Nos municípios quem está precisando de atendimento procura o médico do PSF. Se na sua consulta for constatada a necessidade de algum exame especializado o profissional do PSF, pelo computador, aciona a policlínica  e já marca o dia e a hora da consulta com um médico especialista. Isso vai garantir melhorias no atendimento, além do acesso a saúde que antes só era encontrado na Capital", explicou Cid Gomes.
Quem procurar a Policlínica Regional de Itapipoca vai encontrar 10 especialidades médicas, serviços de enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, fisioterapia, farmácia clínica, psicologia e  assistência social. Já no CEO a população realizará serviços especializados em saúde bucal. Ao todo serão  272.741 habitantes, dos sete municípios, beneficiados com os dois equipamentos.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

BRASIL VENCE DINAMARCA COM DOIS GOLS DE HULK

O atacante Hulk marcou duas vezes e foi o destaque da seleção brasileira na vitória por 3 x 1 contra a Dinamarca em amistoso disputado neste sábado em Hamburgo.
Todos os gols brasileiros foram marcados no primeiro tempo, quando a equipe teve atuação melhor. Depois do intervalo, pouco ameaçou o rival.
Sem Neymar, que desfalcou o Brasil por causa de um jogo do Santos na quinta-feira pela Copa Libertadores, e Alexandre Pato, machucado, Hulk se movimentou bem no ataque e foi decisivo no jogo que serve de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, em julho.
Para a Dinamarca, a partida foi a última antes da disputa da Eurocopa, que começa no dia 8 de junho, e a equipe está no grupo considerado o mais difícil, com Alemanha, Portugal e Holanda.

Informações Reuters Brasil

25/05/2012

O MÊS DE MAIO NA PALMA DE OUTRORA...


Lembrar traz saudades, incita o ego e perfuma os elos que nos ligam ao passado. A efervescência da imaginação comanda a busca dos belos dias do risonho mês de mês maio da Palma de outrora. Mês das águas findas, dos animados casamentos, de novenas e oferecimento de flores à excelsa Vigem Maria. Jubiloso, a cada dia, numa cadência monástica, ao sentir a claridade do último raio do ocaso, o sino tocava anunciando os ofícios religiosos. Era a hora da Ave Maria!  
A noite chegava com a movimentação litúrgica na Matriz. Novenas nas casas, altares com muita arte, quase sempre confeccionados pela minha mãe Anisete Menezes, para receber a Senhora Peregrina. O rito sacro se estendia até o dia 31, quando na praça, ao som da banda e o pipocar de fogos, havia a solenidade de coroação da imagem de Nossa Senhora do Rosário. No início dos anos de 1960, esta imagem foi substituída pela de Nossa Senhora de Fátima ofertada à paróquia por Dona Graça Fernandes. Eram momentos de fé, êxtase e esplendor vividos pela comunidade palmense. Entre 1954 e 1964, além da direção do pároco Padre Benedito Albuquerque, a organização e os cânticos tinham a participação das filhas de Maria: Anita Araújo, Sinhazinha Aguiar e Terezinha Albuquerque. 
No primeiro domingo de maio, a cidade acordava com uma vibrante alvorada. Os congregados marianos saiam em marcha pelas ruas, tendo à frente a bandeira mariana empunhada pelo senhor Luiz Carvalho Sobrinho para comemorar o Dia Mundial do Congregado Mariano. Era uma elegante demonstração pública de religiosidade.
Mas o mês de maio tinha outra atração, a festa do dia das mães. Na simplicidade daquele tempo, em cada lar, uma rainha era festejada por sua prole. As escolas lembravam a data e a garotada improvisava uma singela manifestação.
Olhos fitos no calendário, esse mês era esperado por todos. Além do início da colheita, funcionava, também, como marco para a abertura da contagem regressiva para a tradicional festa de setembro, período de homenagens à padroeira da família coreauense. Esta completava o grupo de motivações que maio oferecia aos coreauenses de todas as idades.
Quanta expectativa vivia nossa gente ao sonhar com a chegada de maio. Como era gostosa essa temporada que o quinto mês do ano proporcionava aos habitantes de Coreaú, em especial a meninada. Em tudo suscitava alegria. A festa matinal nas águas abundantes do nosso rio, respeitável protagonista de nossa história, enchia de garbo a criançada.
Encerramos, aqui, este turno nostálgico.  Que outros exprimam suas lembranças em textos ricos de recordações para que possamos resgatar toda a pompa do festivo mês de maio da Coreaú de ontem.

Fortaleza, 24 de maio de 2012
Leonardo Pildas

25 DE MAIO É O DIA DO ORGULHO NERD


CAMPANHA ARRECADA ÁGUA E ALIMENTOS PARA VÍTIMAS DA SECA NO CEARÁ

Com o objetivo de arrecadar água e alimentos não perecíveis para as famílias vítimas da estiagem no Ceará, a campanha “ Força Solidária 2012” será lançada nesta sexta-feira (25). A campanha tem caráter permanente e as doações podem ser feitas durante todo o ano de 2012.
O evento, promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, será realizado no pátio interno do Quartel do Comando Geral do CBMCE (Rua Oto de Alencar, nº 215, bairro Jacarecanga, Fortaleza, CE), às 10 horas.

Do Jangadeiro Online

INSCRIÇÕES PARA O ENEM COMEÇAM NESTA SEGUNDA-FEIRA

Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa a partir das 10h da próxima segunda-feira (28), até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O cronograma do exame, que no ano passado teve 5,4 milhões de inscritos, foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 24. 
As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.
São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Fonte: Jornal do Brasil

24/05/2012

OPERADORAS DE SAÚDE DEVERÃO MANTER DADOS ATUALIZADOS EM TEMPO REAL

Os usuários de planos de saúde terão como localizar de forma mais rápida e atualizada a listagem dos prestadores de serviços das operadoras com a exigência da Agência Nacional de Saúde (ANS) de que os dados estejam na internet, a partir do próximo dia 1º de junho. Será obrigatório para operadoras a partir de cem mil beneficiários, manter os dados atualizados em tempo real, inclusive com mapas.
Apesar de o direito à informação já ser assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor a PROTESTE Associação de Consumidores avalia que é importante a Resolução Normativa nº 285, pois hoje o consumidor sofre com dados desatualizados e difíceis de localizar. Mas a PROTESTE observa que para quem não tem acesso à internet deve ser assegurado o direito de receber a listagem em papel.
As empresas vão ter que manter as informações atualizadas evitando os transtornos que o consumidor enfrenta por não ser informado do descredenciamento de profissionais e de redes de hospitais e laboratórios. Para as empresas com menos de cem mil beneficiários a exigência passa a valer a partir de dezembro próximo.
 
Fonte: bemparana.com

GABARITO DA 1ª FASE DA OBF 2012 (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA)

 NÍVEL III – ENSINO MÉDIO
Alunos da 1ª e série

NÍVEL III – ENSINO MÉDIO
Alunos da 3ª série

COMISSÃO APROVA PROJETO QUE TRANSFORMA UNIÃO HOMOSSEXUAL EM LEI

O projeto de lei da senadora Marta Suplicy (PT-SP), que visa incluir a união estável entre duas pessoas do mesmo sexo na Constituição, foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A sanção da lei ainda depende da aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado e da Câmara.
Mesmo em caso de aprovação, a lei não altera as regras da esfera religiosa. O que está em jogo é a concepção da união estável entre casais homossexuais como entidade familiar pelo Código Civil. "O que nós fizemos foi colocar no Código Civil aquilo que o STF já fez", declarou Marta Suplicy.

Via sidneyrezende

FACEBOOK TESTA NOVAS MUDANÇAS NO PERFIL

O Facebook está testando novas mudanças nos perfis da rede social, conhecidos como Timeline (linha do tempo, em inglês). A nova versão mostraria as informações do cabeçalho do perfil, como nome, ocupação, educação e local de residência, sobre a base da foto de capa. Logo abaixo, uma sequência de informações, como número de amigos, fotos publicadas e likes, mostram um resumo da atividade do usuário na rede social.
Atualmente, nenhuma informação de texto é mostrada sobre a foto de capa. Um resumo das informações pessoais do usuário é mostrado logo abaixo da foto do perfil, seguida de miniaturas das fotos, das fotos dos amigos, um mapa da localização do usuário, além de imagens das páginas que o usuário "curtiu".
Segundo o site Mashable, o Facebook confirma os testes. Atualmente, as mudanças na Timeline só aparecem para um número reduzido de usuários da rede social. A rede social não informou se as mudanças serão aplicadas nos perfis de todos os usuários e quando a mudança deve acontecer.

Fonte: iG

BRASIL CARINHOSO: R$ 162 MI PARA O CEARÁ POR ANO

Estado ocupando a sétima posição no ranking com famílias extremamente pobres, o Ceará poderá ser beneficiado com a injeção de R$ 162 milhões por ano em sua economia, por conta do programa do governo federal Brasil Carinhoso, lançado pela presidente Dilma Roussef, no último dia 13 de maio. Somados às transferências já realizadas pelo Bolsa Família esse quantia salta para aproximadamente R$ 798,3 milhões anuais.

Os cálculos são do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), ao analisar o eixo complementação de renda, previsto pelo programa, tendo como base o cadastro do Bolsa Família no Estado.

Segundo as estimativas do Ipece, a quantia calculada irá garantir que 156,8 mil famílias saiam da condição de extrema pobreza no Ceará, representando um total de 722,6 mil pessoas. Esse contingente equivale a 48% da população local nessa situação, estimada em 1,5 milhão de pessoas.

Fonte: Diário do Nordeste

23/05/2012

ENEM DEVE MUDAR EM 2012 E PROCURADOR COBRA MAIS SEGURANÇA

A edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá mudanças em relação aos anos anteriores, quando problemas na confecção e na aplicação das provas foram detectados. As novidades para o exame, anunciadas pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, serão detalhadas na quinta-feira (24).
O procurador do Ministério Público Federal do Ceará, Oscar Costa Filho, que por duas vezes solicitou a anulação do Enem após denúncias de irregularidades, disse ao Jangadeiro Online esperar que as mudanças não sejam insignificantes. “Se forem mudanças superficiais não vai adiantar de nada”, pontua.
Para haver uma mudança eficaz, Oscar aponta que é preciso uma reforma na estrutura do exame e mais segurança na aplicação da prova, para evitar casos como o vazamento de questões no Enem 2011 não se repita.

Do Jangadeiro Online

DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL CHEGA A R$ 1,88 TRILHÃO

A dívida pública federal, que inclui os endividamentos interno e externo, cresceu 1,32% em abril, na comparação com fevereiro, ficando em R$ 1,88 trilhão. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (23) pela Secretaria do Tesouro Nacional.
A dívida interna registrou um aumento de 1,06% em fevereiro, para R$ 1,79 trilhão, ante R$ 1,767 trilhão, em março.
Já a dívida externa registrou crescimento de 7,12%, para R$ 85,73 bilhões, em abril; em março, a dívida externa registrada era de R$ 80,03 bilhões. A dívida externa é o resultado da emissão de bônus do tesouro no mercado mundial.

Fonte: tribunahoje.com

RECEBI E GOSTEI - VALE A PENA LER

CUIDADO COM A MEMÓRIA DE SUA CASA!
Franco Guizzetti

O padrão vibratório de uma casa tem relação direta com a energia e o estado de espírito de seus moradores. Tudo o que pensamos e fazemos, as escolhas, os sentimentos, sejam bons ou ruins, são energias. O resultado reflete nos ambientes, pessoas e situações.

O corpo é nossa primeira morada e nossa casa, sua extensão. É ela que nos acolhe, protege e guarda nossa história. Da mesma forma que limpamos, nutrimos e cuidamos da vibração de nosso corpo, devemos estender esses cuidados e carinhos ao lar. Mais que escolher o imóvel e enfeitá-lo com móveis e objetos - muitas vezes guiados apenas por modismos ou pura praticidade- a elaboração da atmosfera de um ambiente é importante porque reflete a personalidade de seu dono, dando pistas sobre seus gostos, estilo de vida, história e sonhos.

Há quem acredite que, colocando cristais, sinos de vento, fontes, espelhos, instrumentos do feng shui, é possível atrair bons fluidos e equilíbrio para dentro de casa. Mas, é muito pouco, pois a personalidade de um ambiente vai além. Ela é conseguida dia após dia, não apenas com técnicas, mas com pequenos atos de carinho e com muita energia boa.

Além de atrair bons fluidos para nosso lar, temos todas as condições de criá-los no interior do próprio ambiente. O conjunto de pensamentos, sentimentos, estado de espírito, condições físicas, anseios e intenções dos moradores fica impregnado no ambiente, criando o que se chama de egrégora

Você, com certeza, já esteve em uma residência ou ambiente onde sentiu um profundo bem-estar e sensação de acolhimento, independe da beleza, luxo ou qualquer outro fator externo. Essa atmosfera gostosa, sem dúvida, era dada principalmente pelo estado de espírito positivo de seus moradores. Infelizmente, hoje em dia, é muito mais corriqueiro entrarmos em ambientes que nos oprimem ou nos dão a sensação de falta de paz e, às vezes, até de sujeira, mesmo que a casa esteja limpa. A vontade é ir embora rapidamente, ainda que sejamos bem tratados.

O que poucos sabem é que as paredes, objetos e a atmosfera da casa têm memória e registram as energias de todos os acontecimentos e do estado de espírito de seus moradores. Por isso, quando pensar na saúde energética de sua casa, tome a iniciativa básica e vital de impregnar sua atmosfera apenas com bons pensamentos e muita fé. Evite brigas e discussões desnecessárias. Observe seu tom de voz: nada de gritos e formas agressivas de expressão. Não bata portas e tente assumir gestos harmoniosos, cuidando de seus objetos e entes queridos com carinho.   Não pense mal dos outros. Pragas, nem pensar! Selecione muito bem as pessoas que vão frequentar sua casa. Festas, brindes e comemorações alegres são bem-vindas porque trazem alegria e muita energia, mas cuidado com os excessos. Nada de bebedeiras e muito menos uso de drogas, que atraem más energias.

Se você nutre uma mágoa profunda ou mesmo um ódio forte por alguém, procure ajuda para limpar essas energias densas de seu coração. Lembre-se que sua casa também pode estar contaminada. Aprenda a fazer escolhas e determine o que quer para sua vida e ambiente onde mora. Alegria, amor, paz, prosperidade, saúde, amizades, beleza já estão bons para começar, não é mesmo?

Reflita sobre como você vive em sua casa, no que pensa, como anda seu humor e reclamações do seu dia-a-dia. Tudo isto interfere no seu astral.

e-mail Professor Fernando Machado

CID GOMES SE ENCONTRA COM EX-PRESIDENTE LULA PARA “TROCAR IDEIAS”

O governador do Ceará, Cid Gomes, se reuniu nesta terça-feira (21) em São Paulo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como antecipou a coluna Polítika, no último sábado (19). Na pauta do encontro, uma “conversa” sobre política. A expectativa é que a sucessão para a Prefeitura de Fortaleza, tenha sido um dos assuntos debatidos.
O governador declarou, na sexta-feira (18), após reunião com os governadores do Nordeste, que “meu partido [o PSB] é que decide as coisas, agora, eu quero conversar com ele [Lula], quero ouví-lo, quero trocar ideias com ele”.
Encontro entre Lula e Cid durou cerca de uma hora (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Pesquisas
Sobre o quadro eleitoral na capital cearense, Cid Gomes tem em mãos o resultado da pesquisa encomendada ao IBOPE pelo PSB, que mostra a rejeição do eleitorado a uma aliança entre o PSB e um candidato apoiado pela prefeita.

Fonte: Jangadeiro Online


18 MUNICÍPIOS DO CEARÁ DEVEM COMEÇAR A DEPOSITAR 1% DA RECEITA LÍQUIDA PARA PRECATÓRIOS

A partir desta semana, 18 municípios do Estado começam a receber comunicado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce) sobre a abertura das contas especiais para depósito das parcelas do regime especial de pagamento de precatórios.
Os municípios de Aurora, Beberibe, Coreaú, Guaiuba, Hidrolândia, Icó, Jaguaruana, Massapê, Missão Velha, Morada Nova, Moraújo, Mulungu, Nova Olinda, Novo Oriente, Poranga, Potengi, Santana do Cariri e Várzea Alegre devem começar a depositar, todo mês, parcela no valor equivalente a 1% de sua Receita Corrente Líquida (RCL).
O juiz auxiliar da Presidência do TJ/Ce, Francisco Eduardo Fontenele Batista, explicou que esses municípios optaram, mediante decreto, depois do surgimento da Emenda Constitucional n. 62/2009, por pagar seus precatórios atrasados por meio de depósitos no valor de 1% de sua Receita Corrente Líquida mensal. Esses depósitos são devidos até o final do prazo de 15 anos do regime especial.

Fonte: direitoce.com

22/05/2012

MERCADANTE: BANCO DE ITENS DO ENEM DEVERIA SER CONSTRUÇÃO COLETIVA

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, está certo em eleger a construção de um grande banco de itens como uma das prioridades para o aperfeiçoamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para que o leitor entenda melhor, ‘item’, pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), é uma questão de múltipla escolha, que passa por uma série de processos. O pré-teste, que afere seu grau de dificuldade, é apenas um deles.

"A melhor forma para aumentarmos o banco de itens seria fazer um grande edital nacional, para o qual qualquer pessoa possa concorrer mandando questões ao Inep"
No caso do Enem, a população que presta o exame é sempre muito maior do que a pré-testada. Então, o que transforma uma questão pré-testada ou não em “Item” são diversas possibilidades psicométricas e estatísticas, como o comportamento dos alunos ao assinalar alternativas certas e erradas, a média de acerto, o comportamento do grupo avaliado e o desvio padrão. Desta forma, por qualquer critério que o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) transforme uma ‘questão’ em um ‘item’, a forma mais correta de falarmos é que a nota dada ao aluno, nas provas objetivas, ‘é uma nota dada ao caminho que ele percorreu’, e não uma nota que descarta chutes ou que dá mais pontos pra questões mais difíceis.

Fonte: iG

A REFLEXÃO DO DIA

A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar, 'Como sou inútil e fraco'. É essencial pensar poderosa e firmemente, 'Eu consigo', sem ostentação ou preocupação.
Dalai Lama

MORRE NOS EUA O INVENTOR DO CONTROLE REMOTO DE TV

Foto: AP
O inventor do controle remoto de televisão, Eugene Polley, morreu aos 96 anos, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, de causas naturais, informou nesta terça-feira a empresa para qual ele trabalhava.

Polley criou em 1955 o "Flash-Matic", dispositivo que utilizava impulsos de luz e sensores nos aparelhos de televisão para mudar de canal ou apagar a tela e "cortar os longos anúncios", dizia um dos anúncios da época.

Os sensores nas televisões na época podiam confundir estímulos e muitas vezes os canais mudavam involuntariamente em dias de sol.

O primitivo controle remoto, que progressivamente foi substituído por dispositivos que utilizavam ondas infravermelhas, fixou as bases do sedentarismo em frente à televisão, das disputas familiares, das mudanças de canal durante os intervalos e das brigas pela audiência. (Fonte: iG)

Publicidade de 1955 mostra o Zenith "Flash-Matic", o pai dos controles remotos

CHICO BENTO PEDE VETO DE CÓDIGO FLORESTAL A 'DIRMA'

Foto: Divulgação
Duas ilustrações do cartunista Maurício de Sousa, divulgadas nesta terça-feira, mostram o famoso personagem em quadrinhos Chico Bento, pedindo à presidenta Dilma Rousseff, o veto do código Florestal. No mês passado, o texto da nova legislação ambiental brasileira foi aprovado pela Câmara dos Deputados e está sendo analisado por Dilma, que pode vetá-lo integral ou parcialmente.
Primeiro, a ilustração foi divulgada na página do Twitter do cartunista, onde Chico Bento aparece dizendo: "Veta tudim, dona Dirma”. Em um segundo quadrinho, Chico Bento aparece com outros personagens dos quadrinhos: Rosinha, Hiro, Zé Lelé e Zé da Roça, que fazem o pedido à Dilma Rousseff para que sejam evitados possíveis "impactos nas matas, nos rios e nos peixes".
Na mensagem, Chico Bento completa: "Licença, dona Dirma! A gente num intendi muito das coisas da lei mais intendi das nossa necessidade! I nóis percisa das mata, dos rio, dos peixe... I tá todo mundo achando qui isso vai sê mexido pra pior! A sinhora podi ajudá pra isso num acontecê? Nossa gente vai agardecê por toda vida! Eu juro!”.
O prazo para que Dilma apresente possíveis vetos e para sancionar o projeto da forma como está, vai até esta sexta-feira. 
 
Fonte: O Dia Online

CARLINHOS CACHOEIRA COMPARECE À CPI MAS NÃO RESPONDE PERGUNTAS

Foto: Dida Sampaio/AE
O empresário acusado de envolvimento com o jogo ilegal, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, compareceu nesta terça-feira à CPI criada para investigar esquemas de corrupção comandados por ele, mas se negou a fazer declarações e a responder perguntas.
O contraventor estava acompanhando de seu advogado e ex-ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos. Cachoeira usou seu direito de permanecer calado até se declarar para um juiz, o que será feito em 30 de maio.
Acusado de corrupção, fraude, associação para o crime e evasão fiscal, entre outros crimes, Carlinhos Cachoeira está preso desde fevereiro na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.
"Fui aconselhado pelo meu advogado a não dizer nada", declarou o empresário no começo da sessão, quando ele utilizou apenas alguns segundos dos 20 minutos que tinha direito para se pronunciar.
Esta foi a mesma resposta que ele deu para cada uma das perguntas feitas durante quase duas horas pelos parlamentares presentes na CPI, que investiga os supostos negócios do empresário com os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, de Goiás, Marconi Perillo, e com autoridades policiais de várias regiões do país.
 
Fonte: Portal Terra 

ABUSO SEXUAL É O SEGUNDO MAIOR TIPO DE VIOLÊNCIA CONTRA AS CRIANÇAS

A violência sexual contra crianças até os 9 anos representa 35% das notificações. Já a negligência e o abandono tem 36% dos registros. Os números são do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) do Ministério da Saúde. O VIVA possibilita conhecer a frequência e a gravidade das agressões e identificar a violência doméstica, sexual e outras formas (física, sexual, psicológica e negligência/abandono). Esse tipo de notificação se tornou obrigatório a todos os estabelecimentos de saúde do Brasil, no ano passado.
Os dados preliminares mostram que a violência sexual também ocupa o segundo lugar na faixa etária de 10 a 14 anos, com 10,5% das notificações, ficando atrás apenas da violência física (13,3%). Na faixa de 15 a 19 anos, esse tipo de agressão ocupa o terceiro lugar, com 5,2%, atrás da violência física (28,3%) e da psicológica (7,6%). Os dados apontam também que 22% do total de registros (3.253) envolveram menores de 1 ano e 77% foram na faixa etária de 1 a 9 anos. O percentual é maior em crianças do sexo masculino (17%) do que no sexo feminino (11%).
A maior parte das agressões ocorreram na residência da criança (64,5%). Em relação ao meio utilizado para agressão, a força corporal/espancamento foi o meio mais apontado (22,2%), atingindo mais meninos (23%) do que meninas (21,6%). Em 45,6% dos casos o provável autor da violência era do sexo masculino. Grande parte dos agressores são pais e outros familiares, ou alguém do convívio muito próximo da criança e do adolescente, como amigos e vizinhos.

Fonte: Portal da Ilha

CACHOEIRA PRESTA DEPOIMENTO HOJE

O bicheiro Carlinhos Cachoeira presta depoimento nesta terça-feira (22) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a rede de influência do contraventor, que está preso desde o fim de fevereiro e foi acusado de comandar uma quadrilha que explorava o jogo ilegal.
Cachoeira está detido no presído da Papuda, em Brasília. A Polícia Federal informou que, por questões de segurança, não dará detalhes de como será o trajeto até o Congresso Nacional, onde Cachoeira prestará depoimento. A ida dele à CPI está marcada para as 14h.
A advogada Dora Cavalcanti, que atua na defesa do bicheiro, informou nesta segunda que ele será orientado a permanecer calado, sem responder às perguntas dos integrantes da CPI.
O relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), afirmou que preparou mais de 100 perguntas para fazer a ele. Segundo Cunha, o foco será o elo do contraventor com políticos e a construtora Delta.

Fonte: G1

ESTADO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM QUATRO MUNICÍPIOS

O governo do Ceará decretou ontem segunda-feira (21), situação de emergência nos municípios de Caridade, Iracema, Milhã e Tauá. A situação é causada pela combinação da estiagem- resultado de chuvas irregulares – e altas temperaturas das áreas citadas.

Problemas

Segundo o Decreto nº 30914, a estiagem vem causando vários prejuízos. “Compromete o armazenamento de água, causando sérios problemas ao abastecimento para o consumo humano e animal, ocasionando perdas das pastagens e lavouras, contribuindo para intensificar as dificuldades econômicas, como desemprego e a pobreza”. O documento também ressalta a probabilidade de falta de alimentos básicos, perdas de rebanhos e possíveis migrações.

Do Jangadeiro Online

ESCOLA LYSIA PIMENTEL É INAUGURADA EM SOBRAL



Com a presença do Ministro da Educação Aloizio Mercadante (PT) foi inaugurada ontem (21) a 86ª Escola de educação Profissional. A Escola recebe o nome de Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales. Várias autoridades estiveram presentes como os Deputados Ivo Gomes, Ferreira Aragão, Sérgio Aguiar dentre outros. Também marcaram presença os alunos das escolas pertencentes a 6ª CREDE. Na ocasião o Bispo Dicocesano Dom Odelir fez a benção do prédio. O Ministro Mercadante fez questão em falar da importação do PAIC para aplicação nacional e de que das 150 escolas nota 10 do Ceará 28 é de Sobral. Em números o ministro falou da qualidade da educação e disse que "escola de qualidade não é cara, caro é a ignorância do povo". Mercadante e Cid serenderam ao coral dos alunos das escolas profissionais que cantaram a música "Ceará Terra da Luz" da dupla ìtalo e Renno.

BRASILEIRO TRABALHA 150 DIAS PARA O GOVERNO

Que a carga tributária brasileira é muito alta ninguém duvida. O problema é que, além de pesada, ela vem aumentando a cada ano. E o brasileiro é obrigado a destinar mais dias de trabalho para alimentar a voracidade tributária do governo. Neste ano, serão 150 dias de batente só para pagar impostos, taxas e contribuições às três esferas de poder: federal, estadual e municipal. Ou seja, são quatro meses e 29 dias de labuta destinados para sustentar o Fisco. Significa dizer que o brasileiro trabalhará até o dia 29 para o governo. Isso é o que mostra levantamento realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) divulgado ontem.
Em 2011, foram 149 dias; em 2010, 148 dias; em 2009, 147 dias e, em 2008, 148 dias. "A quantidade de dias dobrou em relação à década de 1970, quando eram necessários 76 dias de trabalho para esse fim", comenta o presidente executivo do instituto, João Elói Olenike.
O estudo constata ainda que, dependendo da faixa de renda, o contribuinte terá de trabalhar mais dias no ano para ficar quite com o Leão. Os que têm rendimento mensal de até R$ 3.000, por exemplo, trabalham 143 dias. Já os que ganham de R$ 3.000 a R$ 10 mil, vão precisar de 159 dias. E aqueles que ganham acima de R$ 10 mil, 152 dias.
"Apesar de trabalhar um dia a mais para pagar tributos em 2012, em relação ao ano passado, o brasileiro continua não vendo o retorno dos valores recolhidos em serviços à população, como Segurança, rodovias sem pedágio, Educação, saneamento básico, Saúde, iluminação pública e outros", afirma Olenike.

Fonte: Diário do Grande ABC

SANTO ANTONIO, UMA ESCOLA NOTA 10

Bastante respeitada e admirada pelos profissionais da educação por preparar significativamente seus alunos para a vida e modalidades de ensino posteriores, Ensino médio e Universitário. A tão conhecida Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santo Antonio situada em Araquém, distrito de Coreaú, em 2011 se tornou mais respeitada em âmbito regional pelas seguintes conquistas: Soletrando e Calculando, torneios realizados pelo Município, das oito (08) modalidades participadas, cinco (05) educandos conquistaram a premiação; na OBMEP (Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) a Escola Santo Antonio recebeu seis (06) menções honrosas, um resultado significativo em comparação às demais escolas do Município e cidades vizinhas. 

E agora a nossa Escola recebe mais uma menção honrosa pelo trabalho educacional realizado em 2011, o título de Escola Nota 10, pelo Sistema de Avaliação externa SPAECE ALFA, do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará) que avalia o nível de conhecimento em alfabetização dos discentes do 2º ano do ensino fundamental.

Em Nome da direção da Escola Santo Antonio, o Diretor Antonio Menezes de Sampaio agradece e parabeniza a todos os funcionários da Escola, comunidade, educandos, aos coordenadores da Escola e Município e principalmente aos educadores dos discentes que se destacaram em 2011 em competições e avaliações externas.

Antonio Menezes de Sampaio
(Diretor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Santo Antonio)

ESCOLA FLORA TELES PARTICIPA OLIMPÍADA DE FÍSICA

Os alunos da Escola Flora Teles, participaram no último sábado (19), de mais uma edição das Olimpíadas Escolares neste ano de 2012. Após participar da XV edição da OBA, desta vez os alunos participaram da Olimpíada de Física. Alunos do ensino médio fizeram as provas que contavam com questões objetivas. Alguns depoimentos é de que as questões estavam em um nível razoável.

21/05/2012

CEARENSES DEIXARAM DE PAGAR R$ 12,4 MI EM MULTAS ELEITORAIS

Políticos, partidos e eleitores cearenses deixaram de pagar, pelo menos, R$ 12,4 milhões referentes à aplicação de multas eleitorais. Embora as consequências dessa dívida abranjam desde o impedimento à candidatura até mesmo à possibilidade de bloqueio de bens, são poucos os que pagam, de fato, as multas. A estimativa é de que, no Brasil, a União consiga reaver apenas 5% do montante total de multas aplicadas por infrações eleitorais. A quantia ressarcida, conforme determina a legislação, é repassada ao Fundo Partidário.

São várias as situações que podem provocar as multas eleitorais. Dentre as mais comuns, estão problemas na prestação das contas de campanha, doação financeira a candidatos acima do valor máximo permitido por lei, propaganda eleitoral irregular ou mesmo captação ilícita de sufrágios, a compra de votos.

Do Diário do Nordeste

APOSTADOR DE FORTALEZA GANHA R$ 7 MILHÕES NA MEGA-SENA

Um apostador de Fortaleza ganhou o prêmio de quase R$ 7 milhões na Mega Sena. As dezenas sorteadas neste sábado (19), no concurso 1.390, foram 04 – 19 – 27 – 28 – 29 – 31.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o outro ganhador foi de Corumbá (MS). Outras 149 pessoas fizeram cinco dezenas e levaram prêmio de R$ 13.356,03 cada. Já a quadra foi feita por 7.924 apostadores que receberam, cada um, R$ 358,77.
O próximo sorteio será sorteado nesta quarta-feira (23). As apostas podem ser feitas até às 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e custam a partir de R$ 2.

Fonte: Jangadeiro Online

20/05/2012

PEDRO LEONARDO ACORDOU, INFORMA ASSESSORA

A assessora do cantor sertanejo Leonardo, Ede Cury, informou por volta das 20h45 deste domingo (20) que Pedro Leonardo saiu do coma no qual se encontrava há um mês, depois de um acidente de carro, e estaria consciente, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Ede relatou que Pedro Leonardo acordou ao ser instigado pela própria mãe. "Pedro, fala oi pra mãe! Aí ele virou e falou: 'Oi, mãe!'", contou. Em seguida, os médicos entraram na UTI e trocaram os aparelhos da traqueostomia para que ele pudesse falar melhor.

Fonte: G1

TÁ NA REDE: DEFENSORES PUBLICOS EM ESTADO DE GREVE


MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO AUTORIZA CONCURSO PARA 463 VAGAS NO MINISTÉRIO DA FAZENDA

O Ministério do Planejamento autorizou a realização e provimento, a partir de outubro de 2012, de 463 vagas para assistente técnico-administrativo no Ministério da Fazenda. O cargo tem como pré-requisito o nível médio de escolaridade.
O prazo para publicação do edital de abertura do concurso é de até seis meses, contados da data de publicação da portaria.

O último concurso realizado no Ministério da Fazenda para este cargo foi realizado em 2009, com oferta de 2 mil vagas, inclusive para o Ceará. O salário era de R$ 2.590,42.
O processo seletivo era composto de prova de conhecimentos gerais (língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo e conhecimentos básicos de informática) e específicos (conhecimentos básicos de Direito Administrativo, Constitucional, Tributário e Previdenciário), ambas com questões objetivas.

No edital do concurso de 2009 é possível ver os critérios de aprovação e o programa de conteúdos para as provas. 

Veja aqui o edital  e a prova do último concurso.

Fonte: O Povo Online

RECEITA RM: CARNE DE PANELA

Carne de panela é uma receita tradicional, prática e simples. Porém é uma forma de servir a carne que a maioria adora. A combinação da carne, o molho e as batatas é perfeita.
 
  • 4 unidade(s) de batata em cubos grandes
  • 1 unidade(s) de cebola picada(s) quanto baste de óleo de soja Sadia
  • 1/2 colher(es) (chá) de glutamato monossódico
  • 4 colher(es) (sopa) de mostarda
  • 2 colher(es) (sopa) de molho inglês
  • 50 ml de shoyu
  • quanto baste de tempero alho e sal
  • 500 gr de coxão-mole em cubos grandes

Modo de preparo 

Corte a carne em cubos grandes e tempere com o tempero pronto, com o molho inglês, com a mostarda e com o Aji-no-moto®.
Deixe no tempero por 1 hora. Reserve.
Numa panela de pressão, sem a tampa, coloque um pouco de óleo e frite a carne aos poucos em fogo alto, com cuidado para que não junte água.
Frite bem até a carne ficar bem dourada, frite a cebola picada junto e sempre pingando um pouco do molho do tempero com um pouco de água, quando houver necessidade, para não queimar e para engrossar o caldo.
Depois disso, coloque a água até a metade da panela de pressão e coloque a tampa, deixe cozinhando.
Depois de pegar pressão deixe cozinhar por uns 45 minutos.
Abra a panela e coloque as batatas cortadas. Se preciso coloque mais água.
Deixe-as cozinhando até o ponto desejado.

Fonte: Receitas com Fotos

"ESTOU DECEPCIONADA", DIZ EX-BBB RENATA SOBRE VÍDEO ÍNTIMO NA WEB

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
A ex-BBB Renata Dávila, durante a Playboy Exclusive Party, evento realizado pela revista em uma casa noturna na noite desta quinta-feira em São Paulo, se disse decepcionada pelo vazamento do vídeo íntimo dela com o ex-namorado, o músico Filipe Soldati.
Renata não queria comentar sobre o ocorrido, mas depois declarou que está decepcionada e que "não esperava uma coisa dessas de uma pessoa com quem convivi tanto tempo". A ex-BBB, capa da Playboy deste mês, disse que com certeza toda mulher que vê isso também deve ficar decepcionada.
A loira acrescentou que não conversa mais com o ex-namorado, e que o episódio está nas mãos de seu advogado. Na quarta-feira, seu assessor de imprensa, Bruno Hurtado, afirmara que já entraram com um processo contra o músico.

Portal Terra

ONDE FOMOS ACESSADOS


A FRASE DO DIA

Podemos tirar o nariz de palhaço e construir algo real com nossas escolhas.
Lya Luft

ESCOLAS PRIVADAS SÃO MENOS EQUIPADAS QUE PÚBLICAS

As informações recolhidas pelo Ministério da Educação junto às 153 mil escolas de educação básica do País quebram um mito: o de que pagar uma mensalidade é garantia de acesso à melhor infraestrutura escolar.
Os dados do Censo Escolar 2011 mostram que a rede privada, proporcionalmente, está menos equipada com laboratórios de informática e internet, possui tão poucas quadras de esporte quanto a rede municipal e oferece o mesmo tanto de bibliotecas e laboratórios de ciências que a rede estadual.
De cada 10 colégios particulares, seis possuem laboratório de informática. Comparando com as escolas municipais urbanas, o número sobre para sete. Na rede estadual, 89% dos colégios oferecem acesso a computadores e, na federal, 95% deles.
No quesito internet, apesar dos números próximos, há menos colégios privados (84,5%) com acesso à banda larga do que públicos. Na rede federal, o acesso chega a 90,6% das escolas. Entre os colégios estaduais, 89,7% das escolas têm banda larga, e, na rede municipal, 86,1%.
A análise foi feita pelo pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Thiago Alves a partir dos microdados do Censo Escolar 2011, liberados há pouco mais de um mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Fonte: iG

POLÍCIAS RODOVIÁRIAS REGISTRAM 21 ACIDENTES NAS ESTRADAS DO CEARÁ

As últimas 24 horas foram movimentadas nas estradas do Ceará. Segundo o balanço das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal (PRE/PRF), 21 acidentes foram registrados das 7h de sábado (19) às 7h deste domingo (20), no Estado. Quatorze pessoas tiveram ferimentos leves e uma ficou gravemente ferida.
De acordo com a PRE, duas pessoas ainda foram presas por conduzir veículos alcoolizadas. Uma apreensão ocorreu em Fortaleza e a outra em Ubajara.

Informações do Diário do Nordestes

JULIANA PAES AUSA EM FOTOS COMO GABRIELA

A atriz Juliana Paes vai viver a mítica personagem de Jorge Amado na novela das 11h que estreia na segunda quinzena de junho na Globo. 


RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA POR CURSO DA UVA: PROCESSO SELETIVO - 2012.2

 
Clique aqui e veja a página em PDF

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.